Recommended Posts

Publicado

Olá.

Tenho no meu aquário as seguintes situações "estranhas":

Um guppy fêmea passa a vida a aterrorizar um platy macho, sempre atrás dele e a mordiscar-lhe junto à barbatana lateral. Isto é normal?

O betta macho anda a "namorar" os escalares juvenis (+- 4cm). Anda de volta deles, abre a cauda e mostra-a ou então pôe-se de frente, abre as guelras para parecer maior e simula o "abraço nupcial". Como eles não lhe ligam e se afastam, por vezes vai atrás deles e tenta mordiscar-lhes as caudas. Será que quer perceira ou está a ameaçar os escalares?

Agradeço opiniões

Publicado:
Olá.

Tenho no meu aquário as seguintes situações "estranhas":

Um guppy fêmea passa a vida a aterrorizar um platy macho, sempre atrás dele e a mordiscar-lhe junto à barbatana lateral. Isto é normal?

O betta macho anda a "namorar" os escalares juvenis (+- 4cm). Anda de volta deles, abre a cauda e mostra-a ou então pôe-se de frente, abre as guelras para parecer maior e simula o "abraço nupcial". Como eles não lhe ligam e se afastam, por vezes vai atrás deles e tenta mordiscar-lhes as caudas. Será que quer perceira ou está a ameaçar os escalares?

Agradeço opiniões

Boa noite,

são situações normais num comunitário...

O betta deve que querer marcar território, não me parece que queira amizades...um tenho um que volta e meia anda as cabeçadas com um ramirezi e também abre as guelras e as barbatanas.

cumprimentos

Publicado:

O beta anda a marcar terrritório... mete umas plantas flutuantes onde ele se possa esconder que isso reduz muito a agressividade dele, riccia ou coisa do género.

Quanto à guppy, tens machos no aqua?

Os meus machos guppies quando estão sozinhos metem-se com tudo o que possa parecer rabo-de-saia... platys, molies, o que for...

Em todo o caso nada disso é preocupante nem estranho.

PauloA :music_singguitar:

Publicado:
O beta anda a marcar terrritório... mete umas plantas flutuantes onde ele se possa esconder que isso reduz muito a agressividade dele, riccia ou coisa do género.

Pois...

Ainda por cima julga que o território é o aquário todo, 180l líquidos, pois faz isto ao longo de todo o volume :music_singguitar:

Ele gosta de se esconder também entre as plantas, por vezes mesmo junto ao chão, mas de facto notei que, uma vez em que tinha uma planta arrancada a boiar à superficie, o beta andava sempre enroscado nela.

Quanto à guppy, tens machos no aqua?

Neste momento não :(, durante o dia de sábado notei que o macho passou o dia a colocar-se junto à saída de água para o filtro, para aproveitar a corrente, apesar de ter disponível corrente superficial. Por vezes ficava com a cauda agarrada ao filtro, eu tirava-o de lá, mas pouco depois lá estava ele outra vez. A determinada altura fui espreitá-lo, estava "colado" ao tubo, já morto :alberteinstein: (se calhar o betta fez-lhe a folha).

Das 2 fêmeas, só uma é que tem este comportamento.

Um membro do fórum já me vai arranjar, hoje, mais companhia para elas, machos e fêmeas.

Os meus machos guppies quando estão sozinhos metem-se com tudo o que possa parecer rabo-de-saia... platys, molies, o que for...

De um macho ja estava à espera, com a fama que têm, agora de uma fêmea (deve ser tarada sexual e quer é festa :) )

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!