FavinhaReef


favinha

Recommended Posts

Boas

 

Finalmente decidi arrancar com o meu projecto de água salgada. Antes de mais, quero agradecer ao Rui Feliciano, pois ao fazer este excelente tópico , forneceu-me com informação preciosa para eu arrancar com o meu projecto. Para quem não conhece este tópico, aconselho a ler... é quase tão bom ( e quase tão longo ) como o Senhor dos Aneis ;).

Quero também agradecer ao meu grande amigo, e também contribuinte para este forum, Ricardo Sousa. Foi graças à paciência para me tirar (muitas) dúvidas e empurrões na direcção certa que estou aqui.

 

Agora ao que interessa..

 

Tenho há mais de um ano um lago no quintal, onde tenho algumas especies de peixes e plantas. Como o trabalho que aquilo me dá é relativamente pouco, pensei que tinha de arranjar um projecto que me desse água pela barba... e lembrei-me de um aquario de água salgada, mais especificamente um Reef. Como tal, depois de ler muito (tenho sempre a sensação que continuo a não perceber nada disto), arranquei com o projecto.

 

Informação técnica

 

Data de Início da Montagem - 20-07-09

 

Aquário - 120 x 70 x 70 - aprox. 580 litros

Sump - 70 x 50 x 50

Escumador - ATI BubbleMaster 250

Circulação - 2 x Sunsun 12000l/h

Aquecimento - 1 x 200W Jagger + 1 x 300W Jagger

Iluminação - Calha Blau - 2 x 150W HQI + 2 T5 actínicas + 2 T5 AquaSky

HQIs - 14h -> 22h

T5 - 9h -> 24h

Rocha Viva - 50Kgs

Substracto - 27 Kgs Sugar Size

Bomba Retorno - Sicce 2500

Reposição água - Água de osmose com reposição manual

TPAs - Água de osmose

 

 

Aqui está o desenho a que cheguei:

 

Aquario-Geral.jpg

 

Apesar do desenho, a coluna seca ficou com três furos, e não dois.

 

Aqui vão algumas fotos da preparação

 

Pintura com tinta para navio ;)

IMG_3927.jpg

 

IMG_3928.jpg

 

IMG_3929.jpg

 

IMG_3930.jpg

 

IMG_3932.jpg

 

IMG_3936.jpg

 

IMG_3938.jpg

 

IMG_3939.jpg

 

IMG_3941.jpg

 

Após alguns dias, quando finalmente encontrei os passa-muros (que parece ser mais dificil do que encontrar o Holly Grail) fiz a água. Deixei alguns dias a circular, pois fiz com água da rede e passado alguns dias fui buscar a rocha que estava na loja.

 

IMG_3981.jpg

 

IMG_3983.jpg

 

A minha Sump improvisada, a definitiva chega na sexta-feira... Espero eu

 

IMG_3984.jpg

 

 

Neste momento estou a ter algum aparecimento de algas castanhas, mas penso que seja normal.

 

O que acham? E do Layout? Digam de vossa justiça...

 

Abraço.

Editado por favinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Favinha

BOa sorte com o teu reef, tens umas medidas espectaculares, medidas essas que se consegues fazer coisas muito porreiras.

No layout, com essas medidas consegues fazer um layout melhor, nao sou nenhum expert nisso mas ta pouco natural.

Tas a fazer o ciclo sem o escumador? ja o montas te? COmo se ta a portar, tas satisfeito?

 

:discuss_gathering:

 

P.S. esquece a pergunta do escumador, nao tinha lido ate ao fim.

Editado por neto84

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Favinha

BOa sorte com o teu reef, tens umas medidas espectaculares, medidas essas que se consegues fazer coisas muito porreiras.

No layout, com essas medidas consegues fazer um layout melhor, nao sou nenhum expert nisso mas ta pouco natural.

Tas a fazer o ciclo sem o escumador? ja o montas te? COmo se ta a portar, tas satisfeito?

 

:discuss_gathering:

 

P.S. esquece a pergunta do escumador, nao tinha lido ate ao fim.

 

 

Obrigado. Em relação ao layout, também penso que esteja pouco natural, mas como amanhã cou buscar mais 10 kg de rocha, a ver se componho isto melhor ( se houver voluntários para dar uma mãozinha, força).

Relativamente ao escumador, estou ansioso para começar a usá-lo, mas como a primeira sump tinha as medidas erradas, o escumador não cabia lé dentro.

 

Aquilo que tens no final da tubagem é uma peça de metal???? Onde está um aqua azul...

 

Abraços

 

É uma peça de metal de canalização, mas só fica até amanhã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O fotoperiodo a meu ver é muito longo, ainda pra mais agora no inicio da montagem...

O layout, tambem podes ir dando uns retoques, tens bastante espaço para fazer um bom layout banana rock

 

De resto parece-me bem, medidas do aquario como disse o Anthony são muito boas, embora eu não usa-se tanta altura.

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O fotoperiodo a meu ver é muito longo, ainda pra mais agora no inicio da montagem...

 

 

Cumps

 

Olá a todos

 

Nunca percebi o porquê de se afirmar que durante o cíclo do àqua o fotoperíodo deva ser muito baixo...isto porque de experiência feita em salgados ( 26 fisch only...cheguei a ter 8... e 2 de reef)),sempre usei o fotoperiodo normal...seja 10/12 horas de luz...e nunca me dei mal.

Agora...o que nunca fiz...foi a introdução de um qualquer ser vivo (seja equipa de limpesa ou outra) durante um periodo de ciclagem de 3/4 meses.

Se alguém me puder ilucidar sobre isso (quanto a mim um dos muitos mitos nos salgados???) fico grato,pois como disse nunca tive qualquer problema que não fossem os normais num ciclo de um àqua (cianos;algas filamentosas;etc.),mas como estamo sempre a aprender...

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos comentários. Serºa que as algas castanhas que tenho são devido ao periodo de luz? E reduzo as HQI ou as T5? Ou ambas?

De qualquer maneira, aqui estão mais duas fotos: a minha sump final (já com o escumador) e um layout novo.

 

IMG_3987.jpg

 

IMG_3988.jpg

 

Digam o que pensam. Já agora, alguém sabe onde posso aprender a regular o escumador?

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Nunca percebi o porquê de se afirmar que durante o cíclo do àqua o fotoperíodo deva ser muito baixo...isto porque de experiência feita em salgados ( 26 fisch only...cheguei a ter 8... e 2 de reef)),sempre usei o fotoperiodo normal...seja 10/12 horas de luz...e nunca me dei mal.

Agora...o que nunca fiz...foi a introdução de um qualquer ser vivo (seja equipa de limpesa ou outra) durante um periodo de ciclagem de 3/4 meses.

Se alguém me puder ilucidar sobre isso (quanto a mim um dos muitos mitos nos salgados???) fico grato,pois como disse nunca tive qualquer problema que não fossem os normais num ciclo de um àqua (cianos;algas filamentosas;etc.),mas como estamo sempre a aprender...

Um abraço

 

Cjorgene

Boas Cjorgene

 

Pois na minha opiniao a pouca ou nenhuma luz num ciclo deve se a 2 coisas, 1º como nao ha vivos nao a necessidade e 2º se nao houver luz as algas morrem, porque principalmente elas alimentanse de luz... ha quem faça um apagao de 48/72horas para que as algas morram.

Pa acho que se houver actinicas basta isso, so para que o dono veja alguma coisa, e nao precisa de 10/12 horas basta 5/6 quando estamos em casa para ver.

Depois do ciclo feito acho que tambem seria bom ir subindo gradualmente a luz e nao de uma vez so.

 

Serºa que as algas castanhas que tenho são devido ao periodo de luz

Nao sei se sera, tens teste de silicatos? como estas a fazer a reposiçao da agua evaporada, agua da torneira ou osmose?

 

Do escumador, eu para o afinar tirava o copo e ligava o escumador, as bolhas tinham que ficar no limite do pescoço, tipo a sentir as pingas a saltar mas nao a sair do escumador, depois voltas a por o copo e esperas +/- 2 dias e ves como ta, se tiver a tirar muita agua abres a torneira e as bolhas descem se nao tirar agua nenhum fechas a torneira para as bolhas subirem.

Na minha opinao um escuamdor nao deve de tirar muita agua mas sim alguma.

 

:angry:

Editado por neto84

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do layout, mas o que interessa o que os outros dizem, tu é que sabes se gostas ou não...

:angry:

 

algas das castanhas no inico é nromal...diatomáceas...depois aparecem outras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei se sera, tens teste de silicatos? como estas a fazer a reposiçao da agua evaporada, agua da torneira ou osmose?

 

Estou a fazer reposição com água de osmose. Vou esperar para ver...

 

Do escumador, eu para o afinar tirava o copo e ligava o escumador, as bolhas tinham que ficar no limite do pescoço, tipo a sentir as pingas a saltar mas nao a sair do escumador, depois voltas a por o copo e esperas +/- 2 dias e ves como ta, se tiver a tirar muita agua abres a torneira e as bolhas descem se nao tirar agua nenhum fechas a torneira para as bolhas subirem.

Na minha opinao um escuamdor nao deve de tirar muita agua mas sim alguma.

 

:angry:

 

Obrigado pela explicação. Já tirei alguma porcaria do copo, por isso não deve estar muito mal. No entanto vou ensaiar como dizes.

 

 

 

Gostei do layout, mas o que interessa o que os outros dizem, tu é que sabes se gostas ou não...

 

Obrigado :( . A minha pergunta, apesar de ser subjectiva, tem razão de ser. Eu sei que é necessário ter alguns refúgios na rocha, para algumas espécies. É isso que também me quero referir quando pergunto pelo layout.

 

Obrigado a todos pelas opiniões. Vou continuando a postar (com fotos que é o que a malta gosta :D )

 

Abraços

Editado por favinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout é coisa pessoal, mas andei a rocura de umas fotos de aquarios +/- com as medidas do teu para veres outro layouts que poderao enquadrar se bem ai no teu.

Primeiro tens do nosso colega Roberto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=120520

 

Tens nos sites estrangeiros:

http://www.ultimatereef.net/forums/showthr...1373&page=8

http://www.ultimatereef.net/forums/showthr...866&page=18

 

Este é 120*90*60 ta com uma montagem expectacular:

http://www.ultimatereef.net/forums/showthr...6567&page=5

 

Ele ha mais, é uma questao de procurar.

:discuss_gathering:

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já boa sorte com o teu sistema pelos vistos esta a nascer mais um reef na margem sul do Tejo

eu tenho um aquario mais ou menos parecido com o teu.

Desde já se precisares alguma coisa é so dizeres.

Acho que em relação ás bombas de circulação fazias bem se metesses uma bomba com um bom fluxo tambem tenho 1 sunsun mas a minha tunze 6080 é que faz movimentar a agua as outras são um complemento.

 

cump

carralas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

reparei que tens uma braçadeira metalica na mangueira que liga á bomba sicce (retorno), aconselho-te a retira-la porque vai ficar rapidamente com ferrugem, o que é mau para o aqua, eu já tive uma bomba igual no meu retorno e a solução é muito simples, compras uns engates rapidos daqueles das mangueiras de jardim, roscas uma parte na saida da bomba e o encaixe na mangueira, assim até se torna mais facil para desacopular a bomba quando precisares de a tirar para manutenção.

 

Quanto ao escumador já deixaram aqui a dica e bem de como deves fazer, vou só acrescentar uma coisa que fiz no meu e que está a resultar em termos de rendimento, inclina as bombas um bocado, ai uns 2 cm para o lado, elas mantêm-se seguras devido á mangueira q as liga ao escumador e assim vai sugar mais quantidade de água porque entra directamente pelo fundo daquela borracha preta, assim notei que o escumador tinha um melhor rendimento.

 

Abraço,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas

 

Infelizmente as coisas não têm corrido muito bem: tive imensas perdas devido a um caso muito forte de pontos brancos. Por enquanto, safaram-se os hermitas, os Chromies (aguentam tudo), um dos Ocellaris ( apesar de não estar completamente curado ), os Gobbies, o Zebrossoma e o Nemateleotris. O restante foi tudo à vida. Ainda por cima, a morte de um dos peixes, que deve ter ficado na rocha, fez-me subir os nitritos, e fez morrer a estrela do mar..

 

A ultima morte foi de um dos meus favoritos: o Pterois volitans que eu tinha bastante pequeno. Tinha-o comprado na Naturline e estava lindo, mas foi-se.

 

Estou a ver se consigo comprar uma madeira para o tampo do móvel do aquario, para fazer as alterações programadas.

 

Abraços a todos, e mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,lamento tantas mortes!!!!

 

Isso acontence, tens que ter cuidado ao comprar os peixes bem como de início tenta somente alimentá-los comida que contenha alho!

 

Entretanto, no escumador, onde está aquele silenciador do ar, tens ou deves colocar lã de vidro, depois é só substituir por nova... é barata, tenta empacotar até fica a 1 dedo da tampa que tem um pequeno orifício e não vale a pena encaixares a tampa, pois assim torna-se mais fácil substituires a lã...

 

Vai com calma na intrudução de vivos!

 

 

Força :animal_fish:

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho-os alimentado com comida com alho, mas mesmo assim...

 

Relativamente a essa técnica da lã de vidro: isso é para o quê exactamente? Não me custa nada tentar, mas gostava de tentar perceber o que estou a fazer :)

 

Obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lã faz com que o ar que vai para as bombas seja mais forçado a entrar, experimenta que vais notar diferença em menos de uma semana...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Ok, cá estou eu de volta.

 

Só agora tive oportunidade de fazer as alterações que estavam previstas à tanto tempo.

 

Antes de continuar, quero agradecer ao Joaquim Galinhas pela disponibilidade para me emprestar uma tina de 800 litros. Sem essa ajuda, teria sido muito complicado fazer esta operação. Muito obrigado. :sbOk3:

 

Retomando a descrição, o procedimento foi o seguinte:

1) Tirar parte da água

2) Tirar rocha

3) Tirar peixes

4) Tirar resto da água

 

Optei por não tirar a areia para tentar manter os nitratos o mais baixo possivel. Honestamente, ainda nem fiz os testes depois disto.

 

Não imaginam a dificuldade que foi mexer o o aquario com a areia!

 

Mas lá conseguimos e agora o aquario está em cima de uma placa de floormate + uma placa de contraplacado maritimo. Deve aguentar :smile2:

 

Aproveitei, e com a ajuda do Ricardo Sousa (yb677), fizemos uma alteração ao layout do aquario.

 

Aqui estão as fotos do aquario agora:

 

Geral:

4285980456_ee56cbfbf2_o.jpg

 

Mangues que plantei hoje:

4285238283_986a9affa2_o.jpg

 

Lado esquerdo:

4285981456_8772b85d92_o.jpg

 

Lado direito:

4285239175_da36193801_o.jpg

 

Pormenor da anémona:

4285239661_e6bf34ff36_o.jpg

 

Tampo (Agora deve ficar bem):

4285241897_bf06650985_o.jpg

 

E para acabar, outra geral:

4285241087_388175761e_o.jpg

 

Infelizmente a Sabella que tinha morreu ontem. Vamos ver se fica por aqui.

 

Comentem!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas.

 

Ontem fui às compras... era só para ir comprar um Labroides e um coral, mas acabei por comprar este sujeito. Segundo a Naturline, é um Diagramma Pictum "Gold", mas não encontro fotos iguais em lado nenhum. Deve haver outro nome para o peixe, mas não sei qual é.

 

Aqui ficam as fotos:

 

4352785557_a03b1ac50c_o.jpg

 

4352785723_ee4f7b3ac6_o.jpg

 

Claro que só o comprei porque me disseram que o comportamento é muito semelhante aos Percula, logo é Reef safe.

 

Se alguem tiver informações sobre esta especie, digam..

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Favinha,

 

Esse peixe é um dos mais difícies de manter, já que não reage muito bem a variações nos parâmetros da água, principalmente temperatura, o que é portugal é difícil por vezes garantir nos nossos aquarios.

 

Para além disso vai crescer bastante....

 

O peixe apenas apresenta essa coloração enquanto juvenil.

 

Quanto a ser reef safe, depois de bem aclimatado não deverá chatear os corais...mas por vezes pode gostar de dar umas bicadas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já resolvi o meu problema. Sem dúvida que a Naturline é uma das minhas lojas de eleição, apesar do meu desabafo anterior.

 

Consegui apanhar o peixe e fui levá-lo à loja. Receberam-no sem problemas, quando expliquei que além de não ser completamente Reef safe e de ser para Experts Only, é gigantesco!

 

Mais uma vez, obrigado ao forum pela grande ajuda que me têm dado. :sbOk:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.