Nunca utitlizem aquas velhos nos salgados.


Nuno Brás

Recommended Posts

Olá pessoal , tive um grande acidente com o meu aqua, abriu-se de lado, o silicone desfez-se,

talvez porque o aqua ja tinha uns 15 anos, que asno que foi,devia ter comprado um novo mas quiz

reutilizar o que ja tinha, para poupar.

estranho porque ele nunca ficou sem agua, se tivesse muito tempo seco , talvex a silicone desse de si,

mas foi muita mau,foi de fin de semana ,quando voltei tinha uma semi piscina na sala.

tuda a rocha ficou seca, quando vi a situação ainda tentei recuperar alguma coisa , mas ja estava tudo

queimado do ar , rapidamente transferi tudo para outro mais pequeno a fim de salvar tudo, mas fiquei

sem nada, incluido alguns corais moles, o que vale é que tinha poucos.

ja agora quero pedir um favor ao pessaol, se ouver alguem perto de vila franca que nao se importe de repovoar alguma da minha rocha ,

agradecia.

obrigado

:alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

 

Fico triste por saber disso. So estou na aquariofilia de Recife desde 2002, ja usei muitos aquarios em segunda mao e por isso nao sei quantos anos teriam mas nunca tal me aconteceu (excepto num que nunca cosnegui por a funcioanr ate hoje por ter uma fuga).

Quanto a rocha, penso que nao seria problema para ninguem meter uma ou outra em varios aquarios mas atencao que se ficou muito tempo ao ar pode ter muita materia em decomposicao resultante de pequenos animais que tenham morrido no seu interior. Seria melhor curar primeiro a rocha com algum tempo em aquario de agua salgada com termostato e escumador.

 

Eu nao tenho espaco nos meus aquarios porque estou a espera de remontar um adquirido em segunda mao com 1,98m e que em Outubro de 2006 ficou completamente inundado de agua doce (chuva) e lama devido as cheias em Coimbra e ao facto de o ter na garagem que fica numa cave. Um erro grave, ter aquarios em caves em zonas baixas. Desde entao ainda nao houve tempo para acabar de pintar o movel (ja levou uma pintura mas faltam mais duas) e de o voltar a por a funcionar. Como entretanto fui adquirindo rocha viva para esse aquario, os aquarios estao com mais rocha do que agua. Comprei um outro em segunda mao que ja o quis por a funcionar porque lhe dei prioridade mas fiquei com a sala cheia de agua porque estava a verter e ainda nao consegui descobrir onde esta a fuga. Mas se nao encontrares mais ninguem e se tiveres algumas rochas pequenas, depois de curada, posso mante-las algum tempo no aquario para repovoar.

 

Espero que recuperes o animo e coragem para recomecar e dentro do possivel teras a nossa ajuda. Procura um novo aquario em que tudo esteja a funcionar como deve ser. Ha alguns bons aqui no Forum. Ve os Classificados. Eu tenho um de um metro mas muito estreito que me foi oferecido pelo dona da "Acropora" quando encerrou a firma em 2003 ou 2004, um de 100x40x50 comprado em Tires a um Membro aqui do Forum que sempre funcionou bem, outro igual comprado a um Membro do Cacem que tambem esta optimo, um de 1.2m comprado a um Membro de Belas igualmente bem e ate um de 80cm encontrado no contentor do lixo que esta perfeito (alguem que desistiu da aquariofilia pois tambem havia areia e pedras mas que nao eram adquadas para Recife e ja nem sei o que lhes aconteceu). O de 1,98 foi comprado numa loja de Lisboa e resultava de uma retoma. Como podes ver, nao desanimes quanto a aquarios velhos. Infelizmente tenho o caso de um, comprado perto da TVI que nunca funcionou mas nao vou desistir por isso.

 

Nao me ofereco para te arranjar mudas/frags porque ainda nao encontrei coragem para cortar corais e ate tenho alguns moles grandes de mais a precisar de "poda" mas falta a coragem pois fico com a ideia de que os vou magoar e fazer sofrer com o corte. Sou Membro do "www.coralfrags.org" e ate hoje nunca consegui por um "frag" a venda, nem la nem aqui, por nao os conseguir fazer. Tenho agora umas 2 rochas com GSP que se separou da rocha onde foi posto e nada mais.

 

Um abraco e Felicidades para a nova "empreitada"

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá rolim

tens razao , fiquei desanimado , mas paciencia , tive azar.

agora ja tenho outro aqua novo ( 60cm) é pequeno, a diferença tb nao era muito grande , mas enfim foi o que havia de orçamento, lavei-a com agua salgada para retirar parte mortas e coloquei-as no aqua e esta a ciclar com o escumador , com 3 horas de luz, inicialmente , mas é algo que estou a experienciar, vamos ver o que dá.

isto ja me aconteceu a 3 semanas, vou ver a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais