Novo projecto de um Aqua doce


BlackPuma

Recommended Posts

Boas a todos,

 

antes de mais gostaria de me apresentar a esta comunidade (perdoem-me se o estiver a fazer no local errado): eu sou o Jorge Costa, 31 anos, resido na margem sul, mais precisamente em Corroios, trabalho em consultoria de segurança informática e gestão de projectos na área de IT, tenho vários hobbies (BTT, guitarra, carros,...), e sou apaixonado por animais - principalmente aves psitacidias (família das aves de bico curvo - papagaios e afins) e claro a aquariofilia.

 

Mas a aquariofilia sempre foi para mim uma paixão não realizada - passo a explicar: em miúdo adorava passar horas a olhar para um aquário que o meu pai tinha. Era um aquário muito simplório, não plantado, apenas com areão de rio, com cerca de 40 litros de capacidade e apenas 1 habitante - o típico "peixinho vermelho". O dito aquário nada mais tinha para além disto, nem filtragem, nem aquecimento, nem luz, nem mais coisa alguma. Diga-se de passagem que o dito peixe deveria ser extremamente resistente, pois dadas as más condições viveu durante anos e anos, aliás, ele já existia mesmo antes de eu nascer, e recordo-me que morreu deveria eu ter cerca de 5 ou 6 anos. O único cuidado que o meu pai tinha era mesmo deixar a água repousar em garrafões durante 1 ou 2 dias antes de despejar o aquário por completo e voltar a encher.

 

Vários anos mais tarde, talvêz uns 15, o meu pai recebeu como prenda de um grupo de alunos dele, um daqueles aquários tipo balão (+- uns 3 ou 4 litros !?) com pedrinhas de vidro como areão e dois peixes que sinceramente não conheço a espécie (parecidos aos peixes cinzentos dos rios). Tal como o primeiro, nada mais este aquário tinha, e o tipo de cuidados com ele, eram os mesmos do primeiro. Mais uma vez os peixes resistiram alguns anos, por vezes na mesma água por mais de 2 semanas, e chegaram inclusivé a fazer criação (filhotes que acabaram por comer...).

 

Tive ainda uma outra experiência com peixes. Os meus avós paternos, eram residentes na zona da Serra da Estrela, e enquanto eu era solteiro e bom rapaz, costumava passar sempre o mês de Agosto de férias com eles (isto até eu ter cerca de 17~18 anos). Foi então que por volta dos meus 15 ou 16 anos, e estando lá de férias, era habitual ir dar os meus mergulhos aos rios da zona. Um dia decidi pegar num saco de plástico, pão, e começar a apanhar peixes (de certeza que já muitos de vós o fizeram) e levar para casa dos meus avós. No quintal eles tinham um tanque com não mais que 200x150x100 que era cheio com água do poço e da chuva. Foi lá que coloquei os peixes. Enquanto os meus avós eram vivos, o tanque era lavado e eles eram alimentados com regularidade, mas a minha avó já faleceu há 12 anos e o meu avô há 6, e desde o falecimento da minha avó, o meu avô veio viver para casa dos meus pais também aqui em Corroios, ou seja, desde há 12 anos pelo menos, que ninguém muda a água do tanque, logo podem imaginar como ela está em termos de algas e sujidade. Mas por incrível que pareça, os peixes continuam vivos. Provavelmente não todos como é óbvio (eram cerca de 30 no início e agora não faço ideia pois é impossível contá-los), mas alguns ainda resistem e têm um aspecto bem diferente - quando os apanhei não deviam ter mais de uns 5 cm os maiores, e agora devem andar entre os 20 e os 30 cm (digo eu pelo pouco que se consegue ver).

 

Ora bem, tendo eu 3 experiências com peixes que resistiram aos maiores "desleixos" possíveis, pensei: "Sempre quis ter um aquário, e porque não hei-de ter?". Mudei de casa há cerca de 2 anos, e uma das primeiras coisas em que pensei comprar para a nova casa foi logo um aquário, mas depois já se sabe, casa nova, mobiliário, etc, etc..., e o aquário foi ficando para segundo plano, até que... CLICK! Tá na hora.

 

Qual a minha ideia então? Um plantado claro! Plantado, com um bonito hardscape, peixes ainda não tenho uma ideia muito definitiva, mas uns tubarões bala e martelo sempre gostei, limpa fundos, limpa vidros, neons, etc... Porém, como ainda estou com um bocado de receio em me aventurar num aquário grande, e quando digo grande, digo algo entre os 200 e 300l, pensei "vou fazer um test-drive". Vai daí decidi em primeiro lugar dar um passo mais à medida da minha perna e comprar algo na casa dos 50l. Assim sendo, e depois de muito tópico por aqui ler e muitas visitas a N lojas, hoje fui visitar uma nova e enorme loja de aquariofilia que abriu em Almada no fim-de-semana passado. Fiquei logo deslumbrado com a dimensão da loja, tal como com a variedade de espécies (água doce e salgada) e modelos e feitios de aquários.

Acabei por sair de lá com um AQUADREAM 60 da Aquatlantis. Para quem não conhece, é um aqua de 60x30x40, com 72l brutos, o que equivale a cerca de 54l úteis se o enchermos até aos 30cm de altura (já agora se alguém conhecer este aqua que deixe a sua opinião em relação à sua qualidade, pois o vidro pareceu-me ser algo fino demais para o tamanho...), e que vem com a biobox (algo que no futuro é para sair pois para além de inestética, rouba imenso espaço) e iluminação (1x15W T8). Comprei ainda um termómetro e já algum do areão. Amanhã se tiver tempo, irei procurar outro areão diferente pois pretendo dar ali um toque que permita dar noção de profundidade, substracto e um ou dois troncos.

 

Depois de ter por aqui visto muitos aquas na secção de fotos e videos, tenho algumas ideias que acredito virem a ser bastante engraçadas. Vi por lá muitos aquas bonitos, mas que são banais, e vi outros que são absolutamente soberbos e lindissímos, mesmo sendo alguns deles aquas com volumetrias semelhantes ao meu.

 

Quanto ao andamento do projecto, claro que pelo tamanho do entusiasmo iria montar o aqua todo no menor tempo possível, mas claro que a pressa é inimiga da perfeição e no caso dos aquas, inimiga do sucesso. Amanhã quero começar a montá-lo, e deixá-lo já com água e a "ciclar". Quanto às plantas, provavelmente não as colocarei já amanhã... Devo deixá-lo a "ciclar" uns dias, depois retiro quase toda a água, coloco as plantas, e volto a encher com a mesma água. Deixo passar uma semana ou duas, e começo a fazer os testes à água. Se tudo estiver Ok, então vou comprar os "habitantes".

 

Este vai ser o realmente meu primeiro aqua, e vai ser mesmo tal como eu disse, um test-drive. Ainda não decidi se ele irá ficar na bancada da cozinha que é grande, ou na minha secretária do escritório aqui de casa. Mas uma coisa é certa, se tudo correr bem, daqui a uns tempos devo estar a montar o aqua grande para a sala, e nesse caso este irá servir como maternidade ou hospital conforme as necessidades.

 

Desde já peço desculpa pelo testamento, e quero-vos dizer também que todo e qualquer comentário é bem vindo por forma a ajudar aqui este rookie a caminhar por bons caminhos. Abraço a todos.

 

Aquadream%2060%20Black.jpg

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo, ve-se que vem cheio de inspiraçao para fazer um aquario bonito..força nisso...o mais dificil é o medo de começar depois do 1º aquario é sempre a andar...

 

cmps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo!

 

Parabéns pela iniciativa, de certeza que é só um começo comparado ao que se avizinha :animal_fish:

 

Quanto ao setup, adianto a pergunta generalizada que provavelmente irá surgir de quais as especificações da água, filtro, luz e termostato, assim como que fauna \ flora tens em mente.

 

De frisar a questão da luz para um bom resultado com as plantas :-D

 

Cumprimentos e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

 

hoje fui visitar uma nova e enorme loja de aquariofilia que abriu em Almada no fim-de-semana passado. Fiquei logo deslumbrado com a dimensão da loja, tal como com a variedade de espécies (água doce e salgada) e modelos e feitios de aquários.

 

 

olá, bem vindo

também moro em Corroios, não sabia que tinha aberto uma loja nova em almada, podes dizer onde fica?

 

Boa continuação do teu projecto

cumps

Editado por vieiramesquita
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, bem vindo

também moro em Corroios, não sabia que tinha aberto uma loja nova em almada, podes dizer onde fica?

 

Boa continuação do teu projecto

cumps

 

Boas,

 

fica em frente ao Forum e ao Leroy Merlin. Não sei se as regras o permitem, mas se não houver problema nisso posso deixar aqui o link para o site deles.

 

Abraço.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada

se puder ser deixa então o link

cumps

 

Boas,

 

http://www.koipark.pt/

 

No site está o mapa de como lá chegar, pois aquilo está dentro de uma quinta privada e a entrada passa realmente despercebida.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

http://www.koipark.pt/

 

No site está o mapa de como lá chegar, pois aquilo está dentro de uma quinta privada e a entrada passa realmente despercebida.

 

Já estou a ver, deve ser um a construção esverdeada que ali andam a fazer há uns tempos...

Muito fixe, obrigada, vou lá espreitar hoje à tarde

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, boa sorte :animal_fish: Só desejo que não passes pelo que eu estou a passar :-D Tb eu nao conheço essa loja, tenho que ver onde fica exactamente para lá dar um pulinho, quem sabe, pode ser que tenham troncos como deve ser...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, boa sorte :animal_fish: Só desejo que não passes pelo que eu estou a passar :-D Tb eu nao conheço essa loja, tenho que ver onde fica exactamente para lá dar um pulinho, quem sabe, pode ser que tenham troncos como deve ser...

 

Obrigado.

 

Já li o teu tópico, e isso que te aconteceu é por não teres fervido bem o tronco e o ter deixado de molho uns dias. Mas o melhor que podes fazer de momento é teres paciência e deixar passar um tempo para o filtro fazer o trabalho. Se mesmo assim não vires melhoras, é tirares o tronco e a água, e colocares água nova e o tronco depois de bem fervido. Boa sorte.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.