Como apanhar camarões...


s4f3

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

antes de mais já procurei no fórum e não consegui encontrar,

 

Alguém sabe como apanhar camarões de rio? Truques?

 

Eu sou do Porto, logo irei apanhar os camarões ao rio Douro ou num lago/charco...

 

Aguardo algumas respostas.

 

Melhores Cumprimentos

Jorge Mota

Editado por s4f3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preguiça, é mesmo porque não há nenhum tópico sobre essa assunto..

esses tópicos todos já eu os vi!

 

Se sabes como se apanham acho que deverias dizer.

 

de qualquer maneira obrigado pela ajuda, já me disseram como se apanham camarões, é com uma camaroeira, calculo que seja uma rede muito fininha, e junto das algas/plantas!

Editado por s4f3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preguiça, é mesmo porque não há nenhum tópico sobre essa assunto..

esses tópicos todos já eu os vi!

 

Se sabes como se apanham acho que deverias dizer.

 

de qualquer maneira obrigado pela ajuda, já me disseram como se apanham camarões, é com uma camaroeira, calculo que seja uma rede muito fininha, e junto das algas/plantas!

 

Boas

Sim utiliza o camaroeiro e atenção não danifiques nada que não precises pra o aquário quando fores apanha-los.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao te quero desanimar mas pelo que sei os camaroes em Portugal so existem a sul do tejo (posso estar enganado), mais presisamente na bacia do Guadiana.

Boa sorte.

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao te quero desanimar mas pelo que sei os camaroes em Portugal so existem a sul do tejo (posso estar enganado), mais presisamente na bacia do Guadiana.

Boa sorte.

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

 

 

 

 

num dos topicos que deixei os links em cima , esta a respostas a essa questao. havera Atyaephyra Desmaresti acima do tejo , ou é uma especie exclusiva do sul ?

 

:D

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu um dia destes vou fazer uma batida acima da barragem de Crestuma, tem um afluente do Douro ali para os lados da Lomba (que até tem trutas) onde já vi camarões, lagostins, umas plantas engraçadas e na volta até ameijoas tem.

 

Se quiseres combinar algo já sabes, tás à vontade.

 

Com o camaroeiro safas-te, mas tenta não estragar muito a zona que escolheres para que quem lá for depois a encontre como tu a encontraste.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

apanhar camaroes é rasoavelmente facil

dificil é encontrar um sitio bom

 

eu apanho camarao para a pesca num afluente de uma salina,

utilizo um aro de bicicleta com uma rede verde (aquela para fazer sombra) é so .

ah tens que arranjar uma sardinha e esfregar esmagar em cima da rede para atrair o camarao.

 

boas apanhas

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gandaa truque o da sardinha, ah e não se preocupem pq se eu fôr apanhar camarão não danificarei a natureza!!

 

 

 

 

isso é so um chamariz.

outra coisa quando levantares a armadilha faz isso devagar pois eles quando sentem muita vibracao tem tendencia a fugir

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

apanhar camaroes é rasoavelmente facil

dificil é encontrar um sitio bom

 

eu apanho camarao para a pesca num afluente de uma salina,

utilizo um aro de bicicleta com uma rede verde (aquela para fazer sombra) é so .

ah tens que arranjar uma sardinha e esfregar esmagar em cima da rede para atrair o camarao.

 

boas apanhas

paulo

 

 

Mas no afluete a agua é salgada ou estou a ver mal a coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que esta por aqui uma grande confusao.

O camarao que se esta a falar e o Atyaephyra Desmaresti ou Camarao Iberico, pelo que sei existe a sul do tejo, por esperiencia propria sei que existe na bacia do Guadiana, mais propriamente no rio Caia.

Nao tenho conhecimento que exista em salinas.

Para se apanhar nao e preciso sardinha nenhuma, isso e para os lagostins.

Eles costumam-se encontrar em pequenas ribeiras escondidos entre as pedras e plantas, para os apanhar qualquer pequeno camaroeiro serve, ate um saco ou mesmo a mao.

Por esta altura do ano eles ja estarao a criar, os jovens parecem pequenas pulgas, basta desviar algumas pequenas pedras que eles aparecem e conseguem-se apanhar facilmente a mao.

Espero que tenha ajudado.

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu um dia destes vou fazer uma batida acima da barragem de Crestuma, tem um afluente do Douro ali para os lados da Lomba (que até tem trutas) onde já vi camarões, lagostins, umas plantas engraçadas e na volta até ameijoas tem.

 

Se quiseres combinar algo já sabes, tás à vontade.

 

Com o camaroeiro safas-te, mas tenta não estragar muito a zona que escolheres para que quem lá for depois a encontre como tu a encontraste.

 

 

 

 

Abraço

 

Quando fores avisa que eu tambem gostava de ir.

 

Cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vamos fazer uma excursão! biggrin

Tipo aquelas cenas em que se ganha electrodomésticos e garrafões de azeite e sei lá mais o quê. biggrin

 

Agora a sério, tem muita variedade de fauna e flora pelo Douro acima.

Algumas espécies não se adaptarão muito bem a águas 'tão quentes' mas com uma boa aclimatação pode-se conseguir que resulte...

 

Já encontrei caracóis e ameijoas, camarões, lagostins, salamandras, tartarugas (e cágados) peixes, plantas e até 'hardscape', nunca me decidi a tentar recriar seriamente um 'biótopo' por temer matar alguns espécimes por falta de conhecimento. Mas lá está, para se fazerem omeletes têm de se partir alguns ovos.

 

Vamos combinar essa expedição.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num dos topicos que deixei os links em cima , esta a respostas a essa questao. havera Atyaephyra Desmaresti acima do tejo , ou é uma especie exclusiva do sul ?

 

biggrin

 

Existe pelo menos nos rios Douro e Ceira (afluente do Mondego), além do Tejo para baixo. Existem trabalhos universitários sobre os camarões destes 2 rios.

 

Prefere águas alcalinas, não resiste muito bem a águas mais ácidas. Aceita alguma salinidade, embora prefira água doce.

 

Quanto à captura, sugiro usarem o camaroeiro, como se usa o xalavar no rio Tejo para apanhar caranguejos (aqui a isca é a cabeça de peixe espada ou a sardinha).

 

Eu explico: deixem o camaroeiro em repouso no leito de um rio durante cerca de 1 hora, com isco dentro: pão, ou comida de camarões, por exemplo. Depois com cuidado na aproximação, levantem-no de repente. É mais provável apanharem assim, do que usando o camaroeiro como uma "rede de arrasto", além que não estragam tanto o meio ambiente.

 

Mesmo assim, arriscam-se a apanhar lagostins de água doce...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Só para acrescentar que, ontem numa reportagem da RTP tomei conhecimento do perigo em que se encontram algumas espécies de cágados.

Devido à poluição, depredação e acidentes de viação (às vezes eles aquecem-se no alcatrão) certas espécies correm o risco de extinção nos nossos rios.

 

Afinal já só estou disponível para apanhar uns camarões ou plantas, os cágados estão na minha lista de cuidados a ter com a natureza.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda, mas de hoje á manha pode nao haver...

 

Se fosse de mais perto tambem ia convosco

 

Cumprimentos do Nuno Toste

 

A meio caminho entre a tua terra e Braga corre um riacho bastante límpido...

 

Mas ainda mais perto, tens logo abaixo do campo de treinos (do Guimarães) um caneiro que decerto terá alguma variedade, quanto mais não seja em termos de flora.

Desces a rua ao lado do campo, viras na primeira à esquerda, paras no café que fica ao fundo dos primeiros prédios à tua direita para uma jola coca-cola, queria dizer coca-cola (só agora vi que tens 14 anos), e encontras o tal do caneiro esse ao fundo dessa mesma rua.

É como quem vai para o teleférico, só que mais perto.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehehhe, uma jola lol

Acho que sa sei onde fica, no Rio de Selho nao há de certesa, todos os dias muda de cor :thumbup3: , nem um peixe la vi.

Um dia destes vou lá. Será que da para apanhar camaroes com aquelas armadilhas dos camaroes de agua salgada? Eu quando era mais pequeno, nas ferias na figueira da foz apanhava bastantes com aquilo, um bocado de peixe la dentro e era camaroes, carangueijos aos molhos...

Obrigado pela informaçao, pensava que nao havia disso por aqui

 

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais