Iluminária(agora com fotos)


jampex

Recommended Posts

Boas hoje vou iniciar projecto de iluminária DIY, já não é o primeiro projecto mas penso ser o mais pensado.

 

A verdade é que me custa a dar de repente centenas de Euros por iluminarias que apesar de por vezes serem boas, ficam a anos do que pode ser feito em termos de costumização no que respeita há distribuição dos espectros no aquário.

 

E é claro dá-me um gozo imenso fazer uma coisa e saber que fui eu que fiz, lol.

 

O projecto será para iluminar um aquário de 100*40*50, com dois focos de cozinha ambas, com duas lâmpadas PLC de 26W e balastro electrónicos e com 6400K mais duas PLL de 36W, (penso) 4200K e 6400K.

 

Há cerca de dois anos comprei um foco penso de cozinha ou casa de banho de encastrar, no AKI com duas lâmpadas PLC de 26W e balastro electrónico, pela módica quantia de 18€, e recentemente comprei um outro penso que pelo mesmo preço.

 

A verdade é que utilizei esse foco no meu nano de 40*30*30 com muitos bons resultados.

 

Só juntei a este projecto duas tábuas que comprei no IKEA 118*28*1 por menos de 10€ e uma tinta para madeira também por menos de 10€.

Só fica a faltar uns acrílicos para dar pinta ao projecto e os necessários parafusos e calhas.

 

 

Segue o projecto dentro de breves dias …………

Editado por jampex

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comforme prometido ai vão as fotos.

 

20090509082.jpg

 

20090509083.jpg

 

20090509084.jpg

 

20090509085.jpg

 

20090509086.jpg

 

20090509088.jpg

 

20090509089.jpg

 

Algumas coisas que faria diferente neste projecto a altura da caixa ficou um pouco exagerada, ela podia ter quase metade da altura.

 

O acrílico lateral poderia ter sido montado mais abaixo assim poderia esconder melhor as lâmpadas PLL que no futuro poderei colocar.

 

O acrilico encareceu um pouco o projecto pois desembolsei cerca de 30 € só para isso.

 

No que diz respeito ha iluminação está muito melhor do que aquilo que estava penso que com este tipo de iluminação é possivel manter plantas ja com

 

outras exigências a nível de luz.

 

As plantas que eu agora não são de precisarem de muita luz com a excepção da Pogostemon helferi e de Glossostigma elatinoides que já se estavam a

 

desenrascar com somente um foco e sem CO2.

 

Espero ter ajudado :P

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais