Ajuda! Que tipo de areia usar! Mbunas


PhReAx

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Vou montar o meu aqua de CA (Mbunas) com basalto rolado (neutra, penso eu)!

Já estive a ler outros tópicos mas não cheguei a nenhuma conclusão ao certo!

Há muito aspectos a ter em conta (efeito tampão, ph, Gh, Kh, etc...), entao minha questão/duvida é:

Qual tipo de areia é a ideal para Mbunas que "cumpra" os seguinte? (habitat natural, que realce cor, e que tenha PH, Gh KH altos/estaveis).

Areia praia (da rebentação)?

Areia de coral?

Mistura de algumas areias?

Areia de Sílica?

Areia branca MaxMart?

 

Desculpem se já houver um tópico com este assunto.

 

Cump.

Frederico Abreu

Editado por PhReAx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

Vou montar o meu aqua de CA (Mbunas) com basalto rolado (neutra, penso eu)!

Já estive a ler outros tópicos mas não cheguei a nenhuma conclusão ao certo!

Há muito aspectos a ter em conta (efeito tampão, ph, Gh, Kh, etc...), entao minha questão/duvida é:

Qual tipo de areia é a ideal para Mbunas que "cumpra" os seguinte? (habitat natural, que realce cor, e que tenha PH, Gh KH altos/estaveis).

Areia praia (da rebentação)?

Areia de coral?

Mistura de algumas areias?

Areia de Sílica?

Areia branca MaxMart?

 

Desculpem se já houver um tópico com este assunto.

 

Cump.

Frederico Abreu

 

Com base na minha modesta experiência com os CA vou tentar ajudar-te da melhor forma que posso.

 

Antes de mais dava jeito que nos dissesses quais as dimensões do teu aquário e quais os equipamentos que tens.

 

Para aquário de CA deves sempre optar por um substrato e por rochas que sejam calcareas, que te ajudarão a manter o ph alto assim como mantendo a reserva alcalina. Por isso, e por muito engraçado que seja o basalto rolado penso que não será o ideal.

Quanto á areia, antes demais deves optar por uma granulometria de 3-4mm, evitas assim que hajam areias a deteriorar-te o filtro. Quanto ao tipo de areia, deves escolher uma que seja alcalino, há uns sacos de African Cichlid Mix que vêm com umas cores interessantes, e quanto a isto deves evitar um que seja demasiado claro pois os peixes stressam mais por haver mais reflexo de luz.

 

Já devem haver dezenas de tópicos similares, mas este é o teu, e a malta pode-te ir ajudando aqui, depois quando estiveres tudo prontinho metes o setup, umas fotos e tal para a malta vêr no que deram as ajudas.

 

Boa sorte com isso, e não hexites em ir perguntando, tal como pesquisar aqui no forum.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ao maxmat e compras areia branca para as obras , lavas umas valentes vezes (quanto mais melhor) e metes no aquário é a que tenho no meu ...

 

Se nao vais a praia e apanhas areia da rebentação das ondas que está mais limpa ...

 

 

cumprimentos

Editado por jotta25
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ao maxmat e compras areia branca para as obras , lavas umas valentes vezes (quanto mais melhor) e metes no aquário é a que tenho no meu ...

 

Se nao vais a praia e apanhas areia da rebentação das ondas que está mais limpa ...

 

cumprimentos

O problema da areia da maxmat é que tem muitos silicatos, o que poderá causar muitas algas indesejadas, e falo por experiência própria que também já tive alguma dessa areia. :mrgreen:

 

Mas esperemos que o rapaz nos fale do Setup, se o aquário não apanhar muita luz solar até dá para usar essa areia, claro está que fica um pouco limitadona minha opinião.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca areia de coral ou areia das piscinas..

A areia das piscinas é areia de silica, pode eventualmente colocar essa areia mas não é o melhor...

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pela vossa ajuda.

Junto entao os dados do meu (pequeno eu sei) aqua.

Aqua: 100C x 30L x 40A.

Quero meter fuana: mono-especie ou 2 especies... no maximo!

Mono = Pseudotropheus saulosi (1M + 4/5 F)

2 Especies = Labidochromis caeruleus juv.(1M+2F) + Pseudotropheus saulosi juv.(1M+2F)?!

Vou adquirir um filtro SUNSUN 1000l/h ou JEBO 1200l/h

Luz: calha com lampada de 30W para começar!

Termostato de 100W.

Aquardo comentarios e críticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pela vossa ajuda.

Junto entao os dados do meu (pequeno eu sei) aqua.

Aqua: 100C x 30L x 40A.

Quero meter fuana: mono-especie ou 2 especies... no maximo!

Mono = Pseudotropheus saulosi (1M + 4/5 F)

2 Especies = Labidochromis caeruleus juv.(1M+2F) + Pseudotropheus saulosi juv.(1M+2F)?!

Vou adquirir um filtro SUNSUN 1000l/h ou JEBO 1200l/h

Luz: calha com lampada de 30W para começar!

Termostato de 100W.

Aquardo comentarios e críticas.

 

Para um aquario com essa litragem chega perfeitamente o da jebo 900 L/H

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha areia comprei numa loja de animais de rua.

 

essa areia é usada nas gaiolas dos pássaros para por no fundo, é branca brilhante e fininha tipo grão de açúcar.

eu não tou nada arrependido de a ter comprado.

 

já agora dependendo da loja esta areia não custa mais de 0,70 o kg eu comprei em duas lojas diferentes e numa foi a 0,70 e na outra 0.50 (quem me dera ter ido a esta primeiro.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquario com essa litragem chega perfeitamente o da jebo 900 L/H

 

tks... esse Jebo 900l/h tem quantos cestos?

por acaso sabes de outra loja para além da Avipeixe que comercialize Jebo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha areia comprei numa loja de animais de rua.

 

essa areia é usada nas gaiolas dos pássaros para por no fundo, é branca brilhante e fininha tipo grão de açúcar.

eu não tou nada arrependido de a ter comprado.

 

já agora dependendo da loja esta areia não custa mais de 0,70 o kg eu comprei em duas lojas diferentes e numa foi a 0,70 e na outra 0.50 (quem me dera ter ido a esta primeiro.

 

 

tks... Essa areia então é para passaros? Usas a mesma para Mbunas?

É alcalina ou neutra? Altera-te o Ph/Gh e Kh da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tks... Essa areia então é para passaros? Usas a mesma para Mbunas?

É alcalina ou neutra? Altera-te o Ph/Gh e Kh da agua?

 

é neutra, não altera nada.

 

e sim uso para um aquário de tanganikas.

 

atenção não é areia para pássaros, é areia a avulso que se compra nas lojas de animais e que sim USASSE nos pássaros, atenção a areia que compras, não compres com casca de ostras ou aromáticas.

 

esta areia é comprada a avulso é um branco cristalino muito fina.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é neutra, não altera nada.

 

e sim uso para um aquário de tanganikas.

 

atenção não é areia para pássaros, é areia a avulso que se compra nas lojas de animais e que sim USASSE nos pássaros, atenção a areia que compras, não compres com casca de ostras ou aromáticas.

 

esta areia é comprada a avulso é um branco cristalino muito fina.

 

Tks Luis

Vou ver se encontro essa areia q falas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais