mesquitax

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por mesquitax

  1. POdes comprara através da naturline.tambem me fartei de andar À procura e eles foram 5*, desenrascaram-me na hora.
  2. Só por curiosidade. Tás satisfeito com o desempenho do escumador? É que eu tenho um igual mas o 800 mas ainda não o experimentei e tou com um bocado de receio pois não é uma marca muita falada aqui no forum. Boa sorte com a tua aventura.
  3. Realmente o dinheiro é um entrave ao inicio deste hobby pois é tudo muito caro. Até agora os custos rondam os 400 €, entre o móvel e o aqua e algum material já adquirido. O que me está mais causar dúvidas é o escumador. Neste momento dispensaram-me um VSKIM 800, mas já sei que esta marca não reune concenso entre os membros aqui do forum. Estou a pensar adquirir um deltec AP 600, e quando chegar a altura procurara aqui no forum alguem que tenha Rv a mais para vender. Entretanto vou equacionar qual o momento mais oportuno para fazer o arranque pois os 3 meses de espera para completar o ciclo são a parte que mais me vai aborrecer. Mais uma vez obrigado pelos conselhos.
  4. Obrigado Pedro Conceição pelo teu contributo e explicações técnicas. O Móvel reamente foi uma aventura para o por cá dentro de casa, mas graça ao meu amigo Emanuel, que me deu uma ajuda na execução ( soldaduras e afins ), lá o trouxemos para dentro. Em relação ao aqua já vou um bocado tarde para o poder emendar pois os vidros já estão cortados. O que posso fazer é cortar os 5 ncm na altura, pois ainda vou a tempo.Esqueci-me de mencionar mas a sump tem 3 divisórias pois achei que deveria ter um refugio para o caso de ser necessário. Em relação à RM ainda bem que me disseste esse passo pois estava em dúvida se o teria que fazer ou não. Vou tambem aproveitar o teu conselho em relação ao substrato e à iluminação. Aproveito para colocar uma questão que acho ser pertinente: Visto que a época das ferias está a chegar ( Ferias durante todo o mês de Agosto ), e infelizmente o meu trabalho obriga-me a deslocações para fora da area de residência nesta altura do ano, e como sei que os primeiros 3 meses são cruciais para estabilizar os niveis do aqua, será melhor aguardar pelo fim de Agosto para iniciar a colocação da agua no aqua, de modo a poder controla-lo melhor?
  5. Boas. Após vários meses de pesquisa por este forum,e após ver varios setup´s que me ajudaram muito a perceber quais as melhores opções para o meu caso lá decidi avançar. ( O bichinho está bem instalado na minha cabeça ) Como sou um bocado "nhurro" em alguns aspectos e por achar que tudo o que anda por ai nunca é suficientemente bom e barato, optei por ser eu a construir o movel e o aqua. Hoje finalmente acabei o móvel (após 1 mês de trabalho,pois ia-o fazendo aos poucos) e já o trouxe para casa a algum custo pois pesa chumbo. Optei por uma estrutura metálica em ferro galvanizado de 35x35mm, forrada a MDF hidrofogo de 16mm e 12 mm pintado com 2 camadas de subcapa, 1 de tinta de esmalte e 3 camadas de verniz maritimo. O dito movel tem 150x50x90. Pelos meus cálculos irá suportar bem o aqua de 120x45x55. ( +- 300 l ) O objectivo deste post é partilhar a minha odisseia neste novo mundo,bem como recolher as vossas opiniões em relação ao que me proponho fazer. Assim sendo o meu setup vai ser o seguinte: Aqua - 120x45x55 ( Comp*Larg*Alt)- 300 litros. Sem travamento, vidro de 12mm , coluna seca com 2 furos de 50mm e 32mm Sump - 100x30x40 - 120 litros Escumador - Em fase de estudo Bomba Retorno - Sicce 2500 ( 2500L/h) Circulação - 2 x Sunsun 5000l/h Aquecimento - 1 x 150W + 1 x 300W Iluminação - Calha DIY 6 x T5 54 W ( Em Fase de projecto ) Rocha Viva - Agradeço sugestões Rocha Morta - Agradeço sugestões Substracto - Nature's Ocean Live Aragonite fina ( A adquirir ) Reposição água - Pretendo faze-lo manualmente com agua natural TPAs - Água natural recolhida na zona de Cascais Em relação ao aquario estava um pouco empanado,pois estava com dificuldades em encontrar os passa muros, mas hoje por acaso passei pela naturline a perguntar se eles me indicavam onde os poderia adquirir e eis o meu espanto quando eles me dizem que tinham e mos davam na hora. Menos um a dor de cabeça pois não queria colar os vidros do aqua sem ter os furos da coluna seca feitos, pois li os problemas que o Rui Feliciano teve para ajustar os ditos passa muros aos furos que já tinha no seu aqua. Amanhã já passo na vidraceira para eles me furarem os vidros e conto que para a semana já esteja pronto para poder proceder aos testes de estanquicidade. Em baixo deixo algumas fotos do movel já concluido e no local onde irá ficar. Abraços, Luis Mesquita A minha esposa aproveitou logo para o compor com uns cacarecos até o aqua chegar Obrigado pela tua paciência para me aturares Futuras ligações de 12 Tomadas Pormenor da estrutura metálica Pés reguláveis em altura