Recommended Posts

Olá a todos

Há 3 meses montei um aquario de agua salgada de 600 litros e adquiri um escumador "Queen" que me custou 75 Euros, quando o comprei o lojista disse-me que o escumador fazia 1000 litros, mais tarde vim a saber que o escumador era indicado para um aquario de 80 litros, como ja devem calcular fui engrupido. Mas agora pretendo comprar um escumador indicado para o meu aquario e ja andei a ver alguns, de boa qualidade e preço, que é o Escumador de marca H&S 110-F2000 Interno indicado para um sistema de 400 litros equipado com uma bomba AquaBee 2000/18W.

Gostaria de saber qual a vossa opinião em relaçao a esta aquisição.

 

Um abraço Marco.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um para o meu sistema de 300 litros.

Espero que funcione bem (ainda não consegui arrancar).

Na loja em que o comprei tinham lá um igual a funcionar com 2 "aquas" com bem mais de 400 litros.

Parece-me bem, agora se puderes comprar para mais litragem acho que só ficas a ganhar.

Também tenho lido em foruns estrangeiros muito bons comentários acerca deste escumador.

 

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco.

 

Se ainda não compraste o escumador, parece-me aconselhável que consideres um para uma litragem superior à do aquário e não inferior, como parece ser o caso. O escumador é fundamental (se acharem mto forte a palavra fundamenta, leiam mto importante, pronto...).

Quanto à marca, tenho ouvido maravilhas.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O escumador de que falas é de facto bom, mas apenas para um aquário de litragem inferior a 400 litros. Um escumador na minha opinião deve estar sobredimensionado em realação à litragem do aquário.

 

Os H&S estão bem dimensionados e realamente podemos confiar nas indicações do fabricante. Quando dizem que dá para 400 litros é porque dá mesmo - o mesmo não se passa com outras marcas!

 

Compra um superior, quanto a mim idealmente um escumador que dê até aos 1000 litros.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei recentemente um Deltec e até ver estou a gostar, sobretudo em relação ao barulho que eu esperava e que não apareceu ainda :D

 

O escumador é importante, claro está, mas depende muito da manutenção que o aquariofilista dá ao aquário. Se não se tiver muito tempo para a manutenção, se não se tiver tempo para ir ajustando isto e aquilo num sistema, então o escumador deve ser sobredimensionado. Se pelo contrário, se fazem todas as trocas de água, e se a manutenção é cuidada, então aí o escumador já pode ser mais "fraco".

 

 

Eu tenho um midiflotor de pedra porosa, que não dá para mais de 200litros a funcionar no meu sistema de 500 litros sem qualquer problema. Só que eu tenho 7 peixes juvenis todos com menos de 7cm... :)

 

Depende de muita coisa, portanto. A escumação em excesso pode inclusivé ser prejudicial, porque pode retirar o que é mau, mas também o que é bom. Tudo depende...

 

Agora o que o Diogo disse em relação à maior parte das maras é mesmo verdade. Dizem que os escumadores dão para uma litragem bem superior ao que na realidade dão. As excepçõs que conheço são realmente os Deltec e os H&S.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado pela vossa opinião, tambem acho que é melhor um escumador com litragem superior, mas também é mais caro, talvez o pai natal se lembre de mim.

 

Um abraço Marco.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Também estou a tentar decidir que escumador comprar. Li aqui no forum algumas opiniões de membros que acham que em termos de qualidade de escumação Deltec e H&S equivalem-se, no entanto há pessoal que acha que os Deltec são bastante silenciosos.

 

Alguém me sabe dizer se os H&S são igualmente silenciosos? Porque se não forem e se a qualidade de escumação é idêntica, então talvez seja preferível um Deltec.

 

 

Thx!

 

 

Shark

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um H&S que como sabes é considerado um dos melhores do mundo.

O modelo que tenho tem duas bombas eheim de 2400l/h que "sugam" mais de 2200L de ar por hora para dentro da camara de reacção. Como que se passa esta quantidade de ar por dois pequenos tubos sem se fazer barulho?

Acredito que alguns escumadores mal se ouçam mas ou têm atenuadores de ruído (reduzem a performance), ou então sugam muito menos ar.

Acho que fui eu que disse aqui que o meu escumador era barulhento e a partir daí toda a gente passou a dizer que os H&S eram barulhentos.

Um escumador mais pequeno concerteza que suga muito menos ar que um escumador grande de duas bombas e por conseguinte também é muito menos barulhento.

Barulhento ou não, aquilo que sei é que o meu escumador começou a elevar espuma acastanhada até ao copo ao fim de uma hora de funcionamento.

Só para que conste, a deltec e a H&S são as detentoras a meias da patente da tecnologia needle wheel e por conseguinte os seus escumadores são muito parecidos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alexandre.

 

Na verdade também desconfiava que o facto de existirem Deltec's mais silenciosos teria necessariamente a ver com a performance do escumador e não tanto com a arquitectura utilizada pela marca (ou seja, dentro da mesma marca, o que é verdade para um modelo pode não ser para outro, e embora a arquitectura possa criar algumas diferenças, em modelos de alto débito ela por si só dificilmente resolve o problema).

 

De resto, também não acredito que todos os escumadores Deltec sejam silenciosos; basta ver que a Deltec tem escumadores de 4 bombas com débitos muito elevados e que concerteza farão algum ruído. yikes

 

Depois de ler a tua opinião, inclino-me mais para os H&S, até porque a relação qualidade/preço parece-me de facto muito boa. Além disso, pelo que referiste posso concluir que a sonoridade se equivale entre as duas marcas, em modelos de débito semelhante, o que quer dizer que, relativamente ao Deltec, o H&S não me irá penalizar os ouvidos. :lol:

 

Obrigado uma vez mais.

 

 

Um abraço.

 

 

Shark

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade também desconfiava que o facto de existirem Deltec's mais silenciosos teria necessariamente a ver com a performance do escumador e não tanto com a arquitectura utilizada pela marca

 

Não foi bem isto que eu quis dizer.

Os deltecs são identicos aos H&S e vice-versa, por isso faz-me um pouco de confusão quando ouço dizer que são silenciosos e não se ouve nada e blá, blá, blá....

O que acontece é que muitas das pessoas que dizem que os seus deltecs não fazem barulho, têm modelos muito mais pequenos que o meu e com bombas de menor potencia que não são Eheim. Isto não quer dizer que não sejam altamente performantes, quer dizer é que como o escumador é muito mais pequeno faz muito menos barulho. Depois há ainda a questão de o escumador ser interno ou externo, o que também influencía em termos de ruído.

A malta ouve-me dizer que o meu é mais barulhento e chega à brilhante conclusão que os deltecs são mais silensiosos, só porque houve um membro com um deltec mais pequeno que diz que o dele é silensioso.

É como dizer que um opel corsa a gasolina é mais silencioso que um camião TIR. É verdade sim senhor, mas a capacidade de carga, tamanho, força, etc. é completamente diferente. Comparem escumadores do mesmo tamanho, com bombas do mesmo tamanho.

 

Há outro tópico neste subfórum onde alguém diz que tem um deltec 703 (3 bombas) que não faz barulho :shock: Se não estou em erro, esse modelo tem 3 bombas Eheim, mais uma que o meu, e sinceramente não sei como é que é possível o escumador não fazer barulho, ainda por cima quando sei que há pessoas que possuem deltecs AP850 (uma bomba eheim) que confirmam que o escumador é ruidoso.

É fácil encontrar nos fóruns estrangeiros ideias de "abafamento" de ruído em deltecs, principalmente nos modelos 850, 902 e 702 e 703. Não percebo como é que estes modelos são ruídosos lá fora e silenciosos em Portugal. A não ser que os seus donos nãos lhes abram bem as "goelas". Se reduzir a entrada de ar no meu também mal se ouve mas tenho sempre o ar no máximo caudal pois prefiro controlar a altura da água dentro do corpo do escumador.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Convem salientar o que o Alexandre disse.

 

Eu referi que o meu Deltec não faz muito barulho, mas porque já ouvi outros escumadores de outras marcas (que não H&S) para a mesma litragem, e esses sim fazem muito barulho.

 

O que faz o barulho não é a marca ou a tecnologia. O que faz barulho são as bombas que puxam ar. Quanto mais pequenas menos barulho fazem.

 

Os escumadores neddle wheel, tem essa vantagem (para além de muitas outras) que é facto de precisarem de bombas não muito potentes. Os venturi simples necessitam de bombas de grandes caudais o que como é evidente, aumenta o ruido e muito.

 

O que eu posso dizer e era essa a ideia que queria fazer passar quando disse que o meu não fazia muito barulho (que também como qualquer adjectivo, é sempre relativo) era que eu considero que as Aquabee neddle wheel, fazem menos barulho que as eheim com a mesma tecnologia, para a mesma litragem. Embora considere que as Eheim, continuam a ser as melhores bombas do mercado para este fim.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre e Hugo RSF,

 

Ok, sintetizando então, vou pegar num exemplo prático de dois escumadores internos H&S que considero suficientes para o meu sistema (o aqua + sump têm ao todo 450 litros):

 

- 200 - 1260: tem uma Eheim 1260 que debita um caudal de 2400 litros/h. A H&S refere que este escumador é indicado para sistemas até 1200 litros;

 

- 200 - 2xF2001: tem duas Aquabee F2001 que debitam um caudal de 2000 litros/h cada. A H&S refere que este escumador é indicado para sistemas até 1500 litros.

 

A diferença que o fabricante atribui a ambos em termos de litragem do sistema é de apenas 300 litros. Contudo estamos aqui a falar de bombas com potências diferentes porque é diferente ter um caudal de 2400 litros ou ter um acumulado de 4000...

 

O Hugo disse o seguinte, e passo a citar:

 

...eu considero que as Aquabee neddle wheel, fazem menos barulho que as eheim com a mesma tecnologia, para a mesma litragem.

 

A avaliar pela opinião do Hugo, e partindo do principio que quando ele refere litragem quer dizer o débito da bomba, posso concluir que o 200-1260 consegue um nível de ruído inferior ao 200-2xF2001?

 

Julgo que esta conclusão é lógica, mas é estranho que a H&S indique uma Eheim de 2400 litros de caudal para um sistema de 1200 litros e duas Aquabee com um total de 4000 litros de caudal para um sistema com apenas mais 300 litros...

 

Seria interessante ver ambos a funcionar de 'goelas abertas', como refere o Alexandre; assim dissipavam-se as dúvidas. :oops:

 

É que o meu sistema vai ficar na sala, e quanto menos barulho melhor, senão além de ter de ouvir o escumador, ainda tenho de ouvir a minha mulher... :D

 

Se fosse para vocês, qual escolheriam?

 

 

Obrigado e abraços!

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que determina a capacidade de filtragem dos escumadores H&S, é a quantidade de água que entra e sai no intervalo de uma hora. As bombas servem "apenas" para recircular e água dentro da camara de reacção e injectar as bolhas de ar e a sua capacidade não é a capacidade do escumdor.

No meu caso as duas eheim debitam 4800L/h e o escumador está indicado pelo fabricante para aquários até 2200L.

 

Era capaz de optar pelo 200-1260 pelo simples facto de ter apenas uma bomba, que é como quem diz, mais fácil de limpar. Em relação à diferença de ruído entre os dois modelos, não faço a mínima ideia. De qualquer maneira, tanto um como outro são mais que suficientes para o teu sistema. Ficas muito bem servido com qualquer um deles. Compra os dois e escolhe em casa :oops: !

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Então já me decidi; vou seguir o teu 1º conselho que para o 2º não tenho orçamento... :oops:

 

 

Até à próxima!

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Alex. Uma bomba é sempre preferível a 2.

 

E estou praticamente certo que esse fará menos barulho que o outro com 2 bombas. :oops:

 

P.S.:Até podias ir para o modelo a baixo desse para a tua litragem. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais