uso de carvao activado nos aquarios


Visitante

Recommended Posts

oi , pessoal

 

a minha questao e a seguinte o uso do carvao activado nos aquarios de agua salgada deve ser sempre usado ou so esporadicamente?

 

ha quem aconselhe o uso de cavao activado e a quem diga que basta ter so filtragem por ceramica o que voces acham ?

 

eu tenho um filtro para instalar so me falta saber o que usar . :shock::n00b:

 

agradeço desde ja a vossa ajuda.

 

luis baia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Na minha opinião não deves fazer uma coisa nem outra, ie, desde que tenhas uma boa quantidade de RV não precisas da ceramica para nada (isto se estivermos a falar de um sistema reef) pois a RV substitui muito melhor a ceramica. Quanto ao carvão podes usá-lo mas não sob a forma contínua. Colocas o carvão e deixá-lo lá por um mês, retiras e tornas a colocar apenas daqui a 5 meses. É assim que os meus sistemas funcionam e não se queixam.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o Sérgio quanto à questão da Rocha Viva VS Cerâmica, mas em relação ao carvão activado, eu uso 2 semanas, depois tiro 2 semanas e depois volto a por.

 

Eu tenho este esquema com o carvão porque tenho muitos corais e peixes, para o tamanho do aqua, o que provoca muitos detritos e consequentemente o amarelecer da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas

 

eu neste momento tenho pouco + de 40 kilos de rocha viva para 220 litros de agua , neste caso entao talvez o que eu deva meter no filtro seja a ceramica para as bacterias terem local para se fixarem e depois quando tiver rocha viva em quantidade suficiente entao utilizar somente o carvao activado.

 

o que e que voçes acham?

 

eu em termos de agua tenho sempre uma agua limpida visto todos os dias adicionar 1 l a 2litros de agua doce e fazer mudanças todas as semanas de 10 litros de agua natural.

 

em relaçao a algas o cirurgiao tem feito uma grande limpeza .

 

fiquem bem e bom fim de semana

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Luis se fosse eu a fazer não colocava a ceramica até porque ela sempre custa algo no investimento mas se quizeres colocar, coloca mas quando a fores retirar terá que ser gadrualmente para não causar demasiado impacto.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os motivos gerais para usar carvão´são a retirada de substancias indesejáveis e colorações desagradáveis da água . Para além das subst. químicas que queremos remover em água doce , existe outro motivo para usá-lo em aquários de recife - retirar toxinas produzidas pelos corais, especialmente os moles ,que as usam para fazer guerra química entre si e conquistar espaço no aquário. Estas toxinas actuam não só por contacto mas também através da água.Por vezes esta pode ser a explicação para determinado coral ,que estava optimo há poucas horas de repente se fechar e começar a sofrer recesão .Eu contato que a maioria das pessoas que tem aq. de recife com sucesso usa carvão ( tem de ser de excelente qualidade e granular ) ou intermitentemente ou de forma constante em peq. quantidades. É claro que como nocaso do Marco se se fizer muitas mudanças de água o seu uso torna-se dispensável,porque a diluição substitui a adsorção química.

fazer muitas mudanças de água em aq. grandes não é viável ,por isso eu uso carvão de forma constante mas em pequenas quantidades.Melhoro o meu potencial redox e a transparencia da água.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Estou plenamente de acordo com o Rui.

Não uso carvão, uso CHEMIPURE mas da mesma maneira.

2 saquetas com mudanças alternadas, ou seja cada saqueta dura 6 meses.

Prefiro antes estas resinas ao carvão pelo simples facto de não reporem o que absorveram depois de saturadas.

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva pessoal

 

muito agradecido pelas vossas respostas e conselhos.

 

optei entao pelo uso do chemi-pure ( coiza que eu numca tinha ouvido falar ) mas ao que parece de muito boa qualidade para a funçao que se destina e sai + barato que o carvao activado.

 

fiquem bem

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

como sabem comecei a usar o chemi-pure no sabado e posso vos dizer que os resultados começaram de imediato a aparecer.

 

tinha que limpar os vidros do aquario praticamente todos os dias visto estar constantemente a aparecer umas algas ou manchas verdes nos vidros , depois do chemi-pure e passados 3 dias manchas nos vidros ate ao momento nada , pelo menos visivel a olho nu.

 

a agua + cristalina.

 

hoje dei tambem uma lavajem a rocha viva para tirar um pouco de algas cabelo das mesmas para ver o tempo de aparecimento das mesmas.

 

daqui a uns tempos dirvos-ei como esta a correr.

 

infelizmente ainda nao tenho medidor de fosfatos para vos informar dos valores mas espero adequirir em breve.

 

sem+

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais