Low Tech 140X42X60


Friedrich

Recommended Posts

Setup:

140X42X60. Vidros de 10mm com travas. (300L úteis)

Filtro Externo Azoo 1000 (720L/H) e Jebo 508 (980L/H)

Termostatos Boyu 150 e 200W.

Substrato Fertil: Humús de minhoca e laterita.

Areia de filtro de piscina.

CO2 caseiro.

 

Esse é o material que tenho por enquanto, pretendo fazer deste aquario um Low Tech e gostaria de algumas opiniões.

Pretendo usar plantas de fácil manutenção como Anúbias, Aponogetons, Blixas, Cryptocorynes, Echinodorus, Hydrocotyle Leucocephala, Microsorium Pteropus (Narrow, Windelov), Nymphaeas e Valisnerias Nana... já que o aquário tem 60cm de altura acham que consigo manter essas plantas apenas com lampadas fluorescentes T8 ou devo tentar as T5 ? Agradeço as opiniões e sugestões para o Layout são muito bem vindas. :P

 

Uma Foto.

gallery_20533_1425_34672.jpg

Editado por Friedrich
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

140X42X60. Vidros de 10mm com travas. (300L úteis)

Filtro Externo Azoo 1000 (740L/H) e Jebo 508 (980L/H)

Termostatos Boyu 150 e 200W.

Substrato Fertil: Humús de minhoca e laterita.

Areia de filtro de piscina.

CO2 caseiro.

 

Esse é o material que tenho por enquanto, pretendo fazer deste aquario um Low Tech e gostaria de algumas opiniões.

Pretendo usar plantas de fácil manutenção como Anúbias, Aponogetons, Blixas, Cryptocorynes, Echinodorus, Hydrocotyle Leucocephala, Microsorium Pteropus (Narrow, Windelov), Nymphaeas e Valisnerias Nana... já que o aquário tem 60cm de altura acham que consigo manter essas plantas apenas com lampadas fluorescentes T8 ou devo tentar as T5 ? Agradeço as opiniões e sugestões para o Layout são muito bem vindas. :pompomgirl:

 

Uma Foto.

gallery_20533_1425_34672.jpg

 

Boa tarde, pode optar por colocar as lâmpadas T5 visto estas serem mais apropriadas para aquáriofilia e terem mais potência em menos comprimento. De resto é colocar um substrato e uma pedras para compor isso.

 

boa sorte, cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, pode optar por colocar as lâmpadas T5 visto estas serem mais apropriadas para aquáriofilia e terem mais potência em menos comprimento. De resto é colocar um substrato e uma pedras para compor isso.

 

boa sorte, cumprimentos.

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

140X42X60. Vidros de 10mm com travas. (300L úteis)

Filtro Externo Azoo 1000 (740L/H) e Jebo 508 (980L/H)

Termostatos Boyu 150 e 200W.

Substrato Fertil: Humús de minhoca e laterita.

Areia de filtro de piscina.

CO2 caseiro.

 

Esse é o material que tenho por enquanto, pretendo fazer deste aquario um Low Tech e gostaria de algumas opiniões.

Pretendo usar plantas de fácil manutenção como Anúbias, Aponogetons, Blixas, Cryptocorynes, Echinodorus, Hydrocotyle Leucocephala, Microsorium Pteropus (Narrow, Windelov), Nymphaeas e Valisnerias Nana... já que o aquário tem 60cm de altura acham que consigo manter essas plantas apenas com lampadas fluorescentes T8 ou devo tentar as T5 ? Agradeço as opiniões e sugestões para o Layout são muito bem vindas. :character0050:

 

Uma Foto.

gallery_20533_1425_34672.jpg

 

Boas Friedrich !!!

 

Quanto às plantas só depois de se ver o aquario com o substrato, a disposição dos troncos, as pedras que meteres, se meteres, é que se consegue dar uma opinião se aquela ou aquela planta fica bem ou não.

 

À primeira vista e na minha opinião apenas ficava com o tronco da direita, já que o tronco da esquerda não gosto muito (parece uma árvore!?).

 

Outro aspecto que queria frizar é que parece-me a mim que o aquario não está bem assente, ou seja, acho que a esferovite que está por baixo devia cobrir toda a base do aquario, não vá o diabo tece-las e te acontecer alguma coisa ao aquario.

 

Quanto às lampadas a única diferença que há entre as T8 e as T5 é que as T8 são mais largas que as T5. Tanto podes utilizar T8 como T5, claro que as T5 são mais bonitas e práticas, porque são mais finas. O que interessa é os watts das lampadas (acho eu que não estou a dizer nenhuma estupidez e se tiver alguém que me corriga).

 

De resto, boa sorte com o projecto e vai postando fotos com a evolução do aqua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Friedrich !!!

 

Quanto às plantas só depois de se ver o aquario com o substrato, a disposição dos troncos, as pedras que meteres, se meteres, é que se consegue dar uma opinião se aquela ou aquela planta fica bem ou não.

 

À primeira vista e na minha opinião apenas ficava com o tronco da direita, já que o tronco da esquerda não gosto muito (parece uma árvore!?).

 

Outro aspecto que queria frizar é que parece-me a mim que o aquario não está bem assente, ou seja, acho que a esferovite que está por baixo devia cobrir toda a base do aquario, não vá o diabo tece-las e te acontecer alguma coisa ao aquario.

 

Quanto às lampadas a única diferença que há entre as T8 e as T5 é que as T8 são mais largas que as T5. Tanto podes utilizar T8 como T5, claro que as T5 são mais bonitas e práticas, porque são mais finas. O que interessa é os watts das lampadas (acho eu que não estou a dizer nenhuma estupidez e se tiver alguém que me corriga).

 

De resto, boa sorte com o projecto e vai postando fotos com a evolução do aqua.

 

Cumps

 

 

Obrigado! Vou usar sim pedras e a disposição dos troncos não é definitiva, é provavel q use o tronco da esquerda mais deitado... A esferofite cobre todo o vidro do fundo do aquário, só não pega nos laterais. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Friedrich !!!

 

Quanto às plantas só depois de se ver o aquario com o substrato, a disposição dos troncos, as pedras que meteres, se meteres, é que se consegue dar uma opinião se aquela ou aquela planta fica bem ou não.

 

À primeira vista e na minha opinião apenas ficava com o tronco da direita, já que o tronco da esquerda não gosto muito (parece uma árvore!?).

 

Outro aspecto que queria frizar é que parece-me a mim que o aquario não está bem assente, ou seja, acho que a esferovite que está por baixo devia cobrir toda a base do aquario, não vá o diabo tece-las e te acontecer alguma coisa ao aquario.

 

Quanto às lampadas a única diferença que há entre as T8 e as T5 é que as T8 são mais largas que as T5. Tanto podes utilizar T8 como T5, claro que as T5 são mais bonitas e práticas, porque são mais finas. O que interessa é os watts das lampadas (acho eu que não estou a dizer nenhuma estupidez e se tiver alguém que me corriga).

 

De resto, boa sorte com o projecto e vai postando fotos com a evolução do aqua.

 

Cumps

 

 

Olá

Essa n é a unica diferença q existe entre as T5 e T8....existe uma bem mais importante, a eficácia luminosa (racio entre o fluxo luminoso (medido em lummens) e a potência (w). As T5 para uma mesma potencia (W) possuem uma eficácia luminosa maior, alem de possuirem uma maior longevidade de utilização.

 

Friedrich se tens possibilidade de escolher lampadas T5, acho q so tens a ganhar com isso! a meu ver é um investimento q compensa.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Essa n é a unica diferença q existe entre as T5 e T8....existe uma bem mais importante, a eficácia luminosa (racio entre o fluxo luminoso (medido em lummens) e a potência (w). As T5 para uma mesma potencia (W) possuem uma eficácia luminosa maior, alem de possuirem uma maior longevidade de utilização.

 

Friedrich se tens possibilidade de escolher lampadas T5, acho q so tens a ganhar com isso! a meu ver é um investimento q compensa.

 

Abraços

 

 

Vou utilizar sim as T5, já comprei 2 Osram Skywhite 8000k de 54W, provavelmente usarei também uma T8 de 40W.

Editado por Friedrich
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualizando... O aquario já esta montado, segue o Setup:

 

140X42X60. Vidros de 10mm com travas. (300L úteis)

Filtro Externo Azoo 1000 (720L/H) e Jebo 508 (980L/H)

Termostatos Boyu 150 e 200W.

Substrato Fertil: Humús de minhoca e laterita.

Areia de filtro de piscina.

Iluminação: 2 Osram Skywhite 54W.

CO2 caseiro.

 

Flora:

Anubia Nana

Blyxa Japonica

Cyperus Helferi

Cryptocoryne Beckettii

Cryptocoryne x Willisi

Hidrocotyle Leucephala

Microssorium Pteropus

Microssorium Pteropus Narrow Leaf

Sagittaria Subulata Natans

Salvinia Natans

Musgo de Java

Nymphea Purpura

Editado por Friedrich
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.