"Rockscap"


lyn

Recommended Posts

Ola a todos, depois de muito ler e aprender aqui no forum e depois de dois aquarios mais pequenos com pouco sucesso, (15 e 40l) decidi que estava na altura de partir para algo mais sério, mais pensado, mas tambem não podia fazer milagres pois o orçamento era muito reduzido, e ainda é :P, quem é estudante é assim. Fui pedir orçamentos a uma vidraria e o que me pediam para um aquario 70x40x40 eram cerca de 80€, e como cria apostar forte na iluminação e substrato, e como já tinha um movel e uns vidros cá em casa decidi ser eu proprio a montar, ficou por volta de 30€ o material (silicone, cantoneiras e cortador de vidro) mais a grande trabalheira que me deu o corte do vidro, se não fosse o meu pai provávelmente não tinha o aquario pronto..aqui ficam as fotos

 

Aqui fica uma foto poucos minutos depois da montagem ainda sem os reforços

28240722.jpg ]

 

Já depois de montado, tive que colocar uma espeçie de travessas francesas, mas de aluminio, já que o aquario fazia "barriga" cheio de água, a ideia foi retirada aqui do forum dum grande projecto diy do membro CostaAzul que me inspirou

:sleepiness2: desde já obrigado

55981332.jpg

 

Depois de uns dias cheio de agua, nao cria correr o risco de comprar o resto do material e ir tudo por água abaixo, fui apanhar umas pedras perto da serra e começei a tirar ideias para o hardscape, cria fazer algo simples mas bonito, uma espécie de Iwagumi, mas com rio

60492393.jpg

 

Passados mais uns dias a juntar algum dinheiro, aproveitei tambem para enxer o aqua para o teste final, foi então que fiz a encomenda do material, substrato a naturpets e iluminação á aquaeden.

 

Akadama e Ada Aquasoil ( a escolha deste substrato foi basicamente para manter o Ph estavel nos 6.5, porque nos aquas anteriores rondava sempre os 8, decidi exprimentar) e Jbl aquabasis plus que já tinha

73741794.jpg

 

Aqui fica as luzes para fazer uma calha diy, tambem para poupar uns € (4x 24w t5 e respesctivos balastros)

25068863.jpg

 

1º Dia - Montagem

 

Depois de algum tempo de espera e do material quase todo reunido decidi iniciar a montagem :)

 

Aqui ficam as plantas que comprei e mais algumas retiradas do antigo aquario

61148994.jpg

 

Aquario vazio e já no móvel

66460951.jpg

Montagem do hardscape, acabei por usar os troncos de videira tratados que aqui tinha, depois acabei por os retirar

83539919.jpg

 

Mais umas imagens do hardscape e do inicio da plantação

52343506.jpg15482634.jpg

 

Depois de muito pensar sobre a escolha da planta de tapete acabei por me decidir pela Lilaeopsis brasiliensis, não sei se foi a escolha mais acertada, mas era a que tinha disponibilidade de compra na altura, aqui fica o inicio do enchimento

47490980.jpg27443565.jpg

 

No final da montagem a agua ficou privisivelmente turva, mas nada que não se resolva ao fim de uns dias, a iluminação tambem não ajuda, ainda nao tinha feito a calha, isso era para o dia seguinte, já era bastante tarde

:P

31077700.jpg

 

2º Dia - Iluminação

 

Passados um dia aqui fica a primeira panoramica do aquario, o resultado final não foi muito o pretendido, em grande parte porque não gosto dos troncos, mas era o que tinha, e tinha que tentar, quanto a qualidade da foto tambem nao e das melhores, tambem estou a aprender a tirar melhores fotografias e usar o photoshop

:P

75890402.jpg 98183139.jpg

 

 

9º Dia - Peixes

 

Pois é, passaram se 9 dias e já mudou muita coisa, não no desenvolvimento das plantas que tem sido quase nulo, mas decidi alterar o fundo para branco, retirar os troncos, não sei se fiz bem, mas gosto mais assim, dá um aspecto mais limpo, e como usei um filtro ciclado e cerca de 30 litros de agua de outro aquario decidi colocar grande parte dos peixes que tinha.

 

39255801.jpg

 

Aqui ficam algumas macros

18369812.jpg33294723.jpg

 

66144117.jpg

 

67759405.jpg

 

Aqui fica o registo geral do aquario com 9 dias de existençia

18946931.jpg

Setup do Aquário

Data de Montagem: 2009.05.29

Dimensões: 76x36x32 (87L)

Aquecimento: 100w

Temperatura: 26º

Filtro: Eheim Classic 2211

Substrato: Jbl Aquabasic Plus, Akadama, ADA aquasoil Amazonia

Ph:6.5

Iluminação: Calha diy 4x24w T5 (4200k,6500k,8000k,6500k)

 

CO2: Caseiro (provisório)

 

Fauna: Ramirezis, escalares, falsos neons, varios alvins de guppy(para retirar brevemente),

 

Invertebrados: Camarões Red Cherry, caracois(não sei o nome)

 

Flora: Eleocharis aciculares, alternanthera rosaefolia, echinodorus decumbens, echinodorus tellenus, Blyxa japonica, Rotala Sp. Green, Rotala Rotondifolia, Lilaeopsis brasiliensis

 

 

No geral fiquei satisfeito com o aspecto geral do aquario, ainda falta algumas plantas que não chegaram, umas anubias para substituir a rosaefolia talvez, alguns ajustes aqui e ali,

quanto a flora, como ja disse anteriormente, não se vê evolução, sei que pode ser de muita coisa, Co2 instavel, fertelizantes, fotoperiodo muito irregular, enfim. tambem não tenho testes para medir o resto dos valores da agua, mas neste momento esgotou se o orçamento, vamos aguardar por desenvolvimentos, espero que me ajudem a melhor visto que tambem é o meu 1º projecto mais a sério

 

Por fim quero agradeçer ao Rui da aquaeden pela ajuda na montagem dos balastros e tambem pela rapida disponibilidade nos produtos, quase que encomendei num dia e veio no outro, tambem a naturpets pelo mesmo motivo, ao andré da foztropic, ao membro ricky aqui do forum pelas Rotalas :P e ao membro pirika que me ajudou na montagem e tambem a todos os que me ajudaram directa ou indirectamente neste projecto, que no fundo foram todos aqueles que pertencem a esta comunidade e me pegaram este bichinho que é a aquariofilia e em particular o aquascaping :)

 

P.s. desculpem alguns erros ortográficos

Abraço,

 

Daniel Lindote

Editado por lyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Parabéns... Fazer um aquário de raiz parece que dá mais gosto. Eu também um aquário não foi com essas dimensões (45x25x25), fui fazendo a calha e tal, e parece que se ganha mais gosto e que se dá mais valor ao aquário não sei explicar bem...

Gosto muito do aquário, esta simples mas bonito. Concordo contigo em relação aos troncos, sem eles parece que o aquário fica maior, dá mais sensação de paz e harmonia. Esse fundo está 5 estrelas, disseste que é branco mas pelas fotos parece cinzento claro. tenho de fazer também no meu... não sub carrega tanto.

Isso agora quer e evolução, a ver se essas plantas ganham animo.

 

Continuação de bom trabalho, vai postando a evolução =P

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabens pelo teu trabalho despendido neste projeto.

ficou muito bom os diy´s e a decoraçao do aquario ficou agradavel.

 

agora com o tempo é moldares as plantas ao teu gosto e ires fazendo as modificaçoes que aches necessarias. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos vossos comentários que dão bastante força pa continuar ;)

 

Tens razão lima256, um projecto deste feito de raiz dá tabalho é certo, e as coisas compradas são de melhor qualidade, visto que não tenho muito jeito para trabalhar com vidro ou mesmo com madeira, mas deu me um grande prazer fazer tudo isto, e pelo orçamento final até ficou mais em conta.

 

Goncas94, os camarões realmente sao menos agora, ou estão bem escondidos ou vão servindo de comida aos escalares, não sei.

 

As plantas estão me a dar trabalho, como ainda não comprei testes, não fasso ideia do que seja, tenho feito TPA´s de 3 em 3 dias de cerca de 30%, e fertelizado só com ferro e tenho tido muitos problemas de algas, tantos nos vidros como nas proprias plantas, não sei se vou conseguir formar tapete com a Lilaeopsis brasiliensis, mas tambem é cedo para isso

 

A Rotala Sp. green tem feito uma espeçie de curva e ganha raizes até em cima, demora a crescer para cima, não sei porque, fiz lhe uma pequena poda agora

 

Aqui fica umas fotos tiradas a pouco depois de mais uma TPA

 

dscn6775.jpg

 

111111v.jpg

 

 

 

Cumps

 

Daniel

Editado por lyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas está mt agradavel o aqua xD

 

só uma opiniao ;)

 

Teres posto um pouco mais de substracto, para acentuar o declive nas rochas, se elas fossem um pouco maiores tmb ficava melhor na minha opiniao =)

 

5* ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

esta muito giro

foi so pena nao teres arranjado uma maneira de separar os solos. Já se estam a misturar.

De resto acho que esta muito bonito

Cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos vossos comentários que dão bastante força pa continuar :)

 

Tens razão lima256, um projecto deste feito de raiz dá tabalho é certo, e as coisas compradas são de melhor qualidade, visto que não tenho muito jeito para trabalhar com vidro ou mesmo com madeira, mas deu me um grande prazer fazer tudo isto, e pelo orçamento final até ficou mais em conta.

 

Goncas94, os camarões realmente sao menos agora, ou estão bem escondidos ou vão servindo de comida aos escalares, não sei.

 

As plantas estão me a dar trabalho, como ainda não comprei testes, não fasso ideia do que seja, tenho feito TPA´s de 3 em 3 dias de cerca de 30%, e fertelizado só com ferro e tenho tido muitos problemas de algas, tantos nos vidros como nas proprias plantas, não sei se vou conseguir formar tapete com a Lilaeopsis brasiliensis, mas tambem é cedo para isso

 

A Rotala Sp. green tem feito uma espeçie de curva e ganha raizes até em cima, demora a crescer para cima, não sei porque, fiz lhe uma pequena poda agora

 

Aqui fica umas fotos tiradas a pouco depois de mais uma TPA

 

dscn6775.jpg

 

111111v.jpg

 

 

 

Cumps

 

Daniel

 

 

 

 

Boas mais uma vez

 

Em relação as algas, tenta reduzir o fotoperiodo ou mantém o que tens agora mas desliga uma ou 2 luzes... Só mesmo agora no inicio ate a plantas se adaptarem-se depois vai ligando as luzes. Acho que normalmente algas nos vidros estão associadas a forte luminosidade :eusathink: , penso ter ligo isso algures. Acho que nao devias fertilizar por enquanto..Mas tambem não sou nenhum entendido :tongue:

De resto tudo OK. vai postando a evolução... Sabes que a malta gosta e de ver fotos ;)

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez

 

Em relação as algas, tenta reduzir o fotoperiodo ou mantém o que tens agora mas desliga uma ou 2 luzes... Só mesmo agora no inicio ate a plantas se adaptarem-se depois vai ligando as luzes. Acho que normalmente algas nos vidros estão associadas a forte luminosidade :D , penso ter ligo isso algures. Acho que nao devias fertilizar por enquanto..Mas tambem não sou nenhum entendido :tongue:

De resto tudo OK. vai postando a evolução... Sabes que a malta gosta e de ver fotos :discuss_gathering:

 

 

Cumprimentos

 

 

Podes não ser nenhum entendido mas que tens razão é verdade !

luminação - 7 a 8 horas

fertilização - nenhuma a escassa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Muito Obrigado pelos vossos comentários :)

 

Boas!

 

Está bastante agradável...

 

o que fazia se fosse meu:

- Colocava Um fundo...

- Passar a blyxa para tras da pedra..

 

 

De resto.. É deixar crescer ;)

 

 

Tem um fundo, é branco, não se nota muito por causa da iluminação, vou tentar melhorar as fotos, tenho de arranjar mais umas blyxas e anubias parar meter entre as pedras

 

Boas

esta muito giro

foi so pena nao teres arranjado uma maneira de separar os solos. Já se estam a misturar.

De resto acho que esta muito bonito

Cumps

 

Pois realmente devia meter mais umas pedras para separar, tão mesmo a misturar se por mais que limpe

 

 

boas está mt agradavel o aqua xD

 

só uma opiniao :D

 

Teres posto um pouco mais de substracto, para acentuar o declive nas rochas, se elas fossem um pouco maiores tmb ficava melhor na minha opiniao =)

 

5* :tongue:

 

Também concordo, fiz mal as contas quando mandei vir o sbustrato, usei tudo o que tinha na altura, para a proxima já sei.

 

Podes não ser nenhum entendido mas que tens razão é verdade !

luminação - 7 a 8 horas

fertilização - nenhuma a escassa

 

Já ando a reduzir a iluminação, e aumentei o Co2, pelo que vi não tinha o suficiente, tenho algas por todo lado, principalmente na Lilaeopsis, tem uma espeçie de pelos agarrados, o resto das plantas tão a perder a sua cor natural e não se desenvolvem. Quanto a fertelizantes não tou a usar nenhum.

 

Mais uns dias e meto mais fotos pa voçes verem

 

Abraço,

 

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Muito Obrigado pelos vossos comentários :sleep2:

 

 

 

 

Tem um fundo, é branco, não se nota muito por causa da iluminação, vou tentar melhorar as fotos, tenho de arranjar mais umas blyxas e anubias parar meter entre as pedras

 

 

 

Pois realmente devia meter mais umas pedras para separar, tão mesmo a misturar se por mais que limpe

 

 

 

 

Também concordo, fiz mal as contas quando mandei vir o sbustrato, usei tudo o que tinha na altura, para a proxima já sei.

 

 

 

Já ando a reduzir a iluminação, e aumentei o Co2, pelo que vi não tinha o suficiente, tenho algas por todo lado, principalmente na Lilaeopsis, tem uma espeçie de pelos agarrados, o resto das plantas tão a perder a sua cor natural e não se desenvolvem. Quanto a fertelizantes não tou a usar nenhum.

 

Mais uns dias e meto mais fotos pa voçes verem

 

Abraço,

 

Daniel

 

Nesse caso aconcelho-te a fazeres os testes de nutrientes...

E a fazer poucas fertilizações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem pessoal aqui fica uma actualização do aqua, já com uma alteração na flora, adicionei mais umas plantas ofereçidas pelo membro josé matias, desde já um grande obrigado.

 

As plantas finalmente começaram a dar sinal de vida e teem evoluido bastante, tanto as rotalas atrás como a blyxa que já deu uns poucos de pés, alterei o fundo para preto outra vez e coloquei tapete de riccia em cima da areia porque estava sempre bastante suja. O problema é mesmo as Algas que não param, pareçem cada vez mais e mais, já segui todos os conselhos, desde reduzir a iluminação, a meter mais plantas e não consigo controlar, comprei uns limpa vidros, falta agora arranjar uns sae, pensei tambem em comprar flourish exel, já arranjei uns testes, ainda não tenho todos porque não consigo encontrar o dos nitratos

 

aqui ficam os dados que tenho:

 

Ph: 6.8

NH3/NH4: 0

Po4: 0.5

 

Segui o conselho de um logista amigo e comprei jbl nitratex, é uma materia filtrante que reduz os nitratos e as algas, vamos ver se resulta

 

Aqui fica a vergonha, nem as editei

Dia 23

 

dscn6848.jpg

 

dscn6854.jpg

 

dscn6855.jpg

 

dscn6857v.jpg

 

dscn6858u.jpg

 

dscn6859l.jpg

 

dscn6860.jpg

 

dscn6862.jpg

 

dscn6863.jpg

 

 

Já começo a perder um bocado a paciençia com esta colecçao de algas que teima em desapareçer, tentei tratamento com H2O2, nao quis abusar na dose mas de qualquer maneira nao obtive resultados.

Editado por lyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aviso-te já que existem muitos anti-algas que matam as plantas !

De resto ainda está girito mas tens de te ver livre dessas algas, e para isso tens de saber quais é que são e o porquê de elas proliferarem assim no teu aqua e por fim ver como matá-las :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ! Parabéns pelo teu projecto. Está um bom exemplo de DIY e o hardscape está bem conseguido :cool2: .

Nesta fase é natural que andes às voltas com as algas. Deves ter muitos nutrientes na coluna de água. Era importante fazer o teste de nitratos ( sobretudo antes de colocar o nitratex) pois o PO4 nem está mau. Tens de carregar nas TPA's: tipo diariamente começando com 50%, 40%, 30%, 20 % e depois 50%., para fazer o reset do aqua. CO2 em força ( calcula o teor que tens pelo pH e KH deverá estar pelos 30 ppm). Depois eu fertilizava apenas com K ( 10 ppm diario) e Excel ( 5 ppm) até as coisas melhorarem. Um ou dois sae's era bom mas não te esqueças que são peixes que crescem muito e depois ficam mandriões.

 

Enfim, é preciso ser um pouco equilibrista :juggle:

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Obrigado pelos vossos conselhos, isto aos poucos vai lá, vou metendo mais umas plantas e tal, falta é co2, isto do caseiro nao ajuda nada, comprei um difusor e já o parti e tudo :s, nao dá pa controlar, aqui fica mais uma actualização, menos algas, fundo diferente novamente e já a precisar duma poda em alguns sitios :mrgreen: , penso que em termos de flora fica por aqui.

Flora

 

Eleocharis aciculares

Alternanthera rosaefolia

Echinodorus decumbens

Echinodorus tellenus

Blyxa japonica

Rotala Sp. Green

Rotala Rotondifolia

Lilaeopsis brasiliensis

Riccia flutuantis

Cabomba Caroliniana

Micranthemum umbrosum

Tigerlotus red

Anubia Bacteri Nana

layer0.jpg

 

 

Depois duma pode, mais uma TPA e uns ajustes

 

Dia 26

dscn6879.jpg

 

dscn6877.png

 

 

Editado por lyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois da poda ficou bonito. Se as algas tão a reduzir é bom sinal, tens feito os teste dos nitratos e fosfatos? Como estão esses valores?

Olha, essa anubia que tens entre as pedras junto a riccia, vai ficando de olho nela... acho que ela está muito exposta a luz o que pode depois original algas pretas nas folhas. Se notares isso retira a folha e mete-a num sitio onde ela não apanhe luz directa. Vejo tambem que aumentas-te a circulação de agua.

 

Continuação de bom caminho;

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois da poda ficou bonito. Se as algas tão a reduzir é bom sinal, tens feito os teste dos nitratos e fosfatos? Como estão esses valores?

Olha, essa anubia que tens entre as pedras junto a riccia, vai ficando de olho nela... acho que ela está muito exposta a luz o que pode depois original algas pretas nas folhas. Se notares isso retira a folha e mete-a num sitio onde ela não apanhe luz directa. Vejo tambem que aumentas-te a circulação de agua.

 

Continuação de bom caminho;

Cumprimentos

 

Boas, sim tenho feito dos fosfatos, dá me entre 0.5 e 1 no fim do dia, o teste dos nitratos inda nao tenho, por isso n fasso ideia

Algas pretas inda nao vi nela, mas ja apanhou filamentosas como quase todas as plantas que tenho

 

 

Obrigado pelo comentário Ismenio :puppydogeyes:

 

A luta continua, aqui fica mais uma actualização com tom mais escuro :) ainda nao me decidi, se branco se preto

1dejulho1of1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lyn

 

estas duas ultimas actualizaçoes nem me apercebi delas e nao as vi, está a ficar porreiro o aquario apesar dos contras.

 

ainda bem que isso ja esta melhor de algas, no entanto pareciam-me ser cianobacterias, o acerto dos parametros e mais movimentaçao na agua acabao com isso, no entanto tambem existe um antebiotico que ao fim de uns dias já eram :)

 

pois o co2 caseiro é a tal coisa , usei muito tempo , no entanto usava duas garrafas de 1L lol e com melhores resultados com a pedra de madeira :P

 

testes de NO3 e PO4 é mesmo uma mais valia para te controlares e saberes o que vai errado.

 

vai actualizando.

 

 

edit: xd a acabar de comentar e tu a postares uma nova nyah bem porreiro que está a ficar :puppydogeyes:

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Dia 39

 

Obrigado pelo comentário krypticall, pois tens razao os testes sao uma mais valia, mas falta me o de no3 e era mesmo importante, porque as algas continuam, principalmente as filamentosas, em cada tpa tiro montes de "cabelo" das plantas

 

Aqui fica mais uma actualização. Aumentei o Co2, o fotoperiodo para 10h diarias e tão as 4 lampadas a trabalhar, fertilizo com ferro e potaçio todos os dias e não noto muita saude nas plantas, não sei o que pode ser, talvez falta de mais fertilizantes, fasso tpa de 4 em 4 dias de 30% e os valores de po4 rondam os 0.25 e 0.5, Ph encontra se a 6.2 e retirei o nitratex do filtro

 

dscn69012.jpg

Editado por lyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens mesmo que testar os nitratos.

 

estar a mandar bitaites para o ar nao vale apena.

 

já agora quais as quantidades de ferro e potassio andas a adicionar diariamente ?? e micros fertilizas ??

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens mesmo que testar os nitratos.

 

estar a mandar bitaites para o ar nao vale apena.

 

já agora quais as quantidades de ferro e potassio andas a adicionar diariamente ?? e micros fertilizas ??

 

Adiciono um bocado a olho, ferro e como vem na embalagem, 1ml por cada 100l, meto menos que isso, potassio devo meter cerca de 1ml, é caseiro, nao tenho fertilizado com mais nada

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.