Filtros em serie


Recommended Posts

Boas !

Ontem estive neste site www.aquabase.com.br

Fiquei surpreendido com uma montagem q lá vi.

Ai em "Montagens > Aquário 100% ADA" apresentam um aqua com 75 x 45 x 40cm (135 litros).

No setup da montagem referem q lhe montaram uma filtragem de 3 Eheim Ecco 2236, ligados em série.

 

http://www.aquabase.com.br/2008/montagem.php?id_noticia=226

http://www.aquabase.com.br/img/5b74328fb90...b_aquabase.jpeg

 

Achei estranho e envie-lhes um e-mail com essa duvida.

De volta recebi esta resposta de André Longarço - Aquabase PC [andre@aquabase.com.br]:

 

"Este sistema de filtragem foi desenvolvido no Japão pelos seguidores do mestre Takashi Amano.

Consiste em superdimensionar a filtragem usando apenas mídia biológica para uma maior colonização e conseqüente eficiência na filtração.

No Japão existem aquários com até 7 filtros ligados em série para otimização da filtração, acredita?

Temos usado este método aqui no Brasil e os resultados tem sido muito satisfatórios"

 

 

 

Entretanto pesquisando aqui no forum este assunto encontrei varios posts desde 2005 em q esse assunto nao era muito consensual.

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

Muito interessante!

Por acaso há uns meses atrás nunca me lembrei de procurar por filtros em série... mas tinha-me dado jeito saber que isto é possível e que funciona!

Para além do efeito da filtragem biológica mais eficiente, em termos mecânicos o que acontece à capacidade total de circulação de água ?

Diminui quando comparada com a soma das capacidades individuais..... correcto ? Em que medida ?

Será também admissível considerar que o desgaste dos filtros é menor dada a proximidade entre os mesmos quando comparada com a distância que água teria que percorrer ao ser devolvida ao aquário se os filtros estivessem montados individualmente ?

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a montagem está espetacular, a forma de usar os filtros demonstra que realmente não olham a custos.

Deve manter aquela agua bem limpina, só não percebo porque não usar filtragem meanica num deles?

Se repararem o do centro parece cheio de algo diferente.

 

Amanicos :( doidos heheh

 

o :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O do meio parece realmente mais escuro, mas o que será? o aquario tá cheio até à rolha ;)

 

Quanto a ligar em serie. o que aumenta só não é o volume de material filtrante? a agua vem de cima, passa pelo motor, vai pro seguinte, etc. A velocidade final deve de ser perto da velocidade de um só não? posso estar a fazer confusão. Depois hà sempre perdas de caudal de uns pos outros. mas basicamente só estão a passar a agua de um copo pro outro à velocidade do motor de um filtro individual. Acho que pra isso mais vale comprar um filtro, que mesmo que tenha pouco caudal tenha muitos litros de material filtrante. Se eles quiserem aumentar o caudal tinham que ligar em paralelo, e mantinham na mesma os litros de material filtrante.

 

Posso tar a fazer grande confusão :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Algures no site da aquabase.com.br

http://www.aquabase.com.br/2008/avaliacao2...?id_noticia=100

 

Justificam esta opção para realizar uma filtragem perfeita, aliando a grande capacidade de filtragem, com pouca movimentação de água, ou seja, quanto menos o filtro movimenta a água, menor será a oxigenação do meio, e conseqüentemente menor será a perda do valioso CO2.

 

 

desta forma (em serie) temos um caudal de 600 l/h com uma capacidade total de filtragem de 15 l

da forma tradicional (em paralelo) teria-mos 1800 l/h para essa mesma capacidade de filtragem.

de notar q esta montagem é para um aqua de 135 l. O caudal de 600 l/h já é em si bastante elevado.

 

assim aumentam apenas o volume das massas filtrantes sem alterar o caudal da filtragem.

 

Eheim Ecco 2236

- Tank volume up to 300 l

- Flow rate: 600 l/h

- Power consumption: 8 Watt

- Filter total capacity: 5 l

- Filter media volume: 3,2 l

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá por acaso achei curioso este tópico porque uso um sistema parecido num aquário de 60lt cheio de peixes.

No meu caso aproveitei um velho filtro talvez um dos primeiros modelos da eheim 2217 em que trazia uma bomba fixa a tampa por parafusos, como era de um colega que ia deitar fora e estando o mesmo em perfeitas condições menos o motor, aproveitei o copo.

Comprei um eheim 2211 que esta ligado ao copo do filtro mas antigo, a filtragem devido ao volume de material filtrante é perfeita.

Faço uma pré filtragem no copo maior 2217 depois o 2211 bombeia e filtra em seguida volta ao aquário, a vantagem disto e que permite fazer manutenções mais longas, nunca havendo necessidade de limpar os dois filtros simultaneamente, desta feita não afecta as colónias de bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas nao compensa comprar um filtro ja com grande capacidade com pouco caudal do que comprar 3 filtros diferentes?

 

Se nao existem é uma oportunidade de mercado... Eu sei de filtros com 12L mas o caudal já começa a ser de 1500L/h...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente assim se torna mais facil a manutenção.

assim podemos considerar q cada unidade de filtro é uma camada.

poderemos limpar uma a uma cada uma dessas unidades sem alterar muito o equilibrio do filtro na totalidade como acontece de cada vez q abrimos um filtro externo.

qd lavamos um filtro por muito cuidado q tenhamos de manter vivas as bacterias estas irao morrer ou ficarem todas dispersas pelas varias camadas do filtro. tb sabemos q essas bacterias nao sao todas iguais nas varias camadas q constituem o filtro.

abre-se ainda a possibilidade de alterar o tipo ou a posicao das camadas do filtro no seu total.

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

abre-se ainda a possibilidade de alterar o tipo ou a posicao das camadas do filtro no seu total.

 

Viva

 

Concordo com tudo menos com isto, no seu total nunca o faria, qualquer filtro precisará de lã filtrante para que nada de mal aconteça ao rotor.

 

Agora uma disposição na qual o primeiro é primordialmente para acção mecânica, e os outros dois para biológica e/ou química isso sim.

 

Referente a filtros com capacidade maior de matérias filtrantes, esta é de facto uma belíssima alternativa, e algo que terei em consideração e especial interessa para a minha futura e excêntrica montagem :tie-emoticon3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na resposta da aquabase.com.br trata-se apenas de filtragem biologica

"Consiste em superdimensionar a filtragem usando apenas mídia biológica para uma maior colonização"

 

no entanto ha um promenor q poderá fazer a diferença. - sendo estas montagens para aquas plantados em q a qundidade de peixes e diminuta ou inexistente qual a necessidade ou nao da filtragem mecanica ?

 

julgo eu q havendo fauna a filtragem mecanica é impressindivel...

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho continuado procurando mais informação sobre este assunto,

nisto percebi q no japao este esquema de filtragem é frequente.

 

Ainda nao tive muito tempo para ver com promenor este site da EHEIM / Japao, pois está em japones, (valha-nos as figuras), mas por essas figuras ve-se filtros ligados em serie.

Curioso tambem é o facto deles chamarem a cada um destes filtros - subfiltros - aos 2213, 2215, 2222, 2224.

http://www.eheim.jp/subfilter_feature.html

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia boa que estou a ver ai, é para quem achar que tem pouco caudal, compra uma bomba mais potente e liga em serie, puxando assim mais agua, mas obrigando o rotor do filtro a rodar mais rapido do que o normal.

 

Uma ideia seria manter o copo com material filtrante, mas desligar o filtro, matendo apenas a bomba como motor a puxar agua, assim aumentamos o caudal sem ter que comprar um filtro novo. O volume de material fitltrante mantem-se,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja estou a ficar KO com os olhos em bico :)bigsmile

 

mas é assim - a conceituada marca de filtros EHEIM, no seu site no japao apresenta-nos uma serie de possibilidades de associações de filtros e bombas para a filtragem de um aqua. penso q consegui retirar as hiperligações da eheim.jp sobre este assunto

 

http://www.eheim.jp/subfilter_top.html

 

http://www.eheim.jp/subfilter_feature.html

 

http://www.eheim.jp/pdf/sub-filter_4type_manual.pdf

 

http://www.eheim.jp/pdf/sub-filter_how_to_use.pdf

 

http://www.eheim.jp/pdf/subfilter_set_2213,2215.pdf

 

julgo nao deixar grandes duvidas sobre a possibilidade destas solucões qd se pertender ter uma bom volume de massas filtrantes sem aumentar demasiado a agitação da aqua no interior do aqua.

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A uns filtros antigos da EHEIM ideias para este tipo de filtragem em serie que infelizmente deixaram de serem fabricados.

ZlHwMYkgbAzxTsAsr4VkRA==.jpg.

Como aqui já tinha dito basta retirar o motor da parte de cima e ligar a outro filtro para termos uma filtragem em serie fazendo desta feita o aproveitamento do copo para maximizar a filtragem.

Também para aqueles que tem jeito para engenhocas, bastaria modificar um bidão e ligar este a um filtro da eheim para teremos uma filtragem em serie.

Pic_7473_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há por ai umas "caixinhas" a que chamam pre-filtros.

 

Nos sites de HongKong aparecem com alguma frequência.

 

b1cd_1.JPG

 

A desvantagem desta aproximação é que colocando vários pre-filtros sem motorização o filtro principal vais ter um esforço acrescido para mover a água por metros e metros de tubagem. A principal vantagem, é o preço.

 

PauloA :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o maior problema é só na subida da agua. Já de certeza viste o efeito de fazeres sucção para o filtro externo que está abaixo do nivel do aquario, depois de começar a correr a agua ela chega lá abaixo sem nenhum motor (gravidade rules XD). O que o motor ajuda é a dar o ultimo empurram de volta pro aquario. A agua depois de chupada volta quase até ao nivel da agua de onde foi tirada, sem nenhuma ajuda.

 

Assim penso que o motor deve de ser o ultimo componente na montagem e não deve de perder assim muito caudal, se tiver-mos uma boa manutenção e a altura que este tiver que vencer não for muita.

 

É claro que quanto mais tubo, mais porcaria vai ganhando, mais material filtrante tem que passar e isso tudo força mais o motor, mas com uma boa manutenção não deve de haver grande problema.

 

Já apanhei umas ideias engraçadas aqui deste post :P boas soluções para aumentar material filtrante, ou até mesmo o caudal.

Pessoal que por exemplo tenho um filtro que não consiga arranjar o rotor, mete um motor em serie e não tem que comprar outro filtro. É uma ideia. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso este sistema de filtros em série já há um ano.

Nessa altura a dica foi dada pelo membro LuisMoniz neste post.

 

Já tinha um Eheim 2026 e comprei outro filtro, um Sacem Marathon 1000, que é um filtro de 5.5L e muito barato, 48eur.

 

Por acaso coloquei os filtros ao contrário dos esquemas, coloquei o Eheim ligado à corrente e depois o Sacem desligado. Como o caudal ao fim de dois dias ficava muito reduzido resolvi ligar ligar os dois.

 

A configuração deles é como os japoneses indicam, o primeiro é só mecânico e o segundo biológico.

A grande vantagem deste sistema é que dá só para limpar o primeiro com muito mais regularidade sem perturbar o biológico.

 

Cumps.

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em conclusao segundo os exemplos da EHEIM/Japao :

podemos fazer diversas associacoes de filtros e bombas desde q sejam montadas pela ordem crescente de caudal (menor na recepcao da agua do aqua e a maior a enviar agua para o aqua)

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que com este topico ganhei mais confiança pra comprar um JEBO em vez de um eheim ou outros mais caros. Se um dia aquilo avariar, posso comprar outro 819B e fico com 18L de material filtrante, ou entao compro só uma bomba e o filtro fica a funcionar simplesmente como depositorio de material filtrante.

 

é importante ver as configurações para nao forçar os motores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como aqui já tinha dito, no meu caso tenho o copo de um filtro da eheim equivalente ao 2217 ligado a outro em serie 2211, como o primeiro tem um volume maior permite um volume maior de cerâmicas e lã filtrante, desta feita os sedimentos e detritos são espalhados por uma superfície maior, a força de sucção do motor do filtro mais pequeno eheim 2211 é distribuída por uma ária maior fazendo com que não aja uma compactação dos detritos e o material filtrante, a sempre um espaço por onde a agua passa mantendo assim o caudal constante por muito tempo, por isso considero que seja útil um pré-filtro com grande capacidade.

Em relação a por vários filtros em serie de igual capacidade acho que deixa de ser funcional, porque o que fizer a pré filtragem devido a capacidade do copo em pouco tempo ficara saturado de detritos acabando por condicionar os motores a um esforço, para mais considero também um desperdício de electricidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim filtragem biológica é importante no inicio de uma montagem enquanto as bactérias não criam colónias no solo... a partir daí a filtragem biológica nos filtros é e sempre será secundária.

 

É o que o meu senso comum me diz! Não digo que não faça diferença, mas para mim nunca será nada de indispensável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim filtragem biológica é importante no inicio de uma montagem enquanto as bactérias não criam colónias no solo... a partir daí a filtragem biológica nos filtros é e sempre será secundária.

 

É o que o meu senso comum me diz! Não digo que não faça diferença, mas para mim nunca será nada de indispensável.

 

Não concordo.

A filtragem biologica a ser efectuada no solo poderá ser util quando o filtro a utilizar é o filtro de fundo.

Este tipo de filtro actualmente está em desuso. É pouco eficaz quando comparado com os externos.

O filtro de fundo seria uma boa ideia se se conseguisse converter a totalidade dos detritos por acção dessas bacterias do solo.

Mas na pratica com o passar do tempo acabamos por ter toneladas de sedimentos no areao que irão ser impossiveis de os retirar precisamente pelo facto de q essas bacterias quanto muito conseguiram decompor apenas uma pequena fracção desses detritos.

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo.

A filtragem biologica a ser efectuada no solo poderá ser util quando o filtro a utilizar é o filtro de fundo.

Este tipo de filtro actualmente está em desuso. É pouco eficaz quando comparado com os externos.

O filtro de fundo seria uma boa ideia se se conseguisse converter a totalidade dos detritos por acção dessas bacterias do solo.

Mas na pratica com o passar do tempo acabamos por ter toneladas de sedimentos no areao que irão ser impossiveis de os retirar precisamente pelo facto de q essas bacterias quanto muito conseguiram decompor apenas uma pequena fracção desses detritos.

 

Mas alguém falou em filtros de fundo??? É que se leres bem nunca refiro filtros de fundo.

O que refiro é as colónias que se instalam no SOLO e essas sim são de extrema importância. Tanto que é perfeitamente possível de manter aquários com filtros de cascata em que a filtragem biológica destes filtros é praticamente nula.

 

Isto é outra daquelas técnicas em que não duvido que funcionem, mas que certamente não fazem a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.