Qual a que dá mais luz?


Recommended Posts

Olá. Estou com uma dúvida, estou indecisa sobre duas lâmpadas uma é a sun-glo que na caixa só diz 4200k e 290 lumen, a aqua-glo diz 1800k e não reparei no lumen nem sei se quer dizer alguma coisa a nível de potência de luminosidade.... o que quer dizer o" k"? Tem a ver com os volts. O que acham? Os meus aquas têm plantas , mas independentemente disto queria saber qual dá mais luz. Desde já obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os K tem a ver com a temperatura da iluminação, ou seja um valor mais baixo apresenta-se à vista humana mais amarelado o inverso será mais branco até ao azul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tania,

 

4200K é a cor da luz.

Lumens é a intensidade da luz (quantidade de luz).

 

1800K é muito estranho, será que queres dizer 18.000K?

 

A 18.000K é mais branca, a 4200 é mais amarelada.

 

Quantas lampadas é que podes colocar no aqua?

 

Se puderes colocar uma 4200 ou 6000 e uma 10.000 ou 18.000 vais realçar as cores dos peixes e ao mesmo tempo fazer crescer mais as tuas plantas.

 

Se tiveres que optar só por uma, se o aqua for alto (45cm ou + ) opta pela 18.000 pois a luz nota-se mais até ao fundo.

Se o aqua for baixo a diferença vai ser mais na cor dos peixes que cada uma das lampadas provoca.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfapa, sim a de 4200k e mais amarelada pois tenho uma no meu aquario e tambem tenho uma de 18.000k e ela nao e nada branca, ela e ate meia azul a fugir para o roxo/violeta...

 

A de 8000k sim e mais branca "tipo xennon" dos carros.

 

E a de 6500k e de um tom parecido com o Sol, na minha opiniao

 

 

Cumprimentos do Nuno Toste e se estiver errado peço desculpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que é 18000 graus kelvin? Se essa informação da lampada for rigorosa a luz será completamente roxa ou violeta como disseram... (a escala Kelvin apenas mede a temperatura da cor, a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK chegando aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação, passando a luz ultra-violeta.)

 

Dos 10000k para cima o tom passa a ser roxo passando num grau mais elevado a purpura...

8000k já é azul puro. No xenon automovel esta cor já é ilegal por ser exactamente da cor azul e devido ao perigo de reflexo(Este efeito nota-se especialmente em situações de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se).

O branco puro é atingido nos 6000 graus kelvin.

A luz do sol tem cerca de 5250 graus kelvin.

O mega white automovel atinge os 4100k.

As lampadas de halogenio atingem os 3200k.

Já as lampadas incandescentes dao cerca de 2500k.

Dos 2000 graus kelvin para baixo o tom de luz já vai "avermelhando"

 

escalakelvin2.jpg

 

Se tiveres plantas tens que fazer a conjugação: pensar na luz do sol para as plantas e num tom mais elevado para as cores...

Na minha opinião com 6000graus consegues ter o equilibrio caso não consigas fazer uma conjugação, é o que fiz no meu aqua de 60lt.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Há lampadas de 18.000 e de 20.000 KELVIN, estas são de um branco a puxar para o azulado.

 

PauloA :character0050:

 

Também há lampadas hid xenon a 8000k e 10000k amarelo vivo, sinceramente não sei como é que fazem isso.

Mas eu guio-me é pela escala.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas realça a cor dos peixes...

É tudo uma questão de gosto, depende do estilo e efeito que pretendemos dar ao aquario. Isso não vale a pena discutir.

Uma questão que a meu se deve ter em conta, é pensar naquelas especies de peixes que não gostam muito de luz, refiro a titulo de exemplo, os platydoras costatus, tetra coração de fogo, sae,etc...

 

Paulo, essa aqua glo que mencionaste é de 18000k?

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.