Quantas horas deverá estar ligado UV?


Recommended Posts

Olá !

Eu adquiri uma UV para um sistema de 600L e gostaria que me dessem a vossa opiniao em relaçao ao tempo que a luz deve estar ligada.

Neste momento está ligada durante 4H30, mas não sei se poderá se bom ou mau estar tanto tempo ligada.

Um abraço Marco

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião não deveria sequer estar ligada! Desculpa a franqueza, mas é um daqueles equipamentos que considero superfulos e só vejo desvantagens na sua utilização (isto num aquário de recife).

 

Os UV vão matar toda bicharada que tens no aqua - os bons e os maus! Num aquário equilibrado e estável uma UV não faz sentido.

 

O que se gasta neste equipamento deve ser aplicado em Rocha Viva!! Já agora que quantidade tens de Rocha Viva?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sr Diogo Lopes, obrigado por ter respondido á minha msg, em relação ao UV adquiri-o a bom preço em virtude de uma loja de aquariofilia ter fechado.

Eu tenho um Naso Lituratus á um mês e por 3 vezes ja teve pontos brancos nas barbatanas laterais mas o estranho é que a minha UV todos os dias está ligada 4H30M e realmente se o UV fosse eficaz o Naso talvez nesta altura nao teria os pontos brancos que eu penso que é Ictio, eu até nem exagero na alimentação e tenho poucos peixes (4) e faço semanalmente uma limpeza ao subestrato e á filtração mecanica é retirada e posta nova, isto tudo para dizer que o Naso poderia ter Ictio derivado á falta de limpeza ao sistema, mas nao é o que acontece.

Neste momento tenho 40Kg de Rocha viva, é logico que é pouca mas tem que se ir com calma, derivado ao elevado custo da RV.

 

Um abrço Marco.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Uv é daqueles aparelhos que em tempos foram muito usados pelos aquariofilistas, sobretudo salgados. Hoje em dia é um aparelho que é consensualmente, não só desnecessário, como prejudicial.

 

 

Temos de ver o UV, como uma máquina de quimioterapia.

Todos sabem que os cancros benignos são tratados normalmente com quimioterapia e todos sabem também que a quimioterapia, mata as células más, mas também as boas, diminuindo o sistema imunitário das pessoas.

 

Com o UV passa-se precisamente o mesmo. O UV, não destingue o que é mau ou bom, o que é prejudicial ou benéfico. O UV mata todos os organismos unicelulares que apanha. E organismos unicelulares não são todos prejudiciais, antes pelo contrário.

 

Assim como a quimioterapia para os humanos é o último método a utilizar, o UV também o deve ser. Só em casos extremos, e para atacar um problema que parece fora de controlo. Nunca como método preventivo!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Este tipo de relação amor/ódio em relação aos UVs é semelhante às que alguns investigadores que trabalham com propagação de corais têm com os escumadores :oops:

 

Ninguem aqui no forum poderá afirmar com certeza "escumador nem pensar... isso só destroi o possível plancton que exista no aqua... isso tira o iodo e outros trace elements..."

 

Esses mesmo investigadores afirmam escumador nem pensar, como aqui se disse UV nem pensar... Isto apenas para demonstrar que mais uma vez não existem verdades universais. Pessoalmente penso que o uso do UV num aqua de recife é opcional, mas nunca prejudicial. O que é que ele pode destruir afinal? Maioritariamente organismos unicelulares como aqui foi referido. Quais destes organismso benéficos, essenciais ao aqua andam na água? As bactérias necessárias a uma correcta nitrificação e desnitrificação estão localizadas na rocha viva, na deep sand bed, nas tubagens, nos reactores, não andam a passear pela água.

 

A ideia de que manter os organismos num meio estéril os torna mais vulneráveis não tem fundamento científico e pode ser facilmente contrariada pelo facto dos organismos criados em hatcheries (que sem dúvida alguma usam UVs e geralmente aqueles com lâmpadas de média e alta pressão revestidos por titânio), ou seja num ambiente livre de agentes patogénicos são muito mais resistentes a doenças do que os organismos selvagens.

 

 

Se uso UV num aquário caseiro: não, o dinheiro pode ser mais bem empregue. Se uso UV num sistema comercial de cultivo: sempre, nem coloco outra hipótese. Quanto tempo deve estar ligado? Sempre, excepto se tiver sobredimensionado e aí poderão existir períodos em que está desligado pois pode ser atingido o tal coeficiente de 99,99 de "limpeza" da água.

 

Em conclusão apenas gostaria de dizer que quem começou agora no hobby não deve achar que o UV faz mal (de novo é tão radical como dizer que o escumador faz mal). O uso do UV é benéfico mas pode ser dispensável, tanto mais que a maior parte dos lojistas que os vendem não têm em consideração a potência das lâmpadas, a relação dosagem de radiação de UV necessária (Zap dosage) com a velocidade de passagem pela câmara de reacção, o tempo de vida da lâmpada (~6000 horas) e sobretudo o que é que se quer prevenir que apareça no aqua.

 

Fiquem bem

 

Ricardo Calado

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo Ricardo quando dizes que num sistema de cultivo, ou em aquários de litragens muito superiores, o uso do UV é recomendado.

 

Agora aqui estamos a falar de aquários de reef (se for só de peixes, eu também usaria UV). E aquários de litragens "nornais" nas nossas casas.

 

Neste âmbito continuo a pensar que o UV é prejudicial. É evidente que também é benéfico, nem estaria no mercado se não o fosse ( :oops: ) mas se eu não sei os organismos bons que uma UV destói então prefiro não o usar.

 

Ninguém faz quimioterapia por desporto, como método preventivo e na quimioterapia também não se sabe que células boas serão detruídas, apenas se sabe que serão. Vejo o UV da mesma forma, repito, no âmbito que descrevi em cima.

 

Agora também há que dizer que o uso de UV, não vai matar um peixe ou destruir um coral ou amarelar a água. Não é por usar UV que um aquário deixa de poder ter sucesso. A questão é pesar os custos/benefícios e quanto a mim, sendo um aparelho dispensável, basta haver um custo, para eu não o usar. :oops::oops:

 

Para finalizar, estamos de acordo que uns bons quilinhos de rocha viva, seriam sempre preferíveis a um UV, certo? :D

 

P.S.:Andas muito desaparecido rapaz. Só apareces nestes tópicos "quentes" e sempre com contributos excelentes para a discussão. Queremos todos "ver-te" mais por cá. O forum agradece! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

É verdade, tenho andado meio desaparecido graças aso meus bichinhos... raio dos camarões nunca mais descobrem onde fica a arca com a comida :oops: :D

 

Quanto ao uso a dar ao dinheiro para montagem de um reef 100% de acordo! Venha a rocha e aos quilos (desde que seja baratinha... keep dreaming :oops:

 

Fiquem bem

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

bem eu por acaso até sou daqueles que à uns 3 anos atrás dizia e experimentei por largos e curtos periodos parar o uso do skimmer e de certa forma defendia essa prática em determinados casos. Hoje em dia prefiro e afirmo uma coisa diferente. Usar um bom skimmer, mas um bom mesmo!

Para quê?

Para poder alimentar os corais! Sem dúvida que neste momento prefiro alimentar bem os corais, sob as mais variadas formas e práticas, e usar um bom skimmer. Estes animais são animais como outros quaisquer e precisam de comer.

Quanto ao uso de UV aí já não partilho da mesma opinião.... se for aqua de recife e mesmo no meu tanque em que faça reprodução ou fraguementação de corais, mesmo no sistema com 5000 litros nada de UV! Prefiro outras medidas como acções de prevenção.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais