Recommended Posts

Publicado

Boas!

Estou a desesperar com o caudal do meu eheim... está muito fraquinho.

Já limpei as matérias filtrantes, já limpei os tubos, já o liguei sem lã filtrante, abrir e fechar exactamente como diz nas instruções... nada. O caudal continua fraco.

Alguém me pode dar mais sugestões? O filtro ter cerca de mês e meio...

Obrigado,

Tiago

Publicado:

Sempre foi assim?

Faz algum tipo de barulho?

Já o ligaste só com o crivo dentro de água e a outra parte sem tubagem?

Não estará alguma mangueira torcida na posição em que o colocas provocando algum estrangulamento?

Tens o filtro a que nivel do aquário? A baixo, a cima ou ao mesmo nivel?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Obrigado jpospr

Sempre foi assim?

Não, não foi sempre assim... no início até tinha que cortar um bocadinho o caudal porque era corrente a mais!

Já o ligaste só com o crivo dentro de água e a outra parte sem tubagem?

Desculpa... aqui não percebi. Podes explicar melhor...?

Não estará alguma mangueira torcida na posição em que o colocas provocando algum estrangulamento?

Não... as mangueiras estão cortadas com a medida exacta de forma a não haver torções.

Tens o filtro a que nivel do aquário? A baixo, a cima ou ao mesmo nivel?

Está a baixo... cerca de 0.5m e 1m.

Publicado:

Estranho...

Eu tenho um a bombar há 1 semana e até fiquei surpreendido com o caudal (tendo em conta que tem uma bomba de apenas 8 W). É claro que vai baixar à medida que tubagem e filtrantes forem ficando mais sujos.

Mas parece que isso já excluíste quando limpaste tudo...

Uma hipótese seria estar mal ferrado, mas não referes qualquer barulho.

A redução de caudal aconteceu após manutenção ou foi gradual?

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Uma hipótese seria estar mal ferrado, mas não referes qualquer barulho.

Eu acho que está bem ferrado... O filtro faz muito pouco barulho... Não tenho que ir lá colocar a mão para saber se está a trabalhar (como já vi por aí em alguns tópicos) mas não faz muito barulho. Também segui as instruções direitinhas para o fechar.

A redução de caudal aconteceu após manutenção ou foi gradual?

Boa pergunta... penso que foi gradual...

Tenho um igual, e não me recordo de nada que indica-se que as torneiras servem para regular o caudal da agua.. secalhar isso tiveste o filtro tempo a mais em esforço.

Será mesmo possível um filtro com um mês e meio avaria por ter estado em esforço...? Eu só lhe cortei o caudal um bocadinho! Este filtro é um bocado "iogurte" não?

Publicado: (editado)

Também não me parece que possa ter avariado pelo "esforço"... no fundo, quando o filtro começa a ficar mais sujo, incluindo tubos e esponjas, o caudal também reduz consideravelmente. O tipo de esforço é o mesmo e aí ninguém se lembra que coitadinho do filtro está em esforço...

Devias poder comparar com um que esteja a trabalhar. Também podes tentar medir a quantidade de água que sai durante 5-10 minutos, não é assim tão difícil.

Não te esqueças que nunca poderá ter um caudal como um filtro que consome 20 W, pois só tem uma bomba de 8 W (ecco).

Cumps

Editado por AGA

Publicado:
Devias poder comparar com um que esteja a trabalhar. Também podes tentar medir a quantidade de água que sai durante 5-10 minutos, não é assim tão difícil.

Óptima ideia!! Tenho um aquário de 20L e amanhã, como tenho que fazer uma TPA, vou usá-lo para testar.

Este filtro faz 750L/h... ou seja:

750L----60min

20L--------Xmin

x=1.6min

Se estiver a funcionar na perfeição terá que encher o aquário em um minuto e meio.

Vamos lá ver qual vai ser o desfasamento :S

Publicado:

Tenta ver se não há um grande desnível entre o nível de água de saída e entrada.

O caudal declarado é o máximo que a bomba consegue, sem obstáculos. Com as massas terás obstáculos (isso é traduzido numa altura, mas as questões técnicas não interessam muito para agora).

Nunca terás o caudal declarado, se conseguires 75% já é bom. Contenta-te com 2-2,5 minutos.

Cumps

Publicado:

Limpei os tubos (pela vigésima vez) e nada...

Coloquei o filtro a trabalhar sem as matérias filtrantes e nada...

Decidi fazer a TPA mais cedo.

4 minutos para encher 20L! Ou seja... no espaço de um mês e meio passou de 750L/h para 300L/h!! Menos de metade omg

O que é que eu faço com isto?!?

Publicado:

Tens o rotor limpo?

(o íman, turbina e o orifício? - cuidado a desmontar isso, o veio parte com facilidade)

Se não for disso, não estou a ver o que será. É de esperar uma redução significativa no caudal (nunca terás 750 L/h, esse caudal efectivo talvez nem com um 2217, que consome 20W), mas estou a achar pouco os 300 L/h.

Cumps

Publicado:
(o íman, turbina e o orifício? - cuidado a desmontar isso, o veio parte com facilidade)

Por baixo da cabeça do filtro, tirei uma tampa e puxei o rotor para fora... aquilo é uma peça única, certo? Ou posso desmontar?

Limpei o lixo à volta do íman. Mas aquilo tem um aspecto muito limpo! Não me parece nada sujo... De qualquer forma, continua na mesma :sleep2:

Que orifício...?

• 3 semanas depois...
Publicado:

oi !

Eu tambem tenho um problema parecido.... Tenho um filtro externo da rena o XP2, e tem cerca de um mes, e o q acontece é o seguinte,

tudo montado fica impacavel bom caudal etc mas depois com o passar dos dias mesmo so um ou dois dias se nota q vai perdendo o caudal lentamente,

tanto q ao fim de uma semana esta mesmo fraquinho. Pensei , bem deve ser falta de limpeza... limpei a primeira vez e deu mas depois axei estranho ter de limpar novamente ao fim de 3 dias! logo expermentei so para-lo, abrir, espreitar, e voltar a montar e qual foi o meu espanto q funcionou!!! Claro q tenho um problema mas n sei resolver! n sei o q estara a fazer isto pensei em aquecimento visto n limpar nada e ele funcinoar melhor sem sequer tocar nas massas filtrantes.

Ou seja basta abrir a parte de cima e voltar a meter e ja ta ! mas tenho de fazer isso todos os dias se quero ter sempre com o caudal no maximo!

Estranho não é?? o q será?? Alguem tem o mesmo filtro q me possa dizer se se passsa o mesmo?

Obrigado e parabens a todos os q se interessam pela natureza e pelos animais !

Publicado:

boas, também tenho um eihm ecco pro, hoje reparei que tinha pouco caudal, então limpei o filtro excepto as massas filtrantes para não matar a colónia de bactérias, meti-o na banheira tirei o chuveiro da bicha e metia água pelo o orifício do íman e saiu sujidade pela torneira de entrada de água, no meu caso quetenho musgo no meu aquário por vezes soltam-se pequenos bocados que depois vão ficando na torneira de entrada de agua para o filtro a maneira de tirar isto e meter agua pelo orifício do íman e esta sai pelo o outro lado, não sei se ajudou, mas estou pronto para ajudar

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas

Eu só à terceira cabeça do meu Eheim 2078, é que consegui ter um caudal normal, algumas vem com defeito não percebo!!!!!!!

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!