Algas Filamentosas


Francisco P.

Recommended Posts

Descrição do tópico: Algas filamentosas nos troncos, plantas e substrato.

 

Descrição detalhada do Problema: O aquário está montado à cerca de 3 meses e apartir do mês passado começaram a aparecer as malditas algas filamentosas que teimam em não desaparecer! Este é um aquário exclusivamente para camarões e como tal não faço nenhuma fertilização. Tem apenas substrato fértil. De flora tenho fetos, anubias, eleocharis, riccia, cryptos, Micranthemum umbrosum. Já estive a pesquisar aqui no forum e o factor mais provavel será os baixos niveis de PO4 certo? Mas não existe nenhuma fauna que coma estas algas?

 

Testes Efectuados: -

 

Fertilização: Nenhuma.

 

Substrato usado: Sera floredepot + Akadama

 

Iluminação: 1x36w (PLL) - 8 horas de luz. Só há dois dias para cá é que li algures aqui no fórum para aumentar a luz pois assim puxava mais pelas plantas, neste momento estou com 11 horas.

 

Capacidade total do aquário em litros: 60x30x30 = 54L

 

Desde já obrigado.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o factor que provoca aparecimento de filamentosas é um desiquilibrio de NPK em que normalmente é os nitratos que estão elevados...

 

Fosfátos baixos estão associados às green spots que geralmente aparecem nos vidros e nas plantas de crescimento lento.. como anubias!

 

Aumentar a luz em principio só vai prejudicar... pois quanto mais luz mais consumo vai existir logo se existir desiquilibrio mais rapidamente os parametros se afastam da relação..

 

O unico caso em que eu recomendaria o aumento de luz era se os resultados dos testes mostrarem uma relação NPK conforme mas em valores elevados do tipo (N-20 P-2 K-*) se fosse um caso destes o aumento do tempo de fotosintese era uma boa opção.. pois irá proporçionar às plantas mais tempo para consumirem os nutrientes em excesso... isto pq senão adicionas fertilizantes... logo o que existe é criado pelo o teu aquario....

 

No parágrafo anterior tou só a tentar explicar uma maneira de tentar ao maximo criar um equilibrio estável, em que a reposição de nutrientes não seria necessária e as TPAs, só mesmo as recomendadas. Pois as TPAs é a maneira mais facil de baixar os valores..

 

Bem mas sem testes de NO3 e PO4 é complicado sugerir com certezas uma solução, mas à partida faz TPAs diárias de pequena % (os invertebrados não gostam de TPA muito grandes) e reduz a luz para 8h até teres os testes (Convém fazer testes varias vezes para compreender como os valores sobem ou descem)

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais muito obrigado.

 

Pois, tenho que ver se poupo uns trocos para comprar esses testes.

 

Até lá vou seguir à risca as TPA's a ver se dá resultado e reduzir o tempo de luz.

 

Mais ou menos qual a % que deve fazer de TPA diariamente? 2L por dia? Ou um pouco mais?

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Tenho feito as TPA's e baixei a luz mas as algas teimam em não desaparecer...

 

Fui comprar os testes mas só consegui o NO3 porque o PO4 não havia.

 

Teste de NO3 = 0mg/l :mrgreen:

 

O que acham que deva fazer? Tenho que adicionar Nitratos? Ou é melhor esperar pelo teste de PO4 e depois pensar e acertar os valores fertilizando...

 

O meu grande medo são os crystal red...

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a ver se no fim de semana vou a outra loja para ver se compro.

 

De qualquer das maneiras já andei a procurar em dois patrocinadores do fórum que vendem fertilizantes Macros separados mas de Nitratos não vi nada, só nitrato + potássio... é esse que devo utilizar para aumentar o NO3? E no caso de o PO4 não estar bom compro também fertilizante de PO4.

 

Ps- Mais uma vez obrigado Godlike, sempre com grande disponibilidade!

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De quanto em quanto tempo fazias tpas normalmente?

Em que quantidade fazias?

 

Cumps

 

5 litros todas as semanas.

 

Já fui medir a água da rede e o problema vem daí... também não tem nitratos.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os meus são Crystal Red.

 

Já encomendei os fertilizantes e amanha vou comprar o teste de PO4 e coloco aqui os resultados.

 

De qualquer forma se a água da rede não tem nitratos mesmo que faça TPA's não vai resultar ou vai? O que é estranho é que no meu outro aquário, com praticamente a mesma coisa que este tem, umas plantas a mais, não acontece nada disto.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Antes de mais boa tarde,

 

Ontem já comecei a fertilizar os testes antes da fertilização deram os seguintes resultados:

 

NO3: 3 ou 4 (não tenho acertesa pois o teste que eu tenho é o da Sera e é um bocado complicado de saber os valores correctos.

PO4: 0,0

 

Fertilizei de modo a elevar o PO4 até 0,5 e o NO3 até 5.

 

Não tive possibilidade de fazer os testes depois do fotoperiodo terminar, mas hoje antes de ele começar fiz e tinha os seguintes valores:

 

NO3: 3 ou 4

PO4: 0,0

 

O que será que consome tantos fosfátos?

 

Já agora outra dúvida, os valores aceitáveis de PO4 é 0,5ppm a 1ppm certo? É que eu tenho o teste da JBL e tem a verde, o que eu deduzo como valores aceitáveis o 0,02 e 0,05 enquanto que o 1ppm vermelho, o que eu deduzo que seja critico. Logo os valores de PO4 aceitaveis são 0,5 ou 0,05?

 

Mais uma vez obrigado.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais