@Phoenix Publicado Maio 22, 2009 Publicado Maio 22, 2009 Boas, estou a pensar trocar o meu aquário 50*30*35 por um 80*40*50 comprado (caso corra bem) a um user aqui do fórum, o problema é que o aquário só vem com duas T8 2x18W e eu pretendo ter um plantado. Andei a procura de soluções e encontrei as calhas do user ramirezi que me agradaram bastante, agora a dúvida é, visto eu ter necessidade em ter o aquário tapado devido a evaporação da água e como a calha que pretendo (T5 3x24W ou PLL 2x36W) não cabe dentro da tampa, existe algum inconveniente se retirar esta e fizer uma cobertura em vidro e colocar a calha em cima com os respectivos suportes? Cumps. Sérgio Gonçalves Citar
celsoslec Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 Boas, estou a pensar trocar o meu aquário 50*30*35 por um 80*40*50 comprado (caso corra bem) a um user aqui do fórum, o problema é que o aquário só vem com duas T8 2x18W e eu pretendo ter um plantado. Andei a procura de soluções e encontrei as calhas do user ramirezi que me agradaram bastante, agora a dúvida é, visto eu ter necessidade em ter o aquário tapado devido a evaporação da água e como a calha que pretendo (T5 3x24W ou PLL 2x36W) não cabe dentro da tampa, existe algum inconveniente se retirar esta e fizer uma cobertura em vidro e colocar a calha em cima com os respectivos suportes? Cumps. Sérgio Gonçalves Problema não há, há o inconveniente de perder alguma potência de iluminação visto que o vidro a condensação e o pó do vidro impedem a luz de passar na sua totalidade, excepto isso axo que não há problema. cumps Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
@Phoenix Publicado: Maio 22, 2009 Autor Publicado: Maio 22, 2009 Problema não há, há o inconveniente de perder alguma potência de iluminação visto que o vidro a condensação e o pó do vidro impedem a luz de passar na sua totalidade, excepto isso axo que não há problema. cumps Pois, era a isso que me referia, a perda de luz. Será algo significante? 72W chegam para um smi-plantado? Não queria por mais por causa da cartinha que a EDP envia todos os meses... pelo que tenho lido, 0.5W/l é suficiente. Vamos ver se é desta que me aventuro com ciclideos anões. Cumps. Citar
tfncruz Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 Esse aquário de 80 é um Aquatlantis...? No meu, fiz uma calha para ter mais 55W. Foi muito simples... vê aqui. Cumps Citar Tiago Cruz avista.naocoisas.com
celsoslec Publicado: Maio 22, 2009 Publicado: Maio 22, 2009 Pois, era a isso que me referia, a perda de luz. Será algo significante? 72W chegam para um smi-plantado? Não queria por mais por causa da cartinha que a EDP envia todos os meses... pelo que tenho lido, 0.5W/l é suficiente. Vamos ver se é desta que me aventuro com ciclideos anões. Cumps. bem mas não tem possibilidade de colocar a iluminação dentro da tampa? Assim poupava uns trocos e já colocava a potência realmente necessária. Eu também vou montar um aquário novo de 144l e vou colocar uma calha de 2x55w pll e o aquário irá ter tampa de vidro...vamos a ver como corre...os entendidos falam numa perda de 10 a 15% de luz... cumps Citar Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
@Phoenix Publicado: Maio 22, 2009 Autor Publicado: Maio 22, 2009 Esse aquário de 80 é um Aquatlantis...? No meu, fiz uma calha para ter mais 55W. Foi muito simples... vê aqui. Cumps Não, não é, era para ser caso não aparece-se este negócio. Pelo que vi não tenho espaço para colocar uma lâmpada ao lado. bem mas não tem possibilidade de colocar a iluminação dentro da tampa? Assim poupava uns trocos e já colocava a potência realmente necessária. Eu também vou montar um aquário novo de 144l e vou colocar uma calha de 2x55w pll e o aquário irá ter tampa de vidro...vamos a ver como corre...os entendidos falam numa perda de 10 a 15% de luz... cumps Pois, pensei na possibilidade da PLL mas não sou lá muito bom com bricolage e não queria estar a estragar a tampa e devido a altura do aqua, recomendam lâmpadas T5. Se dizes que perde de 10 a 15% de luz então talvez opte por 4x 24W. Por a calha ficar perto do vidro (tampa) não ganhará algas no mesmo? Cumps. Citar
Recommended Posts