Circulação num aquário de reef


Recommended Posts

Resolvi criar novo tópico porque o outro já está muito longo e está-se a dispersar um pouco.

 

Mais uma dúvida de principiante: Circulação num aquário de reef.

 

Que fluxo deve ter o aquário?

 

É indiferente?

Toda a movimentação deve ser feita no mesmo sentido?

Devem-se usar fluxos opostos (um contra o outro)?

Direccionados para baixo? Para cima? Paralelamente ao chão?

 

 

Obrigado!

 

P.S.:Não pergunto a movimentação a nível de bombas que deve ser cerca de 15x o volume do aquário, refiro-me mais em que direcção devem estar as bombas...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a procupação deverá ser criar locais com forte circulação e locais com baixa circulação, porquê? Porque existem diversos tipos de corais que gostam de mais ou menos circulação. se colocares bombas em locais opostos que criem choque de fluxos melhor pois assim conseguirás obte-los. A superficie deverá ser um dos locais priveligiados para melhorar as trocas gasosas, ie, a oxigenação da agua. pode-se tambem colocar uma ou duas a meia altura.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Eu estava a pensar fazer uma coisa do género:

 

calfo1.jpg

 

Sendo que teria 4 saidas, uma junto de cada vidro, direcionadas todas para o centro do aquário.

 

Que vos parece?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se for este sistema que vais montar e partindo do principio que este sistema é o de retorno qual a bomba que vais colocar no sump? Não vais perder muita vazão ao colocares quatro saidas para a mesma bomba?

Atenção que mesmo que coloques uma bomba de 4000l no retorno não vais ter uma vazão de 1000 l por saida, o que vais ter é provavelmente uns 500/600l por saida! Isso é suficiente?

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Sérgio tem razão, a circulação de água não será suficiente.

 

Eu no meu aquário tenho um sistema semelhante, mas apenas faz um "L", acompanhando a parte de trás do aqua e uma das laterais. O que fiz foram 50 buracos (apontando em direcções dispares) no tubo de PVC com uma broca de 6 mm o que permite uma circulação de água em todo aquário criando correntes e contra correntes. Deste modo tenho uma bomba de retorno de 3500 L/h o que se revela suficiente.

 

Pic_43_26.jpg

 

Para criar ainda mais o efeito de contra-corrente coloquei a saída de um filtro externo 2228 (1100 L/h) no lado oposto ao referido "L".

 

Acompanhando toda a traseira do aqua, tenho outro tubo de PVC (também este perfurado com uma broca), ligado a uma bomba de 1000 L/h, colocado junto ao substrato, por trás da parede rochosa, o que não permite a acumulação de detritos por trás da parede (zona sem acesso possível).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Eu estava a pensar usar uma bomba Ocean Runner 2500. Já a vi a funcionar e aquilo tem mesmo força para trazer a água da sump "cá para cima".

 

Posso em vez de fazer 4 furos maiores, fazer mais mas mais pequenos para a pressão de saida ser maior. E realmente o "L", é uma boa ideia, assim do lado que não tem "L" não existe tanta corrente e por isso os peixes têm áreas com mais e menos corrente...

 

Acho que uma movimentação de 2500L/H para um aqua de 120L é suficiente, não?!

 

A minha pergunta ia mais no sentido de saber se existe alguma regra ou "receita" da forma como a corrente deve correr dentro do aquário. Mas pelos visto o importante é apenas criar áreas com muita corrente e outras com alguma corrente.... É isto, não é?! help

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Não é importante ter zonas com mais e menos corrente, o que é importante é não teres zonas sem corrente.

 

Penso que a Bomba que falas deverá ser suficiente, mas não te esqueças que viste a bomba a trabalhar sem ter que enviar a água a uma determinada altura. Uma bomba a funcionar sem ter nenhum obstáculo pode ter a tiragem anúnciada, mas basta que tenha a água tenha que percorrer uma coluna de 1 metro para a sua tiragem seja reduzida para metade... toma atenção a isso.

 

Quanto à ideia do "L", ela não é melhor do que a que apresentas-te. O que acontece é que te permite ter mais fluxo de água num determinado sentido. No meu caso esta seria a única solução uma vez que água cai para a sump por extravazão (vê a imagem no canto superior direito).

 

Quando colocas o L será necessário que do outro lado coloques uma bomba para a contra corrente.

 

Os peixes não precisam de ter zonas com mais e menos movimento... eles não se cansam!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

é isso mesmo os peixes não necessitam de ter menos corrente podes é querer ter um coral que não aprecie corrente forte e assim poderás colocá-lo nesse local de menos corrente, mas todo o aqua deverá ter movimentação.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Diogo!

 

Eu vi a bomba a funcionar num aquário mesmo, tendo de percorrer perto de 1,30 da sump até ao aquário, e por isso fiquei espantado com o fluxo que mesmo assim apresentava... No meu caso não será tanta a altura.

 

Estou a ver a ideia dos fluxos. Agora os jactos devem ser direccionados para onde? Directamente para os corais (ou agora no início para a rocha viva), ou devem ser direccionados para a frente?

 

Outra questão é se os jactos devem estar dentro de água ou devem "cair", para dentro de água. Movimentar a coluna de água aumentaria a oxigenação e diminuiria o CO2, mas será que não diminui/aumenta qualquer outra coisa/composto?

 

Se calhar o melhor é mesmo uma solução intremédia, ou seja, nem um 'O, nem um "L", mas sim um "U", percorrendo a parte de tràs do aquário e as laterais.... que dizem? help

 

Todo o aqua ter movimentação... Ora aí está um assunto interessante. Por exemplo sempre ouvi dizer e li que a entrada do filtro e o retorno (isto para filtros externos) deveriam ser em extremos opostos. Ora li no outro dia um artigo de um cientista que provava precisamente o contrário, utilizando azul de metileno para ver o fluxo. Ele provou que a circulação da água é melhor feita se a entrada e o retorno estiverem juntos... curioso... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os jactos não devem cair na água, pois isso irá provocar muitas micro bolhas, que são prejudiciais aos corais. Deves fazer buracos virados para cima criando o efeito de onda e outros para baixo directamente para os corais (depois estes serão colocados de acordo com as suas necessidades especificas), mas ambos devem estar submersos.

 

A solução do U, é interessante e vantajosa, apenas se conseguires manter o débito da bomba com um elevado número de jactos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu acho que vai chegar perfeitamente. Se fizer jactos com um diametro mais pequeno eles sairão com uma grande pressão. Acho que resulta. De qualquer maneira preciso de uma bomba deste calibre ou semelhante para mandar a água para o aqua, por isso, o mais que pode acontecer é ter de comprar mais uma ou outra para colocar dentro do aqua.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Hugo desculpa mais uma vez estar-me a meter nos teus tópicos, mas parece que estamos no mesmo barco: aquario 120L e mais ou menos as mesmas ideias (Sump, refugio, etc), mas vamos lá ao que interessa:

 

Gostei muito da tua ideia do "U", mas uma bomba Ocean Runner 2500 não será pouco, eu estava com ideias de meter o menos possivel de equipamentos no aquario, e visto esta tua ideia, não seria melhor uma Ocean Runner 3500 unicamente, com o tubo e PVC em "U", sem mais bombas espalhadas pelo aquário???

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era o que eu queria, não ter mais bombas dentro do aquário, mas se não der, paciência...

 

Tb compras-te o aquário naquela cadeia francesa, não foi? Como o vais furar? Ou não vais furar? 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi o dessa cadeia francesa!!! 8)

 

Mas vais ficar pela 2500???

 

Sinceramente tenho um pouco de receio de ir furar o vidro, se calhar vou mesmo optar por um overflow.

 

E tu? Se souberes onde façam isso sem grande perigo de partirem o vidro avisa.

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais