guppies gravidas


putogiro

Recommended Posts

Tenho 2 guppies gravidas prestes a parirem, mas ouvi dizer k as maternidades stressam as ditas. É verdade?

Elas estão num aqua com platis, colisas, ramirezis e respectiva equipa de limpeza.

Durante o dia tinha posto as 2 la dentro e nem se mexiam, agora k so la esta 1 parece uma doida de um lado para o outro.

Alguém me pode ajudar...

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Olha elas de facto custumam ficar um pouco irritadas mas depois passa,

as minhas ficam chateadas quando eu lá as coloco, mas depois nem ligam,

elas já se abituaram que quando vão para lá é para ter os filhotes e o mais rápido :smile2:

 

coloca-as lá novamente e não te preocupes, não podes é lá te-las mais de 3 a 4 dias,

porque podem stressar e abortar ou morrer mesmo, mas se tens a certeza que estão gravidas segue em frente.

 

boa sorte

cumprimentos

#cool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Olha elas de facto custumam ficar um pouco irritadas mas depois passa,

as minhas ficam chateadas quando eu lá as coloco, mas depois nem ligam,

elas já se abituaram que quando vão para lá é para ter os filhotes e o mais rápido :smile2:

 

coloca-as lá novamente e não te preocupes, não podes é lá te-las mais de 3 a 4 dias,

porque podem stressar e abortar ou morrer mesmo, mas se tens a certeza que estão gravidas segue em frente.

 

boa sorte

cumprimentos

#cool

 

 

 

 

obrigado pela dica

è k para telas temos de as estimar

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela dica

è k para telas temos de as estimar

 

Se as queres estimar, coloca as num aquario com algumas plantas, e deixa a natureza actuar, elas reproduzem se em grande numero, nao ha necessidade de as estares a submeter ao stress de estarem confinadas num espaco minusculo, o parto em si ja e bastante stressante, para que piorar as coisas? arriscas um aborto ou na pior das hipoteses a morte mesmo (acredita que e mais frequente do que a maioria pensa!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as queres estimar, coloca as num aquario com algumas plantas, e deixa a natureza actuar, elas reproduzem se em grande numero, nao ha necessidade de as estares a submeter ao stress de estarem confinadas num espaco minusculo, o parto em si ja e bastante stressante, para que piorar as coisas? arriscas um aborto ou na pior das hipoteses a morte mesmo (acredita que e mais frequente do que a maioria pensa!).

 

 

 

ja tenho 2 pequeninos

#cool

estou muito feliz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as queres estimar, coloca as num aquario com algumas plantas, e deixa a natureza actuar, elas reproduzem se em grande numero, nao ha necessidade de as estares a submeter ao stress de estarem confinadas num espaco minusculo, o parto em si ja e bastante stressante, para que piorar as coisas? arriscas um aborto ou na pior das hipoteses a morte mesmo (acredita que e mais frequente do que a maioria pensa!).

 

 

Concordo contigo, nos meus tempos de iniciante aquariófilo perdi 3 guppys femeas devido ao facto de estarem na maternidade. Agora já aprendi, fauna com fartura igual a elevada taxa de sobrevivencia dos alevins. Aconselho musgo de java ou plantas flutuantes, são do melhor para os alevins se protegerem. Como tenho um aqua de 240l, e três outros de 60l; ás vezes faço o seguinte: tenho uma caixa da vodafone que transformei em maternidade, introduzo-a no aqua de 200l ponho bastante musgo de java agarrado a uma pedra, uns camarões para assegurarem a limpeza, uma guppy em final de tempo; et voilá alevins aos baldes. A femea está á mesma numa maternidade, mas que tem um tamanho bastante superior ás maternidades standard e assim não há stress, nem para o peixe, nem para o dono.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!!

 

Quanto ao ter mais nao sei quantos aqua nem sempre se pode nao é?

 

Depois riscos corre-se em tudo, mesmo os pequeninos com muitas plantas podem ser comidos na mesma,

por isso nao acho que a tecnica da maternidade seja muito má, as que eu tenho até são grandinhas e até hoje

nao me morreu nenhuma femea na maternidade, pelo contrario, eu tenho muita plantação e esconderijos e

os pequeninos eram todos comidos, mas cada um faz como quer, eu sou dou a minha opinião.

 

Mas via a tecnica da caixa da vodafone e sim senhor é uma boa ideia, mas tem de se ser ablidoso para fazer isso se nao...

 

Putogiro!!!

 

Parabens já pelos teus pequeninos, nao te esqueças de tirar a mae de lá da maternidade assim que nascerem.

 

Cumprimentos a todos os colegas

:)

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!!

 

Quanto ao ter mais nao sei quantos aqua nem sempre se pode nao é?

 

Depois riscos corre-se em tudo, mesmo os pequeninos com muitas plantas podem ser comidos na mesma,

por isso nao acho que a tecnica da maternidade seja muito má, as que eu tenho até são grandinhas e até hoje

nao me morreu nenhuma femea na maternidade, pelo contrario, eu tenho muita plantação e esconderijos e

os pequeninos eram todos comidos, mas cada um faz como quer, eu sou dou a minha opinião.

 

Mas via a tecnica da caixa da vodafone e sim senhor é uma boa ideia, mas tem de se ser ablidoso para fazer isso se nao...

 

Putogiro!!!

 

Parabens já pelos teus pequeninos, nao te esqueças de tirar a mae de lá da maternidade assim que nascerem.

 

Cumprimentos a todos os colegas

:whip:

Em relação á maternidade da Vodafone e a questão da habilidade estás enganado eu não sou muito habilidoso, tenho é bastante imaginação. Por exemplo para abrir uma abertura circular em cada lado da caixa utilizei uma lata vazia de leite condensado aquecida, depois foi só colar rede mosquiteira nas aberturas com silicone próprio para aquas, fiz uns buracos mais pequenos no cimo dum dos lados da caixa e prendi com uns ganchos num dos vidros laterais dum aqua qualquer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á maternidade da Vodafone e a questão da habilidade estás enganado eu não sou muito habilidoso, tenho é bastante imaginação. Por exemplo para abrir uma abertura circular em cada lado da caixa utilizei uma lata vazia de leite condensado aquecida, depois foi só colar rede mosquiteira nas aberturas com silicone próprio para aquas, fiz uns buracos mais pequenos no cimo dum dos lados da caixa e prendi com uns ganchos num dos vidros laterais dum aqua qualquer.

 

perdoem-me a ignorancia mas em que medida é isso muito diferente da maternidade?

 

as maternidades nao me pareceram assim tao pequeninas que houvesse diferença para com a caixa da vodafone (que esta aqui a receber uma publicidade genial).

 

por acaso tenho uma destas caixas em casa que tava pa ir po lixo mas ja n vai porque um dia pode servir pa alguma coisa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perdoem-me a ignorancia mas em que medida é isso muito diferente da maternidade?

 

as maternidades nao me pareceram assim tao pequeninas que houvesse diferença para com a caixa da vodafone (que esta aqui a receber uma publicidade genial).

 

Ainda vai uma diferença grande ... Uma maternidade daquelas de supermercado deve levar para aí 1,5L de água. Um cubo da vodafone leva para aí 5L de água. É diferente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vai uma diferença grande ... Uma maternidade daquelas de supermercado deve levar para aí 1,5L de água. Um cubo da vodafone leva para aí 5L de água. É diferente!

quanto tempo antes se deve la colocar a mae?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma caixa dessas num aquario de 60 litros não dá muito geito, ficas com pouco espaço,

já para nao falar no resto das coisas que se tenha no aqua, plantas, e acessórios de esconderijo

no meu não dá muito geito.

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter em atenção o tempo de gestação das crias. Por norma as fêmeas guppy levam +/- 25 a 30 dias de gestação.

Observa a barriga delas. Começam a ficar inchadas e com uma côr negra (há quem consiga por vezes até ver os olhinhos dos alevins lá dentro).

Tenta fazer as contas e coloca-a lá dentro o mais perto do periodo de nascimento dos alevins.

 

Também concordo com a Sandra Sophia

Não sei como tens o teu aquário, mas colocares lá dentro uma caixa vodafone, de certeza que aquilo vai um bocado esquisito.

Se conseguires montar a maternidade no cubo à parte (isso envolve lá teres um filtro pelo menos de esponja a trabalhar à já algum tempo), isso seria a melhor opção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo as maternidades compradas e próprias para o assunto,

depois de elas os terem passados uns 4 dias transfiro os pequenitos para um aqua á parte que eu tenho, barato,

próprio só para os pequenitos se desenvolverem melhor até ficarem um pouco maiores,

depois volto a colocalos no aqua grande, dou-os ou vendo-os,

assim nunca fico com o aqua com montes de maternidades ou cheio de caixas,

ainda por cima as platys demoram a crescer, os gupys nao demoram tanto tempo.

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aquario tem 60x30x30 pelo que a caixa vodafone roubara muito espaço tal como a sandra sophia refere.

 

mas caso veja algum peixe adoecer ou assim, poderei montar o cubo à parte.

 

como metem as femeas gravidas no aquario? se o camaroeiro já é um pouco perigoso com os peixes normais (li que lhes pode partir a espinha) com gravidas inda pior nao? algum advice nesse aspecto?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como metem as femeas gravidas no aquario? se o camaroeiro já é um pouco perigoso com os peixes normais (li que lhes pode partir a espinha) com gravidas inda pior nao? algum advice nesse aspecto?

 

Com o camaroeiro, sim. Ou se forem suficientemente dóceis, podes sempre apanhá-las à mão (sem as apertar, claro).

Se não formos brutos com o camaroeiro não acontece nada aos peixes... no máximo ficam sem uma escamazita...

Nunca ouvi falar nisso de partir a espinha... credo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vantagens da maternidade/caixa vodafone são bastantes, mas lá está convem ter um aqua grande pois num aqua de 60l rouba muito espaço. Para além do facto da femea estar mais á vontade em relação ao espaço, temos também a vantagem de a podermos por lá dentro com alguns dias de antecedencia e não termos que andar sempre a ver se a barriga já está grande o suficiente, temos o facto de podermos deixar crescer lá os alevins. Eu costumo deixar os meus durante umas tres semanas, depois ponho-os num aqua de 60l onde só tenho alevins de guppy, de platy e de escalares, tenho lá tambémal 10 neons e dezenas de red cherry.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá cheguei :pompomgirl:

 

Lgass de facto o Srcosta tem razão, nunca ouvi falar de lhe partir a espinha, até porque tens de ser meiguinho com elas,

e as minhas também as posso pegar á mão, elas são mansinhas, ou então mergulho mais a maternidade e apanho-a, elas vêm logo ao de cima assim que me vêm, e assim apanho-as sem lhe meter a mao ou camaroeiro.

 

Cumprimentos

yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá cheguei :pompomgirl:

 

Lgass de facto o Srcosta tem razão, nunca ouvi falar de lhe partir a espinha, até porque tens de ser meiguinho com elas,

e as minhas também as posso pegar á mão, elas são mansinhas, ou então mergulho mais a maternidade e apanho-a, elas vêm logo ao de cima assim que me vêm, e assim apanho-as sem lhe meter a mao ou camaroeiro.

 

Cumprimentos

yikes

sinceramente agarrá-las à mão é uma ideia que me faz alguma confusão...

 

é so a mim?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente agarrá-las à mão é uma ideia que me faz alguma confusão...

 

é so a mim?

 

 

Lol :pompomgirl:

 

mete impressão e medo a primeira vez, depois vais apanhando o jeito e elas vão se habituando

 

os meus peixes de água fria, cometas, até aos meus dedos vêm buscar a comida, tens é de ter as mãos bem lavadas antes de as meter em qualquer aqua

 

yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol :pompomgirl:

 

mete impressão e medo a primeira vez, depois vais apanhando o jeito e elas vão se habituando

 

os meus peixes de água fria, cometas, até aos meus dedos vêm buscar a comida, tens é de ter as mãos bem lavadas antes de as meter em qualquer aqua

 

yikes

 

sim mas a ideia faz-me alguma confusão.

 

sou bruto e desajeitado, para alem de que eles nao devem parar de se mexer.

 

a barbatana a abanar... snap snap snap... e as escamas e as gotinhas a saltar...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim mas a ideia faz-me alguma confusão.

 

sou bruto e desajeitado, para alem de que eles nao devem parar de se mexer.

 

a barbatana a abanar... snap snap snap... e as escamas e as gotinhas a saltar...

 

 

tens de ser rápido e não aperta-la só isso, ou então faz com o camaroeiro e pronto

yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de ser rápido e não aperta-la só isso, ou então faz com o camaroeiro e pronto

yikes

 

deve mesmo ser esse o metodo que vou usar. ja comprei um pois tenciono usa-lo desde o inicio para tirar os peixes do saco e tudo.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.