LAGO FORMAL 8000LT


Recommended Posts

Boas. bem se ninhem sabe o nome da planta que cheira a rio, nada melhor que ir a uma ribeira próxima e ver o que la ha:P

 

Bem hoje andei a fazer escavações para o meu lago, e quanto mais terra tiro ,mais há, to cansado ja:P tb ta muito calor para fazer isto..tenho trabalho ate ao natal ;) l .

 

heheh...

 

Eu bem que avisei que a escavação é o pior, não desistas depois vem o gozo na montagem.

 

força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 134
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mais uma coisa; voltei a ler os teus tópicos sobre filtros porque coloquei um esquema de filtros no meu post e acho que é o sistema mais simples que existe,

 

os sistemas que tem a bomba depois do sistema de filtragem correm o perigo de ficar a trabalhar em seco, se o filtro bloquear em alguma camada (que acotence sempre que não façamos a manutenção a tempo e horas.)

 

Depois vi também aquele sistema de 2 bombas ao pormenor e é interessante mas tem duas bombas que para mim não me interessa isso(apesar de ser uma boa ideia,) não leves a mal:P

 

Este ultimo sistema de filtragem com caixotes tipo lixo e bidões aparenta ser eficaz e de certeza que a agua fica impecável mas requer muito material e espaço para o colocar( e nos laguistas temos sempre problema de espaço para colocar filtros(uma vez que não queremos que se veja de lado nenhum.o melhor mesmo era nem la estar lool )

 

resumindo acho que este sistema facilita muita coisa:

skimer.jpg

 

 

tem uma caixa de pré filtro que serve exclusivamente para reter as impurezas maiores e para colocação da bomba fora do lago,sem ter o perigo de entupimentos devido ao filtro, e não ficando assim a bomba visível dentro do lago, esta caixa so vai ter uma divisão sem nada filtrante, ficando as partículas mais pesadas e maiores logo no 1º separador. e ficando assim a caixa escondida a altura da linha de agua enterrada, onde não se veja e tenha fácil acesso.

 

o filtro (bidao)esta melhor esplicado no meu post:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=133317&st=0#entry818612

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta com bom aspecto. que e o trabalhador ai?são contratados? isso não vale era para ser ""faça você mesmo" lool.

 

Sou eu a camara tem retardador de disparo, coloquei em cima de uma mesa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.......................

 

resumindo acho que este sistema facilita muita coisa:

skimer.jpg

 

.............

 

Obrigado pelas dicas.

 

AS semelhanças são obvias, aquela caixa azul que vês, que será mais alta e outra igual, serão o pré-filtro para as bombas do lago e do Skimmer, depois vais tudo para o filtro biologio atras da cascata.....

 

img6289.jpg

 

A minha concepção é semalhante ao teu esquema.

 

Thanks

:sleepiness2:

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja to a ver o esquem, usar caixas de fruta parece fixe pois é fácil de desmontar e limpar,mais ate que o meu pote, só tem um contra que é caso um elemento faça alguma obstrução a agua sai logo pelo cesto no inicio mas isso com limpeza frequente não devera acontecer.

Ta a ficar um bom trabalho

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma duvida que me surgiu com esta questao dos niveis e das boias foi: certamente ira colocar um tubo ladrao para quando o nivel max for atingido despejar. no meu caso o terreno e plano, nao tenho um sitio mais baixo para faser descarga. como vais faser no teu caso?a agua descarrega para onde?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma duvida que me surgiu com esta questao dos niveis e das boias foi: certamente ira colocar um tubo ladrao para quando o nivel max for atingido despejar. no meu caso o terreno e plano, nao tenho um sitio mais baixo para faser descarga. como vais faser no teu caso?a agua descarrega para onde?

 

no meu caso a água do ladrão e da limpeza dos filtros, será encaminhado por gravidade para um destes tubos, o outro é para envaziar o lago tendo este torneira

 

No teu caso terás de ter uma manilha de 1x60 com uma bomba com boia para deitar para algum lado longe do lago

 

Tubos de 2", que serão colocadas no caleiro debaixo da grelha, uma com torneira do lago, outro livre da caixa de limpezas e ladrão

img6275n.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso a água do ladrão e da limpeza dos filtros, será encaminhado por gravidade para um destes tubos, o outro é para envaziar o lago tendo este torneira

 

No teu caso terás de ter uma manilha de 1x60 com uma bomba com boia para deitar para algum lado longe do lago

 

Tubos de 2", que serão colocadas no caleiro debaixo da grelha, uma com torneira do lago, outro livre da caixa de limpezas e ladrão

 

 

hum. to a a perceber.. na verdade o meu problema é ter um muro em pedra na frente do nivel seguinte, ou seja o jardim e plano mas tem um muro que faz degrau , secalhar o que vou faser e escavar ate ao muro e deixo a correr par dentro do muro, dai a agua que va para onde queira. lol logo vejo melhor.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o diametro da circunferencia e qual a prefundidade maxima que vai ter da superficei ao fundo da circunferencia?

 

Agora em bruto está com 2,70, depois de rebocado vai ficar no final com 2,60. A profundidade da lamina de água ao fundo na circunferencia é de 1,20, na zona quadrada das plantas 0,45.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo trabalho, mas eu fazia a piscina!! esse lago vai ficar pelo preço de uma piscina! e ainda por cima em Vila real, o calor que aí faz de Verão!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo trabalho, mas eu fazia a piscina!! esse lago vai ficar pelo preço de uma piscina! e ainda por cima em Vila real, o calor que aí faz de Verão!!!

 

lol

 

A piscina do lado com o deck a toda a volta ficou por 35.000

 

lol na mesma

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois das juntas cheias, uma armaçãozita de ferro a toda a volta, antes da fiada de bloco seguinte:

 

...em ferro de 6mm, é barato e vale a pena.

 

img6292nzz.jpg

 

 

PS: Ultimas fotos 6ª feira vou para o lagão salgado do sul...depois só em final de Agosto

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

piscina ao mesmo perco de uma palete de blocos e meia dúzia de sacos de cimento. haha essa é boa

mande-me 2 a esse preço:P

 

bem mas serio a piscina só em tratamentos para a agua e bombas sai mais cara que qualquer lago feito por nós.

 

 

quando voltares da ferias já eu tenho o meu acabado, se entretanto arranjar umas toneladas de dinamite para rebentar estas pedras todas que ca tenho,...r grrr

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma fiada...está quase.... :Fade-color

 

Só falta a cinta de betão final, que será o nivel de água, á altura do passeio exterior, depois levara 16 cm de "postes" de xisto preto para suporte de videiras aparelhados por cima, para a altura do terreno e deck, esta será á altura do degrau do Hall de entrada que se vê na foto.

 

 

img6293p.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Considerações:

 

- Caso tenham reparado na zona onde vai levar o deck a parede quadrada recua em relação ao circulo, isto é para no final criar o efeito de deck suspenso, pois este vai ficar alinhado com a parte circular, e não apoiado no bordo (espero é quando estiver no bordo, não virar o decK).

 

- Até 6ª feira quero deixar tudo aterrado, principalmente junto da zona da cascata, caixas de drenagens, para ir compactando durante as férias.

 

- Bonito, bonito será forrar interiormente o lago com xisto laminado fino, mas não o vou fazer (julgo) para não diminuir o volume e custo claro, quero é utilizar uma pintura preta.

 

- Hoje tambem já vou colocar os tubos de abastecimento electrico.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta quase, A parte de forrar a pedra fica giro mas esta muito visto e acho pelo que tenho ouvido falar que deixa a agua muito alcalina, no meu ate tom medo do tempo que tenho de esperar ate o cimento estabilizar e a agua se manter com ph aceitavel, se nao la ficam metade dos peixes cegos lol.

uma ideia que gosto e que to a pensar em faser é faser td em betao e por dentro faser uma parede em boneco burro ou nao sei como se chama ai em cima, sao aqueles blocos pequenos e vermelhos de barro cozido usados nas lareiras,fornos e chamines que fasem um efeito giro. e ao serem ceramica talves nao faça o ph subir tanto ao inicio, mesmo assim...

 

uma vez quevou faser logo en cimento sem blocos de cimento e so depois acrescentar a parede de blocos de barro nao devera parrar dos 10/15 cms de espessura

que achas da ideia?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta quase, A parte de forrar a pedra fica giro mas esta muito visto e acho pelo que tenho ouvido falar que deixa a agua muito alcalina, no meu ate tom medo do tempo que tenho de esperar ate o cimento estabilizar e a agua se manter com ph aceitavel, se nao la ficam metade dos peixes cegos lol.

uma ideia que gosto e que to a pensar em faser é faser td em betao e por dentro faser uma parede em boneco burro ou nao sei como se chama ai em cima, sao aqueles blocos pequenos e vermelhos de barro cozido usados nas lareiras,fornos e chamines que fasem um efeito giro. e ao serem ceramica talves nao faça o ph subir tanto ao inicio, mesmo assim...

 

uma vez quevou faser logo en cimento sem blocos de cimento e so depois acrescentar a parede de blocos de barro nao devera parrar dos 10/15 cms de espessura

que achas da ideia?

 

Andas-me a ler os meus pensamentos???....ainda á pouco durante o almoço me pus a pensar em revestir a parte de cima visivel em Tijolo de burro preto pois em xisto alem de caro, iria ter muita dificuldade a aparelhar as pedras e a espessura é maior, dá muito trabalho.

 

Acho boa ideia em fazer em betão e revestido com tijolo de burro vermelho, principalmente aqueles tijolos mais tocos com o tempo e algumas algas fica girissimo.

 

Tens é de ter o cuidado de deixar a superficie do betão como se fosse a final, isto é, totalmente impermeavel, para isso não consideres que o tijolo de burro vai impermeabilizar.

 

Com essas espessuras já podes alargar mais um pouco o lago, pois já teras apoio para as pedras o tijolos de burro de topo.

 

 

Muito importante é teres a noção que se vais ter um revestimento em tijolo de burro, mesmo tosco, o teu lago deverá ter uma geometria e aspecto formal no aspecto exterior (dentro de água já não se aplica está obrigatoriedade), e não poderas andar com muito informalismo.

 

Fica muito lindo estes lagos formais, mas teras de manter sempre o rumo nesse sentido.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito importante é teres a noção que se vais ter um revestimento em tijolo de burro, mesmo tosco, o teu lago deverá ter uma geometria e aspecto formal no aspecto exterior (dentro de água já não se aplica está obrigatoriedade), e não poderás andar com muito informalismo.

 

Fica muito lindo estes lagos formais, mas teras de manter sempre o rumo nesse sentido.

 

 

não percebo estas noções de formal /informal. que queres dizer quando dizes isto?

 

e sim ja tinha pensado nisso de que o bloco não impermeabiliza, vou fazer em betão moldado por platekce pa manter a forma direita prai de +-5cms de espessura de betão

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebo estas noções de formal /informal. que queres dizer quando dizes isto?

 

e sim ja tinha pensado nisso de que o bloco não impermeabiliza, vou fazer em betão moldado por platekce pa manter a forma direita prai de +-5cms de espessura de betão

 

Este é um lago informal:

finking-pond.jpg

 

 

 

 

Este é um pequeno lago formal:

com este tamanho se fosse informal, não teria o belo impacto que dá, seria apenas uma charca.

0010453.jpg

 

Os informais, são mais fáceis de fazer, pois facilmente parecem bonitos devido a que os erros de concepção não se notarem tanto.

Por serem mais fáceis de tornar bonito a maiorias dos lagos são informais.-Necessitam no entanto de maior maturação geral.

- Trabalham com formas e materiais irregulares.

- Dificil de se trabalharem com materiais e formas modernas.

- Não se adaptam a espaços pequenos

 

 

Os formais, são mais difíceis de se fazerem bonitos, pois devido aos materiais modernos, com formas circulares, rectilineas, etc....

se não forem bem planeados e admitidos como formais (evitar andar por ex. a colocar uma bordadura de pedras irregulares se o lago é feito em tijolo de burro), não criam o impacto WUAmm de um informal maduro.....mas se forem bem planeados e depois de maduros o impacto é bem maior.

Se correr mal, corre-se o risco de se ficar só com uma boca de poço ou um tanque com água com plantas e peixes, sem substancia...

- Adaptam-se melhor a pequenos espaços de habitações.... isso vê-se no ex. da foto do lago formal que coloquei.

- Trabalham com formas e materiais regulares e modernos, vidro, inox, pintura, azulejos, madeira, cimento,.. etc.

- Fáceis de se trabalharem com materiais e formas modernas.

 

Depois há varias misturas, semi-formais, semi-informais, e o que dá o semi são pequenos elementos de uns noutros, tipo colocar um deck rectilíneo num lago informal torna-o num semi-informal, etc..etc

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum .. to a ver.

 

pois isto vai aos poucos como eu vejo que fica melhor. isso do formal é uma questão de gostos,como eu já vi aqui alguém dizer, "xii um lago quadrado.. que feio" eu dou mais valor como se parece depois de feito. quadrado ou redondo, o meu parece uma "empanadilha" como o meu pai disse loool por ter 2 lados redondos e 2 circulares. acho que foi porque me aborreci do look do outro mais pequeno muito arredondado e decidi fazer cantos ,também porque gostei do teu projecto e poupava-me a fazer aqueles degraus a volta duma dum lago oval.

 

o problema que vejo nas pedras quadradas da borda do lago é que aquilo vai parecer uma piscina se ponho pedras direitas. não gosto das redondas porque já tenho um e não me esta aparecer bem com as rectangulares. isto com boneco burro fica engraçado mas é difícil realmente juntar tudo de modo a parecer bem umas coisas com as outras. normalmente quando vejo blocos destes não tem nada da borda porque fica mais alta geralmente. isto tem de ser muito bem estudado, e acho que só depois de betonado é que se vai ver o que por ai há na pedreira por aqui na zona

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais