Paulo Moura Publicado Outubro 9, 2004 Publicado Outubro 9, 2004 Boas Preciso de ajuda tenho 4 Discus 3 deles já têm manchas brancas pelo o que li suponho ser Vitiligo não sei o que fazer visto que os tenho em um aquario comunitario, continuam a comer normalmente. Para começar aumentei a temperatura de 28º para 32º.
nunomiguel Publicado: Outubro 10, 2004 Publicado: Outubro 10, 2004 Vitiligo: doença cutânea, caracterizada pelo desaparecimento de pigmentação. Acho que isto afecta só humanos, não? O que os teus discos devem ter (digo devem porque sem ver é difícil) deve ter sido provocado pela mudança de aquários. São discos recém adquiridos? Pode tratar-se de costíase (provocado por parasitas). Acontece muito quando os peixes sofrem mudanças de aquário, quebras de temperatura ou quando estão sujeitos a muito stress. Nestes casos os peixes apresentam um ligeiro escurecimento, uma ligeira "destruição" das barbatanas (parece que foi roída), manchas esbranquiçadas sobre a pele ou excesso de muco (que se pode despender), etc. Nestes casos os discus continuam a alimentar-se normalmente (daí o diagonóstico que te dei). O aumento da temperatura nestes casos ajuda bastante. Em princípio será o suficiente para controlares "a doença". O facto de ser um aquário comunitário não deve permitir um grande aumento da temperatura (depende das espécies de peixes que tenhas). Esses 32º devem resolver o problema (mas podes subir até aos 34º). Mantêm a temperatura alta durante uns dias (pode ir de 1 a 2 semanas). Se tivesses os peixes separados poderias ainda juntar medicamento para combater parasitas (no comunitário não aconselho o uso do mesmo). Deves evitar provocar stress aos discus. Nada de os assustar, evita mexer muito no aquário, etc. PS: Esqueci-me de referir, nunca te esqueças de fazer quarentena aos discus recém adquiridos. Cumprimentos, Nuno
Paulo Moura Publicado: Outubro 10, 2004 Autor Publicado: Outubro 10, 2004 Obrigado Nuno fiz uma consulta a um manual da sera e pelos sintomas dos peixes a doença nesse manual é chamada de Vitiligo, seja como for não é isso que esta em conta o que interessa é safar os meus peixes. São peixes com 3 semanas no aquario, mas só na 6ªfeira é que começaram apresentar estes sintomas.
nunomiguel Publicado: Outubro 10, 2004 Publicado: Outubro 10, 2004 Paulo, Se já têm 3 semanas a hipótese de ser o problema que referi em cima penso que seja mais remota (embora possa acontecer). Só uma nota: muitas vezes os discus aparecem com a pela "manchada"de branco /opaca em certas zonas. Costuma-se notar mais em peixes azuis/castanhos ou de cor mais escuras. Isso normalmente é o muco que os discus têm´e não propriamente uma doença. Posso-te aconselhar apenas manteres a temperatura alta, muita observação e fazeres trocas de água regulares (também para evitar o acumular de bactérias e parasitas na água). Certamente que alguém mais experiente ainda se vai manifestar. Vamos ver. Boa sorte. Cumprimentos, Nuno
Esticoin Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 Olá Paulo! Recentemente tive um dos meus discos alenquer com sintomas semelhantes aos k referes no teu: cor escura, manchas algodonosas, muito assustado, com algumas lesãoes nas barbatanas. O peixe ficou bem em 3/4 dias, após eu ter subido a temperatura de 29 para 32ºC e ter adicionado formol (2ml para cada 100l de água) em 3 dias consecutivos, após os quais fiz uma mudança de 30% da água. O problema ficou resolvido! Já agora, resta-me agradecer ao meu amigo ruitaborda e ao maiato que me ajudaram com as suas sábias palavras! Acho k esta doença se chama Costia, mas nada como peskisar na net! Um abraço! Força com o discos! Pedro Cruz (APC87)
Tiago Amaral Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 Vitiligo só existe mesmo em humanos e caracteriza-se pela despigmentação da pele derivado aos melanócitos serem destruídos pelo sistema imunitário. Os melanócitos são as celulas que produzem melanina, que é a substancia que nos dá a pigmentação da pele e que nos faz ficar bronzeados no verão. O vitiligo só por si, só causa problemas a niveis estéticos, nada mais. Claro que quem tem, tem que ter cuidado com o sol porque a pele não tem nenhum tipo de protecção nessas zonas e pode muito facilmente contrair um cancro de pele. Tem varios tratamentos, porque o que resulta numa pessoa pode não resultar noutra, mas não tem cura. Foi só um "micro" esclarecimento, ou tentativa de... Acredito que o que os teus discos têm, seja Costia, como já disse o Esticoin. Tiago aquaTFA APK 161 APK Since 1998
Recommended Posts