Gente do Norte URGENTE


Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Comprei um sistema de co2 em segunda mão, e estou a tentar ligar-lo, mas acontece que não consigo fazer aquilo que todos dizem que é : regular para 50bar a pressão à saída da botija e 1bar para o aqua.

 

Quando abro a torneira da bojita o manómetro dispara para 110bar (zona vermelha). Se mexer na torneira junto dos manómetros apenas consigo controlar a pressão para o aqua. A válvula de agulha apenas me permite regulhar a passagem ou nao do Co2 para o aqua. Ontem lembrei-me de fechar um pouco a torneira da botija a ver se tinha algum efeito e baixou então para os 65bar, dei-me por satisfeita e deixei assim mas hoje já não deitava nada.

 

A minha pergunta é, como é que controlo afinal a pressão da botija????

 

Pic_16453_10.jpg

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pressão da botija não se controla... mas se a pressão dos manometros está a marcar 110B pode tornar-se perigoso.

 

Pode ser realmente pressão a mais na botija ou os manometros não estarem a trabalhar como deve de ser.

 

Recomendo que leves a botija e os redutores a uma casa própria para se averiguar o que se passa.. se for pressão a mais na casa eles descarregam a pressão para o aconselhavem perto dos 60B.

 

Podes tb falar com a pessoa a quem compraste o kit.

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Pois estive a ler de novo uns tópicos e realmente cheguei à conclusão que não dá para controlar.

 

Amanha vou telefonar para a empresa que me carregou a botija a ver o que me diz. Ou então tento uma loja de extintores aqui perto.

 

Uma pergunta :

 

É mais seguro fechar a botija e não mexer até ver, o deixar a trabalhar para ir despejando um pouco????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liguei pra a empresa onde carreguei a botija, o tecnico diz que de facto é pressão a mais para eu lá passar para verem isso, pode ao carregar ter entrado ar a mais.

 

O problema é que ele tb diz que de qualquer modo as máquinas deles são feitas para carregar extintores, e como tal a pressão rondará sempre os 90bar. ´

 

Que me dizem disto???

 

Alguém tem uma botija da aquaristic à mão para ver qual a pressão máxima indicada lá???? É que não estou em casa.

 

Alguém cá do Norte me sabe dizer onde carrega as suas botijas e com que pressão é que ficam????

 

BOlas!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é não entendo, toda a gente fala em 50/60bar só eu é que chego aos 110, ou na melhor das impotes, segundo o tecnico da empresa onde fui, aos 90.

 

Se calhar vou tentar ligar para outro sitio a ver qual a pressão com que carregam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá acho que está normal, mas pronto, normalmente a minha botija fica a 90 ou a 100 bars, mas eu tenho é a botija de 1 extintor de CO2.

 

Estranho não conseguires controlar a saida com a valvula de agulha, só se a valvula de agulha estiver com problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é não entendo, toda a gente fala em 50/60bar só eu é que chego aos 110, ou na melhor das impotes, segundo o tecnico da empresa onde fui, aos 90.

 

Se calhar vou tentar ligar para outro sitio a ver qual a pressão com que carregam.

 

Olá ZABOU, para mim que esse manometro está avariado de qualquer maneira não acredito que venha mal daí, regula a saida para 1,5 : a 2 BAR, que não ultrapasse os 2 bar, melhor um bocadinho menos, Para ver isso da pressão, vá a uma casa de extintores ou de gaz, tipo: PAXAR, AIR LIQUID, GAZIN, etc.

 

Espero ter ajudado. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá acho que está normal, mas pronto, normalmente a minha botija fica a 90 ou a 100 bars, mas eu tenho é a botija de 1 extintor de CO2.

 

Estranho não conseguires controlar a saida com a valvula de agulha, só se a valvula de agulha estiver com problemas.

 

Boas,

 

A ver se me explico. Com a "válvula" preta do redutor regulo a pressão no manómetro inferior para 1 ou 2bar, com a válvula de agulha controlo quantas bolhas saem ou corto por completo.

 

Inicialmente eu pensava que a válvula preta servia para regular a pressão da botija nos 50/60bar, dai eu só me ter afligido quando percebi que não. Essa tua botija pelos vistos é normal andar nos 90bar, pelo menos foi o que o tecnico me disse, os extintores são feitos para isso. A botija da Aquaristic é que já não estou certa tenho de ver o que está gravado na botija em si.

 

Vou então tentar ir lá para me baixarem isto para os 90bar pelo menos. E pelo sim pelo não vou ver se nas outras firmas fazem o mesmo ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ZABOU, para mim que esse manometro está avariado de qualquer maneira não acredito que venha mal daí, regula a saida para 1,5 : a 2 BAR, que não ultrapasse os 2 bar, melhor um bocadinho menos, Para ver isso da pressão, vá a uma casa de extintores ou de gaz, tipo: PAXAR, AIR LIQUID, GAZIN, etc.

 

Espero ter ajudado. Abraço

 

Vou tentar passar por lá a ver. Será que confirmam a pressão da botija e o bom funcionamento do redutor ou só da botija??

 

É que já que vos tenho debaixo de mão, tb me surgiu outro problema.

 

Ao fechar a "válvula" da botija comecei a ouvir uma fuga no redutor. Mais precisamente na peça que junta a botija ao redutor. O gaz saía do lado do redutor. Não se será falta de fita Teflon, o-ring defeituoso ou da pressão na botija ser tanta. O que é certo é que só após um tempo é que a agulha desceu a zero, e como a botija me parece ainda pesada acho que não foi por se ter despejado por completo.

 

O que acham???

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O que acontece é que a botija deve ter vindo com demasiado CO2 lá dentro.. A pressão do CO2 gasoso é de 50 bar's mais ou menos, se tens mais é porque existe algum CO2 no estado liquido no interior por isso o aumento de pressão.. A minha normalmente vem com 70bar's e dois quilos de diferente entre vazia e cheia ( extintor de 2kg) mas já me aconteceu ter vindo com uma diferença de 6 kilos e com a pressao nos 90 / 100 bar's.. No meu manometro ainda não tinha entrado na zona de perigo e por isso nao me preocupei o que é certo é que durou bem mais que o normal! banana rock

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar passar por lá a ver. Será que confirmam a pressão da botija e o bom funcionamento do redutor ou só da botija??

 

É que já que vos tenho debaixo de mão, tb me surgiu outro problema.

 

Ao fechar a "válvula" da botija comecei a ouvir uma fuga no redutor. Mais precisamente na peça que junta a botija ao redutor. O gaz saía do lado do redutor. Não se será falta de fita Teflon, o-ring defeituoso ou da pressão na botija ser tanta. O que é certo é que só após um tempo é que a agulha desceu a zero, e como a botija me parece ainda pesada acho que não foi por se ter despejado por completo.

 

O que acham???

 

Se ouve o ar a sair quer dizer que há fuga, tem que se detectar onde e corrigir, seja com teflon seja com um vedante novo, da pressão da botija não é com certeza. Se levar tb o reductor eles devem dar uma vista de olhos sim.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para já acho que vou tentar que me baixem a pressão para os tais 90bar, pois nos 110 não estou descansada mesmo que isso signifique mais co2 para mim, e vou ver se me arranjam lá um 0-ring novo. Isolo tudo com mais teflon ainda do que aquilo que meti e rezo todos os santinhos para que resulte.

 

Se nã aguentar estou feita ao bife, é que já liguei para a Gasin e não mexem em equipamentos não fornecidos por eles. Os outros não sei ainda, mas mesmo que aceitem ajudar-me só em Agosto é que me dá jeito tratar do assunto (é que o meu horário costuma coincidir com o deles e não me convinha faltar ao trabalho este mês, a não ser que me atendem ao sábado, a ver vamos)

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades da minha botija :

 

O Comercial teve a gentilesa de vir buscar a botija uma vez que vive perto do meu emprego e não me dava jeito nenhum ir lá. O tecnico já me ligou a dizer que estas botijas podem aguentar até 200bar sem problema nenhum, e vai-me mandar um o-ring próprio para gaz.

 

Em princípo logo à tarde, máximo amanha de manha já ma entregam.

 

Mais simpáticos não podiam ser, atendimento 5*.

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades da minha botija :

 

O Comercial teve a gentilesa de vir buscar a botija uma vez que vive perto do meu emprego e não me dava jeito nenhum ir lá. O tecnico já me ligou a dizer que estas botijas podem aguentar até 200bar sem problema nenhum, e vai-me mandar um o-ring próprio para gaz.

 

Em princípo logo à tarde, máximo amanha de manha já ma entregam.

 

Mais simpáticos não podiam ser, atendimento 5*.

 

 

Eu trabalho na Air Liquide, e posso-lhe garantir que nao é muito bem como lhe dissem.

 

O CO2, nao é um gaz, mas sim um liquido.

Para encher uma garrafa de CO2, nao se usa Bar´s mas sim KG.

 

Normalmente as garrafas para consumo "domestico" como as da Super Bock, Sagres etc, levam cerca de 20Kg de CO2 para ter uma "presao" de 80Bar´s.

Ou seja essa garrafa tem muito mais, a nao ser que a tara seja diferente.

 

Diga-me pf se na garrafa tem algo marcado referente a Tara e a Capacidade, tudo em KG.

 

A garrafa em si, aguenta os 200Bar de presao de utilização, e os 300Bar de presao hidraulica.

 

Isto quer dizer que todas as garrafas estao sujeitas a provas de 300Bar antes de sairem para o mercado, e depois repetem-se estes testes de 10 em 10 anos.

 

 

 

Abraços

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre que recarreguei as minhas botijas da aquaristic.. pq são identicas aos extintores.. só muda a cor... mas quando ligava os redutores a pressão da botija ronda sempre os 60 a 65Bar.

 

Possivelmente essa fuga que se ouve.. quando fechas os redutores.. pode ser resultado de pressão excessiva no interior dos redutores... O problema não é a botija em si a meu ver.. é mais os redutores..

 

Pois essas marca de red line... não são bem para a botija.... pq tu podes instalar diversos tipos de botija com capacidades diferentes no mesmo redutor desde que a rosca seja compativel.. agora será que os redutores estão preparados para tal pressão de 110bar ou mesmo para os 90bar a longo prazo??

 

Percebes onde quero chegar!!!

 

Eu costumo encher as botijas nas casas de extintores e as botijas sempre vieram com os 60bar.. por isso tb acho que consigas fazer obter o mesmo..

 

Em relação aos redutores... quando montamos os redutores, teflon na rosca da botija, verificar o o-ring se está em condições... e depois de montar fazer o teste, com água e sabão em todas as roscas, mesmo as roscas dos manometros convém testar....

 

Cumprimentos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Co2 não é um gás? :character0050:

 

 

Pelo menos em condições ambiente sempre foi um gás, em caso de pressões e temperaturas diferentes poderá estar na forma liquida..

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu trabalho na Air Liquide, e posso-lhe garantir que nao é muito bem como lhe dissem.

 

O CO2, nao é um gaz, mas sim um liquido.

Para encher uma garrafa de CO2, nao se usa Bar´s mas sim KG.

 

Normalmente as garrafas para consumo "domestico" como as da Super Bock, Sagres etc, levam cerca de 20Kg de CO2 para ter uma "presao" de 80Bar´s.

Ou seja essa garrafa tem muito mais, a nao ser que a tara seja diferente.

 

Diga-me pf se na garrafa tem algo marcado referente a Tara e a Capacidade, tudo em KG.

 

A garrafa em si, aguenta os 200Bar de pressao de utilização, e os 300Bar de presao hidraulica.

 

Isto quer dizer que todas as garrafas estao sujeitas a provas de 300Bar antes de sairem para o mercado, e depois repetem-se estes testes de 10 em 10 anos.

 

 

 

Abraços

 

Mau, já estou outra vez com a cabeça às voltas.

 

O comercial não pode vir hoje, conto recuperar a botija amanha. O técnico falou-me de um vedante vermelho, amanha digo-te melhor o que está escrito na botija para me dizeres melhor da tua justiça.

 

Por tanto, volto à minha pergunta inicial :

ONDE RAIO POSSO CARREGAR A MINHA BOTIJA E FICAR 100% DESCANSADA!?!?!?!?!?!

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Co2 não é um gás? :discuss_gathering:

 

 

Pelo menos em condições ambiente sempre foi um gás, em caso de pressões e temperaturas diferentes poderá estar na forma liquida..

 

 

Sim amigo, é um gas do ambiente.

 

Mas eu estava-me a referir ao CO2 que se "encontra" nas garrafas.

 

 

Abraços

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu trabalho na Air Liquide, e posso-lhe garantir que nao é muito bem como lhe dissem.

 

O CO2, nao é um gaz, mas sim um liquido.

Para encher uma garrafa de CO2, nao se usa Bar´s mas sim KG.

 

Normalmente as garrafas para consumo "domestico" como as da Super Bock, Sagres etc, levam cerca de 20Kg de CO2 para ter uma "presao" de 80Bar´s.

Ou seja essa garrafa tem muito mais, a nao ser que a tara seja diferente.

 

Diga-me pf se na garrafa tem algo marcado referente a Tara e a Capacidade, tudo em KG.

 

A garrafa em si, aguenta os 200Bar de presao de utilização, e os 300Bar de presao hidraulica.

 

Isto quer dizer que todas as garrafas estao sujeitas a provas de 300Bar antes de sairem para o mercado, e depois repetem-se estes testes de 10 em 10 anos.

 

Abraços

Já recuperei a botija e tal como solicitado aqui vai o que leio na botija. Vou transcrever tal como está lá, uma linha por baixo da outra à volta do topo da botija :

 

PH 320 BAR.....4.620KG.....1013...KOHLEN DIOXID 2KG 3.2MM

2,67L..............4.400KG......84/525/EWG...D...2005/08....2015

 

Tal como eu já disse, não me recordo exactamente as palavras do tecnico mas basicamente garantiu-me que a botija aguentava sem problema até 200bar, e que ao programar para carregar os 2kg saiu aquela pressão que indiquei ou seja os 110bar. Tb me mandou um o-ring segundo ele próprio para gaz, é vermelho, achatado e duro, será mesmo isto????

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já recuperei a botija e tal como solicitado aqui vai o que leio na botija. Vou transcrever tal como está lá, uma linha por baixo da outra à volta do topo da botija :

 

PH 320 BAR.....4.620KG.....1013...KOHLEN DIOXID 2KG 3.2MM

2,67L..............4.400KG......84/525/EWG...D...2005/08....2015

 

Tal como eu já disse, não me recordo exactamente as palavras do tecnico mas basicamente garantiu-me que a botija aguentava sem problema até 200bar, e que ao programar para carregar os 2kg saiu aquela pressão que indiquei ou seja os 110bar. Tb me mandou um o-ring segundo ele próprio para gaz, é vermelho, achatado e duro, será mesmo isto????

 

Isso aguenta até os 320 Bar.

 

Quanto ao resto não te sei ajudar. Mas as empresas de extintores, fazem carregamentos quase todas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.