AJUDA! Mortes súbitas e guppys brancos depois de mortos...


SarahMatos

Recommended Posts

Bom tarde=)

 

Preciso urgentemente de ajuda, pois não sei o que se passa no meu aqua! Há cerca de 2 semanas morreu-me uma guppy gravida (estava bem à noite e de manhã estava morta) mas pensei que pudesse ser da gravidez. Depois disso foi um néon, também da noite para o dia. No início desta semana, mais uma guppy e hoje, outra. À noite estão bem e de manhã mortos e completamente brancos, sem cores! A de hoje então estava completamente sem cores e com a barbatana esfarrapada, e ontem tenho a certeza que não tinha nada. Agora notei que um guppy pequenino tem algo branco a tapar-lhe um dos olhos, mas não parece tufo branco tipo fungo... Será isso que os anda a matar? Mas os outros não tinham sinais antes de morrer! Por favor ajudem-me.

 

Setup:

54L (60x30x30)

pH = 7 - 7,5

NH3/NH4 = 0

Temp = 26ºC

 

Fauna:

7 guppys

2 corys albinas

2 plecos

3 neons

red cherrys

planorbis corneus

 

Cumps,

Sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tarde=)

 

 

Setup:

54L (60x30x30)

pH = 7 - 7,5

NH3/NH4 = 0

Temp = 26ºC

 

Fauna:

7 guppys

2 corys albinas

2 plecos

3 neons

red cherrys

planorbis corneus

 

Cumps,

Sarah

 

 

Olá Sarah!

 

Bem vinda ao Forum!

Há quanto tempo tens o aquário?

Tem flora?

Para além da fauna que mais tens no aquário?

 

A lotação do teu aquário está e muito ultrapassada, mas o principal problema poderá vir de um conjunto de situações: 1ª a existência de bactérias provenientes de algum factor do aquário ou algo transmitido de outro local através de algo; 2º fauna a mais; excesso de nitritos ou nitratos.

 

Até já

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sarah!

 

Bem vinda ao Forum!

Há quanto tempo tens o aquário?

Tem flora?

Para além da fauna que mais tens no aquário?

 

A lotação do teu aquário está e muito ultrapassada, mas o principal problema poderá vir de um conjunto de situações: 1ª a existência de bactérias provenientes de algum factor do aquário ou algo transmitido de outro local através de algo; 2º fauna a mais; excesso de nitritos ou nitratos.

 

Até já

 

 

 

 

Ola Betarato=)

 

Obrigada pela resposta! Pois, ciclagem não é porque ja tenho o aqua há 3 meses... Os nitritos e nitratos estão a zero.

Esqueci-me das plantas... Tenho um tronco e meio côco com musgo de java, 2 echinodorus, 2 spathiphyllum qautro, 2 pezinhos de cabomba e outra que não sei o nome.

 

Deverei optar por que tratamento? Deve ser infecção bacteriana certo? esha 2000?

 

cumps

Sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção à fauna é muito importante diminui-la.

Sim, penso ser a melhor solução para o caso, importa seguir com bastante rigor as instruções que se anexam.

Vá dando notícias.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tem fauna a mais e deve diminuir, agora uma pergunta simples , usa um produto para neutralizar o cloro quando muda de agua ?E ainda está valido e será eficaz?( por vezes acontece e a agua da rede tem toneladas de cloro - o cloro queima os peixes , e parece esses sintomas ). Já tentou outro teste de nh4 nh3 ? pode ser que o seu esteja estragado...pois com tantos peixes deveria ter alguns ...

caso não seja este o caso e se ja verificou que não tem mudanças subitas de ph da agua , realmente o esha 2000 ou outro antifungico de largo espectro parece ser o tratamento ideal.Talvez seja odinium se não estou em erro...

Bons aquariofilismos Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção à fauna é muito importante diminui-la.

Sim, penso ser a melhor solução para o caso, importa seguir com bastante rigor as instruções que se anexam.

Vá dando notícias.

 

Beta

 

 

Pois, realmente tenho que diminuir a fauna. Morreu o tal com o olho branco e ja há mais 2 ou 3 com sintomas...=/ o problema é que estou em vila real e aqui so em 2 locais se compra esha 2000 ou baktopur e num deles esta esgotado e no outro ja estava fechado à tarde. Agora so 2ª feira... O unico medicamente que tenho é para ictio! Espero que aguentem...=/

 

cumps

sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tem fauna a mais e deve diminuir, agora uma pergunta simples , usa um produto para neutralizar o cloro quando muda de agua ?E ainda está valido e será eficaz?( por vezes acontece e a agua da rede tem toneladas de cloro - o cloro queima os peixes , e parece esses sintomas ). Já tentou outro teste de nh4 nh3 ? pode ser que o seu esteja estragado...pois com tantos peixes deveria ter alguns ...

caso não seja este o caso e se ja verificou que não tem mudanças subitas de ph da agua , realmente o esha 2000 ou outro antifungico de largo espectro parece ser o tratamento ideal.Talvez seja odinium se não estou em erro...

Bons aquariofilismos Filipe Cruz

 

 

Filipe,

 

Sim, uso um acondicionador de agua cada vez que faço uma tpa e não creio que seja do nh4/nh3. Estive a ver o manual da SERA (das doenças) e parece-me ser columnaris... Tal como ja disse ao membro betarato so vou poder iniciar o tratamento na 2ª feira, até la espero que os que ja estao infectados se aguentem..=/

Obrigada

 

cumps,

sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

Sim, uso um acondicionador de agua cada vez que faço uma tpa e não creio que seja do nh4/nh3. Estive a ver o manual da SERA (das doenças) e parece-me ser columnaris... Tal como ja disse ao membro betarato so vou poder iniciar o tratamento na 2ª feira, até la espero que os que ja estao infectados se aguentem..=/

Obrigada

 

cumps,

sarah

 

entretanto há alguns tratamentos tradicionais com sal , um passa por aumentar a temperatura do aqua e adicionar uma colher de chá de sal por 50 litros de agua , funciona com aflições da pele e alguns parasitas, o aumento da temperatura estimula o sistema imunitario dos peixes. Ter em atençÃO dissolver o sal antes de o introduzir e não colocar em cima das plantas pois pode queimar-las , o ideal é tratar os peixes num aquario hospital sem decoração e plantas ... ha varias explicações em topicos , mas o mais concensual é o facto de como as doenças são provenientes de organismos unicelulares e o sal por pressão osmotica retira a agua das celulas mata as bacterias e virus , por esse facto tb retira agua das plantas e logo cuidado com as concentrações

Cumprs Filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Membro Filipe Cruz, no entanto, pelo conteúdo do texto inicial não me pareceu que existisse outro aqua e decidi não ir por aí.

 

Por mencionar que se devem tratar os peixes num aqua hospital (o que concordo), surgiu-me a dúvida: quando a fauna é atingida, completamente, por qualquer tipo de bactéria/fungo/ou outra coisa má, qual a possibilidade da flora também estar contaminada? Os ditos que afectam a flora afectam a fauna, sem dúvidas, e será que os ditos da fauna afectam a flora?

Está um pouco confuso, mas acho que dá para entender a ideia.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entretanto há alguns tratamentos tradicionais com sal , um passa por aumentar a temperatura do aqua e adicionar uma colher de chá de sal por 50 litros de agua , funciona com aflições da pele e alguns parasitas, o aumento da temperatura estimula o sistema imunitario dos peixes. Ter em atençÃO dissolver o sal antes de o introduzir e não colocar em cima das plantas pois pode queimar-las , o ideal é tratar os peixes num aquario hospital sem decoração e plantas ... ha varias explicações em topicos , mas o mais concensual é o facto de como as doenças são provenientes de organismos unicelulares e o sal por pressão osmotica retira a agua das celulas mata as bacterias e virus , por esse facto tb retira agua das plantas e logo cuidado com as concentrações

Cumprs Filipe

 

Pois é muito bom mas os peixes-gatos não se dão nada bem com isso...

 

Portanto as tuas corydoras e plecos iam à vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Membro Filipe Cruz, no entanto, pelo conteúdo do texto inicial não me pareceu que existisse outro aqua e decidi não ir por aí.

 

Por mencionar que se devem tratar os peixes num aqua hospital (o que concordo), surgiu-me a dúvida: quando a fauna é atingida, completamente, por qualquer tipo de bactéria/fungo/ou outra coisa má, qual a possibilidade da flora também estar contaminada? Os ditos que afectam a flora afectam a fauna, sem dúvidas, e será que os ditos da fauna afectam a flora?

Está um pouco confuso, mas acho que dá para entender a ideia.

 

Beta

 

Percebo o que disse , o que tem de ter em mente é que a maior parte das bacterias virus etc sendo unicelurares tem "programações" muito especificas , não atacam peixes e plantas , a maior parte que afectam os peixes não sobrevivem sem a presença destes durante muito tempo ,e ao retirar-los para um aquario hospital após algum tempo irradicamos-os , claro que existem essas excepções(geralmente virus e bacterias que podem ficar latentes ) mas felizmente a maior parte não chega aos nossos aquarios , mas quando tal acontece o unico modo é tratar tudo em conjunto , e utilizar o uv , hoje em dia é barato em comparação com os de ha uns tempos atras.

Agora aqui devo mencionar que os peixes selvagens são factores de risco , uma coisa que a maior parte dos aquariofilistas não têm em mente ....( certos virus e bactérias atacam humanos e para manusear aquarios de selvagens devem usar luvas e mascaras )

Cumprs filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é muito bom mas os peixes-gatos não se dão nada bem com isso...

 

Portanto as tuas corydoras e plecos iam à vida...

Tem toda a razão nem me lembrei disso ... :sleep2: , embora não fosse ao primeiro contacto com sal , se for só durante um dia até segunda ... talvez ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ja tinha pensado nisso do sal mas tive medo por causa das corydoras e dos plecos (ja tinha lido em alguns tópicos que é prejudicial a este tipo de peixes).

Esta noite não houve mortes mas 3 guppys continuam com os sintomas... Amanha espero mesmo começar o tratamento com esha 2000.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Membro Filipe Cruz, no entanto, pelo conteúdo do texto inicial não me pareceu que existisse outro aqua e decidi não ir por aí.

 

Por mencionar que se devem tratar os peixes num aqua hospital (o que concordo), surgiu-me a dúvida: quando a fauna é atingida, completamente, por qualquer tipo de bactéria/fungo/ou outra coisa má, qual a possibilidade da flora também estar contaminada? Os ditos que afectam a flora afectam a fauna, sem dúvidas, e será que os ditos da fauna afectam a flora?

Está um pouco confuso, mas acho que dá para entender a ideia.

 

Beta

 

 

Sim é verdade, não existe outro aqua... Está para breve mas por enquanto o orçamento é pequenino.. =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo o que disse , o que tem de ter em mente é que a maior parte das bacterias virus etc sendo unicelurares tem "programações" muito especificas , não atacam peixes e plantas , a maior parte que afectam os peixes não sobrevivem sem a presença destes durante muito tempo ,e ao retirar-los para um aquario hospital após algum tempo irradicamos-os , claro que existem essas excepções(geralmente virus e bacterias que podem ficar latentes ) mas felizmente a maior parte não chega aos nossos aquarios , mas quando tal acontece o unico modo é tratar tudo em conjunto , e utilizar o uv , hoje em dia é barato em comparação com os de ha uns tempos atras.

Agora aqui devo mencionar que os peixes selvagens são factores de risco , uma coisa que a maior parte dos aquariofilistas não têm em mente ....( certos virus e bactérias atacam humanos e para manusear aquarios de selvagens devem usar luvas e mascaras )

Cumprs filipe

 

 

Concordo com o que disse Filipe, uma vez que as bacterias sao seres unicelulares, parasitas, normalmente usam como hospedeiro apenas um tipo de organismo e neste caso, animais e plantas pertencem a reinos diferentes, com caracteristicas muito diferentes. A maioria das doenças bacterianas e víricas que atacam o reino vegetal são completamente inóquas para os animais, e vice versa. O mesmo já não digo dos fungos, que como parasitas que são, têm um leque muito mais variado de organismos que conseguem parasitar.

 

Cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas agora pensando bem, acho que já tive um ataque anterior deste tipo de bacterias (se é que sao mesmo bacterias, e se é que é mesmo columnaris), há coisa de mês e meio, e morreram-me 2 guppys fêmeas... Na altura ate postei aqui a pedir ajuda, com uma foto que não dava para ver muito bem. Fiz tratamento com esha 2000 e não pensei mais no assunto, uma vez que mais nenhum peixe teve sintomas, até agora.

Será que na outra vez o tratamento não foi eficaz e agora atacaram em força? Será que há alguma fonte de contaminação? Mas o que poderá ser?

E outra coisa, pode ser apenas coincidência mas com isto já me morreram umas 5 ou 6 femeas (a contar com o ataque anterior), e os machos parecem resistir... Acham que terá alguma coisa a ver com o sexo? Femeas mais frágeis devido a estarem gravidas, por exemplo?

 

cumprs

sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nos hipermercados, por exemplo continente, tem uns produtos da Avipar para tratamento de peixes. Um dos produtos é o Tonigeral que é um desinfectante preventivo, possivelmente poderá ser usado para prevenir e combater bactérias. Têm também um produto anti-fungos. Boa sorte para os peixitos.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde adquires os Guppies?

Adquiriste alguma coisa de então para cá?

Como foi feita essa aquisição, em que condições?

 

 

São todos das lojas que existem aqui em vila real...=/ as condições foram as normais quando compramos peixinhos numa loja, acho eu... Faço sempre a aclimatização dentro do saco e de resto tudo normal...

Não adquiri mais nada novo, nem plantas!

A comida congelada poderá ser fonte de contagio? As vezes dou-lhes artemia ou daphnias, tudo da oceans nutrition...

 

cumprs

sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde adquires os Guppies?

Adquiriste alguma coisa de então para cá?

Como foi feita essa aquisição, em que condições?

 

 

São todos das lojas que existem aqui em vila real...=/ as condições foram as normais quando compramos peixinhos numa loja, acho eu... Faço sempre a aclimatização dentro do saco e de resto tudo normal...

Não adquiri mais nada novo, nem plantas!

A comida congelada poderá ser fonte de contagio? As vezes dou-lhes artemia ou daphnias, tudo da oceans nutrition...

 

cumprs

sarah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas de aquariofilia muito raramente fazem quarentena=desinfecção dos peixes, é por isso que a façamos nós.

 

Comida congelada = fonte de contágio, não te poderei responder a essa pergunta.

Mas o meu ponto de vista pessoal inclina-se para a parte negativa da questão, não creio que possa haver contágio a esse nível, se a comida é tratado (penso eu), congelada (no congelador as bactérias não sobrevivem), Hum... acho que não é por aí. Intoxicação alimentar acredito que possa acontecer, mas aí morreriam todos de vez.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas de aquariofilia muito raramente fazem quarentena=desinfecção dos peixes, é por isso que a façamos nós.

 

Comida congelada = fonte de contágio, não te poderei responder a essa pergunta.

Mas o meu ponto de vista pessoal inclina-se para a parte negativa da questão, não creio que possa haver contágio a esse nível, se a comida é tratado (penso eu), congelada (no congelador as bactérias não sobrevivem), Hum... acho que não é por aí. Intoxicação alimentar acredito que possa acontecer, mas aí morreriam todos de vez.

 

Não concordo inteiramente , na comida liofilizada talvez visto que toda á agua é retirada e logo todos os organismos morrem ( supostamente pois ja me aconteceu com uma marca pobresita , inserir parasitas vivos ) , agora na congelada depende inteiramente da marca pois o processo é extremamente importante ... Marcas mais baratas não tratam conveniente a comida ( por erradiação etc..) e as bacterias e virus podem sobreviver , alias estes seres sobrevivem nas condições mais extremas pensado-se igualmente que possam sobreviver no espaço...(mas isto é outra conversa...), os seres unicelulares sobrevivem a grandes diferenças de temperatura das mais elevadas as mais baixas.. se o processo de embalagem e tratamento não for apropriado ou acelerado podem e sobrevivem parasitas e esporos de fungos , o melhor tratamento possivél e reduzir o stress dos peixes ao maximo e a adição de vitaminas na sua comida , fortalecendo assim o seu sistema imunitario.

È virtualmente impossivel não expor os animais a doenças sejam elas de que fonte sejam , mas animais saudaveis resistem e tornam-se imunes , um pouco como as nossas vacinas.

 

No teu caso sarah acho que a doença ja existia no aquario e , se calhar ,a adição de peixes não foi o foco de contagio mas sim a pressão sobre o ecossistema e o resultante stress nos animais , que acabou por comprometer o seu sistema imunitario.

Eu sei que isto é uma data de tretas cientificas mas a verdade é que os aquarios , assim como na natureza , são pequenos ecossistemas em que as doenças , parasitas , algas etc , fauna e flora vivem em equilibrio constante , por isso quando aparece uma doença os mais experts :) ( e não me considero um ) perguntam sempre das condições da agua , numero de peixes etc. pois geralmente é o ponto de partida para doenças...

Claro que uma quarentena bem feita ajuda , mas com tratamentos de largo espectro e mais para proteger os peixes do aquario (de destino) de doenças para a qual não são imunes , pois os que introduzimos podem ser imunes as pragas que carregam , um peixe doente geralmente adoece na loja e não em casa ... E os peixes não são criados em laboratório , (pelo menos por enquanto)

Cumprs Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo eu cientista, apenas posso dar o meu ponto de vista pessoal, aprender com quem está disposto a ensinar, e ficar muito grata.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente acho que estava inspirado na resposta :) , sou um pouco purista nos aquarios ...

Eu farto-me de aprender aqui nestes foruns ... tenho andado afastado deste meio .. embora tenha entrado ha mais de 15 anos...ainda era um miudo..

 

concordo plenamente consigo beta no ponto das faltas de quarentenas nas lojas , a verdade e como ja disse antes noutros topicos , é que se peixes fossem realmente considerados animais de estimação e não objectos talvez a sociedade protectora de animais andasse em cima de certas lojas e das terriveis condições que algumas apresentam , sem falar no facto que ao venderem peixes em más condições no fundo estão a roubar o consumidor e por lei deveriam ser responsabilizados ...

Pena que em portugal não segue o exemplo do que se passa lá fora e tem a especialidade de veterinária de animais exoticos restrito a aves e repteis , peixes nada .. se bem que haja especimens a custar mais de 1000 euros... Curioso não..

 

Cumprimentos Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso sim... Seria este um debate à parte...

No entanto, cabe a cada um de nós zelar pelo que é nosso!... ou seja, cada um por si! É esta a sociedade em que nós vivemos!

 

Não sendo cientísta não me poderei expor em factos tão lógico como o Filipe Cruz e, como jurista não me fica bem afirmar frases desta natureza.

 

Pegando no slogan do Membro Tata92: "Boa Aquariofilia!"

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais