xikuinho Publicado Agosto 5, 2009 Publicado Agosto 5, 2009 (editado) Boas, como andava com certos problemas em termos de qualidade da água do meu pequeno aqua ( cerca de 40 L, nada mau para um principiante ) resolvi criar o meu proprio filtro. Seguem as fotos: A bomba usado foi uma new-jet de 2300 litros/h desenhada especialmente para sistemas de aquarios; Depois comprei um copo normal para filtros. Para filtrar utilizei uma filtro de corda e carvao; Comprei manguera e curvos de 1/2; Uma torneira que tive de instalar visto que a bomba tem demasiada potencia para o aqua; Depois foi só montar e colocar dentro do aqua; e um pequeno detalhe; Espero que tenham gostado e que comentem. Se tiverem alguma duvida perguntem. Bons Post´s, Francisco Pereira Editado Agosto 5, 2009 por xikuinho Citar
xikuinho Publicado: Agosto 5, 2009 Autor Publicado: Agosto 5, 2009 (editado) Já me esquecia de 1 promenor, todo o material custou cerca de 35€ (bastante barato) Editado Agosto 5, 2009 por xikuinho Citar
AGA Publicado: Agosto 5, 2009 Publicado: Agosto 5, 2009 (editado) Boas. Antes de mais, parabens pelo sistema, parece muito concebido do ponto de vista das ligações e funcionalidade. Tenho, no entanto, algumas observações a fazer, ao nível da relação custo de criação e manutenção (gasto energético)/ benefício: A bomba é demasiado potente para esse sistema. Pode dizer-se: e qual é o problema? Mas 38w de consumo quando se podia estar a gastar 5-8 w é uma diferença brutal. (há filtros para aquários de 1000 litrso que não consomem tanto!) O sistema é sempre um sistema adaptado, com aquelas coisas que esteticamente não abonam. Um filtro de marca consagrada, que dura anos e anos, esteticamente fica melhor, consome 5W, certamente faz menos ruído, não deve ser mais difícil de limpar... custa-te 40 €... http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/e00...classic%202211/ EDIT: Também temos o filtro que menciono num dos nossos patrocinadores, por mais 3€, já com esponjas. É claro que fazer algo como fizeste dá sempre algum prazer: o ser capaz de fazer. Cumps Editado Agosto 5, 2009 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
xikuinho Publicado: Agosto 5, 2009 Autor Publicado: Agosto 5, 2009 O copo arranjei numa casa de ferragens e coisas do género mas tambem arranjas em casas de piscinas. O que está la dentro é um filtro do tipo de "corda" e carvao activo, encontras nos mesmos sitios acima mencionados. Essa do "esta um espanto" é mesmo a sério ou estás a brincar? Citar
xikuinho Publicado: Agosto 5, 2009 Autor Publicado: Agosto 5, 2009 Boas. Antes de mais, parabens pelo sistema, parece muito concebido do ponto de vista das ligações e funcionalidade. Tenho, no entanto, algumas observações a fazer, ao nível da relação custo de criação e manutenção (gasto energético)/ benefício: A bomba é demasiado potente para esse sistema. Pode dizer-se: e qual é o problema? Mas 38w de consumo quando se podia estar a gastar 5-8 w é uma diferença brutal. (há filtros para aquários de 1000 litrso que não consomem tanto!) O sistema é sempre um sistema adaptado, com aquelas coisas que esteticamente não abonam. Um filtro de marca consagrada, que dura anos e anos, esteticamente fica melhor, consome 5W, certamente faz menos ruído, não deve ser mais difícil de limpar... custa-te 40 €... http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/e00...classic%202211/ Cumps AGA desde já obrigado pelo post. A minha intençao ao construir este filtro é exprementar para ver a evolução da qualidade da água já que tive problemas com esta. (tinha uma bomba elite hush 20). Quanto á bomba, eu sei que muito potente e consome bastante mas depois de passar a fase de exprimentaçao não só a bomba irá ser mudada mas também todo o aquario irá ser completamente remodelado para se tornar no meu "aquario de sonho" (acabei de lhe arranjar um nome). Obrigado pela sugestão, nem conhecia esse tipo de filtro externo. Agora uma pergunta, achas que vou ter problemas com a água?! Citar
xikuinho Publicado: Agosto 5, 2009 Autor Publicado: Agosto 5, 2009 Aproveito para dizer que amanha vou fazer uma visita ao oceanário...Com um pouco de sorte ainda pesco algum Prometo fotos! Citar
AGA Publicado: Agosto 5, 2009 Publicado: Agosto 5, 2009 É difícil prever se vais ter problemas com a água, pois não sei que problemas tiveste, nem sei a fauna que tens. À partida, tens um copo com volume mais que suficiente para esse aquário (na minha opinião, é muito mais importante o volume de massas filtrantes e a sua qualidade que o débito da bomba). Quanto aos filtrantes que tens, o carvão costuma ser usado pontualmente. É muito bom pois faz uma filtragem química rápida (remove poluentes antes deles serem degradados), mas como solução de longo prazo as esponjas (ou as massas filrantes de boa qualidade - é o melhor) são uma solução muito mais fiável. Ou seja, quando o efeito do carvão terminar (ele esgota a sua capacidade de adsorção) podes voltar a ter um problema, a menos que os outros filtrantes sejam suficientes e estejam já colonizados por bactérias que fazer o trabalho de converter amónia em nitritos e depois, as outras a converter os nitritos em nitratos. Para aquários maiores (falou-se em 200 litros) embora a bomba me pareça mais que suficiente não tens volume de copo (nem masssa filtrantes suficientes). Nesse caso, para aquário de 200 litros poderás manter a bomba, mas deverias ter um volume de filtrantes que andasse na casa dos 5-6 litros. Há filtros no mercado, de qualidade, a custar uns 75 euros com essas características e a consumir 15 W. (vários cestos, pré-filtro, já com filtrantes, torneiras, sistemas de ferragem...) Podes ver aqui: http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/405...alProfi%20e900/ (isto é apenas um exemplo, de filtro que conheço, mas tens aqui uma linha mais básica que eu nunca tive: http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/405...Marathon%20300/ Estou a dar-te este site que é um bom local para veres o que existe. Em alguns produtos (poucos...) não compensa comprar lá (já comprei um filtro a um dos patrocinadores do fórum - Primefish - que entendi compensar comprar por cá) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
xikuinho Publicado: Agosto 5, 2009 Autor Publicado: Agosto 5, 2009 Muito obrigado por me teres esclarecido. (estou ainda muito verde neste mundo) Boas Férias!! Citar
Recommended Posts