Primeiro aquario plantado


meninuuuuu

Recommended Posts

Aquário e Móvel:

Aquário 100 x 30 x 40 com caixa a preto para por a iluminação (120l brutos)

Móvel 100 x 50 x 80 , em preto DIY ;)

 

Filtragem:

1 Filtro EHEIM Seco-húmido 2227(secu-humido anulado está a trabalhar com um profissional II

 

Iluminação:

1 Calha DIY 3x 39W T5 frente-10000K meio-6500k Tras-8000k

 

Outros equipamentos:

Co2 de garrafa de 3kg válvula solnoid e difusor em vidro

Tomada com 3 entradas mais 2 com temporizador!!!)

 

 

Substrato:

ADA Power Sand

ADA Aquasoil Malaya

 

Fauna:

 

Flora:

Eleocharis parvula

Cyperus helferi

Musgo de java

 

Hardscape:

Areia de silica

Tronco red moor wood

 

 

 

Montagem: (24 de maio de 2009)

 

Inicio da montagem so meti subtrato fértil ADA Power Sand nas zonas onde queria plantar esse buraco não vai ter nenhuma palanta logo não vou por la nada

Pic_17636_1.jpg

 

Para fazer teste trabalho usei um cartão tipo multibanco bem dita zon que ate tem um cartão que serve para alguma coisa LOL :sorry:

Pic_17636_2.jpg

 

Pic_17636_3.jpg

 

Depois das zonas com substrato fértil bem definidas comecei a por o ADA Aquasoil Malaya que ira dezenhar o relevo que queria no meu leyout

Pic_17636_4.jpg

 

Pic_17636_5.jpg

 

Agora o trabalho mais horrivel :s pegar em Eleocharis parvula completamente mal tratado e separar o maior número de pés possível 3 horas não deu para tudo farteime lool :D

Pic_17636_6.jpg

 

Pic_17636_7.jpg

 

Pic_17636_8.jpg

 

Pic_17636_9.jpg

 

Inicio da plantação ja com a Eleocharis parvula ja toda separada nesta foto ja tenho a Cyperus helferi no sito que quero e a primeira tentativa do colocar um tonco que eu ja tinha com musco de java

Pic_17636_10.jpg

 

Agora ja alguma fotos do layout pronto

Pic_17636_11.jpg

 

Pic_17636_12.jpg

 

Pic_17636_13.jpg

 

Pic_17636_14.jpg

 

Pic_17636_15.jpg

 

Pic_17636_16.jpg

 

Digam de vossa justiça vou mantendo o povo actualizado ;)

 

--------------------

Nuno Gonçalves

Pic_17636_17.jpg

Editado por meninuuuuu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o tapete estiver completo é capaz de ficar giro.

 

O "rio" poderia estar melhor. está demasiado simétrico e muito largo.

 

Repara neste do Filipe Oliveira, bem torneado e com pedras a toda a volta para os substratos não se misturarem

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o tapete estiver completo é capaz de ficar giro.

 

O "rio" poderia estar melhor. está demasiado simétrico e muito largo.

 

Repara neste do Filipe Oliveira, bem torneado e com pedras a toda a volta para os substratos não se misturarem

 

Tens toda a razão mas mais uma vez este foi o meu primeiro e nem tudo podia sair como eu queria  andei algum tempo a estudar o que queria e ate não ficou muito longe da tentativa ;)

Ficou um pouco largo sim quanto a simetria sem dúvida que o do faao esta do outro mundo mas afinal ele é um MESTRE aliás ate foi nesse aqua que tirei algumas ideias

Agora esta montado pouco há a fazer a sílica com qualquer toque salta toda do sítio agora vou lutar contra as alguinhas e tentar por este tapete bem bonito

Por outro lado ate estou com sorte que comecei este aqua com a colónia de bactérias já feita 80litros de água mais filtro que estava a trabalhar pró completo numa outra montagem de ciclidios

 

--------------------

Nuno Gonçalves

Pic_17636_17.jpg

Editado por meninuuuuu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão mas mais uma vez este foi o meu primeiro e nem tudo podia sair como eu queria  andei algum tempo a estudar o que queria e ate não ficou muito longe da tentativa :(

Ficou um pouco largo sim quanto a simetria sem dúvida que o do faao esta do outro mundo mas afinal ele é um MESTRE aliás ate foi nesse aqua que tirei algumas ideias

Agora esta montado pouco há a fazer a sílica com qualquer toque salta toda do sítio agora vou lutar contra as alguinhas e tentar por este tapete bem bonito

Por outro lado ate estou com sorte que comecei este aqua com a colónia de bactérias já feita 80litros de água mais filtro que estava a trabalhar pró completo numa outra montagem de ciclidios

 

--------------------

Nuno Gonçalves

Pic_17636_17.jpg

 

Boas Nuno,

 

Acho que tens aí o início de um bom projecto. Eu também estou neste momento a fazer o meu primeiro aqua plantado e o tema do rio também vai ser o hardscape do meu, porém, como o meu aqua só tem 60cm, não vou poder fazr as duas margens (ainda vou tentar, mas duvido que fique com as duas). De qualquer das formas, tenta encontrar mais pedras pequenas para colocar na separação entre a areia e o restante fundo, dessa forma consegues dar mais realismo ao desenho das margens. Outra sugestão: as plantas que tens no fundo (não sei o nome) - retira as que estão dentro do rio e usa-as apenas nas margens. E tal como o do Filipe Oliveira (lindissímo!) tenta colocar uma ou duas pedras pequenas com tufo no leito do rio.

 

Boa sorte na continuação do projecto.

 

O meu também está a andar, mas como usei um tronco muito difícil de manter direito, tive de usar silicone de aquário para o fixar ao fundo, e agora tenho de esperar que ela seque para poder continuar o trabalho. Ao toque já está bem seca (já foi aplicada há cerca de 12h), mas recomenda-se esperar 48h para que atinja a secagem e resistência total, por isso não posso meter-lhe já água mesmo que fosse apenas para começar a plantar.

 

Já agora deixo aqui uma foto do estado actual, mas depois abro novo tópico para o meu. Abraço.

 

img0852qtd.jpg

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O do faao também só tem 60l :sick003: com esse tamanho da também para fazeres coisas lindo :sick003: quanto a planta que tenho também no fundo (Cyperus helferi) do leito do rio vou seguir o concelho e vou ainda tentar polo mais fino tenho é que ainda ir a pedra quanto a esse tronco parece que pode dar um bom layout tens é que ter cuidado com a iluminação para as plantas que eventualmente puderam ficar por baixo dele

 

--------------------

Nuno Gonçalves

Pic_17636_17.jpg

Editado por meninuuuuu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero deixar a maior concentração de flora no canto por trás da base do tronco (pela foto pode parecer que o tronco quase encosta ao vidro traseiro, mas deixei lá um espaço muito bom para plantar), algumas plantas na frente da base, mas poucas, e tentar revestir principalmente as extremidades do tronco com tufo. Gosto muito de ver os aquários plantados, mas não quero exageros de quantidade, porque as plantas depois crescem e como o aquário é pequeno acaba por sobrar pouco espaço útil para os principais habitantes :sick003:

 

Ainda não vi bem o tópico do aqua do Filipe, vi apenas aquela foto principal. Está divino, absolutamente. Bem que eu gostava que o meu ficasse assim, mas sou apenas um amador principiante... há muitos e muitos anos que não tenho aquas...

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois faz um topico e da a aconhecer o teu projecto ao ppl quanto a colar o tronco é que não sei se foi muito boa ideia :S abraço

 

 

O silicone sai com facilidade sem deixar marcas. O meu aquário tinha uma biobox que era colada de fábrica com silicone, e bastou uma lâmina fina para retirar tudo como se fosse manteiga. Por isso se um dia mais tarde mudar de ideias quanto ao troco, ele sai sem problemas.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.