Uma pequena ajuda


Recommended Posts

Boas pessoal, apanhei numa ribeira perto de Sines 2 lagostins, alguém sabe a sua espécie?? o que comem e que cuidados a ter com os mesmos???

 

Tenho um lago com 5000 lts mas é feito de lona, acham que eles podem romper a lona???

 

Tenho outro de apenas de 120 lts daqueles prefabricados de PVC, se calhar seria o melhor não??

 

Assim que puderem dar uma ajudinha agradecia!!!

 

As fotos não estão grande coisa mas é o que se pode arranjar... ;)

 

lag013.th.jpg

 

lag009.th.jpg

 

lag007.th.jpg

 

lag014.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sao Lagostins do Luisiana, encontram-se um pouco por todo o lado, principalmente no sul.

Acho que nao irao fazer mal a lona, eles alimentam-se de pequenas particulas que se encontram en suspençao na agua, sao tambem necrofagos, comem restos de alimentos que encontrem, podes lhes dar pedaços de peixe.

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-os crescer e mete numa panela, mariscada é sempre bom ehehehe.

 

São considerados uma praga, por isso são bastante resistentes e reproduzem-se bem, não sendo nada esquesitos com a comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roflroll2: Quem não gosta de uma boa mariscada??? Se se reproduzirem depois combinamos e juntamos-nos para uma boa refeição.... :?

 

Falando mais a serio.... Apesar do Fernando Bagatelas ter dito que não havia problema que elas não rompiam a lona ainda estou com um certo receio, porque ontem deixei-as no fundo do lago pré-fabricado e hoje um deles estava na parte mais elevada do lago, ou seja trepou por ali acima...será que ao fazer isso no lago de lona não haverá o risco de fazer algum corte ou algo assim parecido??

 

Abraço

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o perigo não esta neles cortarem a lona, mas de fugirem, eles aguentam horas e horas fora de agua, por isso veda bem isso, senao vais ter de apanhar mais hehehe

Mete no tacho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o perigo não esta neles cortarem a lona, mas de fugirem, eles aguentam horas e horas fora de agua, por isso veda bem isso, senao vais ter de apanhar mais hehehe

 

Pois... e não são nada faceis de apanhar.... são rápidos os sacaninhas!!! :rainbowafro:

 

Mete no tacho

 

lol.... está prometido....quando tiverem tamanho suficiente, estão convidados para a mariscada!!! cheers;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu tenho 6 lagostins desses dentro do meu aquário com 40l e uns 10 dos grandes um ou dois deles têm pinças das grandes e vermelhas, são muito grandes, esses estão dentro de um aquário em forma de copo, mas grande cm 20l, dei para ai sem exagerar uns 20 e tal ao meu primo, e ainda posso apanhar mais quando eu quiser, pois eu moro perto de um ribeiro estão lá as centenas, o pessoal aqui da zona apanha-os para comer.

 

eu dou a eles minhocas, granulado dos peixes, aos mais pequenos dou a comida de peixe aquela que é tipos folhinhas pequenas que se partem com facilidade, restos de peixe que sobra de refeições e astico, o que os pescadores usam para apanhar peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu moro em Ferreira do Zezere, perto do rio Zezere e posso garantir-vos que essa espécie que falam aqui no tópico foi responsável pela diminuição da fauna existente no rio. É considerada uma praga, come de tudo um pouco, inclusive ovos de espécies de peixe ovíparas, e se tiver possibilidade disso come os alevins das espécies vivíparas.

Recentemente foi organizado e apresentado um festival gastronómico, em que os pratos eram todos confecionados tendo como ingrediente base os lagostins, e o lema do festival era "se não os podes vencer, come-os", isto porque já foram feitas algumas tentativas de reduzir a sua população, sem exito.

Não ponham esses pequenos demónios junto a outras espécies de fauna aquática, pois o que acontecerá será mais ou menos o que acontece neste momento no rio Zezere, a extinção de algumas espécies que já habitaram nesse rio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Obrigado pelos comentarios e ajudas.

 

nf98977a obrigado pela dica, parece que na altura da reprodução dos kinguios e carpas não convém que eles estejam no lago...lol

Gosto muito de Ferreira do Zezere, vou lá todos os anos para o parque de campismo na Quinta da Cerejeira, muito bonito e muito sossegado com pessoas 5 estrelas, par o proximo mês lá estou eu para mais um acampamento...heheheh

 

Já agora onde é esse rio que tás a referir??...para ver se há lá alguma flora que possa trazer para o meu lago hehehe

 

Abraço a todos e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Obrigado pelos comentarios e ajudas.

 

nf98977a obrigado pela dica, parece que na altura da reprodução dos kinguios e carpas não convém que eles estejam no lago...lol

Gosto muito de Ferreira do Zezere, vou lá todos os anos para o parque de campismo na Quinta da Cerejeira, muito bonito e muito sossegado com pessoas 5 estrelas, par o proximo mês lá estou eu para mais um acampamento...heheheh

 

Já agora onde é esse rio que tás a referir??...para ver se há lá alguma flora que possa trazer para o meu lago hehehe

 

Abraço a todos e mais uma vez obrigado

Boas, eu moro a cerca de 1 km desse parque.

Mas se vais a esse parque de campismo e não conheces o Lago Azul, é a mesma coisa que ires a Roma e não veres o papa.

Lago Azul é a denominação de uma àrea do rio Zezere que por se situar numa parte do rio em que as margens estão bastantes afastadas uma da outra forma uma espécie de lago bastante grande e que tem como característica o facto da água vista de cima ser de um azul muito bonito.

Fica a 5/6 km da cerejeira.

Quando cá vieres envia uma MP, que dentro das minhas possibilidades terei todo o gosto em te fazer uma visita guiada.

E, sim deves de encontrar alguma fauna e flora para o teu lago, bem como troncos e pedras já que o rio alargou quando foi construída a barragem de Castelo de Bode ficando muitas árvores , hortas e casas submersas. Conheço bastante bem esta zona do rio pois quando era mais novo ia passar férias a casa do meu avô que morava a 500 metros do rio, onde nasceu o meu pai; e que inclusivamente teve de mudar de casa quando aquela onde morava ficou submersa.

O testamento já vai longo, lol...

Depois diz alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...