Início de Reef de 96L


Recommended Posts

Olá pessoal, depois de muito tempo de ausência, muito por discordar por completo da nova distinção entre membros importantes(VIP) e membros standard(não-VIP), decidi voltar, a aquariofilia é uma paixão que tenho desde que sou criança e não vou abdicar de aprender convosco só porque não concordo com estas novas distinções, limito-me aos tópicos para utilizadores livres e não pagantes.

 

Mas vamos ao que interessa, tenho um aquário com as seguintes medidas: 60x40x40 que penso ser suficiente para manter 2 ou 3 peixitos e um ou outro invertebrado, mas como não percebo nada de água salgada acho que o primeiro passo a dar é vir aqui aprender convosco e só depois de me sentir confortável parto então para a montagem do aquário, sempre com pés e cabeça.

 

Aqui fica uma foto do aquário em questão:

23072008282.jpg

 

O que penso que posso aproveitar:

-Aquario

-Móvel

-Calha de iluminação Lifetech de 72W (1x10000k + 1x6500k)

-Termoestato de 200W

 

O que pretendo adicionar ao conjunto:

-Sump e refúgio

-Nova cobertura do móvel + tampa(aceito ideias)

-Equipamentos electrónicos para controlar a iluminação

-Equipamentos electrónicos para comedouro automático(só vou a casa ao Fim-de-Semana ;) )

-areia própria

-Rocha viva

-alguns corais

-peixes e invertebrados

 

A primiera pergunta é, qual o potencial deste Mini-Reef, o que me aconselham? Estou na fase de aceitar todo o tipo de opiniões, não se acanhem. Obrigado ;)

 

PS: Agora vou ver os vossos aquários e absorver informação ;)

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal já estou a algumas horas a ler e se não se importam já tenho algumas perguntas:

 

1-Tendo em conta que o aquario tem sensivelmente 90L e pretendo fazer uma sump de cerca de 40-50L gostava que me dissessem qual o débito ideal para o retorno da sump e qual o débito para 2 bombas de circulação, uma que fique a mandar agua para trás da rocha e outra para a frente, aceito sugestões, dou preferência a modelos peuqenos que não ocupem muito espaço. Eu estava a pensar num total de 2500-3000Lts\hora que acham?

 

2-Não pretendo furar o aquario, um overflow deste género será indicado?:

ADHI_Overflow.JPG

 

3-Escumador, pretendo metê-lo na sump, que modelo me aconselham para esta litragem?

 

4-Tendo em conta que tenho 72w de iluminação para 90L e em princípio só manterei corais moles e possívelmente outros menos exigentes não me deverei preocupar em gastar dinheiro noutra calha certo?

 

5-Em termos de rocha eu estava a pensar em 15kg, que vos parece? Ela é que é tão cara, qual o preço mínimo que se pode adquirir rocha de boa qualidade? :(

 

6-Como faço para manter o nível de agua, posso utilizar um sitema mecânico de boia com um depósito, tipo os autocolismos aplicado na Sump? Não faço ideia de quanta agua por semana irá evaporar, algumas estimativa?

 

7-Substrato, qual e qual a quantidade? Serão uns 5cm suficientes?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vindo aos salgados.

 

Olá pessoal, depois de muito tempo de ausência, muito por discordar por completo da nova distinção entre membros importantes(VIP) e membros standard(não-VIP), decidi voltar, a aquariofilia é uma paixão que tenho desde que sou criança e não vou abdicar de aprender convosco só porque não concordo com estas novas distinções, limito-me aos tópicos para utilizadores livres e não pagantes.

VIPs? Isso foi provisório, e conforme podes ver, já não existe! :)

 

Mas vamos ao que interessa, tenho um aquário com as seguintes medidas: 60x40x40 que penso ser suficiente para manter 2 ou 3 peixitos e um ou outro invertebrado, mas como não percebo nada de água salgada acho que o primeiro passo a dar é vir aqui aprender convosco e só depois de me sentir confortável parto então para a montagem do aquário, sempre com pés e cabeça.

Podes colocar 2 ou 3 peixes, mas coisas pequenas. E quando pequenas, é em forma adulta serem pequenos, porque podes comprar um peixe do tamanho de uma moeda de 20 cêntimos e depois ficar com 20cm ou mais.

Vai para uns 2 palhacinhos e um gobie ou blennie.

 

O que podes aproveitar.....

-Aquario

Podes sem problema, mas tira as tampas!

 

-Móvel

Verifica o estado dele. Vê se tens espaço para a sump e restante material.

 

-Calha de iluminação Lifetech de 72W (1x10000k + 1x6500k)

Pensa em colocares 1 de 10000k e outra metade 10000k metade actínica.

 

-Termoestato de 200W

Excelente.

 

Os extras....

-Sump e refúgio

O refugio podes dispensar, visto que não vais ter muito espaço.

 

-Nova cobertura do móvel + tampa(aceito ideias)

A cobertura é como já disse, verifica bem a coisa.

 

-Equipamentos electrónicos para controlar a iluminação

Barato e simples

 

-Equipamentos electrónicos para comedouro automático(só vou a casa ao Fim-de-Semana :) )

Compra um bom alimentador.

 

-areia própria

9Kg de areia de coral moido. Tens uns sacos de areia viva com 9 Kg

 

-Rocha viva

No total, uns 16Kg de rocha, que pode ser metade viva e metade morta.

 

-alguns corais

É os que quiseres, começando pelos moles que são mais faceis. Informa-te dos corais antes de comprares.

 

-peixes e invertebrados

Peixes já sabes, invertebrados, uns nassarius, uns hermitas e um camarão.

 

 

As perguntas...

1-Tendo em conta que o aquario tem sensivelmente 90L e pretendo fazer uma sump de cerca de 40-50L gostava que me dissessem qual o débito ideal para o retorno da sump e qual o débito para 2 bombas de circulação, uma que fique a mandar agua para trás da rocha e outra para a frente, aceito sugestões, dou preferência a modelos peuqenos que não ocupem muito espaço. Eu estava a pensar num total de 2500-3000Lts\hora que acham?

Para o retorno é veres uma bomba que tenha força suficiente de elevação. Podes colocar uma de 1000 ou 2000lt/h. Têm é que ter elevação....pelo menos uns 2mt de elevação, e mesmo assim já é pouco.

Sobre as bombas de circulação, deves, no mínimo e no total (sem contar com o retorno) uns 2000lt/h, mas eu colocava mesmo 4000lt/h

 

 

2-Não pretendo furar o aquario, um overflow deste género será indicado?:

Podes colocar, mas toma atenção à possibilidade desse tubo acumular ar dentro dele, na parte mais alta, e desferrar.

 

3-Escumador, pretendo metê-lo na sump, que modelo me aconselham para esta litragem?

Existem vários.....uma coisa pequena e que não ocupe espaço e que tenha alguma qualidade....pode ser um Tunze 9002

 

4-Tendo em conta que tenho 72w de iluminação para 90L e em princípio só manterei corais moles e possívelmente outros menos exigentes não me deverei preocupar em gastar dinheiro noutra calha certo?

Com essa iluminação podes manter corais moles e alguns duros.

 

5-Em termos de rocha eu estava a pensar em 15kg, que vos parece? Ela é que é tão cara, qual o preço mínimo que se pode adquirir rocha de boa qualidade? ;)

Já dei a minha opinião quanto à quantidade. Encontras rocha viva nas lojas entre os €15 e os €25, depende da qualidade e da margem de cada loja. Por vezes podes encontrar membros que desmontam os aquas a vender mais barato.

 

6-Como faço para manter o nível de agua, posso utilizar um sitema mecânico de boia com um depósito, tipo os autocolismos aplicado na Sump? Não faço ideia de quanta agua por semana irá evaporar, algumas estimativa?

O sistema de autoclismo não é muito bom, visto ser grande e ter peças em ferro. Procura nos DIY que deves encontrar um tópico do David Cabete a explicar como se faz um osmorregulador (repositor automático).

 

7-Substrato, qual e qual a quantidade? Serão uns 5cm suficientes?

Podes colocar apenas 3 ou 4 cm. Já disse mais a cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro desde já agradeço-te muito pelas tuas respostas.

 

Peixes - Quanto a peixes realmente eu estava a pensar nuns 2 ocellaris e um gobiodon okinawae, ou talvez dois. E o conselho que me dás eu felizmente já estava familiarizado, realmente há muita gente que compra muitos peixes pequenos e quando eles crescem é que é o cabo dos diabos, e o resultado é sempre triste. :(

 

Invertebrados - Como me sugeriste, uns nassários, uns hermitas e um camarão. Uma pergunta, não há algumas espécies de camarões que limpam os parasitas nos peixes, seria ideal?

 

Aquario - O movel se calhar não vou arriscar e vou construir um novo de raiz em aço inoxidável já a pensar na sump e nos diversos acessórios.

 

Iluminação - Pedro, náo percebi muito bem o que sugeres, a calha só tem 2 lâmpadas PL de 36W, talvez quizesses dizer que eu devia meter uma de 10000k e trocar a outra por uma actínica, seria isso?

 

Termoestato - Quero metê-lo na sump, o que se pode revelar difícil, se vir que não dá meto 2x 100W que tenho aqui por casa e que são bem mais curtos, mas a potência eu gosto sempre de meter a mais que a menos não vá o diabo tecê-las e sempre trabalha em menos 'esforço'.

 

Cobertura - A minha ideia era desenhar uma tampa para aí com uns 40-50cm de altura onde a parte de trás iria ficar completamente aberta, serviria só mesmo para tapar fios e para concentrar mais a luz. Aproveito e meto 2 grandes ventoinhas no topo para o verão, assim o design não fica muito comprometido e penso que a funcionalidade também não. Ok, as tampas saem então, e depois a parte traseira meto uma rede de PVC caso algum peixe se lembre de saltar.

 

Substrato - OK, está decidido, compro os tais 9 Litros, mas mais uma coisa, qual granulometria aconselhas? Eu tenho más experiências com os sugar size, queria algo intermédio, tipo 3-4mm, depois os peixitos e o resto dos habitantes safam-se quando andarem nas escavações, por ser areia mais grossa?

 

Rocha viva - Como não tenho pressa talvez compre a algum colega aqui do Forum uns 10kg e completo a coisa com rocha artificial, se bem que pelo que me pareçe há diferentes variedades de rocha e de densidades, umas enchem mais e outras menos certo? A minha ideia era montar o aquario e dar tempo ao tempo para estabilizar, pelo menos 1 mês devo deixar o sistema em teste, estarei correcto?

 

Bomba de retorno - Ok, pelo que vi elas perdem a força com a elevação, poderás indicar-me uma bomba na casa dos 2000L\h que seja fiável, e em conta. :flick_tongue:

 

Overflow - Humm, não tinha pensado nesse problema, se calhar será mesmo mais seguro é fazer uma mini coluna seca com 2 furitos um mais acima que o outro? Achas que tubos de meia polegada de PVC serão suficientes para fazer vá, 2 tubos directos á sump, não vá 1 entupir?

 

Escumador - Realmente tinha esse modelo em vista, o Tunze 9002, sabes-me dizer se depois eu eventualmente adorar o aquário e quiser montar um de 200L este escumador será suficiente visto ser anunciado para aquários de 40 a 200L? E o copo que ele tem, será que não fica cheio rapidamente, visto eu só ter possibilidade de estar em contacto com o aquario de sexta a domingo?

 

Osmoregulador - Ainda bem que existe o forum, já ia fazer cagada. Tenho que ver esses DIY do David, afinal somos conhecidos dos CA's :)

 

 

 

Bem, penso que agora os próximos passos a dar serão a fabricação da nova estrutura(a cargo de um familiar meu) e da Sump, mas primeiro acho que devia comprar a bomba de reposição e o Escumador. Consegues dar-me umas luzes para um design da sump? Deverei ter cerca de 56c x 36p x 'Y'altura disponíveis no móvel. O que sugeres para o valor 'Y' em termos de altura? Tenho aqui em casa montes de bio-cubos e penso que serão uteis certo? Algas, também terei beneficio em ter algumas para ajudar a baixar os fosfatos correcto? (Tantas perguntas, hehe, desculpa) Se entretanto outro conhecedor da matéria te quiser aliviar o trabalho aqui ao Pedro também é bem vindo.

 

Abraço pessoal :discuss_gathering:

 

 

EDIT: Estive a verificar o material e afinal o aquário tem 70x40x40, levará cerca de 100-110Lts, sempre é mais qualquer coisa. :D

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Invertebrados - Como me sugeriste, uns nassários, uns hermitas e um camarão. Uma pergunta, não há algumas espécies de camarões que limpam os parasitas nos peixes, seria ideal?

Existem. Normalmente no mercado existem os Lysmata debelius e Lysmata amboinensis que servem para desparasitar os peixes, bem como comer zonas mortas.

 

Iluminação - Pedro, náo percebi muito bem o que sugeres, a calha só tem 2 lâmpadas PL de 36W, talvez quizesses dizer que eu devia meter uma de 10000k e trocar a outra por uma actínica, seria isso?

Colocas uma de 10000k. A outra é procurares uma que seja metade 10000k e metade actínica ou então colocas toda actínica.

 

Substrato - OK, está decidido, compro os tais 9 Litros, mas mais uma coisa, qual granulometria aconselhas? Eu tenho más experiências com os sugar size, queria algo intermédio, tipo 3-4mm, depois os peixitos e o resto dos habitantes safam-se quando andarem nas escavações, por ser areia mais grossa?

Acho que fazes bem em não optar pelo sugar size. É bastante bonito mas levanta facilmente.

 

Rocha viva - Como não tenho pressa talvez compre a algum colega aqui do Forum uns 10kg e completo a coisa com rocha artificial, se bem que pelo que me pareçe há diferentes variedades de rocha e de densidades, umas enchem mais e outras menos certo? A minha ideia era montar o aquario e dar tempo ao tempo para estabilizar, pelo menos 1 mês devo deixar o sistema em teste, estarei correcto?

Podes colocar a rocha aos poucos. Atenção à rocha morta que deve ser maturada previamente.

No que toca ao tempo de "teste" (maturação da água) deve ser de mês e meio ou 2 meses, pelo menos.

 

Bomba de retorno - Ok, pelo que vi elas perdem a força com a elevação, poderás indicar-me uma bomba na casa dos 2000L\h que seja fiável, e em conta. :rolleyes:

Agora não ando muito dentro dos preços. Eu tive uma Sicce 2500 e trabalhavam bem, e se bem me lembro não eram caras. Tens depois as da Eheim que também são boas. Toma atenção aos consumos, pois tens bombas mais baratas que fazer 2 ou 3 vezes mais de consumo energético, e a factura da electricidade não falha.

 

Overflow - Humm, não tinha pensado nesse problema, se calhar será mesmo mais seguro é fazer uma mini coluna seca com 2 furitos um mais acima que o outro? Achas que tubos de meia polegada de PVC serão suficientes para fazer vá, 2 tubos directos á sump, não vá 1 entupir?

Se vais furar o aqua, podes colocar 1 tubo de 20mm ou 25mm e outro de 32mm. O de 25mm fica para o retorno e o de 32mm para o escoamento.

 

Escumador - Realmente tinha esse modelo em vista, o Tunze 9002, sabes-me dizer se depois eu eventualmente adorar o aquário e quiser montar um de 200L este escumador será suficiente visto ser anunciado para aquários de 40 a 200L? E o copo que ele tem, será que não fica cheio rapidamente, visto eu só ter possibilidade de estar em contacto com o aquario de sexta a domingo?

Um dia que passes para o de 200 deves trocar de escumador. Temos que ter atenção que esse escumador pode dar para um aqua de 200lt com pouca carga orgênica, mas com muita já não. Estas coisas as marcas "esquecem-se" de informar.

 

A altura da sump pode ser de 40cm ou 50cm, não vale a pena ser mais alta. Há quem faça várias divisórias, mas com uma sump desse comprimento eu não fazia nada, sera um aquário normal.

o que entendes por bio-cubos?

No que toca a macro-algas, podes colocar algumas, ajudam sempre, mas se não colocares, e se fizeres a manutenção certa, não há problema.

 

EDIT: Estive a verificar o material e afinal o aquário tem 70x40x40, levará cerca de 100-110Lts, sempre é mais qualquer coisa. :rolleyes:

Pouco altera ao que disse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, eu quero opiniões de todos, não deixem o Pedro sozinho com a 'batata quente' biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Pois é, esta fase de planeamento tem-se revelado muito trabalhosa mas penso que compensará as dezenas de horas investidas. Para já vou deixar de pensar em peixes e outros habitantes para agora pensar no material técnico, e então depois na fase da ciclagem me dedicar a eles então.

 

1- Essa tal lâmpada metade actínica metade 10000k onde a posso comprar, não fazia sequer ideia que existiam lâmpadas com 2 temperaturas de cor diferentes. biggrin Em todo caso tenho aqui em casa uns quantos projectores de 70w, salvo erro, de projectores de diodos metáicos que poderei eventualmente utilizar.

 

2- Que loja aconselhas para comprar o substrato, tendo em conta que é tudo a mesma coisa e compro onde for mais barato, visto que não vale a pena mandar vir da net.

 

3- Como funciona esse processo de cura? Vou então comprar os tais 10kg de RV, indonesia premium, aconselhas?

 

4- Para bomba de recirculação que tal a tunze que tenho na lista que está mais abaixo?

 

5- Furação - Se eu fizer antes 1 furo só para a descida da água e fazer a re-entrada da água apenas pelo topo, sem furação isso não será problemático certo? Em caso de falha de energia não irá o retorno fazer com que muita água vá parar á sump?

 

6- O Tunze 9002 funciona bem, li algures aqui no forum que haviam uns tunzes destes para aquários pequenos que não estavam a funcionar muito bem. E afinal a Tunze no site deles diz que este escumador é só para aquarios de RV de 50-100 litros, mesmo assim será este escumador suficiente?

 

7- A sump quando tiver o móvel e a 'tralha' logo tento optimisar o espaço, tendo em conta que terá cerca de 70L ficarei com um total de cerca de 150L, o que para a estabilidade química e de temperatura será melhor não é?

 

8- Os bio-cubos são bio-balls mas em cubos.

 

9- Não perco nada se meter umas macro então, quero vêr se faço um projecto perfeitinho e que seja muito fiável pois só posso dar assistência ao Sabado. :twisted:

 

10- 112 Litros, sim, pouco altera, mas sempre consigo obter uma frente mais ampla :D

 

11- Que livro(s) aconselhar para ter um género de enciclopédia de peixes e corais, de técnicas penso que não vale a pena, aprendo aqui no Forum.

 

12- A minha Lista de compras caso mande vir da Aquaristik.net, digam de vossa justiça se estarei a escolher material bom:

Tunze 9002 - 106,55€

9002.000_z1.jpg

 

Bomba de Retorno Tunze Recirculation Pump Silence 2,400 l/h - 60,69€:

tunze_silence_mae_z3.jpg-info90.9.jpg

 

2 x Hydor Coralia 1 1500L\h cada - 32,58€ cada - 65,16€ as 2:

hydor_koralia_z1.jpghydor_koralia_z1.jpg

 

Sistema de osmoregularização ab Aqua Medic SP 3000 Niveaumat - 94,99€:

Aqua-Medic-Niveaumat-SP3000.jpg

 

Aquili Reverse osmosis Kit Ro Classic NPS - 65,99€:

umkehrosmose_ro_classic_nps_z1.jpg

 

MUITO OBRIGADO PEDRO!

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá responder a mais algumas coisas:

 

1- Essa tal lâmpada metade actínica metade 10000k onde a posso comprar, não fazia sequer ideia que existiam lâmpadas com 2 temperaturas de cor diferentes. :roflroll2: Em todo caso tenho aqui em casa uns quantos projectores de 70w, salvo erro, de projectores de diodos metáicos que poderei eventualmente utilizar.

Acredito que nas lojas especializadas têm. Pergunta aos nossos patrocinadores quem terá, indicando quais os Ws da lâmpada que dizem-te se têm e o preço.

 

 

2- Que loja aconselhas para comprar o substrato, tendo em conta que é tudo a mesma coisa e compro onde for mais barato, visto que não vale a pena mandar vir da net.

Pois....aqui não te sei dizer onde será mais barato. Sei que pelo menos 3 lojas de Lisboa têm (por ordem alfabética):

- Aquamagia

- Aquaplante

- Naturline

 

3- Como funciona esse processo de cura? Vou então comprar os tais 10kg de RV, indonesia premium, aconselhas?

Idealmente tens de saber se a rocha viva que vais comprar já está devidamente maturada, pois a rocha quando chega à loja não deve ser logo vendida. Deve ficar 2 ou 3 semanas de forma a que alguma vida que tenha morrido na viagem seja removida. Se for da Indonésia, é boa. Sobre a maturação, deves ficar cerca de mês e meio ou dois de forma a que a água fique capaz de receber os primeiros vivos.

 

4- Para bomba de recirculação que tal a tunze que tenho na lista que está mais abaixo?

Isso é uma bomba que pode ser utilizada como retorno, não são as de circulação normais.

Se fores para as Tunze terá de ser as Nano Stream ou então as Koralia ou mesmo as da SunSun.

 

5- Furação - Se eu fizer antes 1 furo só para a descida da água e fazer a re-entrada da água apenas pelo topo, sem furação isso não será problemático certo? Em caso de falha de energia não irá o retorno fazer com que muita água vá parar á sump?

Podes fazer só um furo, mas atenção como vais fazer o escoamento. O tubo deve estar o mais a cima possível de forma a fazer o nível ideal do aqua. Sobre o retorno, podes fazer fora do aquário, mas fixa-o bem de forma a que ele não saia do lugar e te faça uma inundação em casa.

 

6- O Tunze 9002 funciona bem, li algures aqui no forum que haviam uns tunzes destes para aquários pequenos que não estavam a funcionar muito bem. E afinal a Tunze no site deles diz que este escumador é só para aquarios de RV de 50-100 litros, mesmo assim será este escumador suficiente?

Dentro dos escumadores para nanos acho que é o mais indicado.

 

7- A sump quando tiver o móvel e a 'tralha' logo tento optimisar o espaço, tendo em conta que terá cerca de 70L ficarei com um total de cerca de 150L, o que para a estabilidade química e de temperatura será melhor não é?

Sim, é melhor.

 

8- Os bio-cubos são bio-balls mas em cubos.

Se colocares a Rocha viva, não necessitas disso.

 

9- Não perco nada se meter umas macro então, quero vêr se faço um projecto perfeitinho e que seja muito fiável pois só posso dar assistência ao Sabado. :character0050:

Sim, podes colocar. Se assim for, coloca uma lâmpada dentro do móvel com horário de iluminação invertido ao do aquário para manteres as algas.

 

11- Que livro(s) aconselhar para ter um género de enciclopédia de peixes e corais, de técnicas penso que não vale a pena, aprendo aqui no Forum.

Existem vários livros, mas procurando bem aqui na net arranjas muita informação.

 

Sobre o material...acho que está tudo certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais