ajuda! reprodução de bettas


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Boas ,

Há pouco tempo comprei um casal de bettas . No 1º dia deixei a femea dentro de uma garrafa e no dia seguinte soltei-a só que o macho está constantemente a bater-lhe e não quere fazer o ninho de bolhas. Já experimentei com 2 femeas diferentes e nada...

 

o que posso fazer?

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Primeiro a fêmea tem que está "pronta". Ou seja quando as riscas horizontais passarem a verticais e o ponto branco entre as barbatanas da frente estiver bem visivel. Normalmente também se nota um aumento do tamanho da barriga (que fica bem cheia de ovos...).

 

Dentro do aqua de reprodução convém ter plantas para permitir à fêmea esconder-se.

 

PauloA bigsmile

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Primeiro a fêmea tem que está "pronta". Ou seja quando as riscas horizontais passarem a verticais e o ponto branco entre as barbatanas da frente estiver bem visivel. Normalmente também se nota um aumento do tamanho da barriga (que fica bem cheia de ovos...).

 

Dentro do aqua de reprodução convém ter plantas para permitir à fêmea esconder-se.

 

PauloA bigsmile

 

 

A minha betta está pronta . O meu aquario tem 10cm de agua, fundo preto plantas de superficie, um pedaço de esferovite e está com boa temperatura.

O problema é que ele não quer abraça-la e não chega a acabar o ninho. Está sempre a atacá-la e come-lhe as barbatanas

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No aqua que tenho para repoduzir, uso uma protecção/separador de bettas onde coloco a fêmea.

 

Por outro lado em termos de plantas tenho mesmo muitas plantas... Plantas de crescimento rápido (que nunca sei o nome...), cabomba e musgo.

 

Coloco a fêmea na protecção cerca de 48 horas, ou até o macho fazer o ninho.

 

Já tive alturas em que o macho fez o ninho e pura e simplesmente não quer nada com aquela fêmea. Tive uma fêmea à qual cada vez que se punha de cabeça para baixo os ovos caiam... Foi uma dor... e o macho batia-lhe... e tinha o ninho feito... e havia ovos por tudo o que era aquario...

 

Por outro lado tenho uma que cada vez que a junto com o macho... o macho faz o ninho em 2 ou 3 horas...

 

O que me parece é que tens que dar mais tempo ao macho.

 

PauloA bigsmile

Editado por alfapa
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No aqua que tenho para repoduzir, uso uma protecção/separador de bettas onde coloco a fêmea.

 

Por outro lado em termos de plantas tenho mesmo muitas plantas... Plantas de crescimento rápido (que nunca sei o nome...), cabomba e musgo.

 

Coloco a fêmea na protecção cerca de 48 horas, ou até o macho fazer o ninho.

 

Já tive alturas em que o macho fez o ninho e pura e simplesmente não quer nada com aquela fêmea. Tive uma fêmea à qual cada vez que se punha de cabeça para baixo os ovos caiam... Foi uma dor... e o macho batia-lhe... e tinha o ninho feito... e havia ovos por tudo o que era aquario...

 

Por outro lado tenho uma que cada vez que a junto com o macho... o macho faz o ninho em 2 ou 3 horas...

 

O que me parece é que tens que dar mais tempo ao macho.

 

PauloA :character0050:

 

 

Vou experimentar com outra femea.

Quanto tempo devo manter a betta dentro da garrafa?

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Gonçalo Gaiola eu vou tentar dar uma ajuda citando um artigo que acho apropriado que leias com atenção e depois sim responderei as tuas duvidas seguintes.

 

Passo a citar o artigo:

 

Reprodução em Cativeiro

 

Em geral os Bettas splendens já estão prontos para o acasalamento por volta dos 5 meses de vida.

 

Se reproduzem facilmente e geram proles numerosas (mais de 300 alevinos em cada ninhada - nem todos sobrevivem, mas um número expressivo vinga).

 

O cortejo e o acasalamento oferecem um espetáculo belíssimo e arrebatador de se assistir.

 

Comumente o macho é colocado num aquário pequeno (+/- 20 litros) com coluna d'água de aproximadamente 10 cm, 10 dias antes da lua cheia, para começar a se sentir dono do território.

 

Depois de 2 dias, aproximadamente, a fêmea é introduzida no aquário, mas dentro de um vidro transparente, sem fundo, onde é vista, mas não tocada pelo macho.

 

O macho imediatamente começa o seu ritual de exibição para a fêmea e construir um ninho com bolhas de ar, na superfície d'água.

 

Este processo dura uns 8 dias, aproximadamente. A fêmea então já se mostra preparada para o acasalamento, seu oviduto está dilatado, com uma ponta branca e apresenta no corpo listas verticais.

 

Neste momento o macho já está com o ninho totalmente pronto (enorme colchão de bolhas) e é hora de libertar a fêmea (com cuidado para não agitar a água e desmanchar o ninho de bolhas), que deverá ter, a esta altura, um comportamento submisso, se deixando levar para baixo do ninho.

 

É conveniente providenciar abrigo para a fêmea se proteger, caso o macho se mostre muito violento ou ela ainda não esteja totalmente pronta para o acasalamento. Podem ser: pedras sem arestas, seixos de rio, plantas aquáticas naturais (musgo de java, samanbaia d'água, etc) ou até cotovelos de PVC.

 

Os dois ficam algum tempo nas preliminares mas logo acontecerá o primeiro de vários abraços delicados e suaves que o macho dará na fêmea, espremendo-a para liberação dos ovos, fertilizando-os neste instante.

 

Os ovos, dezenas de cada vez, são expelidos e vão caindo lentamente no fundo do aquário. Geralmente a fêmea fica meio atordoada por alguns instantes e enquanto se recupera, o macho vai coletando em sua boca, ovo por ovo e depois os deposita no colchão de bolhas. Estas rotinas de abraços, posturas, fecundações, coletas, acomodação dos ovos se repetem por várias vêzes.

 

Concluída a postura, a fêmea é retirada do aquário por que o macho assume a guarda do ninho, se preciso com bastante violência, não permitindo a aproximação da fêmea. No habitat natural ela naturalmente guardaria distância segura do macho, mas confinada no aquário, poderá ser morta.

 

Pelos próximos 2 (dois) dias, o macho protege e arruma o ninho o tempo todo. Após o nascimento dos alevinos, por mais 2 (dois) dias ele pega os filhotes que caem do ninho e os recoloca no colchão, até que já possam se virar sozinhos. Neste momento quem é retirado do aquário de procriação é o macho, senão os alevinos é que correm perigo de ser devorados pelo pai.

 

Artigo retirado de www.bettabrasil.com.br

 

Espero que isto ajude.

 

Podes sempre visitar o meu topic e lendo na intrega podes ver como reproduzir bettas.

 

Cubo Betta

------------------------------------
Nes Photography

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Gonçalo Gaiola eu vou tentar dar uma ajuda citando um artigo que acho apropriado que leias com atenção e depois sim responderei as tuas duvidas seguintes.

 

Passo a citar o artigo:

 

Reprodução em Cativeiro

 

Em geral os Bettas splendens já estão prontos para o acasalamento por volta dos 5 meses de vida.

 

Se reproduzem facilmente e geram proles numerosas (mais de 300 alevinos em cada ninhada - nem todos sobrevivem, mas um número expressivo vinga).

 

O cortejo e o acasalamento oferecem um espetáculo belíssimo e arrebatador de se assistir.

 

Comumente o macho é colocado num aquário pequeno (+/- 20 litros) com coluna d'água de aproximadamente 10 cm, 10 dias antes da lua cheia, para começar a se sentir dono do território.

 

Depois de 2 dias, aproximadamente, a fêmea é introduzida no aquário, mas dentro de um vidro transparente, sem fundo, onde é vista, mas não tocada pelo macho.

 

O macho imediatamente começa o seu ritual de exibição para a fêmea e construir um ninho com bolhas de ar, na superfície d'água.

 

Este processo dura uns 8 dias, aproximadamente. A fêmea então já se mostra preparada para o acasalamento, seu oviduto está dilatado, com uma ponta branca e apresenta no corpo listas verticais.

 

Neste momento o macho já está com o ninho totalmente pronto (enorme colchão de bolhas) e é hora de libertar a fêmea (com cuidado para não agitar a água e desmanchar o ninho de bolhas), que deverá ter, a esta altura, um comportamento submisso, se deixando levar para baixo do ninho.

 

É conveniente providenciar abrigo para a fêmea se proteger, caso o macho se mostre muito violento ou ela ainda não esteja totalmente pronta para o acasalamento. Podem ser: pedras sem arestas, seixos de rio, plantas aquáticas naturais (musgo de java, samanbaia d'água, etc) ou até cotovelos de PVC.

 

Os dois ficam algum tempo nas preliminares mas logo acontecerá o primeiro de vários abraços delicados e suaves que o macho dará na fêmea, espremendo-a para liberação dos ovos, fertilizando-os neste instante.

 

Os ovos, dezenas de cada vez, são expelidos e vão caindo lentamente no fundo do aquário. Geralmente a fêmea fica meio atordoada por alguns instantes e enquanto se recupera, o macho vai coletando em sua boca, ovo por ovo e depois os deposita no colchão de bolhas. Estas rotinas de abraços, posturas, fecundações, coletas, acomodação dos ovos se repetem por várias vêzes.

 

Concluída a postura, a fêmea é retirada do aquário por que o macho assume a guarda do ninho, se preciso com bastante violência, não permitindo a aproximação da fêmea. No habitat natural ela naturalmente guardaria distância segura do macho, mas confinada no aquário, poderá ser morta.

 

Pelos próximos 2 (dois) dias, o macho protege e arruma o ninho o tempo todo. Após o nascimento dos alevinos, por mais 2 (dois) dias ele pega os filhotes que caem do ninho e os recoloca no colchão, até que já possam se virar sozinhos. Neste momento quem é retirado do aquário de procriação é o macho, senão os alevinos é que correm perigo de ser devorados pelo pai.

 

Artigo retirado de www.bettabrasil.com.br

 

Espero que isto ajude.

 

Podes sempre visitar o meu topic e lendo na intrega podes ver como reproduzir bettas.

 

Cubo Betta

 

 

 

Obrigado

 

O meu machão já fez o ninho, não vejo nenhum abraço, ele continua a bater-lhe e ela já está no ponto.

 

«daqui a bocado não tenho femea, já tem as barbatanas todas ratadas»

 

 

 

NÃO EXISTE AMOR...

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Obrigado

 

O meu machão já fez o ninho, não vejo nenhum abraço, ele continua a bater-lhe e ela já está no ponto.

 

«daqui a bocado não tenho femea, já tem as barbatanas todas ratadas»

 

 

 

NÃO EXISTE AMOR...

 

Separa-os, alimenta-os bem com comida viva ou congelada, por exemplo larvas de mosquito vermelho que eles adoram, vais ver a que a fêmea recupera e o macho vai ganhar mais forças...

 

Depois de 2/3 semanas voltas a tentar...

 

Por vezes não corre bem a primeira...

------------------------------------
Nes Photography

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Separa-os, alimenta-os bem com comida viva ou congelada, por exemplo larvas de mosquito vermelho que eles adoram, vais ver a que a fêmea recupera e o macho vai ganhar mais forças...

 

Depois de 2/3 semanas voltas a tentar...

 

Por vezes não corre bem a primeira...

 

 

Onde é que posso arranjar as larvas?

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Onde é que moras?

 

Na maior parte das lojas de peixes há alimento congelado. Nas que são só de peixes há de certeza. Nas outras tens de perguntar.

 

PauloA banana rock

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http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=43816

 

''depois de os alevins nascerem é tempo de os alimentar, com artemia recem ecloida ou então com uma comida propria.''

 

 

 

 

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124452

 

"a partir do 3º dia

 

Pela manhã, os alevinos precisam começar a se alimentar. Uma boa opção é verme-do-vinagre, alternando com microvermes a tarde, e a noite, voltando a oferecer verme-do-vinagre. Outras opções: paramécios, rotíferos ou infusórios."

 

 

Pesquisar dá muito trabalho...

[b][size=2][font="Arial"][color="#FF8C00"]Não brincas mais na minha areia (0.o,) [/color][/font][/size][/b]

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Gonçalo Gaiola Completa o teu perfil...

 

Em relação as tentativas que andas a fazer não achas que devias dar descanso ao macho e as fêmeas...???

 

Em relação a alimentação, é uma questão de pesquisa...

 

Mas eu passo a citar novamente um artigo:

 

Desenvolvimento dos Alevinos

 

A fase de desenvolvimento dos alevinos em cativeiro é a mais desafiadora de todas. As coisas acontecem muito rapidamente e você precisa estar preparado(a) para atender as necessidades básicas dos alevinos ao tempo certo: equilíbrio constante de temperatura e pH da água, limpeza e renovação da água (vide: Manejo Básico), alimentação com alimentos vivos (vide: Alimentação Equilibrada), betteiras em abundância para os machos e tanques coletivos de crescimento para as fêmeas (jovens).

 

Não se assuste! É trabalhoso, mas o resultado é absolutamente gratificante.

 

Recapitulando o que dissemos no tópico Reprodução em Cativeiro, aproximadamente após 48 horas da postura dos ovos, inicia-se a eclosão dos ovos, surgem milhares de alevinos no ninho-bolha, minúsculos (aproximadamente 2,5 mm).

 

1º dia

 

Parecem fiapinhos espetados no ninho, na vertical. Neste momento se alimentam das reservas contidas no saco vitelino. Você vai vê-los cair do ninho-bolha e tentar voltar sozinhos, outros cairão no chão do aquário. Estes serão pegos pelo macho, na boca, e colocados novamente no ninho-bolha. Ele continuará fazendo isto por 48 horas aproximadamente, daí o macho deverá ser retirado do aquário (final da tarde) e os alevinos ficarão totalmente dependentes da sua atenção e esforço para mantê-los alimentados e saudáveis.

 

3º dia

 

Pela manhã, os alevinos precisam começar a se alimentar. Uma boa opção é verme-do-vinagre, alternando com microvermes a tarde, e a noite, voltando a oferecer verme-do-vinagre. Outras opções: paramécios, rotíferos ou infusórios.

 

É bom começar a aerar a água levemente para quebrar a tensão superficial da água. O labirinto dos alevinos ainda não está totalmente formado, isto vai acontecer por volta do 8º dia de vida, mas eles sobem à superfície da água, mesmo sem fazer troca de gases.

 

Você vai observar que os alevinos já assumem o nado horizontal, com movimentos erráticos e rápidos pelo aquário.

 

Concomitantemente e até o final do processo, inicia-se o processo de trocas parciais de água, pelo menos, 2 vezes por semana.

 

8º dia

 

Já é possível oferecer náuplios de artêmias, em pequenas quantidades, duas vezes ao dia. Opções: Moinas, Daphnias.

 

Esta dieta continua até que (final da oitava semana, aproximadamente) eles possam comer alimentos vivos maiores como: tubifex, artêmias adultas, branchonetas.

 

Muito lentamente vá aumentando a coluna d'água do aquário.

 

Após a 8ª semana

 

Neste ponto é aconselhável começar a introduzir alimentação industrializada, triturada na forma de farelo, até que o peixe cresça o suficiente para aceitar o granulo inteiro.

 

Neste ponto, a coluna d'água já será a máxima possível dentro do aquário de cria. É hora de pensar em transferir os bebês para um ambiente maior. Introduzir um filtro interno ou externo que agite o menos possível a água e tenha proteções para que os peixes não sejam sugados.

 

tabela_de_alimentacao_de_alevinos.gif

 

Em todo o processo há de se tomar muito cuidado com relação a super-alimentação, que deve ser evitada, limpeza da água, estabilidade do pH e da temperatura.

 

Na medida em que já seja possível distingüir os machos dentro do seu plantel, já vá separando-os em betteiras ou enjarrando-os, como se costuma dizer (pets de refrigerantes são uma opção barata).

 

tabela_crescimento_de_bettas.gif

 

Após a 20ª semana

 

Já é possível começar a seleção dos melhores espécimes para melhoria genética do seu plantel e começar a distribuir os filhotes no mercado ou entre amigos.

 

Artigo retirado de www.bettabrasil.com.br

 

Espero que isto ajude.

------------------------------------
Nes Photography

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Gonçalo Gaiola Completa o teu perfil...

 

Em relação as tentativas que andas a fazer não achas que devias dar descanso ao macho e as fêmeas...???

 

Em relação a alimentação, é uma questão de pesquisa...

 

Mas eu passo a citar novamente um artigo:

 

Desenvolvimento dos Alevinos

 

A fase de desenvolvimento dos alevinos em cativeiro é a mais desafiadora de todas. As coisas acontecem muito rapidamente e você precisa estar preparado(a) para atender as necessidades básicas dos alevinos ao tempo certo: equilíbrio constante de temperatura e pH da água, limpeza e renovação da água (vide: Manejo Básico), alimentação com alimentos vivos (vide: Alimentação Equilibrada), betteiras em abundância para os machos e tanques coletivos de crescimento para as fêmeas (jovens).

 

Não se assuste! É trabalhoso, mas o resultado é absolutamente gratificante.

 

Recapitulando o que dissemos no tópico Reprodução em Cativeiro, aproximadamente após 48 horas da postura dos ovos, inicia-se a eclosão dos ovos, surgem milhares de alevinos no ninho-bolha, minúsculos (aproximadamente 2,5 mm).

 

1º dia

 

Parecem fiapinhos espetados no ninho, na vertical. Neste momento se alimentam das reservas contidas no saco vitelino. Você vai vê-los cair do ninho-bolha e tentar voltar sozinhos, outros cairão no chão do aquário. Estes serão pegos pelo macho, na boca, e colocados novamente no ninho-bolha. Ele continuará fazendo isto por 48 horas aproximadamente, daí o macho deverá ser retirado do aquário (final da tarde) e os alevinos ficarão totalmente dependentes da sua atenção e esforço para mantê-los alimentados e saudáveis.

 

3º dia

 

Pela manhã, os alevinos precisam começar a se alimentar. Uma boa opção é verme-do-vinagre, alternando com microvermes a tarde, e a noite, voltando a oferecer verme-do-vinagre. Outras opções: paramécios, rotíferos ou infusórios.

 

É bom começar a aerar a água levemente para quebrar a tensão superficial da água. O labirinto dos alevinos ainda não está totalmente formado, isto vai acontecer por volta do 8º dia de vida, mas eles sobem à superfície da água, mesmo sem fazer troca de gases.

 

Você vai observar que os alevinos já assumem o nado horizontal, com movimentos erráticos e rápidos pelo aquário.

 

Concomitantemente e até o final do processo, inicia-se o processo de trocas parciais de água, pelo menos, 2 vezes por semana.

 

8º dia

 

Já é possível oferecer náuplios de artêmias, em pequenas quantidades, duas vezes ao dia. Opções: Moinas, Daphnias.

 

Esta dieta continua até que (final da oitava semana, aproximadamente) eles possam comer alimentos vivos maiores como: tubifex, artêmias adultas, branchonetas.

 

Muito lentamente vá aumentando a coluna d'água do aquário.

 

Após a 8ª semana

 

Neste ponto é aconselhável começar a introduzir alimentação industrializada, triturada na forma de farelo, até que o peixe cresça o suficiente para aceitar o granulo inteiro.

 

Neste ponto, a coluna d'água já será a máxima possível dentro do aquário de cria. É hora de pensar em transferir os bebês para um ambiente maior. Introduzir um filtro interno ou externo que agite o menos possível a água e tenha proteções para que os peixes não sejam sugados.

 

tabela_de_alimentacao_de_alevinos.gif

 

Em todo o processo há de se tomar muito cuidado com relação a super-alimentação, que deve ser evitada, limpeza da água, estabilidade do pH e da temperatura.

 

Na medida em que já seja possível distingüir os machos dentro do seu plantel, já vá separando-os em betteiras ou enjarrando-os, como se costuma dizer (pets de refrigerantes são uma opção barata).

 

tabela_crescimento_de_bettas.gif

 

Após a 20ª semana

 

Já é possível começar a seleção dos melhores espécimes para melhoria genética do seu plantel e começar a distribuir os filhotes no mercado ou entre amigos.

 

Artigo retirado de www.bettabrasil.com.br

 

Espero que isto ajude.

 

 

 

obrigado

 

 

 

a femea já colocou os ovos ontem e já a tirei do aquario.

Agora o machão está a guardalos :)

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