Problemas com ph/gh


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho um aquário de 60litros brutos só para camarões, vivo na zona da Expo e a agua da rede mede 12 de Gh..sempre tive o problema da agua estar dura, apesar de ter o Ph sempre controlado com Co2 a 6,5.

A semana passada fiz uma tpa de 25litros com a agua de garrafão do LIDL cujo Ph é 5,5 e Gh é 0.

Um dia após a tpa tinha a o Ph a 6,5 e o Gh a 5.

Ontem medi os parâmetros e tinha o Gh a 6 e o Ph a 8!!! surprised

Acho que isto aconteceu porque a agua ficou mais mole e perdeu o efeito tampão, por isso o Ph ter oscilado...o que acham?É normal isto acontecer?

Vou adicionar turfa e renovar o Co2.

O que me aconselham a fazer?

 

Abraços e desde já obrigado

 

 

ps: fiz tratamento com fluvermal para matar uma praga de planarias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que estás a confundir o GH com o KH, deves ter o KH muito baixo e por isso não tens efeito de tampão o que provoca grandes alterações do ph, no teu caso continuava a usar água da torneira, mede o KH o da torneira deve vir a 40 mg/l. Um pormenor não faças TPA ao fim de semana, que é quando o pessoal da EPAL carrega nos produtos (pelo menos é o que dizem).

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi confusão minha, o meu KH está a 5, medi hoje à hora de almoço.

Continuar a usar água da torneira, porque?? Não sei se sabes mas os camarões preferem água mole e a agua da rede de cá é dura como tudo..

 

Pessoal o que faço?? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu moro em Odivelas e tenho KH de 40 e gh 50 a 60, e o gh vai aumentado e chega no aqua aos 100 e até a 120, vou reduzindo com tpa, no entanto (as vezes também uso agua do lidl para baixar o ph), mas se tiver o kh muito baixo o ph altera muito e pode matar-me os peixes. Quando te disse para usares água da torneira calculei que tivesses o kh muito baixo porque o ph variou muito, Nos camarões não sei (tenho dois e nunca os vejo, sempre escondidos), mas como tenho discus preocupo-me mais com o kh do que com o gh. O uso da água da torneira no meu ponto de vista vai subir o kh e baixar o gh, mas espera outras opiniões.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, na terça-feira decidi lavar o filtro(biológico) pois já não o limpava à 1mês e meio e já que as bactérias nitrificantes devem ter ido a baixo por causa do tratamento de Fluvermal.Como tive de tirar um garrafão de água para lavar as matérias filtrantes aproveitei por tirar mais outro e fazer tpa com água da rede.

 

Qual foi o meu espanto quando meço o parâmetros e:

 

Ph: 6,5

GH:3

KH:3

 

 

Como é possível eles terem regulado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.