joao paulo sousa Publicado Julho 8, 2009 Publicado Julho 8, 2009 gostava que me podessem ajudar com este problema tenho o ph sempre por volta dos 6 ou mais baixo ainda faço tpa e passado poucas horas lá esta ele novamente cá em baixo o que usar para fazer o ph subir? Citar
jpospr Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 Mete no filtro conchas ou no aqua pedras calcárias Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
betarato Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 (editado) Aconselho-te a medir os valores de pH e gH da água da torneira, as conchas e pedras calcárias poderão ser uma boa opção, mas se a dureza se mantiver nada feito, pois terá que adicionar sempre bicarbonato de sódio. Editado Julho 8, 2009 por betarato Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
jpospr Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 Bicabornato de sódio não vai fazer efeito tampão e aumentar a duresa da água piorando a situação??? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
betarato Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 Tens razão não é gh, é kh usa-se carbonato. O kh influência o pH, doutra forma, poderás ler: http://www.felideo.com/2007/05/o-kh-do-aqurio.html Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
AGA Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 Sim, é kH. Faz efeito tampão sim, mas normalmente em zonas de pH mais elevadas, consoante o CO2 dissolvido (há um equilíbrio kHXCO2xpH). O efeito tampão apenas significa uma tendência a resistir às variações, mas essa tendência faz-se em determinada zona de pH, dependendo do equilíbrio químico (há tampões na zona ácida, básica... e em várias zonas de pH). Para subir pH podes efectivamente usar bicarbonato, mas faz isso com cuidado. Estás a injectar CO2? É que não estava à espera de um pH desses nessa zona. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
betarato Publicado: Julho 9, 2009 Publicado: Julho 9, 2009 Poderá ser apenas uma fase de pH baixo nessa zona, é uma questão de efectuar testes para chegar a alguma conclusão concreta. Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
jpospr Publicado: Julho 9, 2009 Publicado: Julho 9, 2009 Pelo que o Joao Paulo Sousa diz: "...faço tpa e passado poucas horas lá esta ele novamente cá em baixo..." Dá a intender que o problema não é da água da zona, mas sim do próprio aquário que depois da TPA o pH desce...Percebi mal? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
joao paulo sousa Publicado: Julho 9, 2009 Autor Publicado: Julho 9, 2009 acertaste na muche a agua sai da torneira a +- 8, e pouco depois ele desce bastante até parar por volta dos 6 tenho um tronco e essa é a unica explicação que encontro para esta situação, ja agora tenho um aquario de 200l não faço co2 abraço joao sousa Citar
AGA Publicado: Julho 9, 2009 Publicado: Julho 9, 2009 Pelo que o Joao Paulo Sousa diz:"...faço tpa e passado poucas horas lá esta ele novamente cá em baixo..." Dá a intender que o problema não é da água da zona, mas sim do próprio aquário que depois da TPA o pH desce...Percebi mal? Basta que o kH da água da torneira seja muito baixo, que fica sujeito a variações de pH com facilidade. Assim, uma pequena diferença pode fazer variar bastante o pH. Vamos ver se ele está a injectar CO2 e tentar saber o kH inicial da água. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
jpospr Publicado: Julho 9, 2009 Publicado: Julho 9, 2009 Injecção de CO2 ele já disse que não faz...a única resposta poderá ser devido a um KH baixo, mas isso com bicabornato de sódio sobe-se, terá é que em cada TPA adicionar para manter o KH no mesmo nivel Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
betarato Publicado: Julho 9, 2009 Publicado: Julho 9, 2009 A minha opinião é a mesma do jpospr, e será que o tronco é o suficiente para baixar tanto o pH? Acho estranho! O akadama também ajuda da descida, será isso? Citar Boa Aquariofilia para Todos! Betarato
joao paulo sousa Publicado: Julho 9, 2009 Autor Publicado: Julho 9, 2009 A minha opinião é a mesma do jpospr, e será que o tronco é o suficiente para baixar tanto o pH? Acho estranho! O akadama também ajuda da descida, será isso? não tenho akadama, logo não é por ai no vosso entender o problema deve passar pela dureza da agua tenho que regular a dureza para conseguir estabilizar o ph, sera que percebi? então como vou eu regular a dureza? com o bicabornato? estava a pensar colocar algumas conchas no filtro exterior e assim conseguir subir o ph, se fizer isso alguem me sabe dizer que quantidade de conchas devo colocar?sera que vai resultar?as conchas vai mexer so com o ph ou vai tambem mexer com a dureza? questões e mais questões, duvidas, meu Deus, duvidas abraço joao sousa Citar
AGA Publicado: Julho 9, 2009 Publicado: Julho 9, 2009 Boas. Não sei se, a curto prazo, as conchas te vão alterar significativamente o pH, mas será uma forma de contribuires para a subida. Há dois tipos de dureza a normalmente designada por total ou geral (GH) e a que se chama de carbonatada (kH). Normalmente o kH é o que está mais relacionado com o pH embora muitas vezes gH e kH estejam relacionados de alguma forma (não é linear). Uma forma fácil e barata de corrigires isso, como já disse, é com bicarbonato. Só tens de ir ao supermercado, comprar (uns 0,60 €) e ter cuidado na aplicação (mais vale começares por colocar pouco e ir aumentando a dose a cada TPA até atingires o valor que desejas). Ficas um pouco "escravo" do bicarbonato, mas também não é assim tão difícil adicionar uma colher (por exemplo) de bicarbonato a cada TPA. Pode não ser o melhor artigo (até porque foi o primeiro que me veio na pesquisa), mas lê isto: http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
joao paulo sousa Publicado: Julho 19, 2009 Autor Publicado: Julho 19, 2009 Boas. Não sei se, a curto prazo, as conchas te vão alterar significativamente o pH, mas será uma forma de contribuires para a subida. Há dois tipos de dureza a normalmente designada por total ou geral (GH) e a que se chama de carbonatada (kH). Normalmente o kH é o que está mais relacionado com o pH embora muitas vezes gH e kH estejam relacionados de alguma forma (não é linear). Uma forma fácil e barata de corrigires isso, como já disse, é com bicarbonato. Só tens de ir ao supermercado, comprar (uns 0,60 €) e ter cuidado na aplicação (mais vale começares por colocar pouco e ir aumentando a dose a cada TPA até atingires o valor que desejas). Ficas um pouco "escravo" do bicarbonato, mas também não é assim tão difícil adicionar uma colher (por exemplo) de bicarbonato a cada TPA. Pode não ser o melhor artigo (até porque foi o primeiro que me veio na pesquisa), mas lê isto: http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php Cumps obrigado pela ajuda vou tentar com o bicarbonato, embora va colocar conchas no filtro, e ver a evolucão doph nos proximos tempos Citar
Recommended Posts