Ajuda com Algas em troncos e pedras


Imparavel

Recommended Posts

Boa tarde,

 

tenho um aquario juwel 260l

com termoestato 300W

calha dupla de 2x36w ligada das 14h as 23h

filtro externo eheim 2217 classic 1000l/h

 

tenho um tronco com musgo de java (esta a ficar completamente verde na sua base com algas)

umas pedras de xisto amontoadas umas nas outras (todas a ficarem bastante verdes de algas)

umas anubias, feto de java, elodea, polyspermas, valisnerias giganteas... (estas plantas nao noto algas)

 

tenho:

4 discus

1 Botia Palhaço

1 botia striata

1 tubarao labeo bicolor

1 peixe faca

1 peixe elefante

6 coridoras albinas

7 neons

10 rasboras arlequim

4 tetras fantasma rosas

5 tetras buenos aires

7 tetra pristella

 

TPA's semanais de 40%

Limpeza de filtro externo quinzenal

 

agora a minha pergunta:

 

ha cerca de 1 mes começou-me a ficar o tronco e as pedras completamente verdes....

 

 

como faço para que voltem ao normal sem afectar todo o ecossistema?!

 

ajudem SFF

Editado por Imparavel

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fosfatos e nitratos são indispensáveis.Pelo pouco que sei devem andar na proporção de 10 de NO3 para 1 de PO4.Mas umas fotos certamente ajudariam :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos sao produzidos por materia vegetal em decomposiçao ou entao pelos dejectos dos peixes que sao transformados pelo ciclo do azoto a te chegarem a nitratos, os fosfatos normalmente vem com a comida dos peixes mas maior parte das vezes nao chega.

Para os adicionares tens de fertelizar, eu estou a usar o conjunto da Nutrafin plant grow (para micro-nutrientes (como o boro, cobre...)) e o Nutrafin NPK (que tem os tais nitratos, fosfatos e o Potassio que tambem e muito importante) e reduzi drasticamente os green spots para apenas umas 3 ou 4 manchas no vidro...

 

Espera que alguem te aconselhe outro fertelizante se acharem melhor, eu estou a gostar deste mas...

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos sao produzidos por materia vegetal em decomposiçao ou entao pelos dejectos dos peixes que sao transformados pelo ciclo do azoto a te chegarem a nitratos, os fosfatos normalmente vem com a comida dos peixes mas maior parte das vezes nao chega.

Para os adicionares tens de fertelizar, eu estou a usar o conjunto da Nutrafin plant grow (para micro-nutrientes (como o boro, cobre...)) e o Nutrafin NPK (que tem os tais nitratos, fosfatos e o Potassio que tambem e muito importante) e reduzi drasticamente os green spots para apenas umas 3 ou 4 manchas no vidro...

 

Espera que alguem te aconselhe outro fertelizante se acharem melhor, eu estou a gostar deste mas...

 

Cumprimentos do Nuno Toste

 

 

ola,

 

entao achas que se eu começar a fzer essa fertelização que o tronco e as pedras vao deixar de estar verdes?

 

e como se faz essa fertilixzação? tds dias? quantidades por litro?

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem inumeras variáveis para a fertilização.Lê um bocado pela parte das "plantas".Tens que ter em conta o CO2,as necessidades das plantas,a tua iluminação,os valores de NO3,PO4 entre outros.Não é fertilizar por fertilizar isso não é nenhum efeito mágico nem igual em todos os aquários.Sem saberes quanto consome por dia as tuas plantas não sabes quanto fertilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenta seguir a seguintes regras

 

NO3 10ppm

PO4 1ppm

K 20ppm

CO2 20ppm

 

Fertilizados dia sim dia não em dias não ferteliza se possivel com Ferro 0,1ppm no máximo e Micros intercaladamente.

 

Depois é fazer os testes e acompanhando a evolução das plantas um concelho le este topico Plantado V4.0 pode-te ajudar a desvendar as possiveis falhas que possas estar a cometer

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenta seguir a seguintes regras

 

NO3 10ppm

PO4 1ppm

K 20ppm

CO2 20ppm

 

Fertilizados dia sim dia não em dias não ferteliza se possivel com Ferro 1ppm no máximo e Micros intercaladamente.

 

Depois é fazer os testes e acompanhando a evolução das plantas um concelho le este topico Plantado V4.0 pode-te ajudar a desvendar as possiveis falhas que possas estar a cometer

 

 

 

 

boas,

 

entao como consigo subir os nitratos de 0 ppm para 10 ppm?

 

cm meço os ppm em CO2?

e o Po4 e o K como meço tambem?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo como num aquário comunitário com algumas plantas se dá a mesma solução que para um aquário plantado high-tech. :confused4:

 

Na minha opinião:

 

- Faz tpa's maiores e mais regulares durante um tempo.

- Aspira o areão e lava as esponjas do filtro

- Reduz o período de iluminação ou até corta a luz completamente durante 3 dias

- Adiciona peixes ou invertebrados comedores de algas

 

Boa sorte bigsmile

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

entao como consigo subir os nitratos de 0 ppm para 10 ppm?

 

cm meço os ppm em CO2?

e o Po4 e o K como meço tambem?!

 

Em relação aos nitratos tens duas formas ou aumentas a fauna ou adicionas feltilizante a base de NO3

 

O Co2 precisas dos valores de ph e Kh depois na net encontras facilmente calculadores de co2 que com estes dois valores te dão a concentração de CO2 em ppm.

 

PO4 tens testes especificos para medir os niveis de Fosforo, em relação ao K adicionas consoante a fertilização que faças por norma adicona-se duas vezes o valor de NO3 que adicionares ou 10 vezes o valor de PO4 que adicones....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou uma e se calhar a principal causa

 

Parece-me que tens muitos peixes, provávelmente deves dar comida viva ou congelada em demasia. Certo?

 

 

olá,

 

dou comida congela de 3 em 3 dias.. comida para discus e artemia.

 

durante os outros dias vou alterando entre granulado para discus e flocos... e de vez em quando dou tubifex...~

 

 

quanto as soluções que me deste, axas mesmo que se nao ligar as luzes 3 dias seguidos isso irá resultar? o areao nao da para aspirar pk é dakele areao muito fininho e quando coloco o aspirador ele suga a areia toda para fora em vez de sugar os detritos... quanto a fauna que achas demasiada, eu ja tive mais, e retirei os peixes ( 4 escalares, um limpa vidros amarelo, e um pleco com 15cm que me andava a destruir o aquario) e foi desde essa retirada que o aquario começou a ficar esverdeado nas pedras e tronco...

 

as tpa's faço de semana a semana 40% e limpo o filtro com 1 esponja, e o resto em bolinhas brancas (nao me lembro o nome deste material) e uma pouco de lã filtrante, de 15 em 15 dias

 

 

cumprimentos

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tendo muitos peixes não iríamos ter um excesso de NO3 ou mesmo um valor alto?É que o dele está a 0.Eu pouco percebo de plantas mas ou estão a consumir tudo ou então é estranho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tendo muitos peixes não iríamos ter um excesso de NO3 ou mesmo um valor alto?É que o dele está a 0.Eu pouco percebo de plantas mas ou estão a consumir tudo ou então é estranho.

 

 

pois, eu tambem nao percebo nada de plantas, nem de leituras dos resultados dos testes... a unica coisa que percebo é que tenho que ter a amonia e os nitritos a 0ppm :bs_quesexclaim:

 

 

ja agora, nao sei se importa, o meu PH esta entre 5.8 e 6.0

 

será normal, quando a agua sai a 7.5 da torneira?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto as soluções que me deste, axas mesmo que se nao ligar as luzes 3 dias seguidos isso irá resultar? o areao nao da para aspirar pk é dakele areao muito fininho e quando coloco o aspirador ele suga a areia toda para fora em vez de sugar os detritos... quanto a fauna que achas demasiada, eu ja tive mais, e retirei os peixes ( 4 escalares, um limpa vidros amarelo, e um pleco com 15cm que me andava a destruir o aquario) e foi desde essa retirada que o aquario começou a ficar esverdeado nas pedras e tronco...

 

Eu não disse que tinhas peixes a mais :( disse sim que tinhas muitos e com isso há geralmente alguma tendencia de alimentar um pouco em demasia para a comida chegar para todos.

 

Os peixes que retiráste eram os que te controlavam as algas.

 

A minha solução continua a ser:

Reduzir o foto-periodo durante algum tempo para elas enfraquecerem e introduzir comedores de algas, Ottocinclus Neritinas, limpa-vidros, etc.

 

Mas tendo muitos peixes não iríamos ter um excesso de NO3 ou mesmo um valor alto?É que o dele está a 0.Eu pouco percebo de plantas mas ou estão a consumir tudo ou então é estranho.

 

As egerias são conhecidas por serem umas das maiores sugadoras de nitratos, não sei qual a qunatidade de plantas que o Imparavel tem, mas é bem provável que todos os nitratos sejam consumidos pelas plantas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que retiráste eram os que te controlavam as algas.

 

A minha solução continua a ser:

Reduzir o foto-periodo durante algum tempo para elas enfraquecerem e introduzir comedores de algas, Ottocinclus Neritinas, limpa-vidros, etc.

 

 

ola,

 

eu tireo o limpa vidros porque ele andava sempre a atacar os discus... sera que pondo um limpa vidros mais pequeno e um Otto que nao vão atacar os discus?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que limpa vidros era?Eu tenho um pleco com 30cm e não se mete com os discus nem com ninguém.Ok,tirando com as plantas,só descansa quando as arranca todas ;)

Mas mete uns ottos e ancistrus que não se metem com os discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para o meu aquario de 260L quantos ottos e ancistrus aconselhas?!

 

 

eu tambem tenho um pleco gigante, e tive que o tirar para outro aquario porque todos os dias tinha que andar a plantar o aquario....

 

os ottos e os ancistrus nao crescem muito?! qual a media deles?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como diz o David Cabete : Uma pesquisa por dia nem sabes o bem que te fazia.

Ottos uns 4cm,ancistrus 10cm se tanto.Mete 4 ottos e 2 ancistrus.Se bem que LDA-25 são mais trabalhadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.