Aqua 100l sou principiante HELP


R6_Blue

Recommended Posts

Amanha irei fazer a troca total de agua, mas entretanto deparo-me com outro problema que talvez não o seja e é o seguinte:

 

Vivo em España, na zona de Murcia e aqui as temperaturas exteriores facilmente atingem os 44º, a agua do aquario está a 33º e o termostato nem liga!!

 

Será muito quente esta agua?? Não sei o que fazer visto que é a temperatura ambiente.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

também ja tive esse problema e resolvi com termo-acumuladores (desses que usamos nas geleiras), depois uma amiga que trabalha numa loja de animais disse-me que se voltasse a acontecer para por uns cubos de gelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha irei fazer a troca total de agua, mas entretanto deparo-me com outro problema que talvez não o seja e é o seguinte:

 

Vivo em España, na zona de Murcia e aqui as temperaturas exteriores facilmente atingem os 44º, a agua do aquario está a 33º e o termostato nem liga!!

 

Será muito quente esta agua?? Não sei o que fazer visto que é a temperatura ambiente.

 

Cumps

 

 

Alto e para o baile.....

 

Em relação à água azul, tu tiras a água para um copo e ela é azul?????? É que nem que despejasses o frasco todo do aquasafe no aquário ele ficaria realmente azul. O produto de facto é azul, mas após misturares com 100 litros de água (ou mesmo 80) não fica azul......não terás as lâmpadas do aquário num tom mais azulado, qualquer coisa que faça reflexo no aquário e que a água fique azul etc etc?????

 

Eu já usei o aquasafe em tempos, normalmente eu diluia o aquasafe nos garrafões de água e ao início via-se o produto azul no meio da água, mas ao fim de uns segundos aquilo estava diluído e a água não ficava azul dai achar estranho. Eu deixei de usar aquasafe completamente. Para começar no início do aquário e enquanto estou a fazer o ciclo parece-me desnecessário e nem sequer uso anti-cloro, durante a 1ª semana de ciclo sem peixes aquilo dá tempo mais que suficiente para perder todo e qualquer cloro. Se suspeitares que a tua água de rede possa conter metais pesados (o que não é muito normal, mas pode acontecer) então ai sim justifica-se usar o aquasafe. Há muita gente que hoje em dia apenas usa um anti-cloro caseiro e pouco mais nas trocas parciais de água.

 

Em relação à temperatura tens ai um problema, ou escolhes peixes que se estejam habituados a temperaturas entre os 28/30 graus, ou se usares peixes para temperaturas tipo 24/26 no máximo podes ter ai problemas com a chegada dos dias de calor sufocante. Existe soluções para baixar a temperatura, mas aconselho-te a pesquisar pelo fórum/Internet para ver o que se torna mais confortável em termos de trabalho/carteira consoante a tua disponibilidade em ambos....

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alto e para o baile.....

 

Em relação à água azul, tu tiras a água para um copo e ela é azul?????? É que nem que despejasses o frasco todo do aquasafe no aquário ele ficaria realmente azul. O produto de facto é azul, mas após misturares com 100 litros de água (ou mesmo 80) não fica azul......não terás as lâmpadas do aquário num tom mais azulado, qualquer coisa que faça reflexo no aquário e que a água fique azul etc etc?????

 

Eu já usei o aquasafe em tempos, normalmente eu diluia o aquasafe nos garrafões de água e ao início via-se o produto azul no meio da água, mas ao fim de uns segundos aquilo estava diluído e a água não ficava azul dai achar estranho. Eu deixei de usar aquasafe completamente. Para começar no início do aquário e enquanto estou a fazer o ciclo parece-me desnecessário e nem sequer uso anti-cloro, durante a 1ª semana de ciclo sem peixes aquilo dá tempo mais que suficiente para perder todo e qualquer cloro. Se suspeitares que a tua água de rede possa conter metais pesados (o que não é muito normal, mas pode acontecer) então ai sim justifica-se usar o aquasafe. Há muita gente que hoje em dia apenas usa um anti-cloro caseiro e pouco mais nas trocas parciais de água.

 

Em relação à temperatura tens ai um problema, ou escolhes peixes que se estejam habituados a temperaturas entre os 28/30 graus, ou se usares peixes para temperaturas tipo 24/26 no máximo podes ter ai problemas com a chegada dos dias de calor sufocante. Existe soluções para baixar a temperatura, mas aconselho-te a pesquisar pelo fórum/Internet para ver o que se torna mais confortável em termos de trabalho/carteira consoante a tua disponibilidade em ambos....

 

Ola,

 

Pois a agua não tem um tom forte azul, a luz esta desligada e nota-se azul, é um azul clarinho, a parede de fundo é branca.

Vou tirar umas fotos e colocar aqui a ver se da para notar. Eu noto a diferença porque quando o enchi estava a agua cristalina e ao adicionar o aquasafe ficou azulada.

 

Quanto a temperatura da agua é outro senão, aqui nesta zona é o mais parecido com o calor do Inferno!!!

Vou ter de escolher peixes que agentem mais temperatura, porque os outros terão problemas com este calor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Ja tenho aqui uma foto do Aqua, a luz esta desligada, espero que de para verem bem, amanha pelo sim pelo não ponho uma foto depois de fazer a troca total da agua, para se ver a diferença.

 

img_1013.jpg

 

Não é do vidro, porque antes do Aquasafe ela nao estava dessa cor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o tom de azul é fraco isso desaparece com umas quantas mudas, não precisas ser radical. Se ainda n tens fauna, tb não há crise de fazeres uma troca total....eu qdo usava o aquasafe aldrabava a coisa um pouco e nunca usava as quantidades que eles mencionavam. Desde que os restantes parâmetros da água estejam como deve ser isso não me parece preocupante....

Editado por Paulo Almeida

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o tom de azul é fraco isso desaparece com umas quantas mudas, não precisas ser radical. Se ainda n tens fauna, tb não há crise de fazeres uma troca total....eu qdo usava o aquasafe aldrabava a coisa um pouco e nunca usava as quantidades que eles mencionavam. Desde que os restantes parâmetros da água estejam como deve ser isso não me parece preocupante....

 

Então poderei fazer uma TPA de 50% o que será suficiente, visto que já lhe fiz uma de 20 litros ontem.

Contudo ainda me falta fazer os testes à agua antes de colocar la os habitantes.

 

Amanha coloco outra foto depois de fazer a TPA.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percas tempo com a cor da água.

 

Preocupa-te com o ciclo.

 

Escolhe bem os peixes por causa do calor) e mete plantas naturais.

 

A cor da água vai dar muitas voltas durante o tempo que o ciclo durar... e mais ainda depois de introduzires peixes e então quando introduzires troncos nem se fala.

 

O azul que se vê ai não me parece de modo algum preocupante.

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então como estão a correr as coisas por ai?

 

Ola,

 

Troquei a agua quase toda, 90% para não ter que tirar o areão, e agora o azul ja se foi.

Não irei colocar mais Aquasafe :)

 

Vou hoje de tarde ver se arranjo um tronco para aquario, e mais uns adereços para servirem de esconderijo.

 

Comprarei ainda os testes necessarios, e daqui a uma semana de o aquario estar a ser filtrado, faço os testes e se estiver tudo OK, coloco um peixe que aguente altas temperaturas porque a agua à temp ambiente está a 30/33º

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃO terás por ai um pc antigo que não seja utilizado?

 

Podes adaptar umas das ventoinhas para ajudar a refrescar o aquário.

 

é bastante fácil de fazer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Troquei a agua quase toda, 90% para não ter que tirar o areão, e agora o azul ja se foi.

Não irei colocar mais Aquasafe :D

 

Vou hoje de tarde ver se arranjo um tronco para aquario, e mais uns adereços para servirem de esconderijo.

 

Comprarei ainda os testes necessarios, e daqui a uma semana de o aquario estar a ser filtrado, faço os testes e se estiver tudo OK, coloco um peixe que aguente altas temperaturas porque a agua à temp ambiente está a 30/33º

 

Cumps

 

 

nos usamos sempre o aquasafe e nunca tivemos problemas.

Diz-me uma coisa há quanto tempo é que tinhas comprado o teu aqua? o produto já vinha no kit certo.

para sabermos a litragem que leva usamos garrafões de agua ( 5 litros )

:puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos usamos sempre o aquasafe e nunca tivemos problemas.

Diz-me uma coisa há quanto tempo é que tinhas comprado o teu aqua? o produto já vinha no kit certo.

para sabermos a litragem que leva usamos garrafões de agua ( 5 litros )

;)

 

O kit já comprei ha cerca de 2 meses, não cheguei a dar a utilidade de aqua ao mesmo, pois meti la uma cobra, agora é que ja tenho um terrario e estou a utilizar o aqua.

 

Talvez seja demasiado producto, uma vez que eu coloquei 15kg de areão, depois enchi o aqua até ao topo, o que provavelmente não levará os 100l e sim menos.

Por acaso foi directamente de mangueira, mas com os garrafoes teria sido melhor para controlar a litragem usada.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes tenho estado a pensar sobre dizeres que cheirava bastante a piscina e lembrei-me será que não tera havido problemas no abastecimento da tua zona, sabes eu deixei de beber agua da torneira porque por vezes o sabor a desinfectante é tal que até da vomitos, por isso lembrei-me desta explicação : problemas no abastecimento de agua da rede publica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes tenho estado a pensar sobre dizeres que cheirava bastante a piscina e lembrei-me será que não tera havido problemas no abastecimento da tua zona, sabes eu deixei de beber agua da torneira porque por vezes o sabor a desinfectante é tal que até da vomitos, por isso lembrei-me desta explicação : problemas no abastecimento de agua da rede publica

 

Ola

 

Essa pode ser uma explicação, porque aqui beber agua da torneira nem pensar...tenho receio de que me dê alguma coisa má!!

A agua sabe mal, como a desinfectante, cloro, lixivia!! Provavelmente não morrerei de beber agua da torneira porque está classificada como propria para consumo, mas eu considero-a impropria.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua leva 142l brutos, mas com areão e plantas, leva 100l e fica cheio, dái a minha observação

;)

podes dizer quais as medidas do teu aqua e a quantidade de areão que metes-te para se ter uma noção do espaço que o areão ocupa em litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Essa pode ser uma explicação, porque aqui beber agua da torneira nem pensar...tenho receio de que me dê alguma coisa má!!

A agua sabe mal, como a desinfectante, cloro, lixivia!! Provavelmente não morrerei de beber agua da torneira porque está classificada como propria para consumo, mas eu considero-a impropria.

 

Cumps

 

 

Boas

 

Faz um teste ao cloro antes de adicionares qualquer produto e faz depois adicionares, compara os resultados

convem arranjares maneira de medir a quantidade de agua que pões no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes dizer quais as medidas do teu aqua e a quantidade de areão que metes-te para se ter uma noção do espaço que o areão ocupa em litros.

 

As medidas ao certo do aqua são:

 

101c X 30l X 46a

 

E pus 3 sacas de areão, cada saca de 5kg.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então como estão as coisas por ai?

 

Ola

 

Acabo de fazer o teste de pH à 5 minutos atras e o resultado segundo a escala dá 7,5. Ora como o ideal é 6.8/7.0, terei de fazer com que o mesmo baixe e presumo que com um complemento que vi lá na loja que dizia pH- e se necessito de aumentar uso o pH+.

 

Apenas comprei o teste do pH porque caso a agua da torneira fosse boa não me iria fazer falta os incrementadores/diminuidores de pH, resultou que a agua é péssima e então terei de os comprar.

 

As duvidas são:

 

1- Depois de normalizar o pH da agua posso colocar lá 1/2 peixes para depois fazer os tais testes de amónia?

 

Obs: Não tenho plantas naturais, estou a pensar não colocar nesta minha 1ª experiencia de aquarofilia.

 

2- É possivel dar aos peixes um bom habitat, saudável sem o uso de plantas naturais, ou estas são obrigatórias?

3- Na loja só lá vi um teste de NH3 13€, mas na "caresheet" que esta no forum fala em NH3/NH4 são a mesma coisa? Compro esse que só diz NH3??

 

De momento, não me estou a lembrar de mais nada, mas assim que me recorde venho chatear-vos :character0050:

 

Deixem também as vossas recomendações, pois como refiro acima posso estar a esquecer-me de algo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Acabo de fazer o teste de pH à 5 minutos atras e o resultado segundo a escala dá 7,5. Ora como o ideal é 6.8/7.0, terei de fazer com que o mesmo baixe e presumo que com um complemento que vi lá na loja que dizia pH- e se necessito de aumentar uso o pH+.

 

Apenas comprei o teste do pH porque caso a agua da torneira fosse boa não me iria fazer falta os incrementadores/diminuidores de pH, resultou que a agua é péssima e então terei de os comprar.

 

As duvidas são:

 

1- Depois de normalizar o pH da agua posso colocar lá 1/2 peixes para depois fazer os tais testes de amónia?

 

Obs: Não tenho plantas naturais, estou a pensar não colocar nesta minha 1ª experiencia de aquarofilia.

 

2- É possivel dar aos peixes um bom habitat, saudável sem o uso de plantas naturais, ou estas são obrigatórias?

3- Na loja só lá vi um teste de NH3 13€, mas na "caresheet" que esta no forum fala em NH3/NH4 são a mesma coisa? Compro esse que só diz NH3??

 

De momento, não me estou a lembrar de mais nada, mas assim que me recorde venho chatear-vos :P

 

Deixem também as vossas recomendações, pois como refiro acima posso estar a esquecer-me de algo.

 

Cumprimentos

 

 

Acho que as plantas naturais ajudam a manter o aqua mais equilibrado.

Tenta encontrar uma fonte natural de agua ou um poço com agua potavel ai na tua zona e faz o teste, pode ser melhor do que a da torneira e ai tens uma boa soluçao

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph de 7,5 é tão bom como outro qualquer, não é de maneira nenhuma impropria, so depende dos peixes.

Se necessitas de baixar o ph não compres produtos, uns troncos no aqua e trufa no filtro fazem milagres, outra maneira de fazer o milagre e as plantas agradecem é injectar co2.

Relativamente oas teste era melhor comprares o kit da nutrafin, por ca custa 38 € e testas nh3/nh4, no2, no3, ph e o kh e gh se não me engano, muito util para ver o ciclo a decorrer e saber quando colocar os peixes, mas se deitares comida (para ciclares sem peixes) os primeiros peixes normalmente podem se introduzir ao fim de 3 semanas.

Relativamente as plantas usaa feto de java e anubias que são plantas simples que não requerem grandes cuidados.

 

Nota: Na ciclagem o filtro esta ligado a mesma e o termostato tambem deve de estar para ajudar a acelarar o ciclo.

 

Cumps

 

Boas

 

Hoje comprei um tronco bastante grande, fervi e coloquei no aqua. Não encontrei isso da turfa pra por nos filtros, nem sei bem como é esse produto. Eu vivo em espanha e talvez o nome não seja esse, o que vi la na secção dos filtros foi esponjas, e carvão não sei quantas.

 

Agora que coloquei o tronco quantos dias devo esperar até voltar a fazer o teste do pH??

Quanto as plantas fui a uma loja que sabia que tinham, mas quando lá cheguei encontrei as plantas em mau estado, já com muitas folhas mortas. Acabei por não trazer nenhuma.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Coloquei um tronco no aqua, afim de baixar um pouco o pH da agua que estava nos 7,5.

Pois a agua agora esta bastante acastanhada...O meu filtro é da Tetratec de 80-150litros (o aqua é 100L), e substituí a esponja que trazia por uma mistura de Carvão e Zeolite, que coloquei dentro de uma meia de senhora, e mistura esta que foi recomendada pela loja de aquarofilia...

 

Pois acontece que em 24h que o filtro está a funcionar na velocidade máxima e a agua continua tingida ;)

 

Que devo fazer?? TPA?? Mudar pra outro filtro?? (pretendia aproveitar este que veio com o kit, mas se trocar teria de ser por um interno mais de maior caudal).

 

Estou aberto às vossas sugestões, recomendações e opiniões, para solucionar este problema e poder colocar os habitantes.

 

Muito Obrigado desde já pela ajuda prestada.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.