Solid State Lightning - LED´s


Recommended Posts

Caros,

 

Na minha busca pelos sistemas ideais para a montagem do meu futuro aqua (ver AQUI), descobri ontem este tipo de iluminação, que a maior parte de vocês já deve conhecer:

aquaray-header.jpg

 

como já pesquisei aqui no forum, e não encontrei nada de muito concreto, decidi lançar este post, até porque tenho algúmas dúvidas concretas relativas ao meu futuro aquário:

 

estas luzes, quando duplas, têm uma potência de saída de 24w... mas, são indicadas para aquários com mais de 50cm de altura. Pelo que percebi, têm uma iluminação fantástica, quer a nível estético, quer em termos de MUITA iluminação. Então a minha primeira conclusão é: o cálculo de WATT/ LITRO já é história, com esta nova tecnologia... Mas como sei o que vou precisar para o meu aquário, especificamente?

 

Estas colunas de led´s têm 50cm, e a minha ideia era colocar 3, para fazer uma linha de led´s de 150cm, visto que o meu aquário terá 170cm, ou então colocaria 2, e fazia uma linha de led´s de 100cm, e deixava 70cm sem iluminação, para fazer um efeito deste género:

 

aquario%20estudo%20com%20luzes.jpg

 

atenção que isto era no início, quando ainda pensava em fazer um aquario gigante de 250cm, mas já desisti dessa ideia. Mas ok, serve esta imagem para explicar o "fade out" que gostava de criar no lado esquerdo do aquário, para simular o fim do recife, e o início da profundidade...

 

Ajudem-me a esclarecer-me esta questão da iluminação. Cada bateria de led´s destas custa duzentos e poucos euros, mas não me importaria, por 3 razões muito fortes: 1- conta da electricidade; 2- não aquecimento; 3- longevidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Atenção com esta afirmação.:

 

mas, são indicadas para aquários com mais de 50cm de altura.

 

 

Já as vi montadas, e em 30 cms de água é tudo muito bom, em 50 cms já notas algumas percas e daí para cima perde-se muita luz.

 

 

 

Sendo que o teu Aquário irá ter 50 cms de largura, e 250cm de cumprimento, diria que talvez precises de 3 para a largura, e umas 4 para o cumprimento.

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Atenção com esta afirmação.:

 

 

 

 

Já as vi montadas, e em 30 cms de água é tudo muito bom, em 50 cms já notas algumas percas e daí para cima perde-se muita luz.

 

 

 

Sendo que o teu Aquário irá ter 50 cms de largura, e 250cm de cumprimento, diria que talvez precises de 3 para a largura, e umas 4 para o cumprimento.

 

João, atenção que já não é 50cm de largura, mas sim 45, e já não é 250cm, mas sim 170:

 

aquário%2014fev2009.jpg

Então a estrutura tem 2500mm largura x 464mm profundidade x 834mm altura:

como vêm, a sump de 60x40x35 também está ponderada (78 litros líquidos)

ah, e o aquário já não terá os 2500mm, será um aquário de 1700mm de largura, com 600mm de altura e 464mm de profundidade.

 

A coluna seca, desenhei-a com 100mm x 100mm, não sei se está bem ou não... já agora 1 pergunta em relação à coluna seca: que diâmetro devo ter o buraco para a queda de água? porque têm a maior parte de voces mais de 1 buraco na coluna seca? Ainda não pensei muito bem como vou repor a àgua da sump para o aquário, mas se calhar fazia um buraco no canto superior esquerdo do vidro traseiro, não?

 

Estou a pensar meter água até 30mm do topo, portanto, e considerando vidro de 12mm, terei 411 litros líquidos de volume.

 

A coluna seca será até uma altura de 70mm, e depois colocarei daqueles "pentes" (espero que hajam "pentes" com 50mm de altura), ou seja, volume de água desde a coluna seca até ao topo da água, será 70-30=40mm de altura.

Então, 1676mm x 440mm x 40mm = 30 litros de água que descarregará para a sump, no limite. Se contar com os 30 litros na sump para fazer a sump, tenho de contar com MAIS 30 litros de descarga em caso de falha de luz, sem retorno, portanto estou à vontade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando em grandes pesquisas sobre estas luzes, e não consegui esclarecimentos que me deixem descansado...

Pelo que percebo, 1, e apenas 1 calha destas, dá para iluminar um aquário de dimensões semelhantes à calha, ou seja, 50cm - largura.

 

Então, em 150cm, precisamos de 3 calhas... não é necessário meter uma BATERIA de calhas na profundidade do aqua certo?

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Talvez essa info que tenhas visto é regra para Água doce.... Aqui vais querer mais luz que um aquário de água doce. Sobre a tua largura eu metia no minimo 2.

 

Sobre o comprimento, como tens 170, metia 3 ( 150 cms ), ou seja, irás necessitar de 6 barras.

 

abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Boas.

 

Talvez essa info que tenhas visto é regra para Água doce.... Aqui vais querer mais luz que um aquário de água doce. Sobre a tua largura eu metia no minimo 2.

 

Sobre o comprimento, como tens 170, metia 3 ( 150 cms ), ou seja, irás necessitar de 6 barras.

 

abraço

 

Para as 6 barras estamos a falar de 750€? Certo?

250€ cada barra dupla, se bem me recordo...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá companheiros,

 

Tenho estado a aguardar por respostas ou desenvolvimentos a este tema... Pelo que tenho visto em vários forum´s na net, já existem muitas pessoas com LED´s, com resultados fantásticos em todos os aspectos, e que, em situações mais DIY ou pura e simplesmente desviadas de soluções específicas para aquariofilia (provavelmente não serão estanques, não sei), conseguem a tal iluminação que para muitos é ainda inatingível, pelo investimento inicial.

 

vejam este DIY:

DSC04878.jpg

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...mp;pagenumber=1

 

ou este nosso companheiro do outro forum:

sindrome_foco_leds_120w_13.JPG

http://www.reefforum.net/f8/sindrome-do-aq...html#post144850

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho andado a pesquisar também acerca das luminarias de LEDs, pelo que se seguires pela compra delas que postes o resultado se foi o esperado ou não.

 

Pois disponho de um de 150x45x60 panorâmico e estava a pensar optar por 2 dessas (Faseado por causa dos €€) e reaproveitar a armadura que veio de

2x54w T5 de 1,5m.

 

Cumprimentos,

Cláudio Belguinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou este nosso companheiro do outro forum:

sindrome_foco_leds_120w_13.JPG

http://www.reefforum.net/f8/sindrome-do-aq...html#post144850

 

e não só... também estou aqui no Aquariofilia.net

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e não só... também estou aqui no Aquariofilia.net

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

Ok!

Diz me uma coisa, essas lâmpadas estão preparadas para estarem em cima de água, evaporação, etc? Achas que 2 dessas poderiam funcionar bem no meu futuro aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Ok!

Diz me uma coisa, essas lâmpadas estão preparadas para estarem em cima de água, evaporação, etc? Achas que 2 dessas poderiam funcionar bem no meu futuro aquário?

 

Não vejo qualquer problema!

Não sei quais as dimensões do teu aquário, logo não te posso ajudar, mas o meu é de 1mt e chega

 

Entra em contacto com o membro 'paafc'

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes, eu estava a questionar a estanquidade das lâmpadas, porque acho um verdadeiro ABSURDO que os LED que mencionei anteriormente rondem os 250€ cada "linha" de LED´s. E calculei que fosse isso: uns leds específicos para zonas de grande humidade e evaporação... Ora no meu caso a brincadeira ficava-me em 1000€, e não tenho a certeza se seria bem iluminado ou não. Como o aquário terá 1700mm de frente, teria de colocar 2 na frente, e 2 em profundidade. Mas ok, já percebi que é mesmo um absurdo o preço dos LED´s, portanto a tua calha até à data bate aos pontos qualquer outra coisa que tenha visto.

 

 

Daí eu dizer que com a tua calha, gostaria de fazer uma coisa engraçada, que me ajudava a poupar uns trocos e ficaria originalíssima: imagina que nos 1700mm, só coloco a tua calha da seguinte forma:

 

 

--1200mm-|-500mm--

----------- ___

zzzzzzzz|___|

-------------------------

|zzzzzzzzzzzzzzzzz|

|zzzzzzzzzzzzzzzzz|

-------------------------

....... 1700mm

 

A tua calha terá uns 400mm de frente (digo eu, pela imagem), portanto, como o eixo da calha fica a 500mm, o topo da calha fica a 300mm de um lado, e a 1000mm do outro lado.

Agora imagina que o layout em termos de rocha viva, é um triângulo/ rectângulo, com o vértice superior do lado direito. Portanto, do lado esquerdo, acaba a rocha, e a ideia era simular o início de profundidade pela ausência de luz desse lado.

O que me dizem?

 

EDIT: a "imagem" feita em linhas não está a saír bem...

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes, eu estava a questionar a estanquidade das lâmpadas, porque acho um verdadeiro ABSURDO que os LED que mencionei anteriormente rondem os 250€ cada "linha" de LED´s. E calculei que fosse isso: uns leds específicos para zonas de grande humidade e evaporação... Ora no meu caso a brincadeira ficava-me em 1000€, e não tenho a certeza se seria bem iluminado ou não. Como o aquário terá 1700mm de frente, teria de colocar 2 na frente, e 2 em profundidade. Mas ok, já percebi que é mesmo um absurdo o preço dos LED´s, portanto a tua calha até à data bate aos pontos qualquer outra coisa que tenha visto.

 

 

Daí eu dizer que com a tua calha, gostaria de fazer uma coisa engraçada, que me ajudava a poupar uns trocos e ficaria originalíssima: imagina que nos 1700mm, só coloco a tua calha da seguinte forma:

 

 

--1200mm-|-500mm--

----------- ___

zzzzzzzz|___|

-------------------------

|zzzzzzzzzzzzzzzzz|

|zzzzzzzzzzzzzzzzz|

-------------------------

....... 1700mm

 

A tua calha terá uns 400mm de frente (digo eu, pela imagem), portanto, como o eixo da calha fica a 500mm, o topo da calha fica a 300mm de um lado, e a 1000mm do outro lado.

Agora imagina que o layout em termos de rocha viva, é um triângulo/ rectângulo, com o vértice superior do lado direito. Portanto, do lado esquerdo, acaba a rocha, e a ideia era simular o início de profundidade pela ausência de luz desse lado.

O que me dizem?

 

EDIT: a "imagem" feita em linhas não está a saír bem...

 

tenho lampadas e sempre tive sem qualquer isolamento e nunca tive problemas, aliás as únicas que tenho visto estanques são os tais leds, de resto nenhuma t5 ou hqi são para mergulhar...

as minhas t5 são diy, para existir problemas tinha de as smergulhar , evaporação, será dificil condensações num lugar quente...desde que trabalhe todos os dias não aparecem, ou melhor desaparecem...

a alguma altura do aqu´´ario não vais ter muito mais humidade relativa que no restto da sala, e não tens lâmpadas impermeáveis na sala...a iluminar esta.

os leds funcionam a baixas tensões e portantto mais segurança, se quiseres podes afastar o transformador...mas não acho necessidade...

 

os preços altos fazem parte do hobby, é natural porque é um nicho de mercado pouco "populoso"

 

para teres uma ideia que acho extremamente curiosa, a askoll fabrica bombas para diversos fins, bomba dee água para máquinass delavar por exemplo...

 

fornece bombas depois para a aquariofilia, sob diversas marcas (não sei se a eheim é a única a fabricar bombas nas suas próprias fábricas...), por exemplo hagen, e uma marca de prestigio a royal exclusiv com as sred dragon...

 

tenho uma dessas mas sob a marca ATB no meu escumador..

as hagen que parecem-me iguais custam nem 100 euros ou à volta disso e a outras vão por aí acima ultrapssando algumas 1000 euros e mais ainda...só porque mudam ligeiramente a part eeléctrica e o veio...

 

Só par term uma ideia até porque a própria hagen as encarece, a mesma askoll com as bombas para máquina de lavar, vende estas a 5 euros...

:discuss_gathering:

e não são menos potentes...mas mesmo que fossem vejam a disparidade...

:P

faz sentido porque vendem 1000x mais bombas para esses mercados, e o investimento em desenvolvimento abate mais rapidamente, agora o problema é que há muito que já foi o desenvolvimento pago...mas as coisas são dificeis de mudar...

 

é assim é um hobby pequeno, e isso faz os preços entrar em ascenção...claro está que nenhuma empresa de aquariofilia fabrica leds... bom acho que já perceberam onde queria chegar..

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais