Finalmente a começar


mesquitax

Recommended Posts

Boas.

 

Após vários meses de pesquisa por este forum,e após ver varios setup´s que me ajudaram muito a perceber quais as melhores opções para o meu caso lá decidi avançar. ( O bichinho está bem instalado na minha cabeça ) :P Como sou um bocado "nhurro" em alguns aspectos e por achar que tudo o que anda por ai nunca é suficientemente bom e barato, optei por ser eu a construir o movel e o aqua. Hoje finalmente acabei o móvel (após 1 mês de trabalho,pois ia-o fazendo aos poucos) e já o trouxe para casa a algum custo pois pesa chumbo. Optei por uma estrutura metálica em ferro galvanizado de 35x35mm, forrada a MDF hidrofogo de 16mm e 12 mm pintado com 2 camadas de subcapa, 1 de tinta de esmalte e 3 camadas de verniz maritimo. O dito movel tem 150x50x90.

Pelos meus cálculos irá suportar bem o aqua de 120x45x55. ( +- 300 l )

 

O objectivo deste post é partilhar a minha odisseia neste novo mundo,bem como recolher as vossas opiniões em relação ao que me proponho fazer.

 

Assim sendo o meu setup vai ser o seguinte:

 

Aqua - 120x45x55 ( Comp*Larg*Alt)- 300 litros. Sem travamento, vidro de 12mm , coluna seca com 2 furos de 50mm e 32mm

Sump - 100x30x40 - 120 litros

Escumador - Em fase de estudo

Bomba Retorno - Sicce 2500 ( 2500L/h)

Circulação - 2 x Sunsun 5000l/h

Aquecimento - 1 x 150W + 1 x 300W

Iluminação - Calha DIY 6 x T5 54 W ( Em Fase de projecto )

Rocha Viva - Agradeço sugestões

Rocha Morta - Agradeço sugestões

Substracto - Nature's Ocean Live Aragonite fina ( A adquirir )

Reposição água - Pretendo faze-lo manualmente com agua natural

TPAs - Água natural recolhida na zona de Cascais

 

Em relação ao aquario estava um pouco empanado,pois estava com dificuldades em encontrar os passa muros, mas hoje por acaso passei pela naturline a perguntar se eles me indicavam onde os poderia adquirir e eis o meu espanto quando eles me dizem que tinham e mos davam na hora. Menos um a dor de cabeça pois não queria colar os vidros do aqua sem ter os furos da coluna seca feitos, pois li os problemas que o Rui Feliciano teve para ajustar os ditos passa muros aos furos que já tinha no seu aqua.

 

Amanhã já passo na vidraceira para eles me furarem os vidros e conto que para a semana já esteja pronto para poder proceder aos testes de estanquicidade.

 

Em baixo deixo algumas fotos do movel já concluido e no local onde irá ficar.

 

Abraços,

Luis Mesquita

 

 

 

 

100_3296.jpg

 

A minha esposa aproveitou logo para o compor com uns cacarecos até o aqua chegar :)

Obrigado pela tua paciência para me aturares

 

100_3300.jpg

 

Futuras ligações de 12 Tomadas

 

100_3302.jpg

 

Pormenor da estrutura metálica

 

100_3305.jpg

 

Pés reguláveis em altura

Editado por mesquitax
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem!!!!! Nem quero imaginar o peso só da estrutura, mais pelo MDF!

Sei quem teve um também forrado em MDF (eu) e o peso que tinha....depois foi para casa de outra pessoa (João Branquinho) que teve grandes dificuldades em transportar!

Vamos lá comentar o setup:

 

Aqua - 120x45x55 ( Comp*Larg*Alt)- 300 litros. Sem travamento, vidro de 12mm , coluna seca com 2 furos de 50mm e 32mm

Eu trocava a largura pela altura, ou tirava os 5cm de altura e colocava-os na largura, ficava bem melhor.

 

Sump - 100x30x40 - 120 litros

Serve perfeidtamente, mesmo simples, sem divisórias.

 

Escumador - Em fase de estudo

Não vás para Jebos e coisas dessas. Eu gosto bastante dos (por ordem alfabética) ATI, ATB, Deltec, H&S e não sei mais! Compra algo para aquas de 600lts ou mais.

 

Bomba Retorno - Sicce 2500 ( 2500L/h)

Gosto delas e acho que é suficiente.

 

Circulação - 2 x Sunsun 5000l/h

Não optando por uma controlável, serve bem!

 

Aquecimento - 1 x 150W + 1 x 300W

Acho que fazes bem em ter 2 termostatos, é sempre melhor!

 

Iluminação - Calha DIY 6 x T5 54 W ( Em Fase de projecto )

Também chega bem. Coloca 4 daylight e 2 actínicas. Das daylight podes fazer uma mistura de 2 de 10000k e 2 de 15000k

 

Rocha Viva - Agradeço sugestões

Rocha Morta - Agradeço sugestões

Aqui tens de ter no total cerca de 40 a 50kg que pode ser metade de RV e metade de RM. Toma atenção à rocha morta, que normalmente não está matura. Terás de fazer a limpeza a ela (cerca de 3 semanas) só com a RM, água salgada, bomba de circulação e escumador.

 

Substracto - Nature's Ocean Live Aragonite fina ( A adquirir )

Eu gosto muito do sugarsize, mas não para aqua principal onde vais ter bastante circulação, pois a areia levanta facilmente. Compra a medida acima dessa.

 

Reposição água - Pretendo faze-lo manualmente com agua natural

Atenção que a reposição da água evaporada deve ser feita apenas com água doce (osmose) pois o que evapora é H2O deixando os sais no aqua. Muita atenção a isto!

 

TPAs - Água natural recolhida na zona de Cascais

Não acho bom apanhar em época de chuvadas e marés vivas pois a quantidade de matéria orgânica e sedimentos é enorme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro Conceição pelo teu contributo e explicações técnicas.

O Móvel reamente foi uma aventura para o por cá dentro de casa, mas graça ao meu amigo Emanuel, que me deu uma ajuda na execução ( soldaduras e afins ), lá o trouxemos para dentro.

Em relação ao aqua já vou um bocado tarde para o poder emendar pois os vidros já estão cortados. O que posso fazer é cortar os 5 ncm na altura, pois ainda vou a tempo.Esqueci-me de mencionar mas a sump tem 3 divisórias pois achei que deveria ter um refugio para o caso de ser necessário.

Em relação à RM ainda bem que me disseste esse passo pois estava em dúvida se o teria que fazer ou não. Vou tambem aproveitar o teu conselho em relação ao substrato e à iluminação.

Aproveito para colocar uma questão que acho ser pertinente:

Visto que a época das ferias está a chegar ( Ferias durante todo o mês de Agosto ), e infelizmente o meu trabalho obriga-me a deslocações para fora da area de residência nesta altura do ano, e como sei que os primeiros 3 meses são cruciais para estabilizar os niveis do aqua, será melhor aguardar pelo fim de Agosto para iniciar a colocação da agua no aqua, de modo a poder controla-lo melhor?

Editado por mesquitax
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não cortes o vidro, deixa estar como está!

 

Em relação à espera, caso não tenhas ainda o equipamento e estás dependente de dinheiro para comprar aquilo que realmente é bom e eficiente, espera, junta dinheiro e depois compras depois de Agosto.

Caso tenhas alguém que posso fazer a reposição de água e TPAs, deixa o aqua só com a rocha, bombas, escumador e termostato a trabalhar de forma a maturar bem a água, senão espera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o dinheiro é um entrave ao inicio deste hobby pois é tudo muito caro. Até agora os custos rondam os 400 €, entre o móvel e o aqua e algum material já adquirido. O que me está mais causar dúvidas é o escumador. Neste momento dispensaram-me um VSKIM 800, mas já sei que esta marca não reune concenso entre os membros aqui do forum. Estou a pensar adquirir um deltec AP 600, e quando chegar a altura procurara aqui no forum alguem que tenha Rv a mais para vender. Entretanto vou equacionar qual o momento mais oportuno para fazer o arranque pois os 3 meses de espera para completar o ciclo são a parte que mais me vai aborrecer.

Mais uma vez obrigado pelos conselhos.

Editado por mesquitax
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema nos V2Skim é a bomba....não é grande coisa.

Se vais para um AP600, tenho um. Agora está parado porque aumentei o sistema e torna-se já um pouco fora das capacidades dele, mas não o vendi, decidi guardar porque ainda lhe vou dar uso noutro sistema daqui a uns meses. Ele é bom, se vende-se agora, depois queria comprar algo bom e pelo preço que ia receber não comprava nada parecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.