Nitritos -> Altissimos


Recommended Posts

Viva,

 

Como quase todos os meus "posts" até agora, começo por dizer que sou um novato na aquariofilia :)

 

Montei o meu primeiro aquario (80x30x40) á cerca de 20 dias, a primeira semana esteve só a "passar a água", na segunda introduzi:

4 -> Rásbora Arlequim (Rasbora heteromorpha)

1 -> Plecostomus (Hypostomus plecostomus)

 

No passado fds comprei um teste de nitritos e qual não é o meu espanto quando vejo que estão no maximo -> 1, sinceramente pela cor do teste até parece que passa a escala ! Nitratos tenho muito poucos...

 

A pergunta: É Normal ? Será que é o porque o aquario ainda não completou o "ciclo" ? Será que os meus bichitos vão sobreviver ? Que posso fazer para ajudar ?

 

Notas: Fiz uma TPA de cerca de 30% da água. A água da torneira não tem nitritos.

 

Desculpem tanta pergunta :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario está neste momento na fase do ciclo de criar bacterias que passem os nitritos para nitratos...

 

20 dias...dos quais 7 a passar água...e sem alimento...não há desenvolvimento de bactérias...e portanto foram os 7 dias mais inuteis do aquario!

 

ao fim de 7 dias e quase sem bacterias meteste alguns peixes que começaram a gerar fezes que começaram a seervir de alimento para as bacterias que as transformam em amónia...eram poucas mas foram-se multiplicando...gerando algum alimento para as poucas bacterias que transformam a amónia em nitritos...e á medida que as que transofrmam em nitritos cresceram as anteriores proliferavam transformando ainda mais depressa as muitas fezes disponiveis em amónia....o que ajudou ao desenvolvimento rapido das que transformam em nitiritos e só agora é que as que transformam em nitratos se começaram a desenvolver...

 

Portanto ainda tens o ciclo por acabar...e o que não sabes é que para alem desse pico de nitritos...tiveste um pico de amónia...do qual os teus peixes não devem ter gostado nada...

 

a troca de água que fizeste foi benefica...e para ajudar devias fazer amanha outra de 10% e repeti-lo durante os proximos dias...

 

Se não mostram grandes sinais de problemas...podes ter tido sorte e teres ai uma cambada de resistentes!

 

Boa sorte!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colega rpm cometeu um grande erro na escolha dos habitantes do seu aquário. Segundo as dimensões que forneceu, o seu aquário terá uma capacidade de 96 litros brutos, que deverão rondar cerca de 80 litros reais.

 

Acontece que o Hypostomus plecostomus é bichinho para atingir quase 60 cms em adulto! :D Mesmo um tanque de 200 litros torna-se apertado para esta espécie.

 

Sugiro que o troque rapidamente, na loja onde comprou, por um trio de corydoras por exemplo.

 

Boa sorte.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colega rpm cometeu um grande erro na escolha dos habitantes do seu aquário. Segundo as dimensões que forneceu, o seu aquário terá uma capacidade de 96 litros brutos, que deverão rondar cerca de 80 litros reais.

 

Acontece que o Hypostomus plecostomus é bichinho para atingir quase 60 cms em adulto!  :D Mesmo um tanque de 200 litros torna-se apertado para esta espécie.

 

Sugiro que o troque rapidamente, na loja onde comprou, por um trio de corydoras por exemplo.

 

Boa sorte.

 

Obrigado pelo conselho Governa ;) Os Bicharocos foi o jovem da loja (que não vou mencionar por motivos obvios) que aconselhou, por sinal pareceu-me uma pessoa bastante prestável e como tal aceitei a sugestão (Até porque por enquanto ainda sou bastante leigo na matéria :lol: ).

 

De facto posteriormente já vi uns plecos enormes nas lojas :D

 

Vou deixá-lo mais uns tempitos e depois vou lá trocá-lo por outros ou dou a alguem :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.