PH não desce!


Recommended Posts

Oias o meu aquario foi montado recentemente e o PH que proveniente da torneira está a 7.4 teima em não descer. Eu uso um neutralizador de PH (7.0) da Seachem, já pus a quantidade recomendada, e 5 dias depois este mantinha.s a 7.4, 1 senmana depois coloquei outra dose e continuava. O meu aquário tem as seguintes dimensoes: 80/30/40.

ue façO?? será do produto? o aquário já está com plantas e peixes, peixes este os guppys que são e água alcalina, mas o problema é que eu quero por ciclídeos, para PH ácido (6.:P. disseram.me que o chá do tronco ajuda um pouco na acidez do PH mas até agora ainda não vi efeitos. O aquário está "completo" há 2 semanas.

Agradecia um resposta

Rafa Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filtro tenho só cerâmica e esponja. As pedras, algumas são calcárias, outras nao. Mas é um mistura que já tinha num aquário prévio e tinha o ph a 6.8, pois eu despejei vinagre num bocado de pedras e alguma fervesceram e outras não. Pedras calvárias? nao sei :

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em duas semanas é pouco tempo para ele descer logo mas......

Com Co2 isso baixava de certeza....era certinho....Se tas espera que os troncos baixem o ph espera sentado...pelo menos comigo nunca tive resultados. A água da minha torneira também anda nos 7.4, consegui manter o ph a 6 e tal antigamente devido, penso eu, ao carvao que estava no filtro, e também a ""porcaria"" que os tubarões grandes que tive faziam. Quando retirei o carvao e os tubarões o ph voltou subir pos 7 e pouco. Agora com o CO2 voltou a descer pos 6 e tal. Como vês, os troncos não ajudaram. O que não te ajuda mesmo nada são as pedras calcárias que tens. Contribuem sempre para o aumento.

 

:P

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

huum entao agr tenho ambiente para isso, pos está cheio de alevins que a guppy femea pôs n outro dia. Só tenho alevins no akua e estes fazem muiiita ""porcaria"" :oops: . Portanto se calhar é só eesperar que a cáca se comece a decompor... eu tenho bactéria da Cycle mas recomendaram-me antes as Filter Start da JBL porque desde há 2 semana(tempo que lá estao os alevins) que a amónia inda nao deu um sinalzinho de comelar a subir e por sua vez o ciclo começar... Tenho uma alga castanha também.... poderá ser da falta de CO2 ne? Esta está-se a apoderar do fundo do aquário.. disseram.me que o melhor para isso só mesmo corydoras e buzios.

Posso fazer uma mezinha caseira de CO2? e o ph tanbém irá descer? aquela com açucar e mais umas coisas que agora neo me lembro... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo turfa no filtro do aqua, cerâmica e lã de vidro, para além de um tronco grande, plantas e areão de origem vulcânica.

 

Num recipiente aparte preparo durante uma semana a água para as TPAs , onde tenho um filtro com turfa, bomba de ar e aquecedor.

 

A quantidade de turfa a colocar nos filtros é calculada por tentativa, dependendo da quantidade de agua do aqua e da qualidade da turfa.

Normalmente utilizo 1/4 da embalagem da JBL para um aqua de 200 litros e substituo-a (turfa) de 6 em 6 semanas.

 

O PH da água (da minha torneira) é aprox. 7,2 e o Kh 6, com o tratamento de turfa e uma TPA (30%) por semana mantenho o PH entre os 6,6 e 6,8 e o Kh entre os 5 e os 6.

Se efectuar as TPAs de 2 em 2 semanas o Ph baixa ainda mais, para valores próximos de 6. Quanto mais tempo a turfa actuar na agua mais ácida esta fica.

 

Espero ter ajudado.

 

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto.

 

Uma duvida que te coloco é se pões a turfa dentro do filtro dentro de algo que a "segure" como por exemplo meias de vidro de senhora ou se colocas as placas de turfa directamente no compartimento do filtro. Acontece é que tenho um aquario novo de 280 litros a ser ciclado e coloquei turfa (cerca de um placa inteira) no filtro externo dentro de uma meia de vidro e o ph não desce e não noto a àgua a ficar amarela. Como quero introduzir cardinais, nariz de bebado não me importo que o ph baixe e que a agua fique amarela pois sei que estes peixes não se importam nada com estas condições de àgua.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já tive turfa no meu filtro mas nunca consegui acertar com as quantidades. O que passei a fazer foi utiliza-la nos garrafões para as tpa's

 

A agua da minha torneira anda à volta dos 7.6 e eu faço assim:

 

Em cada garrafão de 10 litros com agua coloco dentro duma meia de senhora um bocado de turfa que lá fica durante toda a semana, nessa altura tenho a gua sem cloro, com ph de 6,5 e a agua envelhecida.

 

Esta mesma turfa serve-me para 7 a 8 mudas perdendo depois o efeito.

 

Antes da colocação da turfa na meia cozoa numa panela, isto porque eu uso turfa de jardineiro que é muito mais barata.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Utilizo uma meia de senhora para colocar a turfa.

Os resultados deste processo são mais ou menos rápidos em função da qualidade e quantidade da turfa que utilizamos.

 

No aqua de 200 litros tenho um filtro com 3 compartimentos, onde coloco no 1º - lã de vidro, no 2º - cerâmica e no 3º - turfa (TORMEC JBL - utilizo 1/4 da embalagem de 1 litro).

 

Só se começa a notar o efeito da turfa após uma semana de filtragem, ... à medida que as semanas passam o Ph vai descendo gradualmente....

Por exemplo: a água da torneira (PH 7,2) após a 1ª semana de filtragem baixa o Ph para 6,8; ao fim da 2ª semana estará a 6,4; à 3ª semana estará a 6 ... etc ... quando se faz a TPA semanal o Ph estabiliza, desce ou sobe ligeiramente, em função do PH da água que utilizamos.

Recordo que a água que utilizo nas TPAs fica préviamente a ciclar durante 1 semana com turfa, bomba de ar e aquecedor e procuro que tenha tempertura e Ph muito próximos ou iguais aos do aqua.

 

Nas 1ªs semanas teremos que ir medindo o Ph periódicamente para se ter uma idéia da sua alteração .... mas ao fim de algumas semanas estamos automatizados e já sabemos por intuição o que fazer - (TPA semanal, substitução da turfa às 6 semanas, aspirar o fundo, etc, etc ...)

 

Tudo o que acabei de explicar funciona para o meu caso, não quero dizer que este método seja o mais correcto ...

 

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Como deves saber, o pH tem uma relação directa com o KH da tua água. O KH, ou alcalinidade, é tão somente o efeito tampão do pH. Se o teu KH é elevado, seja com turfa seja com CO2 terás sempre problemas com o pH.

 

Existem zonas onde a água da torneira tem um KH elevado porque algures no processo de transporte até à tua torneira entrou em contacto com rocha calcária. Se for este o caso, bem podes tentar lutar contra o pH que vai ser dificil.

 

Se tu não baixas o KH da tua água, vais-te debater com dois problemas:

 

- Se injectas CO2 no aqua através do método caseiro, estás a introduzir uma 'bomba' quimica que te irá baixar o pH em um ou dois dias, mas +- 5 dias depois ele volta a subir, porque entretanto o KH absorve a acidez do CO2 e porque o reactor de CO2 começa a perder força, além de que o próprio CO2 tende a desaparecer com as trocas gasosas à superfície;

 

- Se recorreres à turfa, vais ter de esperar muito tempo até veres resultados, e vais ter de utilizar muita turfa em várias substituíções.

 

Os efeitos nefastos para os peixes do CO2 neste contexto são as bruscas flutuações do pH, e no caso da turfa, podes desesperar por ver resultados (não deves usar demasiada turfa de cada vez, para evitar choques químicos).

 

A questão então resume-se a como baixar o KH, de forma a que consigas manter, através de turfa ou de CO2 o pH no nível que pretendes.

 

Tens duas formas:

 

- Uma, mais dispendiosa no curto-prazo mas mais barata no longo-prazo, é comprares uma osmose inversa com filtro de sedimentos;

 

- Outra é comprares água destilada no hiper. Nota que esta hipótese é mais barata no curto-prazo, mas no longo prazo é bastante cara...

 

A água tratada por osmose inversa, com filtro de sedimentos, é no fundo água destilada, com um KH nulo. Se misturares esta água com água da torneira, obtens uma água menos dura, e com um pH não só mais baixo, como também mais 'trabalhável' devido à fraca oposição do efeito tampão do KH. Esta água é excelente para ser utilizada nas mudas.

 

Tens de ter em atenção que deves sempre misturar a água destilada com água da torneira. Podes comprar testes de pH e de KH, e medires os valores após a mistura. Podes começar por misturar 50% de destilada e 50% da torneira e medes o pH e o KH. O KH nunca deverá ser inferior a 5/6 ºdKH (+-100ppm), senão perdes de todo o efeito tampão e isso seria um desastre. Mas se estiver dentro daqueles valores tens uma água perfeita para muda. Se vires que ainda está baixo podes adicionar mais água da torneira até chegares ao ponto ideal.

 

Com mudas semanais destas, em um mês já vais começar a notar diferença no pH do teu aqua. Vai sempre medindo o KH do teu aqua e podes inclusive, durante todo este processo, utilizar turfa para ajudar.

 

Eu não utilizo turfa no meu aqua devido ao facto de normalmente isso significar nitratos e fosfatos, ou seja, algas... cheers. Utilizo sempre osmose inversa nas mudas e CO2 'caseiro'. Não tenho algas e tenho pH a 6,8. Tenho Tetras Imperadores que gostam de pH baixo e nenhum deles alguma vez se queixou! :)

 

 

Espero ter sido útil e votos de boa-sorte nessa luta. :P

 

 

Um abraço.

 

 

_______________________________

 

 

Ricardo Ventura

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela vossa ajuda.. mas mais uma coisa... o KH está a 70mg/l.. está bom? é o KH que vem da companhia.

E mais uma pergunta se puser um CO2 caseiro o KH também irá descer?? estou a pensar por mais açucar que o ideal... assim o "choque" de PH não é tanto e dura mais tempo. Pode ser?

Cumps[[]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.