LAGO FORMAL 8000LT


Recommended Posts

ISTO É PARA NÃO ME ESQUECER:

Meus links de consulta:

 

Info-Plantas

plantas

 

 

 

 

Boas a todos, estou a Zero, e gostaria de contar com a vossa ajuda para a construção de um lago.

 

Estava a pensar fazer um quadrado 3,5x3,5, por questões de área e arquitectura.

 

Pretendo um lado multifunções, muita flora e alguma fauna, poucos peixes, rãs e salamandas gosto muito. e uma cobrita de água amiga.lol

 

Também gostava que a passarada da zona lá viesse refrescar-se.

 

Sol de manha, sombra de Tarde mas com boa luminosidade.

 

Muito Calor de Verão, 12º de Invernos, geadas e um dia de neve por ano.

 

1-Mantenho uma profundidade constante tipo 1m, e depois modelo com suportes, estava a pensar isto porque me permitiria alterar o volume de água e zonas, conforme as coisas fossem correndo no futuro. Ou modelo logo, por socalcos?

 

2-Durante a escavação e posterior impermeabilização(ainda vou decidir método, em principio betão) , quais os tubos que tenho de deixar, diâmetro, no fundo de lado, etc?

 

3- e caixa para equipamentos, convém fazer alguma, que dimensões e ligações necessárias.

 

Depois vou colocando mais duvidas conforme o projecto for andando, amanha vou tentar colocar fotos do local.

 

Um abraço

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 134
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Estava a pensar fazer um quadrado 3,5x3,5, por questões de área e arquitectura.
A tendencia é criar uma lago ornamental e isso prediz uma harmonia com o meu ambiente daí faze-lo quadrado é feio (a meu ver). Sugiro uma geometria parecida com um feijáo, oval ou com semelhanças.

 

Pretendo um lado multifunções, muita flora e alguma fauna, poucos peixes, rãs e salamandas gosto muito. e uma cobrita de água amiga.lol
Um lago ornamental "plantado" é muito bonito e traz a natureza para perto. Poucos peixes é importante, principalmente se forem grandes iguais as carpas.

 

Também gostava que a passarada da zona lá viesse refrescar-se.
Se surprenderá positivamente com a variedade de visitantes que terás.

 

Sol de manha, sombra de Tarde mas com boa luminosidade.
É a melhor condição de se ter um lago pois diminui a possibilidade das algas proliferárem.

 

Muito Calor de Verão, 12º de Invernos, geadas e um dia de neve por ano.
Poderá perder algumas plantas e muito dificilmente peixes compatíveis às temperaturas.

 

1-Mantenho uma profundidade constante tipo 1m, e depois modelo com suportes, estava a pensar isto porque me permitiria alterar o volume de água e zonas, conforme as coisas fossem correndo no futuro. Ou modelo logo, por socalcos?
Não entendí muito bem mas, o ideal é NÃO manter uma mesma profundidade, varia-la para as exigencias de profundidades das plantas. Caso mantenha uma mesma profundidade terá que planta-las em vasos e os elevar.

 

2-Durante a escavação e posterior impermeabilização(ainda vou decidir método, em principio betão) , quais os tubos que tenho de deixar, diâmetro, no fundo de lado, etc?
Tenha consciência de que o betão eleva muito o pH e a reserva alcalina da água e isso pode atrapalhar manter certos peixes e plantas.

Os tubos que deverá fixar no lago seria em torno 50mm para dreno total (fundo do lago), 25mm para captar água para o filtro, um 40 ou 50mm para servir de ladrão (excesso de água) e talvez um de 20mm para captar água para uma cascata ou mesmo filto UV. Isso é uma sugestão, ok?

 

3- e caixa para equipamentos, convém fazer alguma, que dimensões e ligações necessárias
Terá que definir qual tipo de filtro irá usar. Sou adepto dos filtros externos que recebem água jogada pela bomba e que volta ao lago pela gravidade depois de passar pelas mídias filtrantes e biológicas.

Boa sorte no projeto.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tendencia é criar uma lago ornamental e isso prediz uma harmonia com o meu ambiente daí faze-lo quadrado é feio (a meu ver). Sugiro uma geometria parecida com um feijáo, oval ou com semelhanças.

 

Um lago ornamental "plantado" é muito bonito e traz a natureza para perto. Poucos peixes é importante, principalmente se forem grandes iguais as carpas.

 

Se surprenderá positivamente com a variedade de visitantes que terás.

 

É a melhor condição de se ter um lago pois diminui a possibilidade das algas proliferárem.

 

Poderá perder algumas plantas e muito dificilmente peixes compatíveis às temperaturas.

 

Não entendí muito bem mas, o ideal é NÃO manter uma mesma profundidade, varia-la para as exigencias de profundidades das plantas. Caso mantenha uma mesma profundidade terá que planta-las em vasos e os elevar.

 

Tenha consciência de que o betão eleva muito o pH e a reserva alcalina da água e isso pode atrapalhar manter certos peixes e plantas.

Os tubos que deverá fixar no lago seria em torno 50mm para dreno total (fundo do lago), 25mm para captar água para o filtro, um 40 ou 50mm para servir de ladrão (excesso de água) e talvez um de 20mm para captar água para uma cascata ou mesmo filto UV. Isso é uma sugestão, ok?

 

Terá que definir qual tipo de filtro irá usar. Sou adepto dos filtros externos que recebem água jogada pela bomba e que volta ao lago pela gravidade depois de passar pelas mídias filtrantes e biológicas.

Boa sorte no projeto.

 

 

Obrigado, já tenho a coisa a rolar no cerebro.

 

- A geometria quadrada, mais tarde entenderas.....tem a ver com a arquitectura da habitação e da zona onde vou colocar, semi-minimalista, se bem feito fica giro, tipo Fen shui japonês. A zona não permite redondos, pois diminuiria significativamente a área.

 

 

Se Modular:

 

1º patamar com 15cm de profundidade, certo? largura a ver depois no formato

2º Patamar 40 a 50 cm de profundidade

3º Patamar 1 a 1,10 em funil, para o tubo de fundo, Certo? Aspectos a ter em conta com a boca de fundo, ter ralo, estar saliente?

 

Agora Áreas e formatos dos patamares

 

O 1º convém ter uma zona mais larga, para Pantanal. e em volta tem de fazer Base oval para colocação das areias para as plantas?

O 3º convém estar do lado oposto do pantanal, certo?

Existe alguma formula que relacione estes patamares consoante a area total, tipo para 10m2, xm2 para o 1º patamar, xm2 para o 2º, xm2 para o 3º patamar. Pelo que li algures para 10m2 a parte mais profunda deve ser 2m2, e a 1º e 2º?

 

Desculpem tanta pergunta, mas quero fazer um lago 5****

 

Há quanto aos filtros, parece que os mais perfeitos são os bakki shower.

 

Um aspecto importante é o gasto eléctrico, qual o sistema bomba\Filtro mais económico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tendencia é criar uma lago ornamental e isso prediz uma harmonia com o meu ambiente daí faze-lo quadrado é feio (a meu ver). Sugiro uma geometria parecida com um feijáo, oval ou com semelhanças.

 

Um lago ornamental "plantado" é muito bonito e traz a natureza para perto. Poucos peixes é importante, principalmente se forem grandes iguais as carpas.

.......

 

http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=367

 

WOOUuh,

 

Vão me desculpar mas foi dos mais giros que vi aqui no forum.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe alguma formula que relacione estes patamares consoante a area total, tipo para 10m2, xm2 para o 1º patamar, xm2 para o 2º, xm2 para o 3º patamar. Pelo que li algures para 10m2 a parte mais profunda deve ser 2m2, e a 1º e 2º?
Pelo que eu saiba não há nenhum paralelo definido para co-relação, deve haver sim, um bom gosto quanto as dimensões entre eles e que no futuro serão redefinida pelas plantas palustres, submersas e as flutuantes bem como até algumas extrenas que também farão parte do contextro que criares.

 

 

Desculpem tanta pergunta, mas quero fazer um lago 5****
O ideal é que pesquise, se informe, questione, etc. agora na fase de criação para evitar erros pois com certeza seu projeto será um GRANDIOSO LAGO 5 ESTRELAS.

 

Há quanto aos filtros, parece que os mais perfeitos são os bakki shower.

Um aspecto importante é o gasto eléctrico, qual o sistema bomba\Filtro mais económico?

Adianto-lhe que "na prática", os lagos plantados e com fauna compatível podem se manter cristalinos e saudáveis com uma filtragem de até metade do seu volume mediante um filtro mecânico e biológico eficiente e que funcione as 24 horas/dia. O consumo de energia para bombas submersas para lagos é bastante razoável e se elas forem mesmo bem dimensionadas com certeza não lhe sairá caro/alto esse consumo.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=367

WOOUuh,

Vão me desculpar mas foi dos mais giros que vi aqui no forum.

Obrigado pelo comentário.

Sempre ficamos envaidecidos quando alguem elogia um projeto que desenvolvemos.

Caso queira conhecer o meu 3º lago que é um mini será um prazer: http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=2792

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os gastos eléctricos serão um aspecto muito importante.

 

1-Para um lago com cerca de 7000l, qual o consumo em kw\h, a bomba poderá ter um debito de água menos á do lago, julgo que também que um fluxo menos permitirá dar mais tempo para o processo de filtragem e decomposição natural na zona pantanosa, certo?

Se a bomba tiver o debito igual ao lago, significa que passado um hora, posso desligar o sistema, assim basta ligar em certos períodos do dia, e não 24h, certo?

 

 

 

2- metade do lago terá o dobro do tempo do sol, farei aqui a maior area de zona mais baixa, para pantano, ou ao contrario, as zonas mais profundas onde dá mais sol?

 

3- A zona de entrada de água é indiferente? na pantanosa ou na profunda?

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, é com gosto que recebemos mais um interessado em ficar doente pela legofilia.

Li com extrema atenção o que foi escrito e dá para perceber que estás no bom caminho, e um lago quadrado é sempre interessante, só na questão dos patamares é que reside o problema, porque com um quadrado de 3.50 não vais conseguir fazer todas essas áreas porque não tens comprimento suficiente. Se pegares num papel e começares a desenhar com uma escala esses desníveis vais ver que os degraus ficam muito pequenos.

 

Quanto á bomba, há bombas com os mais variados consumos, no teu caso se não fizeres nenhuma cascata não vais ter necessidade de uma bomba com um grande caudal por isso o consumo vai ser muito baixo. Em relação ao filtro podes construir tu um (neste forum há muitos ex: ) ou podes comprar um, que de uma forma compacta já tem UV e bio filtragem, na minha opinião é a melhor opção.

 

O lago vai ficar ao nível do chão?

Quando é que podemos ver as fotos?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas ideias:

- Como aí é frio, se puderes aumentar a profundidade máxima pra 1,20 ou 1,40m talvez fosse bom.

- como vais trabalhar comn betão em vez de fazeres desníveis como nos lagos de terra podes também fazer prateleiras, imagina um canto com uma prateleira triangular com 20 ou 30 ou? cm de profundidade e por baixo fica uma zona com a profundidade total e meio sombreada, há-de haver quem (peixes ou anfíbios) a goste de frequentar.

 

Cumps,

João

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda, já estou a perceber um pouco mais.

 

Lago ao nível do chão.

 

Quanto aos filtros já tenho mais ou menos definido.

 

A-Aquele de caixa horizontal dividida em 3 ou 4 partes com os elementos filtrantes, e a agua a passar de uns para os outros.

O senão deste, é que se quiser elevar para uma cascata a 1m do solo, sem ter de o colocar no cimo da mesma, terei de abrir um buraco que comunique com o lago, para assim, permitir nivel hidrostática para a bomba.

tipo isto:esquema_a2.jpg

 

B-Tb estou inclinado para este filtro, para o inicio, por ser bastante simples, tipo caixas de fruta de PVC perfuradas, empinhadas umas em cima das outras, com o material filtrante dentro de cada uma.

O Senão é necessitar de uma coluna de água muito elevada, agravada se quiser uma cascata.

 

 

Minha Solução, se possível:

Principalmente para o sistema A, que poderia colocar simplesmente no chão, mas acima do nivel do lago.

A solução seria dividir o tubo de saída da bomba em dois, uma para o filtro e outro para a cascata, será possível?, não me interessa muito caudal na cascata, por causa do barulho, gosto mais de um correr e salpicar mais suave. Alem de que assim, o filtro também colocaria agua no lago de um ponto mais elevado, e noutra zona diferente do da cascata, provocando algum movimento de superfície.

 

Aos poucos vou lá, Ainda estou a fazer desenhos na cabeça e em guardanapos de cafe, assim que tiver colocarei aqui.

Mas tenho primeiro de saber com o que contar a nível técnico.

 

Pessoal de Portugal conhecem boas lojas da especialidade em portugal, quanto custa uma bomba para um lago de 6000lt a 7000lt?

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-Local do lago- onde está aquela tralha! restos do final da obra por administração directa.

Como podem ver a meio da tarde tem sombra com luminosidade. Sol só de manha até ás 13.00h

Área da zona 5,9x4,8

 

img6246y.jpg

 

2-A zona do lago fica no All de entrada exterior, que liga a um Jardim, pretendo que fique tudo conjugado!

img6247n.jpg

 

3-Ainda tenho patamares nas traseiras da habitação, mas como são zonas onde vou pouco, vou usa-la para horta e arvores de fruto, não quero ai, quero na entrada onde possa admirar o lago e poder dar-lhe atenção e boa manutenção.

img6248x.jpg

img6249r.jpg

 

 

Ideias?

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu quintal tem muitas potencialidades para fazeres um ambiente aquático de excelência.

 

Se queres ideias: Porque não aproveitas os vários patamares para fazeres vários ambientes?

Pelo que percebi são 3 patamares, no primeiro junto da casa seria o lago minimalista para carpas, no segundo um ambiente com plantas para filtragem e bio filtros, no terceiro um lago com plantas e outras espécies de peixes e até tartarugas onde a agua seria bombeada de volta para o primeiro.

 

Complicado?

 

Que tipo de bomba é que tu queres? Interior ou exterior e com que caudal?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado GardenKoi, mas apenas quero fazer na entrada, pois no meu caso, prefiro um lago pequeno que possa cuidar, do que me ter em algo, que depois não posso tratar, mas obrigado na mesma.

 

AQUI VAI O MEU PRIMEIRO ESTUDO:

lago3.jpg

 

Lembrem-se que é para colocar nesta zona:

img6246y.jpg

 

esquema2.jpg

 

a=3,5m

b=3,5m

 

A-Zona limpa e profunda

Diamentro = 3,10 m

Área A = 7,5 m2

h1=1m

Volume-A=7500 lt

 

Zona B e C - Zona Baixa - pantanoso

ÁreaB,Cc= 1,2+1,2= 2,4 m2

h2=h3=0,2m

VolumeB,C=500 lt

 

Cascata

Altura da Cascata= +- 0,75m

Área util = 0,75m2

h= 0,25m

Volume= 200 lt

 

TOTAIS (aprox.)

 

Volume Total = 8000 lt

 

Coluna de água = Fundo lago + Cimo Cascata + elevação do filtro = 1+0,75+0,25= 2 m

 

 

Estou aberto a alterações!!

 

1-Para já a minha duvida é na zona limpa, que tem um diamentro de 3,1m, Acham que deva colocar outro patamar, vantagem e desvantagens.

 

Faço mais um patamar na zona limpa? As alturas que apresentei, o que acham? Cascata?

 

Bomba=4000 lt\h? fora do lago com mangueira até ao fundo, ou bomba no fundo?

Filtro de caixa horizontal com 3 ou 4 divisórias, volume?

 

 

Por Favor critiquem com força, e opções.

 

Obrigado

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos aqui um artista para o desenho. Parabéns!!

 

A minha opinião é que tens umas ideias óptimas mas eu penso que tens muito lago e pouco espaço.

Com as dimensões desponiveis vai ficar tudo amontoado. O teu projecto ficaria óptimo se fosse mais espaço, mas podes fazer um ensaio com placas de cartão e tijolos para veres se depois de tudo montado vai ficar como idealizas-te e não te esqueças que as plantas vão crescer.

 

Continua

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, está um projecto muito fixe!

 

 

Só uma ideia...... prolonga a Zona A (Zona limpa e profunda) para de baixo do deck

e constrói o deck com o espaçamento entre ripas um pouco superior ao normal, para que se veja o lago em baixo.

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos aqui um artista para o desenho. Parabéns!!

 

A minha opinião é que tens umas ideias óptimas mas eu penso que tens muito lago e pouco espaço.

Com as dimensões desponiveis vai ficar tudo amontoado. O teu projecto ficaria óptimo se fosse mais espaço, mas podes fazer um ensaio com placas de cartão e tijolos para veres se depois de tudo montado vai ficar como idealizas-te e não te esqueças que as plantas vão crescer.

 

Continua

 

Obrigado pelo elogio, mas isso apenas foi feito á hora do almoço.

 

A zona tem de ser esta, pois eu já me conheço, para realmente apreciar o lago e poder dar-lhe a manutenção diária, tem de ser á entrada onde passo varias vezes.

 

A vegetação sou dos que gosta de "Matagal" gosto mesmo, adoro os jardins com muita vegetação mesmo que desordenada.

 

As dimensões do lago (3,5x3,5) cabem bem na zona, claro que quando começar a escavar, vou ter de fazer afinações, isso é inevitável.

 

Quando poder vou experimentar o que me indicas, principalmente na altura da cascata que terá de ficar bem proporcionada com a área.

 

Mas partindo deste projecto, vou ter de avançar. Tenho receio é nas Alturas, patamares, cascata, sistema de filtro? pois isso pode condicionar a forma do projecto.

 

Ajuda-me nas cotas e numero de patamares.

 

thanks

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, está um projecto muito fixe!

 

Só uma ideia...... prolonga a Zona A (Zona limpa e profunda) para de baixo do deck

e constrói o deck com o espaçamento entre ripas um pouco superior ao normal, para que se veja o lago em baixo.

 

 

Cumps,

PC

 

Obrigado, a ver vamos....

 

Pensei nisso, na cota 1m, mas iria aumentar consideravelmente o volume e logo a bomba.....(1,20m2x1m=1200lt) (lembrem-se que o custo eléctrico da bomba é para mim um aspecto importante)

 

Isso apenas traria vantagem para protecção dos peixes?

 

 

Se for apenas os 20cm de profundidade, poderia provocar uma zona de acumulação de detritos?

 

E quanto ao resto alturas e mais um patamar intermédio ?

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A todos os laguistas, Dêem o vosso contributo, pois se o operário vier este sábado, vou começar as escavações.

 

Comentem o projecto, e não se esqueçam das alturas e da necessidade ou não de outro patamar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pouco percebo de Lagos, mas houve ai uma tua pergunta que ninguém respondeu.. Se podias ou não desligar o ligar o filtro pontualmente caso este tivesse um débito igual ao volume do lago...

Isto não pode ser feito! Um filtro não pode estar desligado mais do que uma hora... Para além da filtragem mecânica(a que filtra resíduos) há também a biológica que 'transforma' Amónia em Nitritos e seguidamente em Nitratos. Se desligares o filtro por muito tempo as bactérias do filtro morrerão e lá sei vai o Ciclo do Azoto...

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pouco percebo de Lagos, mas houve ai uma tua pergunta que ninguém respondeu.. Se podias ou não desligar o ligar o filtro pontualmente caso este tivesse um débito igual ao volume do lago...

Isto não pode ser feito! Um filtro não pode estar desligado mais do que uma hora... Para além da filtragem mecânica(a que filtra resíduos) há também a biológica que 'transforma' Amónia em Nitritos e seguidamente em Nitratos. Se desligares o filtro por muito tempo as bactérias do filtro morrerão e lá sei vai o Ciclo do Azoto...

 

Daniel

 

Obrigado, o que disseste foi muito importante, pois evitou uma possivel compra errada de bomba.

 

 

Pelo raciocínio que faço, é preferível uma bomba bem abaixo do volume do lago, assim com o mesmo custo eléctrico diário, entre desligar longos períodos de tempo, posso fazer ciclos mais longos, com uma bomba de debito muito inferior ao volume do lago, e potência inferior.

 

Claro que tb tenho de ter atenção a coluna de agua.

 

Tenho de aprofundar mais esta questão da bomba e do filtro.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei nisso, na cota 1m, mas iria aumentar consideravelmente o volume e logo a bomba.....(1,20m2x1m=1200lt) (lembrem-se que o custo eléctrico da bomba é para mim um aspecto importante)

 

Isso apenas traria vantagem para protecção dos peixes?

Boas pack21,

 

Eu não percebo nada de lagos..... mas aqui vai os meus bitaites :medieval_mace:......

 

 

pelas tuas contas o lago tem cerca de 8000lt..... com mais o pequeno acrescento debaixo do deck ficaria com 9200lt.....

penso que esta diferença não implica o aumento do caudal da bomba.....

na minha opinião a quantidade de fauna é que pode ter um maior peso no dimensionamento da bomba e do tamanho do filtro.

 

E se a máxima aplicada aos aquários de que quanto mais agua melhor, mais estável é o ecossistema, se aplicar também aos lagos,

para alem de poder ficar esteticamente agradável, possivelmente oferecer uma boa protecção aos peixes tens também um ecossistema mais estável. :character0050:

(desculpa..... mas tive que defender a minha ideia! :D)

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pack21,

 

Eu não percebo nada de lagos..... mas aqui vai os meus bitaites :D......

................

............

(desculpa..... mas tive que defender a minha ideia! :character0050:)

Cumps,

PC

 

Em principio vou mesmo seguir o teu conselho, e vou tb escavar essa zona, se depois não gostar, sempre posso no futuro colocar uma parede e servir de arrumação para bomba e arrumação.

 

thanks.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve estar ligado 24h sobre 7 dias da semana... Só desligam quando é para limpar.

Agora outra coisa.. Nos aquários convém ter pelo menos débito 3\4x maior ao do aquário.. Duvido bastante que em lagos também o seja..

Uma coisa é certa.. Compra a bomba mais potente que puderes..

Dá uma vista de olhos neste link --> http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....c&highlight

Esse filtro parece bastante bom.. E com um esforço podias adaptar isso de uma forma estupenda.. Onde pensas construir a cascata, que tal usar um skimmer na pedra da cascata que ficar em contacto com água. Depois usavas aquele tipo de filtro do link e usavas uma bomba para mandar água para a cascata que ficaria mesmo por cima...

Ou seja, imagina aquele filtro 'dentro' da cascata(com outro formato) e o skimmer na parede da cascata.

Assim escondias o filtro.. Só tinhas é de arranjar maneira de fazer-lhe a manutenção.. Mas com um pouco de pensamento vais lá :character0050:

Boa sorte.

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve estar ligado 24h sobre 7 dias da semana... Só desligam quando é para limpar.

........

Assim escondias o filtro.. Só tinhas é de arranjar maneira de fazer-lhe a manutenção.. Mas com um pouco de pensamento vais lá ;)

Boa sorte.

Daniel

Isso ficava espetacular debaixo do Deck.

 

Embora se fosse eu tentava adaptar o filtro de caixa repartida para isso, pois é bastante mais simples de limpar.

 

Mas não convém captar a água do fundo do lago?? Esse sistema parece que não.

 

 

Alguem me pode ajudar a usar um filtro de caixa repartida, para SKimmer no deck e enviar para cascata? tudo com a mesma bomba.

 

EDIT: Tiro o Skimmer pois podem la cair pequenos animais e peixes.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha pois era.. Debaixo do deck é que estava bom..

Se a água vem de cima ou de baixo já não sei :S Mas se for de baixo podes fazer igual... Só que com um sentido de água ao contrário.. Puxa-se água do fundo e depois sai pelo skimmer... Acho que é uma opção a ser estudada ;)

 

Daniel

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais