Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas hoje vou iniciar projecto de iluminária DIY, já não é o primeiro projecto mas penso ser o mais pensado.

A verdade é que me custa a dar de repente centenas de Euros por iluminarias que apesar de por vezes serem boas, ficam a anos do que pode ser feito em termos de costumização no que respeita há distribuição dos espectros no aquário.

E é claro dá-me um gozo imenso fazer uma coisa e saber que fui eu que fiz, lol.

O projecto será para iluminar um aquário de 100*40*50, com dois focos de cozinha ambas, com duas lâmpadas PLC de 26W e balastro electrónicos e com 6400K mais duas PLL de 36W, (penso) 4200K e 6400K.

Há cerca de dois anos comprei um foco penso de cozinha ou casa de banho de encastrar, no AKI com duas lâmpadas PLC de 26W e balastro electrónico, pela módica quantia de 18€, e recentemente comprei um outro penso que pelo mesmo preço.

A verdade é que utilizei esse foco no meu nano de 40*30*30 com muitos bons resultados.

Só juntei a este projecto duas tábuas que comprei no IKEA 118*28*1 por menos de 10€ e uma tinta para madeira também por menos de 10€.

Só fica a faltar uns acrílicos para dar pinta ao projecto e os necessários parafusos e calhas.

Segue o projecto dentro de breves dias …………

Editado por jampex

Em aquário dependência.

Publicado:

Comforme prometido ai vão as fotos.

20090509082.jpg

20090509083.jpg

20090509084.jpg

20090509085.jpg

20090509086.jpg

20090509088.jpg

20090509089.jpg

Algumas coisas que faria diferente neste projecto a altura da caixa ficou um pouco exagerada, ela podia ter quase metade da altura.

O acrílico lateral poderia ter sido montado mais abaixo assim poderia esconder melhor as lâmpadas PLL que no futuro poderei colocar.

O acrilico encareceu um pouco o projecto pois desembolsei cerca de 30 € só para isso.

No que diz respeito ha iluminação está muito melhor do que aquilo que estava penso que com este tipo de iluminação é possivel manter plantas ja com

outras exigências a nível de luz.

As plantas que eu agora não são de precisarem de muita luz com a excepção da Pogostemon helferi e de Glossostigma elatinoides que já se estavam a

desenrascar com somente um foco e sem CO2.

Espero ter ajudado :P

Em aquário dependência.