fauna existente nas nossas barragens


Rafael Ribeiro

Recommended Posts

caros amigos estou a pensar em montar um biotopo «portugues», ou melhor dizendo com especies que habitam nas nossas aguas interiores. contudo queria saber se alguem tem conhecimento de se conseguir manter achigãs em aquario. penso apenas colocar umas percas sol e um pequeno achigã. contudo este e o que me esta a deixar mas «nervoso» pois nao sei se devido ao seus habitos predatorios será facil de manter e nomeadamente de alimentar

Editado por Rafael Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

talvez fosse melhor alterar o nome do tópico, porque achigãs e percas sol foram introduzidas em Portugal, não faziam parte do nosso legado ecológico.

Boa sorte com esse projecto.

Editado por FilipeBlock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for verdemã ja é mais correcto , enguias etc .. o achegã é um super predador assim como a perca tb é predadora ,um biotopo portugues deveria incluir algumas especies de invertebrados e verdemãs embora tenha duvidas sobre a compatibilidade destes dois...

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for verdemã ja é mais correcto , enguias etc .. o achegã é um super predador assim como a perca tb é predadora ,um biotopo portugues deveria incluir algumas especies de invertebrados e verdemãs embora tenha duvidas sobre a compatibilidade destes dois...

 

 

pois... a verdemã e frequentemente utilizada como isco para os achigas. e numa primeira fase em que os tamanhos fossem semelhantes, eu acredito que estes pudessem co- habitar contudo o achigã cresceria mais rapido e facilmente verdemã se tornaria alimento. alem disso o meu interesse e mesmo no achigã pelo que se tiver de abdicar de outras especies... estava a pensar num aqua de 230 lts para ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok mas ja não será um biotopo realmente português ...

O achegã precisa de espaço e de especies do mesmo tamanho , não sei até que ponto poderas colocar outra especie com ele pois , segundo tive a ver , é bastante agressivo... não sei se existem especies de fundo na feuna portuguesa .. pelo menos que me recorde agora , quase de certeza deve haver algum peixe-gato ... vou verificar ...

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um peixe gato que há no alqueva é este Ictalurus melas , alias tive a ver aqui umas fotos e até ha outra especie mas ... só cresce um metro... hehe ,

penso que eram uma boa aquisição para o teu aquario , mas é só uma sugestão ,

Depois posta ai umas fotos do aqua montado que estou cheio de curiosidade ,,,

Cumprs Filçipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas conheces os barbos? sao de rios portugueses (ja pesquei alguns XD)

 

Barbos de rios portugueses? Talvez um peixe parecido com uma carpa?

 

Os barbos são mais conhecidos nos aquários, peixes pequenos. Apesar disto, ha uns peixes que se encontram em rios também chamados barbos, mas que não estão na mesma familia. Em rios portugueses? Não sei..

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem , barbos.sp etc e desconhecia por completo. alias tens neste site .que descubri ainda agora .uma descrição das espécies autocnes de portugal e das introduzidas como o achegã.

Bem interessante

http://www.geocities.com/marco_arruda1980/...SDEPORTUGAL.htm

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem , barbos.sp etc e desconhecia por completo. alias tens neste site .que descubri ainda agora .uma descrição das espécies autocnes de portugal e das introduzidas como o achegã.

Bem interessante

http://www.geocities.com/marco_arruda1980/...SDEPORTUGAL.htm

Cumprs Filipe Cruz

 

 

 

obrigado pessoal. vou optar por manter achigas... vou vendo como corre.... vou postando os resultados da experiencia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais