Como “ciclar” um aquário que não quer ser ciclado?


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

 

O "homem do garrafão do luso" está de volta. É verdade meus caros, lá morreu mais um peixe, e vão cinco de seis.

 

Estou escrevendo esta triste notícia, porque o 5º peixe do famoso sexteto que compunha o meu aquário, e que agora era membro de um dueto, deixou-nos, tendo falecido ontem.

 

A orquestra está mais pobre. :cry:

 

Confesso-vos que estou à beira de mandar a aquáriofilia pastar. :oops: Como alguns de vós se recordam, eu tinha os meus dois últimos peixes, num garrafão de água do luso e, durante uma semana, estiveram muito bem.

 

Face ao pedido de várias famílias e da minha querida mulher, transferi os pobres mártires para o aquário. Comprei um areão diferente, dei uma semana de repouso à água no aquário, tratei-a com o produto que elimina o coloro, medi os níveis de amónia (estavam bons – quase nem acusou nada) liguei a bomba de ar e o filtro, coloquei os mártires no aquário e esperei pelo melhor.

 

Passados dois dias, um dos espécimes já tinha um ponto branco na barbatana, comprei um outro produto (fui aconselhado a comprar um produto para o tratamento (produto de cor azul) o outro que tinha não era o indicado, tratei o mártir e ao fim de dois dias apareceu morto a flutuar.

 

 

Pergunto: que mais me irá acontecer? – Serei alguma vez capaz de "ciclar" o meu aquário? Pensei que fosse do areão- comprei outro. Pensei que fosse o pH da água – foi me dito que não: " esses peixes de água fria suportam pH 8, não mexa nisso, ok!".

 

 

Só me falta substituir a rocha que tenho no aquário. Tenho uma rocha vulcânica e foi me dito aquando da sua escolha: " não leve essa que tem na mão aumenta o pH" – perguntei: e esta vulcânica pode ser? – resposta: "sim, essa tudo bem". Será?

 

Afinal de contas o que se passa com o raio do meu aquário? :P É assim tão difícil "ciclar" um aquário ou tenho de tirar um mestrado em biologia marinha? :

 

 

Eis o que penso fazer: :D vou ferver o areão para que alguma bactéria nociva seja eliminada. Às plantas - (plásticas) - uma vez que a fervura as pode danificar, vou lavá-las muito bem. Limpo o filtro e passo-o abundantemente por água e, - a media mais radical – uma vez que os peixes sempre se mantiveram no garrafão com agua mineral (pH 6,5) sem problemas, vou encher o aquário com agua mineral, porque me parece que o problema é do pH da água.

 

Sempre estou para ver se o peixe que resta morre ou não. :D

 

 

Mais uma vez, apelo aos meus bons amigos deste fórum, que me dêem umas pistas, do que provavelmente aconteceu, e me digam o que devo fazer, porque embora o desânimo seja cada vez maior, vou fazer nova tentativa.

 

 

Obrigado, sou atentamente e para sempre

 

 

"o homem do garrafão do luso" :cry:

 

(o que me ameniza o espírito é o Windsurf)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre a pouco tempo no forum dá-me uma ajuda para eu te ajudar.

 

Começa no início...

 

Qual é a cidade onde vives ou mais perto?

 

Qual a dimensão do aquário?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dei uma semana de repouso à água no aquário, tratei-a com o produto que elimina o coloro, medi os níveis de amónia (estavam bons – quase nem acusou nada) liguei a bomba de ar e o filtro, coloquei os mártires no aquário e esperei pelo melhor.

 

O filtro deve ser ligado quando enches o aquario de água! o cilclo não é do aquario mas principalmnte do filtro...

 

ferve tudo como dizes... enche o aquario...liga o filtro... espera 1/2 dias... faz testes... começa por introduzir 1/2 peixes resistentes (em função do pH)....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam os dados:

 

Montar o aquário com todo o equipamento

 

Esperar 1 semana e por as plantas

 

Mais 1 a 2 semanas para o ciclo da bacterias ficar completo e equilibrado

 

Colocar os peixes

 

NUNCA RECOMEÇAR O PROCESSO DO INÍCIO

 

Vamos esperar para ver AGORA

 

Daqui a 1 semana se o peixe estiver vivo e a água não ficar turva diz qualquer coisa.

 

Se morrer avisa?

 

Se a água ficar turva muda 20% da água por novo..

 

Nós depois explicamos como...

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas sugestões. :n00b:

 

:shock: Se não fosse muito incomodo, quais são os peixes mais resistentes que deveria comprar?

 

Outra coisa- Pensam que deva comprar bactérias? Se sim - quais? e onde as adquiro?

 

João Ramos: as plantas são artificiais, pelo que não será necessário esperar uma semana para as colocar - certo? - Quanto ao "ciclar" eu sei que são as bactérias se instalam no filtro e não no aquário, o problema è que parecem não ter tempo de se lá instalar, e como tal os peixes morrem todos. Quanto à pedra vulcância - Há algum Problema e metê-la?

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Homem do Garrafão do Luso,

 

 

Em primeiro lugar, o seu aquário está sem bactérias suficientes para gerar de forma satisfatória o ciclo do Azoto (uma coisa errada, as bactérias não ficam só no filtro, eles se instalam em todas as superfícies do aquário, nos vidros, no filtro, nas pedras, nos enfeites, nas plantas e etc...). Em segundo o peixe que apareceu com um ponto branco e logo depois morreu estava com uma doença chamada Íctio e foi tratada com Azul de Metileno (o remédio azul descrito por ti), esses medicamentos são muito evasivos para peixes já debilitados, a melhor maneira de tratar tal enfermidade é utilizar sal grosso e aumentar a temperatura para 30 graus celcius durante pelo menos 2 semanas ou até que os sintomas desapareçam.

Uma dica para que o seu aquário entre em forma, é utilizar um produto chamado Tetra Bactozym que acelera a colonização das bactérias nitrificantes, podendo introduzir os primeiros peixes após 48 horas da sua aplicação. O Filtro deve estar ligado sempre e as trocas parciais semanais são fundamentais para manter o equilíbrio do aquário como um todo. Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode perguntar.

Abraços,

Luca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um passo de cada vez.

 

1 - Os peixes não morreram todos. Onde vais por os vivos?

 

2 - Concordo que tevias ter plantas verdadeiras, mas não é obrigatório.

 

3 - Concordo o teu aquário já tem bacterias

 

4 - Talvez eu seja maluco, mas...

 

Talvez o teu aquário já esteja a ficar equilibrado.

Vamos considerar que é verdade e está a atinguir o equilibrio.

 

Diz-nos qual é o estado actual do aquário...

 

Em especial:

Dimensões do aquário

Tipo de iluminação

Tipo de decoração

Caracteristicas da água (as que conheças)

Comida dos peixe (marca, variadade)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

 

 

Queria contar-te o meu problema para ver se me podes ajudar. Eu tenho um aquário, coisa pequena, 20 e tal litros e tinha 6 peixes. Neste momento apenas tenho um oranda fêmea e parece-me que este vai também morrer.

 

O que se passa com este, parece-me semelhante ao que aconteceu aos outros, que foi o seguinte: começaram por aparecer pontos brancos nas nadadeiras e um após um foram morrendo. Este último parecia-me mais resistente e imune a tudo, pensei que se fosse aguentar depois de ter estado uma semana e tal em agua mineral com uma pedra difusora sempre a funcionar, sem ter tido qualquer problema. Entretanto, lavei o aquário com água, mudei o areão e enchi-o com agua previamente tratada, liguei o filtro e introduzir duas cápsulas de um produto da Tetra para acelerar o aparecimento de bactérias(uma no filtro e outra directamente no aquário) e dei-lhe uns 5 dias de repouso ( o aconselhado era 48 horas), medi a amónia, tinha um valor aceitável - e o PH que era de 8, mas como me disseram que não fazia mal para peixes de agua fria, como tal não o alterei.

 

Após este tempo, coloquei o peixe num saco plástico e para o ambientar dei-lhe cerca de 20 minutos e coloquei-o no aquário. Passado 3 dias começaram-lhe a aparecer manchas pretas na ponta das nadadeiras e na barbatana dorsal. Meti então, aconselhado, sal no aquário, comprei um termostato e regulei a temperatura para os 22 graus para poder aclimatizar o peixe aos poucos e poucos, fazendo tensões de a subir progressivamente até aos 28.

 

Mais, tratei de baixar o PH e tratei o peixe com azul de metileno e até à data (cerca de dois dias pós tratamento, absolutamente nada, isto é – pior). O peixe tem agora mais uma barbatana contaminada, parece-me que vou também perder este. Que mais achas que posso fazer, estarei a fazer alguma coisa errada que ainda não percebi qual?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Entretanto, lavei o aquário com água, mudei o areão e enchi-o com agua previamente tratada...

 

Quando disses mudei o areão e enchi-o com agua significa que utilias-te areão novo e água da torneira.

 

Se foi esse o caso recomeças-te o ciclo todo novamente.

 

A temperatura pode ser mais baixa do que para a marioria dos peixes. Recomendo-te 24ºC.

 

Descreve melhor a doença da barbatana contaminada.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Concordo contigo quando dizes que recomecei o ciclo no aquário. Quanto à temperatura vou seguir a tua sugestão.

 

Relativamente à doença é simples: a ponta da barbatana dorsal está a ficar escura, parece que perdeu a transparência que tinha e na barbatana inferior o mesmo. O fungo ou seja lá o que for, está a passar para as pontas das barbatanas, pois o corpo do peixe está sem pontos ou manchas .

 

Se precisares de mais esclarecimentos, diz o.k.!!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem um tufo tipo algodão associado.

Ou o aspecto do peixe que deixo de estar fresco no mercado (azul metalizado e escamas abertas)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pontos brancos são sinal de temperatura baixa.

 

O melhor peixe que me lembro são os Kribs (o da foto do homem peixe), vai a uma loja e compra um casal, de preferência já granditos (com cerca de 5 ou 6 cms) mas não muito.

 

Coloca-os no aquários, sendo peixes resistentes aguentam enquanto o aquário cicla.

 

Depois de um mês e se tudo estiver bem pensas em incluir mais peixes. Se as coisas correrem ainda melhor e o casal se entender no máximo daqui a 3 ou 4 meses pode ser que eles se reproduzam e nesse caso até escusas de comprar novos peixes.

 

Se tiveres alguma dúvida diz!

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo Almeida,

 

 

Antes de mais, quero agradecer-te as tuas dicas.

 

 

Relativamente ao meu aquário, vou dizer-te uma coisa que talvez te espante a ti a toda a comunidade de aquáriofilistas e que é: O meu último peixe está óptimo e recomenda-se porque já está daqui a pouco há 15 dias em agua mineral e não tem o mais pequeno problema, parece até que nunca este tão feliz como agora.

 

Depois de tudo o que passei, mudei areão, plantas, desinfectantes, remédios eu sei lá... o problema era um e só um. Vá-se lá saber porque cargas de água (o problema é mesmo esse-água) a água da minha casa não é passível de ser tratada, ou melhor, deve ser mas com muitos preparos técnicos. Assim sendo, e tendo em conta que o meu aquário é relativamente pequeno, fica-me mais barato mudar a água com água mineral do que tratar a da torneira. Quem disser que os peixes não gostam de água mineral ou não é apropriada para eles deverá abrir uma excepção - o meu adora água mineral e está muito bem - obrigado! :arrow:

 

Vou introduzir mais um peixe lá para a semana e fico por ai, o aquário é pequeno e não convém prejudicar a qualidade de vida de dois peixes sobrelotando o aquário.

 

Cumprimentos,

 

( e esta ehmm)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se segundo disses a água da torneira da tua casa não serve, porque não utilizas água da fonte.

 

É mais barata que os garrafões. Se não tens uma fonte perto de casa, podes sempre fazer um passeio ao fim-de-semana com o motivo de procurar fontes. :arrow:

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho perfeitamente possível que a água mineral te facilite as coisas, haveria de facilitar a muita gente, mas alimentar um aquário de por ex. 100 litros com 15 ou 20 litros de água semanalmente sai caro.

 

Cuidado apenas com o PH da água do garrafão.

 

Cumprimentos,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os peixes são animais do mais resistente que há se estes estiverem com saúde, têm o habito de viver mais que um cão (grande parte deles)...

 

causa de má saúde (amónia e nitritos, ambos ou só um deles...nitritos podem ser piores que a própria amónia), é o teu problema...e com esterilizações não vais lá....

 

Estás apenas a adiar o estabelecimento da colonia de bacterias benéficas, as prejudiciais RIEM-SE para os teus esquemas de desinfecção ...as benéficas morrem morrem...e com elas os peixes...

 

dicas para se manter peixes saúdaveis:

 

mudas de água,muitas mudas (apenas 10-20% do total da água de cada vez no máximo) mais mudas e menor quantidade é melhor!

 

não colocar logo o aquário cheio de peixes, ter paciência e colocar apenas um 3-4 semanas outro

etc...

 

para saberes se o ciclo já ocorreu mede os nitratos, se leres alguma coisa então já está quase estabilizado...

 

desinfecções tirar toda a água etc... é ERRADO!

água do luso é boa apenas para alguns tipos de peixes, agora para adaptares esse peixes a outro tipo de água terás de o fazer gradualmente, os peixes são resistentes, mas não toleram certas coisas...

 

mas que raio peixe tens aí?

 

não és daqueles que pensam que um peixe é um peixe e é tudo igual, isto faz-me lembrar nas dicas para manter os bonsai, tudo tanga...

as "árvores" são todas diferentes umas dos tropicos outras da sibéria, e as dicas que costumam vir com os bonsai é sempre a mesma...

 

Para os peixes passa-se o mesmo...

uns gostam de pH a 8,5 outros a 5, etc...

 

Grande parte deles toleram valores dispares, mas só depois de um periodo de adaptação (alterando o pH ligeiramente todos os dias um pouco)...

 

Manter peixes é menos trabalhoso que manter um cão, mas requer mais estudo/conhecimentos que manter um cão...

 

vai estudar este site, vais ver que os peixes dificilmente morrem outra vez...

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais