Bettas, dúvida na 1ª reprodução


Mlaura

Recommended Posts

Boa noite,

 

estou a tentar a minha primeira reprodução de Bettas, li montes de coisas aqui no forum e depois dediquei-me ao artigo que saquei aqui do forum de criação, manejo e reprodução de Bettas e curiosamente lá indicam alguns promenores que nunca vi ninguem aqui aplicar... daí a minha dúvida e precisar da vossa opinião.

 

 

Então foi assim, já tinha num aquário grande um macho e 3 femeas (se bem que acho agora que um das "femeas" era um macho jovem...) O macho era já adulto e de vez enquando lá fazia um ninho para se entreter, quando vi uma das femeas com a bolinhabranca decidi-me pela reprodução.

Arranjei um aqua pequeno, 40 litros e lá coloquei um termostato, uma planta, depois coloquei areão (primeiro erro) assim ficou de um dia para o outro para retirar o cloro e aquecer a água. Mais tarde coloquei a femea dentro de uma garrafa de água furada (p circular água), o macho e uma folha de couve a boiar, isto pq no artigo indicavam esferovite (como o pessoas usa) mas que se colocassemos uma folha de alface ainda era melhor pq fornecia bactérias e protozoários para os alevins, não tinha alface coloquei couve :P faz-me algum sentido e a voçês?

Uma das minhas maiores duvidas é o facto do artigo dizer para mantermos a luz sempre acessa, de dia e de noite, só quando os alevins nascerem é q se pode apagar de noite, que vos parece??

 

Estou na fase em que acabei de largar a femea de dentro da garrafa (este lá cerca de 24 horas) e andam os dois aos sprints dentro do aqua, aflige-me um bocado mas deve ser normal. Ela estava com a barirga gorda e pensei que estivesse a ficar doente com stresse, afina se claahr é ovos...né?

 

 

como posso distinguir uma femea de um macho jovem sem ser só pelo comportamento? desconfio q seja macho, persegue a femea que sobrou no aqua grande e acho q era muito violento com o macho adulto... mas como posso ter mesmo a certeza??

 

Bjs

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto ao betta que tens duvidas, se é macho ou femea.

As fêmeas tem um pontinho branco em baixo (ovopositor). Mesmo em fêmeas jovens vê-se bem esse pontinho. Salvo raras excepções em fêmeas de cores mais claras, pode ser mais difícil de se ver.

 

Quanto ao casal que tens em acasalamento.

Iniciei-me apenas à pouco mais de um mês nisto da reprodução de bettas mas já há muito que procurava informações, por isso aqui vai a minha opinião.

O facto de eles andarem lá os dois aos sprints poderá significar que ela ainda não está pronta para desovar ou que ainda não aceitou o macho. Mesmo tendo a barriga gorda (com ovos). Normalmente quando está pronta a desovar apresenta umas ricas verticais. (nas minhas nunca as consegui ver, só em fotos nos foruns)

Vigia-os muito bem, para ver se nenhum dos dois está a sair magoado desta situação, coloca uma planta para ela se esconder em caso de necessidade (não foi ainda à muitos dias que uma fêmea em 20 m desfez as barbatanas a um macho que tinha aqui)

No entanto, pelo que sei podem demorar até 3 dias até se entenderem, por isso dá-lhes tempo, mas sempre bem vigiados, até porque é importante saber quando termina a desova para retirar a fêmea.

 

Quanto à folha de couve, nunca ouvi falar, por isso não sei se será boa ideia, mas tentar não custa e quem sabe até que pode ser bom.

 

 

Só por acaso tb tenho um casal a namorar há +- 24h mas ainda não se decidiram :thumbup3: ver se é amanhã

Boa sorte para ti e depois vai contando como estão a correr as coisas e qualquer coisa é só dizer, se poder ajudar ajudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

nenhuma das femeas que tenho no comunitário tem ovopositor... mas estou a ficar muito convencida que a femea maior é um macho, agora que estão só os dois já dá para perceber que o jovem maior tenta fazer-se à femea... porreiro mais um casal para a 2ª reprodução...

 

No que toca aos que estão agora a namorar, a femea tem nitidamente as riscas verticais mais claras, vê-se muito bem , se calhar porque ela é escura e o ovopositor tb está saliente e a barriguita está cheia daí me ter decidio a solta-la.

Depois do meu post decidi várias coisas... voltei a colocar a femea na garrafa de plástico, porque me pareceu que o macho não estava a fazer ninho, e decidi tb fechar a luz durante a noite para os animais terem descanço.

Tenho uma planta porreira ela conseguiu esconder-se muito bem. Como disse no post anterior, pus areão para segurar a minha planta, depois reli o artigo e reparei que não se devia por por causa dos ovos que caiam, então cobri o areão com umas placas de xisto lizinhas e escuras ;) na zona do ninho... isto claro se o sacana do macho que anda sempre a exibir-se começasse a trabalhar, mas não está fácil... se continuar assim vou desistir da folha de couve e passar para a esferovite, que deve ser uma coisa imensa na natureza e no ambiente natural dos Bettas :(

 

Curiosidade: os sacaninhas agora que se habituaram à artémia, mandam-me a mim comer os flocos...têm cá uma lata!! Tenho que andar a fazer limpezas porque deixam os flocos ir ao fundo... tst tst!

 

 

bjs

Mª Laura

 

Olá.

 

Quanto ao betta que tens duvidas, se é macho ou femea.

As fêmeas tem um pontinho branco em baixo (ovopositor). Mesmo em fêmeas jovens vê-se bem esse pontinho. Salvo raras excepções em fêmeas de cores mais claras, pode ser mais difícil de se ver.

 

Quanto ao casal que tens em acasalamento.

Iniciei-me apenas à pouco mais de um mês nisto da reprodução de bettas mas já há muito que procurava informações, por isso aqui vai a minha opinião.

O facto de eles andarem lá os dois aos sprints poderá significar que ela ainda não está pronta para desovar ou que ainda não aceitou o macho. Mesmo tendo a barriga gorda (com ovos). Normalmente quando está pronta a desovar apresenta umas ricas verticais. (nas minhas nunca as consegui ver, só em fotos nos foruns)

Vigia-os muito bem, para ver se nenhum dos dois está a sair magoado desta situação, coloca uma planta para ela se esconder em caso de necessidade (não foi ainda à muitos dias que uma fêmea em 20 m desfez as barbatanas a um macho que tinha aqui)

No entanto, pelo que sei podem demorar até 3 dias até se entenderem, por isso dá-lhes tempo, mas sempre bem vigiados, até porque é importante saber quando termina a desova para retirar a fêmea.

 

Quanto à folha de couve, nunca ouvi falar, por isso não sei se será boa ideia, mas tentar não custa e quem sabe até que pode ser bom.

 

 

Só por acaso tb tenho um casal a namorar há +- 24h mas ainda não se decidiram :) ver se é amanhã

Boa sorte para ti e depois vai contando como estão a correr as coisas e qualquer coisa é só dizer, se poder ajudar ajudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por acaso tb tenho um casal a namorar há +- 24h mas ainda não se decidiram :) ver se é amanhã

Boa sorte para ti e depois vai contando como estão a correr as coisas e qualquer coisa é só dizer, se poder ajudar ajudo.

 

 

Já agora, como é que sabes que já se decidiram?? eu acho que é este ponto que ainda me falta perceber ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

nenhuma das femeas que tenho no comunitário tem ovopositor... mas estou a ficar muito convencida que a femea maior é um macho, agora que estão só os dois já dá para perceber que o jovem maior tenta fazer-se à femea... porreiro mais um casal para a 2ª reprodução...

 

No que toca aos que estão agora a namorar, a femea tem nitidamente as riscas verticais mais claras, vê-se muito bem , se calhar porque ela é escura e o ovopositor tb está saliente e a barriguita está cheia daí me ter decidio a solta-la.

Depois do meu post decidi várias coisas... voltei a colocar a femea na garrafa de plástico, porque me pareceu que o macho não estava a fazer ninho, e decidi tb fechar a luz durante a noite para os animais terem descanço.

Tenho uma planta porreira ela conseguiu esconder-se muito bem. Como disse no post anterior, pus areão para segurar a minha planta, depois reli o artigo e reparei que não se devia por por causa dos ovos que caiam, então cobri o areão com umas placas de xisto lizinhas e escuras bowdown na zona do ninho... isto claro se o sacana do macho que anda sempre a exibir-se começasse a trabalhar, mas não está fácil... se continuar assim vou desistir da folha de couve e passar para a esferovite, que deve ser uma coisa imensa na natureza e no ambiente natural dos Bettas ;)

 

Curiosidade: os sacaninhas agora que se habituaram à artémia, mandam-me a mim comer os flocos...têm cá uma lata!! Tenho que andar a fazer limpezas porque deixam os flocos ir ao fundo... tst tst!

 

 

bjs

Mª Laura

 

Não tinha percebido que ainda tens o areão no fundo do aquário. Não estou a ver propriamente como ficam as placas de xisto por cima do areão, mas acho que deverias remover todo o areão, pois na fase de eclosão dos ovos e os 3 dias precedentes os alevinos espalham-se por todo o aquário e se caem no areão correm o risco de o macho não os conseguir ver e não os ajudar a voltar à superfície. É preferível a planta andar à deriva no aquário que teres o areão no fundo.

 

Se ela está com riscas verticais, ovopositor bem visível e o macho tem o ninho feito, só falta mesmo eles decidirem-se, dá-lhes tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou retirar o areão, até pq o macho AINDA não tem o ninho feito... se o sacana não se poe a fazer o ninho tiro a folha de couve e coloco a esferovite

Tive a ler posts teus por aqui e percebi-me que não dás artémia congelada... como fazes? és tu que a crias? é fácil?Bjs e obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem diz nada :thumbup3: está tudo de férias?? Só eu é que estou a trabalhar?? :sleepiness2:

 

Bolas estou ansiosa para ir para casa tratar do casalinho amoroso e do seu ninho de amor #food

 

Agora vou revirar aquilo tudo para tirar o areão... não vai ser bom!! :closetema:

 

Se calhar é melhor começar também uma produção de artémia caseira, que acham?

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou retirar o areão, até pq o macho AINDA não tem o ninho feito... se o sacana não se poe a fazer o ninho tiro a folha de couve e coloco a esferovite

Tive a ler posts teus por aqui e percebi-me que não dás artémia congelada... como fazes? és tu que a crias? é fácil?Bjs e obrigada

 

Afinal ele não tem ninho feito??? É que sem ninho não há acasalamento.

Experimenta a colocar o outro macho em frente a uma fêmea a ver se ele faz ninho se fizer, passa um pouco desse ninho para o macho que tens em acasalamento, isso vai incentivar a ele fazer ninho.

 

A artémia que produzo em casa é apenas a recém eclodida, compro cistos e faço a eclosão para dar aos alevinos. (bem que gostava de ter uma cultura de artémia adulta cá em casa, mas pelo que tenho visto por aí não é fácil)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por acaso tb tenho um casal a namorar há +- 24h mas ainda não se decidiram :sleepiness2: ver se é amanhã

Boa sorte para ti e depois vai contando como estão a correr as coisas e qualquer coisa é só dizer, se poder ajudar ajudo.

 

 

 

Já agora, como é que sabes que já se decidiram?? eu acho que é este ponto que ainda me falta perceber :closetema:

 

 

Dado que nas minhas fêmeas não consigo ver as riscas verticais. Experimento a soltar a fêmea qd vejo que o ninho já está feito. Mas não está fácil ela não liga nenhuma ao gajo, acho que vou ter de mudar de fêmea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais