Aquario do Paulo Conceição


paulo_chinak

Recommended Posts

Eu no meu caso, por gravidade até tinha era fluxo a menos no escumador, daí mais uma razao para optar por mais uma bomba. Assim controlo o escumador apenas com o ar.

Pois, a tua bomba de retorno é so de 1200 L/h, o que na pratica vai dar um fluxo muito baixo.

Eu vou usar uma Ocean Runner de 3500 L/h que é gigantesca e vai dar até fluxo a mais e alguma da água vai pra sump e outra pro escumador. Tem vantagem que a agua vai passar muito mais vezes na sump para filtragem e vai fazer mais fluxo no aquário, mas tem desvantagem que gasta 65W so a bomba e ocupa um espaço enorme na Sump. Tb tem mais força tendo uma curva de litros-hora/altura muito mais soft.

 

Ainda assim é bastante comum ver bombas de retorno de 4000 e 5000 litros hora em aquários deste tamanho.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Pedro, algas apareceram-me umas quantas filamentosas verdes na fase em que penso que estava a terminar o ciclo, como essas algas se limitavam apenas a uma rocha só, que era onde caia sempre a comida para os peixes, consegui elimina-las de vez com uma boa esfregadela, uma troca de agua de 30% e com um belo par de Zebrasoma flavescens.

 

Agora o que me acontece é que me apareceram aquelas green spots nos vidros, que raspo e raspo e elas vai na volta continuam a aparecer, e a mesma rocha cria-me agora é uma especie de alga tipo pastosa que faz lembrar as cianos mas em verde. Achas que com o tempo/maturação do aquario, elas irão acabar por desaparecer? O ideal seria por certo agua de osmose nao era? Mas como me dizem que a osmose desperdiça muita água para se fazer uns litros acabei por ainda nao investir no aparelho. O meu está a fazer uma reposiçao de cerca de 5 litros por dia. Sabes dizer-me +/- quantos litros o aparelho usa para fazer estes 5 litros?

 

Já agora uma questão para ti ou para quem saiba responder, comprei a semana passada um mandarim e um rostratus, o rostratus vou-lhe enfiando pedacinhos de ameijoa num bocado de rocha e ele tem-se indo alimentando, agora o mandarim é que nao o tenho visto comer. Quando meto artemia na agua ele geralmente não as vai apanhar, anda é a procura de comida pela rocha tambem. Sabes, ou alguem sabe, de alguma tecnica especial para os alimentar?

 

E essas tridacnas continuam com aquelas cores fantasticas? Ando mesmo vai nao vai para ir comprar uma mas tenho algum receio que o aqua ainda nao esteja suficientemente maturado para elas :S

 

Um Abraço e boas festas para todos.

 

Paulo Conceição

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás a começar por ficar com algas e enquanto não eliminares a água da torneira continuas com elas.

Apesar de Setubal ser referenciado como tendo uma qualidade de água acima da média nacional, tem sempre silicatos, nitratos, fosfatos (propagam algas) bem como Selénio, Arsénio, Mercúrio, Cádmio, Cumbo, Cobre e até alguns Cianetos, todos em quantidades baixas, uns mais que outros, mas bastante maus para um recife a médio prazo.

 

No que toca aos gastos de uma osmose, é um mal necessário para manter um aquário de recife. conta gastar para cada litro bom, 2 para fora, será mais ou menos a média.

 

Sobre os peixes, foi um erro teres colocado já no aquário.

O C. rostratus deve aguentar como já está a comer alguma coisa, mas o mandarim nem por isso. Esse peixe raramente aceita comida congelada e muito menos seca. Como exclusivamente comida viva que num aquário com menos de 1 ano tem muito pouca.

 

Sobre as Tridacnas, qualidade de água a 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então desde já um bom ano para todos, venho fazer um pequeno update.

 

Tendo seguido o conselho do Pedro Conceição, la fui gastar dinheiro, comprei a osmose e posso dizer que passada quase uma semana a usar a agua de osmose em vez da água da rede, há já alterações visiveis, nomeadamente naquele verdete que se vai acumulando no vidro do aquario, começou a ser muito menos e especialmente noto diferença no comportamento da minha anémona que agora passa bem mais horas toda aberta. Adicionei tambem resinas anti-fosfatos.

 

Outro Upgrade é tambem o controlador de pH, que me está a ser bastante util no controle do valor, pois ainda me existem oscilações de 8.4 para 8.1 entre o dia e a noite. Agora com o controlador consigo ir ajustando este valor com a adição de kalk.

 

Por ultimo, na terça feira chega o reactor de calcio e aqui é que vai ser a festa pois ainda nao sei muito bem como vai ser para ajustar/regular aquilo.

 

Já agora, Pedro Conceição, o mandarim e o rostratus ainda continuam vivos e de saude, pelo menos por enquanto. Tenho conseguido ver, para minha surpresa, o mandarim a comer mysis. Espero que continue e se vá aguentando.

 

Cumprimentos a todos,

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.