Rocha Morta não fica colonizada


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

sou novo nas andanças dos salgados embora tenha alguma experiencia nos tropicais, e precisava da vossa ajuda.

 

Depois de comprar um red sea max 130d, montei o estaminé todo com mais uma bomba de circulação extra, e com 12 kg de rocha viva e 8kg de rocha morta.

 

Coloquei a rocha viva a fazer de base em baixo e a rocha morta são uns reef plates que coloquei em cimada rocha viva.

 

Passado dois meses os pratos estavam com a parte de cima cheio de algas verdes tipo fios de cabelo, mais parecia um campo de futebol, mas mais estranho ainda com apenas 4 horas de luz, e sem qualquer espécie ainda introduzida. Reduzi a luz a zero e as algas a pouco e pouco estão a desaparecer.

 

Passado dois meses e meio noto que a alga coralina em vez de tomar conta da rocha morta e está a desaparecer da rocha viva. Troquei a rocha viva com a rocha morta de posição para a vida na rocha descer em vez de subir a conselho de um lojista (não sei se faz sentido mas não se perde nada em fazer isso).

 

Preciso de ajuda no que é que estou a fazer mal pois já devia notar-se alguma colonização da rocha morta e até agora continua branca. Faço trocas de água de osmose semanalmente o ciclo já está feito, e os valores estão normais, comecei a adicionar nitrobac para ver se arrancava a colonização a semana passada, e já não sei o que hei-de fazer mais. O que estou a fazer de mal?

 

Ficam aqui os parametros do meu aqua para uma ajuda mais completa.

 

Para quem não está familiarizado com o red sea max 130 D tem 130 lts e é um cubo de cerca de 50cm

 

Temp- 28

Dens- 1028

PH- 8,5

NH4-0

NO2-0

NO3-10

 

Quanto ao resto não medi mas julgo não ser importante para esta fase.

 

Mais um vez :alberteinstein: !!!

Editado por marcioinacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Não sou a pessoa mais entendida nestas coisas dos salgados mas posso esclarecer aqui umas coisas.

 

A diferença entre a rocha viva e a rocha morta, são as bactérias que lá estão, as que não e possível ver, logo como consegues concluir que

Preciso de ajuda no que é que estou a fazer mal pois já devia notar-se alguma colonização da rocha morta e até agora continua branca.
?

 

Será por não teres coralina??? A coralina nada tem haver com a colonização da rocha. A coralina é uma ALGA, não é uma bactéria! Por isso o facto de veres a CORALINA A DESAPARECER (e não a ficar "descolonizada") é por teres cortado a luz. Como é uma alga, é fotossintética, como é fotossintética precisa de luz para manter-se e crescer. Como qualquer alga, aloja-se onde as condições são mais favoráveis! Como é obvio vias as rochas com algas porque tens nutrientes na água, e quem os consome são as algas :(

 

A colonização do aquário parece estar boa, a rocha está a fazer o seu papel visto que tens a Amónia e Nitritos a 0. Podes adicionar o primeiro coral (preferência mole) de exigência baixa.

 

A Colonização da Rocha vê-se pelos parâmetros do aquário, NUNCA pela alga na rocha... A alga coralina pode ser um indicador de QUALIDADE, mas é só em aquários já muito maturados.

 

Os teus parâmetros não parecem mal, se bem que a salinidade podia estar nos 1025.

 

Cumpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que tens toda a razão e nunca tinha pensado nisso nesse ponto de vista. Vou começar então com uma equipa de limpeza de ermitas e nassários, com pouca luz e aumentando gradualmente porque entretanto também vou de férias e essa fase vai requerer mais atenção e depois disso vou colocar 1 ou 2 peixes e ver se o aquário mantem-se estável e com as algas verdes controladas depois um ou outro frag, e a seu tempo irá aparecer a alga coralina.

 

O que acham? Estou a agir correctamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parec bem.

 

Experimenta colocar uns eremitas enassários antes de ires de férias, e quando voltares medes amónia nitrtos e nitratos, e s tudo estiver em, adiciona um Cirurgião e um ou dois corais.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas, adiciona calc a agua pa promover o crescimento da coralina. quando tive o meu aquario nunca se desenvolveu coralina ate eu começar a adicionar calc.a partir dai ate nos vidros crescia.

 

cumpts

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais