Fuga no aquário! Silicone... sim ou não?


Recommended Posts

Recentemente detectei uma fuga de água num dos meus aquários de criação de guppies.

 

O aquário em causa é um Aquapor SpaceJunior (30 litros) e a fuga situa-se na base do mesmo. O ritmo com que perde água é bastante lento, digamos que entre o vidro e a base (que encaixa como um sapato) começa-se a formar uma pequena linha de água.

 

Lembrei-me automaticamente de preencher esse espaço entre vidro e base com silicone mas fiquei na dúvida sobre a toxicidade da operação.

 

Tenho comigo uma bisnaga de 300 gramas de silicone transparente da Rhenatec (www.rhenatec.com), esta não tem na embalagem qualquer indicação especial, apenas as naturais indicações sobre contacto com os olhos e ingestão, e ainda um símbolo de reciclável.

 

Será seguro utilizar este produto para corrigir a situação do aquário?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! A situação em que estás é perigosa pois ja li histórias de pessoas que tiveram uma inundação e pior é claro perderam os peixes por causa do ceder de uma das juntas do aquario. Não sei onde arranjas-te a silicone mas nas lojas de animais existe disso aos pontapés ( acho que até ja vi num supermercado ). Deves resolver isso rapido pois a pressão que a agua exerce vai enfraquecer essa fuga e não queiras tu ter um desgosto.

De qq maneira boa sorte !!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves retirar todos os peixes, vazar o aquario, e retirar tudo la de dentro.

depois de bem seco e limpo retiras a cola velha da aresta em questao.

e limpas com alcool.

Voltas deixar secar e colocas a cola.

deixas secar 24 a 48 horas e depois fazes umas trocas de agua para lavar e testar. e deve ficar novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que existem muitos tipos de silicone.

 

Não importa a cor existe silicone de várias cores. O que é importante é que seja silicone para vidros.

 

Exemplo de outros silicones:

 

Silicone para sanitários

 

Silicone para madeiras

 

Silicone para juntas de dilatação

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E convem ser silicone proprio para aquarios, já que alguns têm fungicidas que são prejudiciais à fauna e flora do aqua.

Podes encontrar em alguns Hipermercados, comprei o meu na Feira Nova, ou em qualquer loja de aquarofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém ter a certeza que o silicone em questão não contém fungicidas como quase todos os que são específicos para sanitários, cozinhas etc.

 

Geralmente o ínicio da fuga não coincide com ponto de emergência (a velha lei de Murphy é aplicável aqui) pelo que convém descascar um bom bocado de silicone à volta do local da fuga.

 

O alcool é um substituto fraco para a acetona, principalmente num aquário usado. A acetona cosmética não é adequada porque contém aditivos que comprometem a colagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.