"A Montanha Cinzenta"


Octávio Alves

Recommended Posts

Caros membros,

 

Decidi montar mais um aquário, desta vez um pouco mais pequeno. Deixo o setup e algumas fotografias iniciais.

Este aquário é uma experiência, vou tentar manter este aquário apenas com TPA's frequentes.

 

Setup:

 

Aquário: 40*25*25cm (25L)

Iluminação: 1 x 15W

Filtragem: TPA's frequentes

CO2: Receita caseira

 

Decoração: Areão escuro, xisto

 

Flora: Eleocharis acicularis (tapete); Bacopa monnieri.

 

Peixes: Otocinclus sp.

Invertebrados: Neocaridina heteropoda var. Red

 

pict3018.jpg

 

pict3021.jpg

 

pict3024p.jpg

 

pict3026.jpg

 

pict3027.jpg

 

Agora só tenho de esperar que as plantas se desenvolvam e ficar com o aspecto que pretendo.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um que promete, que tal um fundo preto.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Octávio, parabéns por mais um aquário.

 

Acho que visto de frente perde-se qualquer detalhe das pedras mais pequenas, isto pq ficam camufladas pela pedra maior que está atrás.

 

A Eleocharis acicularis não precisará de mais iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Sim, até foi essa uma das razões por eu ter colocado a Bacopa monnieri entre as pedras, para que quando crescerem já dar essa noção de várias pedras.

Sim, irá necessitar de mais iluminação, na próxima semana (quando houver mais €) irei melhorar a calha.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Octávio

 

Acho que andas a escolher mal a Flora , tanto nos seus requesitos como nas suas posiçoes a serem usadas. mas compriendo que usas a quee tens desponivel.

 

Se queres uma planta de tapete ( rasteira ) que nao requer muita luz nem fertilizaçao e tipo relva , sem duvida que a escolha acertada seria lilaeopsis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vejo que aos poucos o vicio é mais forte, parabens por mais uma montagem.

aponto apenas uns pequenos pormenores, acho essa pedra traseira um bocado desajustada e redonda tirando um bocado a vista ás outras, ao olhar-mos para o aqua a pedra maior rouba toda a atenção, acho que podias tambem dar um pouco mais de inclinação ao substrato na parte central fazendo assim realçar mais as pedras. Fora isso continua espero que saia um excelente aquario.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Octávio

 

Acho que andas a escolher mal a Flora , tanto nos seus requesitos como nas suas posiçoes a serem usadas. mas compriendo que usas a quee tens desponivel.

 

Se queres uma planta de tapete ( rasteira ) que nao requer muita luz nem fertilizaçao e tipo relva , sem duvida que a escolha acertada seria lilaeopsis.

 

Boas krypticall,

 

Sim, realmente podia adequar melhor a flora, mas é questão mesmo é de não ter posses de andar a adquirir nova flora. Esta que utilizei foi as sobras/podas do aquário "A planície".

 

boas

 

vejo que aos poucos o vicio é mais forte, parabens por mais uma montagem.

aponto apenas uns pequenos pormenores, acho essa pedra traseira um bocado desajustada e redonda tirando um bocado a vista ás outras, ao olhar-mos para o aqua a pedra maior rouba toda a atenção, acho que podias tambem dar um pouco mais de inclinação ao substrato na parte central fazendo assim realçar mais as pedras. Fora isso continua espero que saia um excelente aquario.

 

Boas Nuno,

 

Sim, o vicio vai pegando cada vez mais, pois cada vez queremos sempre melhorar as nossas capacidades. Eu na altura da montagem também me apercebi da pedra a trás, mas tal como disse em cima ao Hugo, acredito que a Bacopa monnieri irá retirar essa "imagem" da pedra. Não subi mais o areão na parte de trás do aquário porque o aquário também é para ser visto na lateral, pois o aquário está em cima da minha mesa de cabeçeira. À 5 meses que adormecia e acordava com um aquário ao lado, e adorava (têm de experimentar, dá uma sensação de liberdade e anima o vosso dia), que agora lembrei-me de montar um lá (casa nova, vista nova).

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bacopa monnieri esteticamente não combina com a Eleocharis acicularis, mas isso nem sequer é um problema porque simplesmente não vais conseguir manter a Eleocharis acicularis sem solo fértil e só com TPAs.

 

Isto para não falar que a Bacopa monnieri é uma planta de caule que, mais uma vez, não está bem posicionada. No seu lugar ficava bem uma Cryptocoryne wendtii ou outra qualquer Cryptocoryne de tom verde, mas mais uma vez, com esse solo e apenas com TPAs não existem milagres.

 

Desculpa te dizer isto, mas isso não é uma experiência, é uma via rápida para o insucesso e quanto a isso podes argumentar o que quiseres, mas não estás a experimentar nada que provavelmente metade dos utilizadores aqui do fórum já não tenham testado, naturalmente que eu também, há uns anos.

 

Essa flora não vai resistir, por isso mais vale ir testando hardscapes a seco, do que estar a criar algo que simplesmente não vai dar certo. Não estou a brincar, eu faço muitos trabalhos sem agua so para testar hardscapes :roll:

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho estranho, pois já notei crescimento na Bacopa monnieri, relativamente à iluminação já estou com as peças preparadas para aumentar o número de W's. No meu aquário "A planicíe" a Eleocharis acicularis está a crescer, com novos "runners" e não tem substrato fértil, coloquei apenas uma pequena quantidade, umas 300g de húmus de minhoca de baixo do monte, ou seja, a Eleocharis acicularis não está em contacto com o húmus de minhoca.

Mas confio no que dizes, mas mesmo assim vou testar, pois cada pessoa faz os seus testes/experiências, mas faz à sua maneira, logo pode ter resultados diferentes.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força com isso :P mas para haver resultados é preciso ter-se condições e é aí que ou tens de começar a evoluir as condições ou tens de começar a adaptar a flora ao equipamento que tens e aí, nada a dizer ou a apontar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque é que a eleocharis e especialmente as crypto não se desenvolvem sem substrato fértil?

 

Ninguém disse que não se desenvolvem sem substrato fértil, mas também não se sabe que fertilização é que irá ter... tanto que já tive quer uma quer outra em solo inerte só com fertilização liquida e é sem stress.

 

Sem nutrientes não há milagres!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas á muitas plantas possiveis de se manterem sem fertilizaçoes adicionais pela mao humana.

 

o exemplo do meu nano wild 12l que chegava a estar sem trocas de agua por mais de um mês e as plantas mantinham-se apenas do que o aquario lhes proporcionava. :animal_fish:

 

algumas carencias é certo, mas nada de expecial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naturalmente :animal_fish: Lá está, temos de optar por aquilo que se adequa à realidade de cada um.

 

E não é por se usar plantas "resistentes" que um aquário é menos belo, aliás, para mim isso é um verdadeiro mito que se criou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.