Iniciante vs Perdido na Informação


Stockinger

Recommended Posts

Ora viva a todos,

 

 

Este é o meu primeiro post aqui no forum. Já há alguns anos que tenho a referência deste site e agora que decidi enveredar pelo hobby da aquariofilia foi dos primeiros a consultar.

 

Sempre gostei de peixes! Em criança tive apenas os aquários que não se deve ter, os redondos, com 1/2 peixinhos lá dentro e que são um fracasso total. Basta-se ler meia duzia de linhas aqui no forum para se aprender isso. Tirando isto, ficou apenas o bichinho de construir um aquário decente e onde haja lugar a uma vida saudável.

 

Após ver em casa de um amigo meu um aquário, o bichinho adormecido cá dentro despertou e depois de muito pensar na ideia decidi avançar finalmente. Até porque a minha vida profissional e pessoal deixa-me abertura suficiente para este hobby, que bem gerido nem dispende assim tanto tempo.

 

Vamos então ao que interessa...

 

O que pretendo: um aquário não muito grande (dado o espaço disponível, e também móvel para aguentar o peso...diria que até 60 cm...talvez um 60 x 30 x 30, 54 L); água doce.

 

Já li vários tópicos e vários conselhos e conceitos. Mas estou perdido.

 

Não sei se me hei-de decidir por água fria ou água quente (o que implica ter ou não termóstato). Também queria perceber qual a dureza e pH da água da torneira aqui da região.

Não sei a que lojas me hei-de dirigir, na zona o que tenho mais é tipo hipermercado e uma ou duas lojas de animais de centro comercial (sou da zona da margem sul). Não sei se compre aquário mais peças se um kit completo. Logo aqui sinto-me perdido...

 

E se formos falar em peixes...ui...então aí estou no deserto. Nem sei para onde me virar.

 

O objectivo final: um aquário com uma boa sustentabilidade, e que não necessite de uma manutenção quase diária. Preocupa-me também depois como gerir o aquário em férias (até 2 semanas). Já me falaram de alimentadores automáticos. Mas cada coisa a seu tempo.

 

Sabem que o pior que pode haver é muita informação para um iniciante, acabamos por nos "afogar" na informação.

 

Dicas para começar a meter mãos à obra são bem vindas.

 

Nem que seja livros sobre o assunto, antes de partir às compras. E por falar em compras, não queria esticar muito o orçamento para este investimento inicial. Diria que gostava de conseguir montar o aquário (peixes incluidos - os primeiros), até 150 / 170 €. Todavia, quanto mais barato melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu se fosse a ti comprava um livro, tal como sugeriste, do género Novo Guia do Aquário ou ABC do aquário.por exemplo.

Toda a informação que necessitas encontras na net pórem um livro é muito mais prático, com toda a informação que precisas para o género de aquário que queres.

Isto é só a minha opinião

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum.

 

Esqueces-te de dizer de que zona és.

Entre agua fria e agua quente ia para agua quente, so tens de juntar um termostato que no teu caso deve custar a volta de 15 €

Os peixes de agua fria são muito bonitos mas crescem muito e sujam muito, na realidade muita gente começa pelos de agua fria com os famosos peixinhos vermelhos mas na realidade são peixes que exigem aquarios muito grandes.

 

Cumps

 

Eu mencionei a zona mas foi de forma discreta...região de lisboa, mais concretamente margem sul.

 

Obrigado pelas respostas :animal_fish:

 

De facto tenho andado a ver e os peixes que mais chamam a atenção são de água quente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o resto do teu perfil.

 

Quanto ao tamanho do aquário, quanto maior, mais fácil é de manter estável. Depois depende muito das possibilidades em termos de €€spaço :oops:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':animal_fish:' /> . Normalmente, para começar o pessoal compra aqueles kits no supermercado ou nas lojas, mas depressa começamos a perceber que a filtragem não é suficiente e que a luz também já não chega. Alguns até são bons negócios, mas acho que o melhor é comprar tudo separado. 60L já não é mau para começar sim. Podes procurar aqui no fórum, que também se costuma vender barato. Comprar um filtro(de preferência externo) e uma calha(luz) que não precisa de ser muito potente.

 

Relativamente à química da água podes ler isto(se ainda não leste): [manual]inicio Na Aquariofilia. Para saberes os valores da tua água, tens de comprar os testes ou levar a água a alguma loja que os faça.

 

Ser água fria ou quente...eu diria que quente tens muito mais variedade e possibilidades. E a maioria dos peixes que vemos de água fria são para aquários bem maiores que esse. Se queres um aquário com uma boa sustentabilidade, e que não necessite de uma manutenção quase diária, escolhes umas plantas de baixa manutenção, umas pedras giras ou uns troncos e fica o aquário feito. Repara que assim, nunca vais ter um daqueles lindos plantados que se vê cá no fórum(que requerem muita luz e fertilizações diárias). Mas já terás um bom ambiente para os teus peixes.

 

As espécies mais aconselhadas para iniciantes costumam ser os guppys e platys. Mas aqui já é o gosto de cada um. Tens muitas espécies por onde escolher, mas tens de ter atenção que com esse espaço não te podes "esticar" muito, tanto em número de peixes como no seu tamanho.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No inicio também andava perdido com tanta informação, mas este forum realmente é muito bom, tou inscrito em muitos forums, mas este de longe é onde encontro mais ajuda a tempo e horas, o pessoal aqui é 5 estrelas e respondem logo que podem, se tens duvidas começa por ler o tópico de iniciação da Aquarofilia que está nesta mesmo secção, a partir daí se tiveres duvidas vai perguntando por aqui, e tenta também ir falando com o teu amigo, se ele tem um aquário à maneira com certeza pode dar-te umas dicas!

 

 

 

Cumprimentos e boa sorte com o Aqua (quando o tiveres) :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também queria perceber qual a dureza e pH da água da torneira aqui da região.

 

Boas, margem sul ainda é grande mas tens a SMAS de Almada que dispõe todos os testes realizados por zona ( http://www.smasalmada.pt/portal/page/porta...*qualidade_agua ) é só escolheres a tua zona.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, margem sul ainda é grande mas tens a SMAS de Almada que dispõe todos os testes realizados por zona ( http://www.smasalmada.pt/portal/page/porta...*qualidade_agua ) é só escolheres a tua zona.

 

Cumprimentos.

 

Obrigado :P

 

Vou estudar um pouco mais os tópicos e comprar um livrinho, e só depois me debruço nas compras! Eu vou dando novidades! :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :P

 

Vou estudar um pouco mais os tópicos e comprar um livrinho, e só depois me debruço nas compras! Eu vou dando novidades! :priere:

 

Sites com bastante informacao:

 

Plantas: aquaticplantcentral

 

Peixes : Peixes ornamentais

 

Espero ter ajudado, e boa sorte com o teu projecto! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Bom este fim de semana aproveitei para estudar um pouco mais a lição e visitar algumas lojas, de forma a fazer um levantamento de preços e também perceber a oferta de peixes e o seu estado.

 

Comprei também o livro ABC do Aquário, que complementa muito bem todas as informações que li por aqui.

 

O orçamento só pode ir até ao minimo admissível. Resumindo, vou optar por um aquário 60 x 30 x 30 cm, de 54 L (vi alguns que diziam 60 L, também hipotese, mas terá que haver ali uma pequena alteração nas medidas).

 

Existem kits, e existem peças soltas. E os kits são os que têm preços mais acessíveis. Possivelmente perde-se alguma qualidade nos equipamentos que trazem.

 

Vi um Aquapor com as várias peças pelos 109 €.

 

Vi também um (honestamente foi o que gostei mais) Aquadream 60 com biobox - Aquatlantis (lâmpada 15 W, materiais filtrantes, bomba, aquecedor), por 126 €. Contudo este tem uma caixa (penso que a biobox) no meio do vidro traseiro. Ao contrário do outro que vi que se instalava as coisas onde se queria.

 

Comprar peça à peça, ainda fico um pouco perdido a ver os vários filtros à venda e equipamentos similares. Penso que me sentiria mais confortável a comprar um kit mas não sei.

 

Segundo li no ABC do Aquário a cor da lâmpada também importa, aconselhando a cor 41.

 

Uma questão sobre iluminação...

 

Eu percebo o porquê de existir e o porquê de se ter um relógio temporizador para ligar / desligar a certa hora. Contudo, a iluminação do meio envolvente também não afecta o aquario? Por exemplo, e suponhamos que o aquário está num sitio que recebe muita luminosidade durante o dia, necessita de ter lâmpada acesa? Por outro lado, à noite, na divisão existem luzes acesas, essa claridade não vai incomodar os peixes? Eu sei que estou a falar de luz não directa, mas ainda assim...ficou-me esta questão.

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relacao aos aquarios que falas, ja pensas te comprar aqui pelo forum na area de classificados? existem bem maiores, e que acabam por ser ate mais baratos que as opcoes que referes... quanto ao comprar em separado as pecas, se precisares de ajuda vais pedindo por aqui que o pessoal vai dando umas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à tua questão sobre iluminação, se o aqua receber muita luz natural vai criar algas e limos com facilidade.

 

É uma das questões que tens de ter mais cuidado.

 

Por outro lado se apanhar sol directo a subida da temperatura é outra preocupação.

 

Quanto a material barato, é comprar no forum. Só tens vantagens, quem vende já tem experiencia e pode explicar-te como funciona.

 

Uma explicação directa vale 1000 palavras.

PauloA :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem também não me expressei a 100% :medieval_mace:

 

Mas acima de tudo e por questões de espaço (pelo menos para já...como a medio prazo mudo de casa depois poderei reavaliar a situação), terá que ser pelos 60 x 30 x 30 cm.

 

Quanto à questão da iluminação obrigado pelas dicas.

 

Só uma coisa...suponham à noite...luz da divisão acesa....incomoda os peixes e o seu sono, mesmo não sendo uma luz directa e não sendo claro um holofote?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Também sou da margem sul, e acho que te posso ajudar com as lojas. A melhor é no Centro Sul, não sei como se chama mas vê-se bem da rotunda do centro sul, fica logo ali nakeles predios. Depois tens uma de boa qualidade em peixes, plantas e alimento na sobreda e tens outra não muito cara em Vale Figueira. Espero k tenha ajudado. Qualquer coisa aqui da zona de possa ajudar avisa.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à luz da divisão, é claro que incomoda os peixes.

 

O que tento fazer, é fazer coincidir os periodos de luz no aqua com os periodos de luz na divisão...

o que nem sempre é fácil...

 

PauloA :medieval_mace:

 

PS: lojas na MS:

na margem sul conheço poucas lojas mas uma que promete, mas mesmo muito, é o Koi Park, verdadeiramente uma referência.

 

Junto ao Forum Almada, quando se vem de LX (ou de Almada) e se sai para o Forum, aponta para o P2, e é logo a seguir à curva à direita...

 

KoiPark

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas das lojas.

 

A Koi Park já tinha reparado nela, e penso que seja relativamente recente.

 

A do Centro Sul, penso haver uma na correnteza da Chip7 correcto? A da Sobreda e Vale Figueira tenho de investigar (também conheço a zona não será dificil).

 

 

Por agora vou começar pelo mais importante....sitio e infraestrutura para colocar o aquario! :character0050:

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom enquanto as coisas andam e não andam, as ideias vão surgindo na minha cabeça e com elas dúvidas, que vou expondo aqui para na hora de fazer as coisas já estar com a lição bem estudada.

 

Como decorar o aquario? E aqui nem estou a falar das plantas ou do areão. Estou a falar sim de algo que componha o fundo. É aconselhável comprar os enfeites? Não digo casas ou castelos...mas sim tipo imitações de pedras, a fazer um genero de gruta ou ponte....? Eu achava que ficava mais natural arranjar as pedras na natureza, bem como arranjar talvez um tronco de madeira ou isso...mas isso é fortemente desaconselhado porque influencia a qualidade da água correcto? Existem pedras à venda nas lojas da especialidade adequadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aposto nas pedras naturais... e gosto mais de xistos e ardósias.

 

Nas madeiras, gosto de troncos. Os troncos podem alterar o ph... mas ao fim de alguns (muitos) meses a coisa estabiliza.

 

Tudo natural.. nada de coisas artificiais.

 

PauloA :animal_fish:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.