Baixar o pH


Recommended Posts

Bom dia!

 

O pH da água que sai da minha torneira, e consequentemente que tenho no aquário é de 7,6.

Já o tentei baixar de várias maneiras, pois quero por ramirezis, tenho trufa no filtro e enterrada no areão, CO2, e um tronco no aquário, e o pH continua com os mesmos valores. Estava a evitar usar químicos, mas será que é a única solução?

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph da água altera conforme o KH que é a resistencia que a água faz a alterações de pH, quanto maior for o KH maior será a resistencia. Já mediste o teuKH da tua água para saberes em que valores se encontra?

 

KH de 5 é consideravel água média dura...

 

Fazes injecção de CO2 e não baixa? fazes com sistema caseiro ou pressurizado? Que tipo de areão tens? Que tipo de pedras tens? Basta teres alguma coisa de origem calcária para que o pH suba e o KH tb....

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes usar o CO2, há receitas caseiras na secção diy, as plantas agradecem.

Provavelmente tens o KH muito alto e em consequencia o ph não altera, se for o caso podes fazer tpa com agua engarrafada eu uso do lidl, tem um ph baixo e kh a zero, mas cuidado não mudes muita agua de repente senão podes afectar os peixes.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens turfa e CO2 e o pH não baixa? Hmmm há aí qualquer coisa que não bate mt certo :smile2: Qual a dureza da água? Tens pedras calcárias no aquario ou alguma decoração que te faça subir o pH e ou dureza? A água das tuas TPA's que pH e dureza tem? E já agora quantas TPA´s fazes e de quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho teste de kH. Por acaso pensei que esta resistencia à baixa do pH estivesse relacionada com isso, não existe nenhuma forma de baixar o kH?

Mesmo com o CO2 não baixa, uso umas pastilhas da SERA. Não tenho nada de origem calcaria no aquário, ate porque antes de inserir o que quer que fosse fiz a experiência de por num balde com água e medir o pH no dia seguinte, e este manteve-se sempre constante, igual ao valor da torneira.

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a ideia da água engarrafada não é má, se bem que acaba por ser um pouco dispendiosa, para além de ter de carregar com garrafões de água, pois não tenho a carta para ir buscar de pópó.

Não sei qual a dureza da água das TPA's (a da torneira), pois não tenho esse teste mas o pH é de 7,6, o mesmo do aquário. O aquário tem 120L, e mudo 10L por semana.

Não tenho absolutamente decorações nenhumas que aumentem o pH da água, testei sempre tudo antes de inserir.

Existe alguma maneira de baixar o kH para poder depois baixar o pH sem recorrer à agua engarrafada?

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não tenho muitos peixes, (3 dânios zebras para 120L) mas como é óbvio não os queria mesmo sujeitar a uma morte devido à alteração do pH sem necessidade, por isso queria fazê-lo lentamente. E os ramirezi reproduzem assim? Trufa dentro do filtro eu já tenho, e o pH continua com os mesmos valores.

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se fosse a ti comprava mesmo o teste de KH. A turfa(trufa é de chocolate :smile2:) e os troncos também deveriam baixar o KH. E repara que usando CO2, apesar de baixar o pH, aumenta um pouco o KH. Tens mesmo de ver o valor que isso tem.

 

Se não tens nada que faça subir o KH dentro do aquário é porque já vem assim da torneira. Em último caso a água mineral(engarrafada) de algumas marcas tem um KH baixo. É fazer umas TPA com essa água.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a ideia da água engarrafada não é má, se bem que acaba por ser um pouco dispendiosa, para além de ter de carregar com garrafões de água, pois não tenho a carta para ir buscar de pópó.

Não sei qual a dureza da água das TPA's (a da torneira), pois não tenho esse teste mas o pH é de 7,6, o mesmo do aquário. O aquário tem 120L, e mudo 10L por semana.

Não tenho absolutamente decorações nenhumas que aumentem o pH da água, testei sempre tudo antes de inserir.

Existe alguma maneira de baixar o kH para poder depois baixar o pH sem recorrer à agua engarrafada?

 

Sim existe.. Normalmente a turfa baixa o pH e o kH da água ao mesmo tempo... por isso é que é uma bom método de ajustar o pH da água porque depois este se mantém constante...

Na minha opinião aconteceu uma das duas coisas: Ou estas a utilizar pouca quantidade de turfa no aquario e teres o pH alto e a dureza alta.. Ou então a que tens já lá está á mt tp e teres a dureza a zero e o pH alto por esse motivo..

A partir de uma certa altura a turfa deixa de baixar o ph mas continua a baixar a dureza.. Resultado : dureza a zero.. Não consegues baixar mais o pH nem mante-lo estável até subires outra vez a dureza da água. E assim o pH do teu aqua será +- igual á da agua das TPA's. (parece-me que é mais o teu caso)

A dureza da água funciona como uma solução tampão no aqua, ou seja, vai fazer com que o pH se mantenha estável, desde que esteja na concentração certa e desde que as quantidades da água das TPA's não sejam muito grandes..

Por isso o meu conselho e: compra os testes gH e kH para veres os valores que tens.

Se estiverem muito altos troca a turfa que tens e vai monitorizando o pH e o kH durante o tempo em que a tens no aqua.

Se estiverem muito baixos ou a zero, muitas TPA's até estabilizar a dureza e com o CO2 vais ver que o pH vai baixar naturalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me mais que seja a primeira hipótese, talvez tenha de por mais turfa, pois pus alguma à cerca de duas semanas, e como não resultou, voltei a por outra quantidade igual anteontem, por isso a causa não deve ser "trufa velha" Vou esperar até amanhã a ver se baixa alguma coisa, se não vou mesmo comprar os testes a ver qual o problema. Obrigada :smile2:

Encontrei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me mais que seja a primeira hipótese, talvez tenha de por mais turfa, pois pus alguma à cerca de duas semanas, e como não resultou, voltei a por outra quantidade igual anteontem, por isso a causa não deve ser "trufa velha" Vou esperar até amanhã a ver se baixa alguma coisa, se não vou mesmo comprar os testes a ver qual o problema. Obrigada :smile2:

 

Ok. De nada.

Bo sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar das pastilhas serem de CO2 esse método pode nao fazer baixar o pH, até pq não é um processo continuo como por exemplo o sistema de CO2 pressurizado que fica horas continuas a libertar CO2 para a coluna de água.

 

Existem outras formas de intrudução de CO2 no aqu que não fazem baixar o pH, provavelmente se fizesses um sistema caseiro de CO2, já irias ver alguns resultados, se bem que o sistema através de botija pressurizada, apesar de muito mais caro é muito mais eficaz

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As respostas que estavam nos outros tópicos (repetidos) foram colocadas aqui.

 

Da próxima vez, tomem mais cuidado. Se detectarem um tópico que esteja repetido, respondam no que tenha mais respostas, e enviem um alerta à Equipa de Moderação.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.