E o cheiro do CO2 caseiro?


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Isto não passa de uma curiosidade! Então é assim, estava eu aqui a estudar para o meu exame de biologia, e comecei a estudar a fermentação. Como tal, lembrei-me das nossas receitas caseiras de CO2, pois essas receitas servem apenas para haver fermentação.

 

A fermentação, é efectuada, em boas condições, por leveduras,por exemplo fungos. Estes fungos, em boas condições (presença de glicose) fazem o processo fermentação, que por sua vez liberta um gás (co2) e produz álcool.

 

Comparando estes termos das leveduras à nossa receita caseira, é tudo do mesmo(ou não). Penso que o açúcar veio substituir a glicose, estarei certo? E no final da receita é produzido CO2. Até aqui tudo bem, e no final, quando vocês abrem a garrafa do CO2 para fazer uma nova receita, ja cheiraram aquele poderoso e intenso cheiro que sai da garrafa? Acredito que sim. E não vos cheira a vinho? algo que tenha álcool? (a mim cheira)

 

Achei isto interessante, e se alguém me poder ajudar nesta minha duvida de "Terá a historia das leveduras a ver com a nossa receita? e o cheiro?"

 

Cumprimentos!

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tás a dar aí uns quantos pontapés na biologia biggrin.png' alt=':biggn:'>.... O Açucar não subsitui a glucose (ou glicose como se chama no secundario) porque o açucar é uma sacarose (glucose+frutose)...

 

Como tu dizes, é uma fermentação... E dizes bem que forma um alcool, logo é uma fermentação alcoolica, o alcool que forma é o etanol. O etanol é o alcool que está presente em bebidas alcoolicas e é realmente o que fica na garrafa...

 

 

A ligação entre a receita do co2 e esta matéria, é que a fermentação liberta CO2 ( produto que nos queremos)... Logo juntamos os reagentes: Açucar (glucose) + Fermento (leveduras) ---->> CO2 + Etanol

 

 

Um acrescento a complicar, mas para ficar bem dito: A glucose nao passa directamente para a fermentação alcoolica... Primeiro sofre reacção de glicolise, consiste na quebra da glucose de maneira a formar acido piruvico, ou por outro nome piruvato.. Este acido piruvico, ou piruvato, segue para a fermentação alcoolica (redução do piruvato) onde sofre uma descarboxilação ( perda de um carbono). Este carbono forma a tão desejada molecula de CO2.

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E onde entra o bicarbonato de sodio? Será para minimizar a concentração de alcool?

 

Glucose+Fermento+Bicarbonato de sodio+Agua-->CO2+etanol+Agua! Certo?

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bicarbonato de sódio deve servir como tampão, tendo como função evitar a diminuição do Ph da nossa receita, permitindo assim o correcto funcionamento das leveduras no proceso de fermentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

cheira-te a vinho por causa do alcool, o chamado "vinho a martelo" é feito quase da mesma maneira açucar que ao fermentar liberta alcool e muito pouca uva!!!

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais