1,2,3, experiência


ecavaco

Recommended Posts

Bem vamos começar como deve ser... pelo principio....

Aqua de 80 por 50 por 45 -vazio

Vontade de iniciar em ciclideos...

Vai dai e odespois.... cicla

Filtr interno muito fraquito- mas vem ai um ehein 20017

Uma areia de silicia ( made in quinta o conde)

calhaus rolados ( directamente do rio da serra algarvia de alcaria)

algumas conchas de caracois e casca de ostra moida

parametros- opss não medi ainda :girlhitboy:

tempe ratura 25 a 26

3 plecos e um sinodontis que s´me andavem a estragar o comunitário ( será asneira mete-los aqui????) ;)

E vem um membro do forum que me dá 2 brichardis.....

Agora queria ( depois de medir os parametros e trocar o filtro- já sei.............) colocar imaginem conchiculas.... acho muuuuito giros :pompomgirl:

Mas quais... no meio disto tudo li no forum da APC que com este tamanho de aqua só posso por os brichardis................ :yahoo:

Que hei-de fazer?????

Fim deste capitulo da novela " agora meteu-se com outros"- leia-se ciclideos) editada nos anuncios da revista Maria :rtfm:

Editado por ecavaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos começar como deve ser... pelo principio....

Aqua de 80 por 50 por 45 -vazio - Dá pra qualquer coisinha...

Vontade de iniciar em ciclideos... - ;)

Vai dai e odespois.... cicla

Filtr interno muito fraquito- mas vem ai um ehein 20017 - Será 2217, 1000Lts/h, porreiro

Uma areia de silicia ( made in quinta o conde) - Qual a granulometria???

calhaus rolados ( directamente do rio da serra algarvia de alcaria) - Serve

algumas conchas de caracois e casca de ostra moida - A ostra talvez não devas meter

parametros- opss não medi ainda :yahoo:

tempe ratura 25 a 26 - certo

3 plecos e um sinodontis que s´me andavem a estragar o comunitário ( será asneira mete-los aqui????) :pompomgirl: - Sim é asneira...

E vem um membro do forum que me dá 2 brichardis..... - Muito beras...

Agora queria ( depois de medir os parametros e trocar o filtro- já sei.............) colocar imaginem conchiculas.... acho muuuuito giros :girlhitboy: - Fixe...

Mas quais... no meio disto tudo li no forum da APC que com este tamanho de aqua só posso por os brichardis................ :rtfm: - Isto deve-se à agressividade dos brichardi...

Que hei-de fazer????? - Desistir dos Brichardi...

Fim deste capitulo da novela " agora meteu-se com outros"- leia-se ciclideos) editada nos anuncios da revista Maria :rtfm:

 

Olá!

Com um aqua desse tamanho, o melhor seria desistires dos Brichardi e começares a estudar outras espécies que pudesses meter mais que uma!!!

 

Cumps...

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom lá vou dar os brichardis.... espero que quem mos deu não se cheteie comigo mas sendo assim.... achas que eles se dão num lago que tenho no jardim???? e ue conchiculas me aconselhas???? queria que se reproduzissem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que para teres 2 espécies de conhiculas é muito apertado.

 

tens de optar po uma, tens várias, N.ocellatus, N.similis, N.multifasciatus ect ect. Estes sao os mais conhecidos.

 

 

um aqua de 80cm, tem um problema, é muito grande para meter so conchiculas, e é muito pequeno para meter mais uma espécie do que quer que seja.

 

eu ja tive um aqua de 80cm e arrisquei e meti um trio de cypris utinta, eles reproduziram-se mas cheguei a conclusao que era muito curto o aqua e vendi-os.

 

 

 

espero ter ajudado

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom lá vou dar os brichardis....

exelente opção

espero que quem mos deu não se cheteie comigo mas sendo assim.... achas que eles se dão num lago que tenho no jardim????

:D se colocares um termostacto deve dar :D

e ue conchiculas me aconselhas???? queria que se reproduzissem bem

essa é a parte mais fácil, "neolamprologus multifasciatus" ou "similis"

 

agora outra questão, com 80cm de frente podes perfeitamente colocar um casalito de "jullis", numa das estremidades colocas um amontuado de rocha e na outra colocas as conchas para os conchiculas.

e terás um aqua bem 'movimentado' e certamente que terás o que mais gostamos!!!!!

queres ter um Bruto??

cria o teu e diverte-te

http://kiriza3.mybrute.com

já tens? então junta-te ao 'Clan'

http://mybrute.com/team/116038

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Paulo, mas acho que pode haver mais escolha!!! Esclarece-me as medidas do aqua definindo o que é Largura e o que é altura!!! Não concordo é com o Tiago porque acho que além de um mono-espécie de conchiculas depressa se tornar monótono, acho que ainda cabe mais qualquer coisa...

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui nestas bandas sul onde encontro conchiculas????

 

Bom.. primeiro num aquário desses é perfeitamente possível manter um clã de uma espéce do complexo bricardi, mas será sempre um aquário mono específico, não tanto se optares por conchículas que creio podes alojar 2 espécies. Multies ou simmilis, com brevis, por exemplo. Tens é que ter muita atenção

à decoração e partir de poucos exemplares de cada espécie.

 

Eu tenho conchiculas, mas estou bem longe da margem sul... fala com o Bentes, o que não lhe faltam é conchículas.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde encontro o Bentes... já fui ver aos membros e não encontrei e queria mandar-lhe MP

o Bentes é o "Aquaben"

 

abraço

queres ter um Bruto??

cria o teu e diverte-te

http://kiriza3.mybrute.com

já tens? então junta-te ao 'Clan'

http://mybrute.com/team/116038

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o Bentes é a pessoa indicada pra comprares os peixes e levares um conselhos à borla! Amanhã vou ter com ele pra ir buscar uma fêmea Callochromis que vai ficar à espera de companhia que vem na importação da fixexotic, são manhãs bem passadas, um cafézinho, biggrin e venho de lá sempre a saber um bom bocado mais!!!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e onde é que se aprende isso tudo???... eu amanhã tenho o dia livre e aproveitava para ir buscar os conchiculas que ele me recomendou

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário já está pronto a receber os novos habitantes??? Como é que estão os parametros quimicos da água?? Não te precepites... é melhor fazeres as coisas com calma!!!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionaste alguma coisa pra subir as Durezas?? O KH e o GH têm que estar no mínimo(e isto é mesmo o mínimo e não o aconselhavél) a 12º, e o pH acima de 8!

Vê lá isso e depois logo vês se dá pra arrancares já!!!

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja me levantei para isso mesmo... estive a ver um "Buffer's que está no site da apc e isto parece complicado... bicabornato já tenho e o resto dos matriais onde posso encontrar???? e se não tiver testes de amónia TPA de quabto em quanto tempo para não correr riscos???

Editado por ecavaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sulfato de magnésio é nas farmácias que se arranja! Tem é que se encomendar e compra logo embalagem de 1Kg, as pequenas são comparativamente muito mais caras e não dão pra nada!

Quanto às TPA´s isso é relativo, se não tens teste de amónia tenta arranjar alguém que tenha que te faça o teste, um amigo ou alguma loja, eles costumam fazer. Depois se te der 0, começas uma rotina semanal de TPA´s de cerca de 30%, com filtragem adequada será o suficiente!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto está uma desgraça: PH 7,6 Amonia:0,6 Gh120,Kh-80

Os brichardis estão á superficie que faço ai ai ai que treta... como resolvo isto rápido antes dos bichos morrerem????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Por isso é que eu disse pra primeiro se estabilizar o aqua e depois sim começar a meter os peixes!

Isso agora é TPA´s, é o que há a fazer! De quanto fizeste hoje?

Não uses esses quimicos! Faz como já falámos! Bicabornato de sódio e sulfato de magnésio pra subir os parametros! MAS PRIMEIRO(não estou a gritar é só pra reforçar a importancia)estabiliza a água, de seguida desfazes-te dos Brichardi, e SÓ DEPOIS é que deves começar a preparar o aqua pra receber os futuros habitantes, e com calma!!!! e nessa altura com pH acima de 8.2, KH acima de 12 e GH acima de 15, amónia e nitritos absolutamente a 0, aí sim começas a pôr os peixes, e poucos de cada vez...

 

Cumps.

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem uns buffers já feitos, sei que por vezes não aumentam o gH ou o kH tanto quanto queremos mas pelo menos estabilizam o pH nos 8.3 ( mais ou menos) e depois sobes o gH ou o kH como o Bruno explicou! Eu tive um mes sem peixes, a establizae valoes, e a fazer o ciclo, acho que é melhor fazes estas "expriencias" sem peixes!

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o buffer que o bentes usa:

 

Actualmente estou a usar os seguintes sais por 50lt:

Sulfacto de magnésio 1colher de sopa (sobe o GH e melhora a resistência dos peixes, pois é muito importante para o equilíbrio osmótico…)

Bicarbonato de sódio 1 colher de sopa (250gr dá para afinar o pH a 8.2 em 500lt…certinho direitinho, a dose que uso para 50lt é superior ao necessário para acertar o pH em 8.2, mas como não precipita como o carbonato de cálcio e não aumenta mais o pH, vai só servir para aumentar o KH…)

Cloreto de potássio 1 colher de café (as algas agradecem…)

Carbonato de cálcio 1 colher de chã (este só uso quando quero o pH acima dos 8.2, vai subir também o KH e o GH…)

Para meter um pouco de Iodo, Ferro, e outros elementos traço uso o Sal “Marnoto” de Tavira, também uma colher …

 

Um abraço, até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Aquela receita que o Joaquim indicou é a que o Bentes usa, mas não compliques por agora e restringe-te ao Bicabornato sódio e sulfato de magnésio! Chega perfeitamente e e metes a água com uns bons valores! Não sei se já tinha dito, mas o bicabornato de sódio compra-se nos hipermercados, (não sei qual frequentas, mas no jumbo de setúbal está logo ao inicio do corredor dos doces, junto às decorações para os bolos, aquelas bolinhas prateadas etc...), o sulfato magnésio compras na farmácia, terás que encomendar!! Acho que ultimamente não se tem conseguido, tem andado esgotado, no entanto da ultima vez que perguntei não arranjavam de 1 Kg, mas conseguiam um pequeno pote de 100 gr, salvo erro, é comparativamente mais caro(cerca de 4€, salvo erro), mas já dava pra começares a tratar o teu aqua visto só precisares de 2 a 3 colheres de sopa! Ah e já me esquecia, livra-te das cascas de ostra!!! Aproveita enquanto vais a tempo, ou mais tarde arrependes-te!!!

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais